29 abril 2006

O Coração da Educação é a Educação do Coração



Pensamento chave:
"Não atentando nós nas coisas que se vêem mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas." II Cor. 4:18

Essa "cultura capitalista" dos dias de hoje faz com que muitos fiquem com a mentalidade rápida. Querem tudo imediatamente, pelos caminhos mais curtos, sem importar-se com as aflições do processo. E tudo isso porque buscam "as coisas que vêem, temporais", e dessa forma, não vivem buscando as eternas. E com essa base buscam títulos, empregos, bens etc. Mas esquecem do caráter, do desenvolvimento físico, mental, e, sobretudo, espiritual.

A educação é primordial, mas a eduçÃo sem Deus, de nada adianta. É Deus quem dá a verdadeia educação, a qual é para toda eternidade. E quantos pensam que um título de doutorado na melhor universidade do mundo lhes garante uma ótima educação?

O grande filósofo alemão [não anotei o nome] afirmou:
"O número de escolas é inversamente proporcional ao número de presídios."

Por todo o mundo, surgiram muitos frupos de jovens, fazendo revoluções em nome da educação e que trariam a paz. Mas que apenas levou à revoluções e mártires, e após, à outras revoluções. - Até parece a teoria do Marx.

Após a Revolução Francesa, dando inicio ao fim dos tempos, houve o "aumento da ciência" - profeticamente predito na Bíblia. E desde então, a ciência multiplicou-se como nunca antes. Em média, a cada 4 anos que se passa, o volume de informações, descobertas, estudos, livros que se produz pelo "avanço do conhecimento" é o suficiente para fazer uma nova Biblioteca de Alexandria. Mas TODO ESSE CONHECIMENTO não foi suficiente para trazer a paz ao mundo, e resolver todos os seus problemas. Pelo contrário, quanto mais o homem "evolui" mais caótica fica a situação.

Está claro, que essa filosofia humanista, de que o homem é seu próprio Deus. E todos os problemas da humanidade estão nas mãos dos homens; está furada! É uma grande mentira e engano. A HIstória é a maior prova. E a atualidade, a prova inquestionável.

Qual é o problema?
O problema é que esqueceram de Deus. Inventaram um sistema educacional "neutro", rejeitando Deus; o que não passa de uma educação ateista. E isso está fora do que foi estabelecido por Deus; Aliás, como pode separar a educação de Deus? É algo totalmente IRRACIONAL.

"Eu sou o Senhor, e não há outro: fora de mim não há deus; eu te cingirei ainda que tu me não conheças." Isa. 45:5

"Em quem estão escondidos todos os tezouros da sabedoria e da ciência."

A verdadeira educação está no Eterno. O abandono dEle é que fez com o que mundo está o que está. Quanto mais conhecimento adquiriu o homem, maior aumentou a iniquidade do homem. Pois foi negligenciado a verdadeira base da educação:

"Porque andamos por fé, e não por vista." II Cor. 5:7 (relacione isso com o pensamento chave).

....

Numa grande igreja em Paris havia um cego com uma placa dizendo "sou cego de nascência", e sua latinha estava vazia. Já um outro cego possuia uma placa dizendo "eu não vejo a primavera". E, na dele, a lata estava cheia.

E você? Como é que você está educando na eternidade?(Naquilo que não vê) Como sua vida está moldada na primavera? Seu carater é temporal ou eterno?



Para encerrar, deixo uma reflexão:

"É essencial que o estudante adquira compreensão e claros sentimentos de valores. Deve lograr um vivido sentido da beleza e do que é moralmente bom. De outra maneira ele, com todo o seu conhecimento especializado, se parecerá mais a um cão bem adestrado que uma pessoa harmoniosamente desenvolvida."

Albert Einstein
....
Baseado no sermão do Pr. José Silvio, na IASD Central de Santo André, dia 29 de abril de 2006.

0 comentários: