04 janeiro 2008

Uma Vida de Serviço



"Quem não vive para servir, não serve para viver."


Já parou para pensar por que há tantos problemas no mundo? Por que tanta desigualdade social? Assaltos, assassinatos, brigas, separações? O motivo é que boa parte das pessoas "não servem para viver." Vivem para si, ao invés de viver para servir o próximo, a sociedade.

Isso é idealismo? É sim. Claro que é. É uma lei celeste; uma alta, elevada e nobre aspiração, a qual fomos chamados à viver. E não foi por Karl Marx, mas por Jesus Cristo. "Se alguém quiser ser o primeiro será o último, e servo de todos." (Marcos 9:35)

Por que você está vivo? Por que vive? Para que serve a sua vida? O que fazes de vossa vida? ... Vive para servir? Ou vive para ser servido?

É fácil ver pessoas vivendo para si. A pouco tempo, tivemos a virada de ano. Milhões de pessoas se reuniram para comemorar a virada do calendário anual, estimlando seus sentidos. Milhões foram gastos com fogos, roupas, comida e bebida. As pessoas se alegravam, divertiam, desejavam um feliz ano novo ao próximo.
- Mas quanta hipocrisia! Dizem uma coisa, mas fazem outra.

Ao mesmo tempo que comemoravam, com um pseudo-espirito de servidão e amor ao próximo; e em que gastavam seu 13º. Quantas não eram as pessoas que naquele exato momento, não tinham um teto para dormir, algo para comer e nem mesmo vestes limpas? E na mesma cidade.

Quantos não comemoravam a virada, meramente para se alegrar, divertir, satisfazer? Puro egoísmo. Mas, aliás, comemoravam o quê? Mais um ano perdido? Mais um ano em que não valeu viver?

Mas quão maravilhoso é encontrar alguem que sirva. Quando você passa a servir, encara a vida por um prisma totalmente diferente. Da gosto e se viver, pois a vida torna-se prestativa, útil. Esse é o mecanismo de equilíbrio: Servindo, ajudando o próximo, a siciedade, a natureza; naturalmente, você estará melhorando o meio em que vive, e indiretamente você também é beneficiado. Fora

Fora que será alguem admirado e reconhecido pelos outros. As pessoas lembraram o que você fez por elas e sabem que podem confiar em você. Quem o acusará? Quem o odiará? No dia em que levantarem contra ti, acusarem, o juíz, o sensato, olhará para você e dirá: "Não vejo nele mal algum." (João 18:38) Talvez não aconteça aqui na Terra, mas um dia Deus analisará cada ser humano. Bem-aventurado aquele no qual Deus não encontrar mal algum.

Se um inimigo te aborrecer, te perseguir, ore por ele, procure ajudá-lo.

Esses dias, li sobre um dos homens mais ricos do mundo, com 80 anos, tem algo em torno de 520 bilhões de dólares foras sua participação em empresas, cassinos, entre outros. Mas para que servem 520 bilhões no banco, no cofre? Para que serve uma vida com tantos talentos, com tanta capacidade de ajudar, se o esconde, deixa guardado? (veja Luc. 19:11-27) Para ter idéia, esse homem poderia dar 1 milhão de dólares para 500mil pessoas ou 500mil reais para 1milhão e 700 mil pessoas e ainda lhe sobrariam 20 bilhões de doláres!!! Lembre da frase: "A quem muito é dado, muito será cobrado?"

Certamente você não tem tanto dinheiro assim. Mas você não poderia estar doendo um pouco do seu sangue duas vezes ao ano? Ou então, talvez tenha um carisma especial. Tem usado isso para alcançar o coração do próximo, ajudando-lhe, ou aproveitando para abusar de tal pessoa de algum modo?

Para que tem usado os seus recursos; aquilo que tens em mãos; os seus pensamentos? Precisa realmente de tanta roupa, meia, calçado assim no seu armário? Não poderia dar algumas peças àquele que pouco tem? Por que tanta comida? Por que estás acima do peso? Por que dessa barriguinha? Bastava dar esse excesso de calorias àquele que mal tem o que comer. Não só o ajudaria, mas se livraria da barriguinha.

Às vezes, basta dar atenção, carinho, tempo, caminhar, bater-papo, abraçar, orar com a pessoas. Já parou para dar um "oi", um "bom dia" com entusiasmo para alguem solitário e entristecido? O mais incrivel de tudo é o que você recebe. Quão bom é lembrar, o sentimento, o pensamento que se recebe quando ajuda alguem e essa lhe agradece, ou você reconhece em seus olhos que o que você fez realmente lhe ajudou! Não tem preço. É incomparável.

Não sei se já assistira o filme "A Lista de Schindler", se não, se puderes, assista. Um homem rico que usou toda a sua fortuna e influência para ajudar e salvar vidas de pessoas. E que no final lamento, por perceber que possuia alguns objetos fúteis, mas que valiam o suficiente para salvar a vida de mais uma ou duas pessoas.

Servir. Isso lhe torna ua pessoa menos vaidosa, que dê mais valor ao que tem e às pessoas. Passa a discernis melhor o essencial, o necessário do supérfluo. Este deixará de fora, para poder mais ajudar ao próximo.

É cerque que queres ter uma casa, uma família, estabilidade financeira. E se Deus permitir, terás. Assim foi a promeça dele - "Por ter sido fiel no pouco, foverne sobre 10 cidades." (Luc. 19:17). Veja o exemplo de Abraão, José então! E assim, poderá ajudar mais pessoas ainda. Mas, talvez, seja como Jesus, destutuido de riquezas materiais. Mas Deus provê meios para você ajudar o próximo. Jeus não tinha nem prata nem ouro, mas ajudou "multidões", de modo que nem os mais ricos poderiam ajudar-lhes, de maneira maravilhosa. E não só isso, mas redimil o mundo, todos os seres humanos que já viveram, vivem e viverão nessa Terra. E a cada dia, Deus lhe dava com o que suster-se, não tinha dinheiro para um belo jantar, mas se fosse necessário, multiplicava pães e peixes; e até mesmo a pedra se transformaria em seu alimento, se fosse necessário.

Jesus dependia de Deus para viver, comer, beber; assim como Israel dependeu na travessia do deserto, para viver, para caminhar, para comer e beber. Deus operava, opera e operará maravilhas se for necessário. O sol iria literalmente fritá-los, então Deus proveu uma nuvem para lhes proteger do sol e lhes orientar. Seus pés e pernas precisava se esforçar muito, então Deus proveu leis de saúde para tais disporem de vigor físico e saúde. Não havia como alimentar tantas pessoas, então Deus proveu o maná. Não havia o que beber, então Deus indicou a Moisés uma pedra onde brotaria água suficiente para alimentar uma multidão de pessoas.

Mas e você? Tens medo de precisar que Deus opere maravilhas para te suster? Talvez você ganhe pouco mais de um salário mínimo e tenha medo de usá-lo prudentemente para ajudar o próximo. Saiba, é o mesmo motivo pelo qual o bilhonário tem bilhões guardados no cofre. E enquanto você fica com medo, outros sofrem. Sofrer todos sofrem, mas certamente, você poderia estar ajudando-lhe, diminuindo ou inibindo totalmente seu sofrimento.

Já pensou na questão: se você está realmente preparado para Deus te abençoar com um bom salário? Ou já pensou, o por que que Deus está permitindo que você passe por tamanhas dificuldades, privações, necessidades? De uma coisa você pode estar certo: Deus está tentando te ensinar, te preparar para uma vida que vale a pena viver, uma vida de serviço.

Ellen G. White tem um pensamento, mais ou menos, assim: "Quanto maior as riquezes que uma pessoa recebe, maior é o seu privilégio e dever de ajudar mais o próximo e necessitados."

Queres o fim da corrução? Queres o fim da desigualdade social? Queres o fim da destruição? O fim das crises? O fim da miséria? O fim de atividades desumanas? Basta as pessoas terem uma vida que vale a pena viver, uma vida de valor; de servidão. E isso só acontece, só acontecerá, quando Cristo, o Filho de Deus, Aquele que venceu o diabo, habitar no coração das pessoas.


Oro para que tenhas uma vida de altruísmo. Serviço a família, marido, filhos, namorado(a), amigos, parentes, comunidade, igreja, clube, sociedade, enfim , uma vida dedicada a servir o próximo.


Leituras imprescindíveis:

Filmes recomendados: "A Lista de Schindler", "Hotel Ruanda", "Ládrimas do Sol", "Forrest Gump" e "Meu Nome é Rádio".

0 comentários: