04 fevereiro 2011

Verdadeiros Heróis

Lembro quando li um e-mail enviado pela minha amiga Ana, da USP, sobre uma critica (uma revolta) de um cidadão para com o Big Brother Brasil, que a Rede Globo insisti manter para o bem da humanidade. Em tal havia uma revolta, principalmente, com uma frase de Pedro Bial (se não errei o nome) que os participantes do BBB eram verdadeiros "heróis". Aquilo certamente deve ter sido revoltando para qualquer um que tenha um minimo de cerebro que funcione. Alias, o que há de heroismo em ficar a toa, num lugar luxuoso, com outras pessoas a toa, jogando palavras e idéias futeis pelo vento, e numa atitude pró-sexualismo antimoral, antivirtude, e tudo isso por ambição de dinheiro, sucesso e fama. - Qual é mesmo o antônimo de herói?

Então, hoje me deparo com uma reportagem nada especial, apenas sensacional, mas de um fato muito extraordinário. Pode ver nesse link: "Africano enfrenta..." Por mim, o titulo mereceria ser: "Homem enfrenta a morte por alimento, por sua familia e sua tribo".
Isso sim é amor. Já dizia a Palavra que não há maior prova de amor do que dar a sua vida por outro. Deus deu a vida por nós, através de Jesus. Este homem de algum lugar da Africa (alias, é um estereótipo chamar alguem de africano, é o mesmo de nos chamarem de latino), arrisca de fato a sua vida, escalando sem o que achariamos seguro numa escalada, para apanhar mel na copa de uma arvore, onde provavelmente levou umas ferroadas ainda, e se caísse, era morte certa. E lá embaixo estava sua mulher, seu filho.

Isso me fez lembrar do filme "Na Natureza Selvagem" (Into the Wild) - ótimo filme - em que certa vez o rapaz comenta de que a comida era mais saborosa quando ele tinha que lutar por ela, quando era um andarilho pelas ruas, e encontrava a comida com muita dificuldade, e, certamente, com muita fome. De modo, que em certo momento, ele saboreia uma maçã como uma noiva de seu casamento. Dizendo: "Você é a maçã mais deliciosa, mais saborosa, mais bonita, de toda a minha vida."

Ai estão os heróis, Bial. Pessoas que realmente encaram a morte e as adversidades da vida, com honra, sem se rebaixar, por amor a sua familia. Mulheres, parem de serem levadas apenas por um bife de musculos, um carro importado e um sorriso de capa de revista; para mais tarde, descobrir que tais não tem amam, não encaram a morte por você, e ai, acabam contribuindo para mais um ano recordista em divórcios. Homens, amem sua mulher como Deus amou você. Morram por ela todos os dias.

0 comentários: