13 fevereiro 2011

Tolkien - O Silmarillion - O Principio

"Muitas vezes, Melkor penetrara sozinho nos espaços vazios em busca da Chama Imperecível, pois ardia nele o desejo de dar Existência a coisas por si mesmo; e a seus olhos Ilúvatar não dava atenção ao Vazio, ao passo que Melkor se impacientava com o vazio. E no entanto ele não encontrou o Fogo, pois este está com Ilúvatar. Estando sozinho, porém, começara a conceber pensamentos próprios diferentes daqueles de seus irmãos.

Alguns desses pensamentos ele agora entrelaçava em sua música, e logo a dissonância surgiu ao redor. Muitos dos que cantavam próximo perderam o ânimo, seu pensamento foi perturbado e sua música hesitou; mas alguns começaram a afinar sua música à de Melkor, em vez de manter fidelidade ao pensamento que haviam tido no início. Espalhou-se então cada vez mais a dissonância de Melkor, e as melodias que haviam sido ouvidas antes soçobraram num mar de sons turbulentos, Ilúvatar, entretanto, escutava sentado até lhe parecer que em volta de seu trono bramia uma tempestade violenta, como a de águas escuras que guerreiam entre si numa fúria incessante que não queria ser aplacada."

T. R. R. Tolkienn, O Silmariollion


Primeiro capitulo, dessa saga que se conclui com O Senhor dos Anéis, e logo de inicio. Tolkin faz um parelelo como Nárnia fez, com a história biblica de Deus (Ilúvatar) que criou os anjos (Ainurs) e a rebelião no Céu casada pelo mais formidável e sábio dos anjos, Melkor (Lucifer). E o mais interessante, é que tudo isso é gerado em forma de música. Será que não é verdade? Eu tenho umas filosofias musicais que nunca ousei compartilhar com ninguém, pois acho que ninguem entenderia. Mas ao ler isso, pensei: Será que Tolkien pensava no mesmo? Aliás, já pensara o mesmo de Lewis em Narnia. Aparentemente, eles tinham uma grande cultura música também. E que mais me intrigou. Segundo Ellen G. White, escritora de minha religião, qual cremos que foi inspirada por Deus, disse que Satanás foi o regente dos coros celestes, provavelmente o que mais manjava entre todos de música.

Bem, este é só o começo.