11 fevereiro 2008

Liderança: Punição

Diz assim no primeiro parágrafo, p. 96, do livro Dominando a Arte da Guerra:
Liu Ji disse:
O que fará os soldados em batalha avançarem e não ousarem recuar será uma rídiga punição para qualquer um que recue uma polegada. Desse modo, será possível alcançar a vitória.
A regra é: "A punição deve ser imediata" ("As Regras de Sima", "Os Deveres do Imperador").
O livro aborda de uma forma não muito conveniente para um cristão, pois encara com um certo desprezo a vida de outras pessoas. Diz de um general que matava suas tropas simplesmente para impor medo, de modo para que seus homens lutem até a morte, dando tudo de si, por medo de seu próprio general. Uma das coisas que esse - vitorioso - general fazia era de primeiro enviar 300 homens para atacar as linhas inimigas a fim de derrubá-las; contudo se não conseguissem e recuassem, ao chegar junto ao seu exército, todos seriam executados. E após, enviaria mais 300 ou 400 homens para o mesmo. E assim, em grupos de 300, 400 homens pretendia vencer a batalha. Acontece que aqueles homens chegavam numa situação que era assim: "Ou eles davam tudo de si, o melhor de si, sem recuar um único passo e destruissem a linha inimiga ou morreriam pelo inimigo ou pelo seu próprio exército."
Bem, não vejo como um exemplo de liderança - é contra o modelo bíblico - em que o incentivo de alguem dar o melhor de si seja a morte, principalmente em que seus próprios compatriotas são os executores. Mas refletindo naquele primeiro parágrafo, há um apelo muito forte: "Não permitir que ninguém recue uma única polegada. A punição deve ser imediata."
Alguns possuem, infelizmente, um esteriótipo equivocado quanto a punição, como ela em essencia fosse algo degradante, ruim, sofredor, violento etc. Mas encare como também sendo uma "repreensão", uma "correção", um "castigo". Do mesmo modo como diz o sábio "Pois Deus castiga os seus, assim como um pai a um filho a quem quer bem." Portanto, a repreensão, o castigo, a punição deve acontecer. E qual será a devida punição? Bem, isso vai depender totalmente do contexto e buscar iluminação divina para saber qual é o melhor, ou seja, aquilo que motivará a pessoa a não mais recuar; e que não seja por medo.
Agora, tratando quanto a questão de liderança. Voce pode estar liderando uma equipe, uma unidade, um time, e de repente, alguem recua uma polegada. De modo algum deve ser leviano com isso. Aquilo significa o primeiro passo para a derrota. O primeiro passo da desistencia, da desesperança, do fracasso, da desmotivação. E assim que ela der o primeiro passo, ela se sentirá menos ficuldade em dar o segundo passo, e isso também influenciará os demais a fazer o mesmo.
Pense como isso é profundo! A quantas coisas podem se aplicar! Na faculdade, nos estudos, no relacionamento, na comunhão com Deus. Jamais permita que alguem, sob sua liderança d~e o primeiro passo para trás. Assim que veres isso, imediatamente tome uma atitude de punição. Isso pode simplesmente querer dizer, voce bater um papo com a pessoa e mostrar o que aquela atitude quer dizer, para onde ela caminharia, e animá-la a continuar em frente.
Lembro muito de algumas cenas de jogos de futebol americano, em que o time da defesa, muitas vezes recebem uma ordem direto do técnico: "não ceda nenhuma jarda!". Isso acontece principalmente, quando o time offensivo está na nZone, faltando pouquissimas ou 1 jarda para o touchdown. E aí muitas vezes se v~e o jogo de corrido, aí a linha ofensiva tenta abrir um buraco na defesa para o corredor avançar uma única jarda e conseguir a pontuação; e ao mesmo tempo, em que a linha defensiva e todos dão o máximo de si para impedir que o outro lado consiga lhes empurrar uma jarda que seja. E todos ficam realmente impressionados e maravilhados quando uma defesa consegue defender 3 downs ou até mesmo 4, forçando o adversário a chutar um field gol, ou então até mesmo tomando a bola deles. Até me lembro do New York Giants na última temporada, que na final, a defesa simplesmente destruíu o melhor ataque de toda a temporada, do New England Patriots.
Veja por outro aspecto, no espiritual. Há uma guerra. Satanás tenta avançar, e Deus, lhe dá anjos e poder para defender-se para se manter firme, para resistir; e até mesmo para avançar. E essa é uma batalha em que não podemos ceder uma única jarda sequer! Não olhe para trás. Nunca pense em recuar. "Sempre avante! Sempre avante! manda o General!"
Antes de cobrar daqueles que voce lidera, por principio voce deve ser coerente. E agir do mesmo modo consigo mesmo. Voce deve ser um lider que não recua. Um lider que não desiste. Um lider que se matenha firme e reto mesmo que o mundo voltesse contra voce. E então está, por base, capacitado para cobrar de seus homens.
Mas lembre: "Punição não quer dizer ridicularizar." Punição é ser justo. E acima de qualquer coisa, punição deve ser e partir por principios e intuitos EDIFICANTES! Amar a pessoa e desejar que ela supere aquilo e venha a vencer, a desenvolver-se, para o bem pessoal e do grupo.

0 comentários: