07 dezembro 2006

Nada como um banho frio

A luxuria e o conforto trouxesseram incontáveis prejuízos ao homem, principalmente quanto a saúde. Um desses foi o banho quente. Hoje, é quase que uma lei marcial ter um chuveiro quente em casa, assim como ter uma TV, estranho se for pensar bem.
Com isto as pessoas ficaram muito mal acostumadas a choque térmicos. E o interessante que os sucos, refrigerantes (alguns que faz mal por natureza) que devem ser tomados a temperatura ambiente, as pessoas, devido as geladeiras, passaram a ingeri-los frio o que faz um enorme prejuízo ao organismo. Outra conseqüência é que tem-se notado muitas pessoas que pegaram um certo desdem da natureza, de cachoeiras, rios, lagoas, até mesmo da praia porque é fria. Bem, é a constante inversão de valores da sociedade.

De contra-partida os chuveiros consomem muita energia elétrica para seus resistores transformarem tal em calor para aquecer a água, e como o avanço industrial requer muita energia, as empresas de energia elevam os custos por causa que não é algo em abundância. E com isso, a "conta de luz" cresceu, as familias mais pobres passaram a manerar nos banhos, e muitas passaram a tomar banho frio, o que acabou sendo bom. Porém, muitos ainda continuam no comodismo do banho quente, e alguns ainda pensam que isto é bom.

O banho quente é um dos grandes fatores que diminui o imunológico. Pois aquece o corpo, e o corpo começa a reagir como se estivesse com febre; o sistema imunológico é acionado; o metabolismo no corpo diminui para não aquecer muito, muita água é gasta na tentativa de esfriar o corpo; e por fim, uma verdadeira confusão acaba acontecendo, o imunológico cai, o nariz das pessoas ficam irritados, alguns espirros, às vezes, ocorrem, fadiga, sensação de calor, entre outros.

Não só o imunológico é prejudicado mas o próprio organismo, pois o banho quente retira a oleosidade natural da pele a qual tem diversas importâncias; a pele envelece mais rápido; a pele fica mais flácida; a oleosidade e esta traz disposição à caspas, espinhas e cravos; o sistema cardiovasculas piora, aumentando a ocorrência de varizes, mãos e pés frios e baixa resistência a mudanças climáticas. A preguiça e indisposição também aumentam; e certamente contribui para pessoas ter rinite entre outras alergias.

Mas o banho frio é tudo de bom. Nada como ao levantar cedo, e entra com o corpo ainda quente naquela água fria que desperta em um instante. O banho frio é totalmente saudavel, não só para a pele, mas para todo o organismo, ajuda muito no combate contra problemas de circulação do sangue e diversas outras doenças. Fortalece absurdamente o imunológico, tornando a pessoa protegida para mudanças climáticas, como para gripes e resfriados. É um dos principais fatores para conseguir se livrar das alergias, como a Rinite; e um dos melhores remédios para os "ataques de rinite". Também é o melhor remédio contra a febre e o mal estar. O bronzeado da pele dura muuuuuiito mais e mostra maior juventude, muito menos problemas com caspa, espinhas e cravos. E ajuda também a relaxar muito o corpo humano. É incrivelmente benéfico na oxigenação dos músculos, assim evitando fadiga musculas, dores musculares e cãimbras. Como ele estimula os nervos e a oxigenação do sistema nervoso faz com que este libere mais hormonios como a endorfina e a seratonina os quais traz sensação de felicidade e bem-estar, dessa forma, também é grande o seu poder contra a depressão. E a lista continua para muito além de benéfícios. (fora os gastos com energia elétrica).

Bem, o pior problema é para as pessoas que tem o hábito (às vezes, desde criança) de tomar banho quente, não conseguem tomar banho frio, é uma verdadeiro sacrificio para tais. Mas, rescentemente descobri UMA TÁTICA para enfrentar isto, e que tenho praticado nas últimas semanas e tem dado perfeitamente certo.
Como tomar banho frio sem sofrer?
Ao acordar vá para o banheiro, retire a sua roupa lá e entra na área do chuveiro, abra o registro e água fria cairá (nem pense em colocar no quente, não experimente um pouco). Então simplesmente faça este exato procedimento:

- Coloque o rosto na água, a face. Por alguns segundos, e logo será dado um choque térmico local, e você acostumará (tipo, coisa de 4 segundos). E logo então molhe a cabeça, os cabelos e nuca.
- Se quiser saia da água, respire fundo e vá para a próxima etapa: O peito e abdomem. Sempre de cima para baixo. Esta é praticamente decisiva. Você já terá praticamente se acostumado. Então molhe as costas, de cima para baixo.
- Feito isto - você não levará nem 20segundos para fazer - o seu corpo terá dado o choque térmico, e já haverá se acostumado com a água fria. Então molhe as pernas e braços (de cima para baixo).

Bem, com este método você vai conseguir tomar banho tranquilamente. Porém se mesmo assim, estiver muito dificil. Então após molhar todo o corpo, nesses 20 segundos, saia da água, ensaboe o corpo, e então gaste mais alguns segundos para retirar o sábão e pronto. Em pouquissimo tempo terá tomado um banho que fará uma tremenda diferença na sua vida. Talvez nos primeiros dias seja mais dificil, mas rapidamente se acostumara e perceberá que é muito mais gostoso do que tomar banho quente. E após o banho, sentirá uma enorme diferença no seu corpo, sentirá a sua circulação sanguinea de forma maravilhosa. E ao passar dos dias, perceberá que sua saúde e resistência imunológica aumentaram.

Porém, se a água estiver muuuiiittooo gelada. Então, ligue o chuveiro para ela ficar fria (algo que normalmente as pessoas de regiões tropicais não vão entender). E saiba que a água muuiito fria, gelada, se você ficar por muito tempo, pode ter hipotermia. Assim como se você for dar um mergulho no mar lá no Polo Sul. Bem, mas num chuveiro em casa, num lugar que nem neva etc. Não tem essa desculpa. Aliás, também não se toma banho de 1 hora. E mesmo estando muito frio, é possível tomar um banho simplesmente com "alguns segundos" usando este método. E claro, se você estiver congelando, coloque os pés na água quente para aquecer (mas não banho).


Curiosidade: Dizem que o Beethoven derramava um balde de água fria na cabeça, antes de ir para o piano; porque isso melhorava seu sistema nervoso, e as percepções dos nervos.

Lembrete: Não comece de baixo para cima, muito menos pelos pés. Mas sim, lembre da sequencia:
- rosto
- cabeça
- peito
- abdomem
- costas

Provai e vede, um banho frio muda seu dia e é muito bom.

13 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, eu vou mostrar isso aqui prá minha mãe. Bom, eu já tomo o meu banho frio.
Faz tempo que não venho aqui, seu blog também passou por reformas gráficas, né? hehe Ficou bom.

E. C. O. Schulz disse...

Mudei um pouco, o Blogger ofereceu mais recursos, e mais fáceis de manipular.


Tomare que ela também atenta para esta simples coisa rotineira que poucos dão importância mas que faz um imenso diferencial em nossa vida.

Wesley Moraes disse...

Gostaria de deixar uma dica para o banho frio também...

Nós possuimos areas senciveis em nosso corpo, como as partes de trás do joelho e o pulso e a frente do cotovelo além do que já foi dito sobre a cabeça... partes essas que não possuem pelos e por onde o corpo pode ser levado a se acostumar com a temperatura da agua... eu faço assim e me ajuda bastante...]

Abraço.

Anônimo disse...

Por que não de baixo para cima???? Eu sempre faço nessa seqüência quando a água fria está muito gelada... =(
Ah, o Wesley tem razão, essas regiões que ele citou possuem circulação superficial abundante.
Mas por que de baixo para cima não pode?????

bird disse...

acho que você usou a palavra luxúria no contexto errado . abraço.

Anônimo disse...

Olá, amigo. Meu nome é Henrique e estou tomando banho frio a uma semana e gostaria de saber, quanto tempo leva para se tornar totalmente adepto ao banho frio?

Valeu!

E. C. O. Schulz disse...

nao sei...
eu nao me acostumei, nao no frio... no calor vai de boas... ou após fazer uma atividade fisica e estar ainda suando...

mas eh dificil muitas vezes encarar, ainda mais nos dias frios.

Mas depois de um tempo, fica mais suportavel o choque térmico e desconforto inicial.

Mas tem gente que acostuma rapido. Tem gente que nem consegue tomar banho que não seja frio.

Mas uma coisa é certa. Quanto mais se vai acostumando do frio... menos vai gostando do quente, ai, o seu quente vai passar sendo algo morno.

Anônimo disse...

Evandro, muito obrigado por sua resposta e viva o banho frio. XD

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Estou tomando banho frio desde 01/2014, sumiram os sintomas de sinusite,a respiração esta mais livre,estou com mais disposição física,melhor raciocínio para estudo e pele mais jovem.

Luiz Trinca

E. C. O. Schulz disse...

Olá Luiz, obrigado pelo comentário.
Por favor, conte mais...
Isso tudo foi apenas devido a mudança de habito do banho, ou houveram outros?

Luiz Berestinas disse...

Sempre tomei banho frio, mas uma epoca em minha vida que tive um problema no nervo do dente e fiquei impossibilitado de tomar banho frio, senti muita saudade. Hoje continuando a tomar banho frio e me sinto ótimo.

Luiz Berestinas disse...

Sempre tomei banho frio, mas uma epoca em minha vida que tive um problema no nervo do dente e fiquei impossibilitado de tomar banho frio, senti muita saudade. Hoje continuando a tomar banho frio e me sinto ótimo.