24 janeiro 2008

Sindrome do Pânico

Todos devem estar a par da situação que envolve a crise e tensão financeira nos EUA e no mundo. É lamentavel perceber que o homem, como coletivo, sociedade, é tão repugnante, burro. Creio também que a maior parte das pessoas não entendem o que é essa crise.




Bem, vivemos num mundo super globalizado, isso não é novidade, e os EUA é o maior império capitalista; portanto, se nos EUA ficar ruim, provavelmente o mundo todo sentirá efeitos colaterais. Mas o que faz do EUA tão importante assim? Lembre-se das aulas sobre capitalismo; há as 3 bases do capitalismo: Liberalismo, mercado consumidor e propriedade privada.
O liberalismo é a ideologia, contudo hoje já passou por certas reformas, como o neoliberalismo... e toques aqui e ali, não sei qual o termo que melhor define atualmente a ideologia do capitalismo. Em essencia, essa ideologia prega como é que ocorre a atividade economico "o ato de trocar algo por outro". E a idéia é de não há regras, deve-se buscar o "capital", aumentar sua montanha de dinheiro, um dinheiro que se investe e aumenta; não há moral; não há um objetivo além desse. Para que tanto dinheiro? Não há resposta, apenas tem que ser assim. Pois faz parte da ideologia do capitalismo. Se uma empresa para de crescer em capital, para de crescer sua monanha de dinheiro; por mais rica que ela seja, é vista como um sinal de desastre, de falencia no capitalismo; e certamente, os investidores entre outros, irão retirar o capital dessa empresa para não perder dinheiro, e aplicar em outras que estão crescendo, aumentando seu capital. É mais ou menos essa a idéia.

O mercado consumidor é primordial. O capitalismo exige "consumidores", ela está ligada com o "consumismo". Pois é o consumismo que irá fazer o dinheiro circular; é através do consumismo, que se pode haver lucro; quem compra o seu produto ou serviço. A importância é tamanha, que foi essa a "razão", o motivo, que levou a Inglaterra lutar contra o trafico de escravos e abolir tal; pois queriam transformar os escravos em mercado consumidor. É isso. Não há nada de altruismo na história, nenhum pensamento de boa vontade. A diferença, é que antes o escravo trabalhava para um patrão e esse lhe dava o básico para viver; agora o escravo passa a ser mercado consumidor... ele tem que trabalhar para consumir, e tentar, nisso, ter o minimo para viver, por conta própria; não há uma patrão que vai lhe dar o minimo para se viver; é você que tem que buscar o seu capital.

E propriedade privada é a idéia extremista de posse. Isso é meu! Isso me pertence. Você não tem direito sobre o que não pertence a você. Há leis que favorecem mais a propriedade privada do que a pessoa. Como por exemplo, "Reintegração de Posse", o maior barreira da Reforma Agrária. Através de um contrato, de um papel, de um acordo em dinheiro, com a liderança da sociedade; você adquire algo como sendo seu. É seu, você faz o que quiser com ele. Você tem um produto e vende para um outro. Se alguem quiser vai ter que comprar de você. Por isso, quando há um monopólio, não há concorrência, e a pessoa manufatura como lhe apraz. E o a ponta do extremo, é quando se "patenteia" algo. De modo, que mesmo que você venda um produto a outra pessoa, e tal pessoa passa a ter posse sobre tal; ela não passa a ser o dono total, mas você, ela passa apenas a ser "um consumidor, um usuário". É como a Microsoft, mesmo se você comprar o seu produto, o que - na ideologia nua e crua do capitalismo - você passaria a ser o dono, e faria o que bem entender com tal, tanto emprestar para outros, piratear, vender com o preço que quiser; mas não, você é subordinado a "propriedade privada" que patenteou o produto. Ou seja, ela pagou uma quantia para o Estado, e agora, adquire esse direito extra. Há muitas incoerências na ideologia e estrutura do capitalismo; conflitos, instabilidade. E é por isso que Marx previu que era um sistema desumano e caótico e que um dia entraria em colapso (como ocorreu na quebra da bolsa de 29); e que há tanta instabilidade financeira no mundo.

O que, a grosso modo, aconteceu nos EUA foi um problema na segunda base - mercado consumidor. Os EUA, como sendo a nação que tem o maior monte de dinheiro, possui também o maior mercado consumidor (não é número de pessoas, mas sim o consumismo). E os EUA e o mundo gira em torno do capitalismo, você tem que vender para aumentar seu capital, e os que mais consomem são os americanos. Agora, o que acontece quando os americanos param de consumir? Ou não consomem tanto quanto devia? Resposta: O que você vê nos noticiários.

Primeiramente, o problema foi no setor imobiliário. Os americanos pararam de comprar imóveis. E devido ao liberalismo, os EUA tem uma estrutura economico bem ruim como se pode ver. De modo, que o mercado imobiliário é um dos grandes mandarins de sua economia; aconteceu, que as empresas que dependiam desse dinheiro - capital - para assim crescer, não tinha... ou seja, ao invés de crescer bilhões, cresceu 1 bilhão (apenas analogia), e assim foi diminuindo o crescimento. Consequentemente, isso foi afetando o crescimento dos "montes" de outros. Acionistas foram retirando seu dinheiro (ou seja, vendendo, para ter um lucro x, e não um y tal que y <>

E como, em geral, o mundo acompanha o que acontece nos EUA. Aos poucos o alarmismo foi crescendo. E creio que nesse caso, o principal responsável - além da ignorância das pessoas, e a falta de serenidade e confiança em Deus - foi a "mídia". Que não tinha muito o que falar, pois de certo modo não havia mais novidade; então, todos os dias fala, no noticiário das 8h, das 12h, das 20h, das 24h: "Crise financeira", "crise imobiliária nos EUA", "queda na bolsa" etc. Em geral, as pessoas não entendem NADA sobre economia; fora aqueles que acham que investir em ações é o mesmo que loteria. E como diz o ditado o "homem tem medo do desconhecido". E para começar, não conhece o futuro; bem, mas parece que os noticiários conhecem. Por que? Porque eles são formadores de opinião.

O capitalismo gira em torno de crescimento economico, de consumismo, de crescer o "montinho". De modo que não pode extrapolar para não gerar outros problemas, tanto é que a China já está contendo um pouco seu crescimento, para se previnir. Mas quem é que controla esse crescimento? Quem é que controla o mercado consumidor? NINGUÉM!!! Não há um administrador, não há um sábio controlando. É cada um por si. E os que vão mais influenciar, mais ditar o que ocorre ou não, são os "as grandes montanhas", os tubarões, o resto é sardinha.

Alguem que investe 50mil reais em ações, não faz diferença alguma para o mercado. Mas sim, aqueles que investem milhões. Está lá você com ações de uma empresa, você tem 20mil ações, cada uma custando 2 reais, total de 40mil reais. Bem, o que você pode fazer para essas ações crescer ou diminuir? Nada. Quem vai dizer se sobe ou desse, é os caras que tiverem, 100mil, 500mil, 1milhão de ações. Imagine a noticia: "Grande investidor retira seu investimento, total de 5 milhões, em uma microempresa de software." Todos vão levar um susto. E não só o dono da empresa, mas os outros que investem um pouco nela. Pois, certamente suas ações cairão. E ai entra a "sindrome do panico", se algo tende a cair: VENDE!!! Não perca dinheiro, não lucre pouco. E ai, depois que as ações cairem bastante, é possivel, que esse mesmo investidor, vai lá, e cumpre 5milhões de reais, em ações da mesma empresa valendo 1 real. Puts! os sardinhas vão xingar até. Naturalmente, o preço de tais ações vai subir muito. E no fim, o grande investidor perdeu algo? Não. Apenas lucrou mais. O problema foram os sardinhas, que tiveram pouco lucro, ou não tanto quanto poderiam, ou até mesmo um pouco de prejuizo.

Agora imagina, centenas, milhares de investidores tubarões no mundo. E ai de repente, ficam "com medo", de que outros tubarões vendem suas ações, devido a tendência ruim nos EUA. Mas veja como é algo meio maluco:
- Se os tubarões não vender suas ações. As ações não vai cair. Vai ficar estável. E até mesmo adquirir confiança e crescer.
- Mas há algum controle? Há alguma comunicação assim, de modo alguem liderar e dizer: "tubarões, não vamos vender nada... aliás, vamos comprar". Não teria crise! As bolsas não cairiam, os sardinhas não ficariam alarmados. E não haveria noticias na Jornal Nacional; pois a midia prega o panico o medo, noticias ruins. Por que? Como diz um entrevistado no documentário "A Corporação": "Porque medo dá dinheiro." Muitos aproveitam do medo dos outros para lucrar, é mais facil vender seu peixe quando os outros agem por impulso e irracionalmente.
- Mas é cada tubarão por si. A pessoa fica insegura, ela acha - tem tudo para achar, aliás, quem é que bota fé na humanidade? - que outros tubarões vão vender. E ai foi o que aconteceu no ultimo final de semana. Todos ligados no noticiário, a declaração do George W. Bush; suas medidas, não trouxeram muita segurança para tais investidores. Ai chegou segunda, todo mundo de olho na NASDAQ e indice Dow Jones; que é indice que demonstra o comporamento dos maiores tubarões do mundo. BOOM!! Eles venderam. Ai... não deu outra, todos os outros tubarões no mundo todo começaram a vender. Por que? Fim do mundo? Não. Mas bem que eles podem acabar provocando um. E aí, os sardinhas ficaram como louco para vender, pois se não segue os tubarões, vão se dar mal.. ou então vão ter que ficar esperando meio século recuperar seu dimdim.

É a sindrome do panico. Seria tão diferente se aqueles tubarões da Dow Jones simplesmente não vendessem. Você pode ter a mais pura certeza, que os indices teriam alta. E no noticiário iria ter algo do tipo: "Investidores Reagem Reagem bem às medidas declaradas pelo foverno norte-americano". Ou se então, esse tubarões não fossem Maria vai com as outras. Ou se simplesmente pensassem um pouco nos sardinhas, no coletivo, na sociedade; e diminuissem um pouco seu monte de 800 milhões, para uns 400 milhões (alias, pra que tanto dinheiro?)

Agora, observe para a sociedade em geral, fora essa questão economica. O mesmo ocorreu em maio do ano retrasado se não me engano, no dia das mães, quando houve vários ataques criminosos em São Paulo. Bem, São Paulo é ENORME territorialmente, maior do que muitos paises. Houveram "contáveis" incidentes em alguns pontos. Mas ai lá vem a midia, "a formadora de opinião", e pensou: "Vamos brincar um pouco com a sociedade... rs". E ai, divulga, divulda, divulga; informando de modo com que o crime fosse universal, como se tivesse um ladrão maniaco, armado, querendo matar e assaltar alguem, em cada rua, em cada esquina de São Paulo. Com aqueles refrões "CAOS EM SÃO PAULO", "NÃO É MAIS SEGURA". E aí de repente, alguns começam a ficar com medo e em panico. Elas arregalam os olhos, liberam niveis altissimos de adrenalina... se trancam dentro de casa, do escritório... andam agachados pela rua. Olha com desconfiança para cada rosto que passa na rua, calçada. Começa a ligar e espalhar para os amigos, parentes, filhos: "Não saia de casa, tá perigoso." O comércio fica com medo, e todo mundo começa a fechar. A maioria nem sabe o motivo, mas se vários vizinhos estão fazendo, se todo mundo está entrando em panico "vou entrar também". Tanto é que muitos engraçadinhos, começaram a dizer pelas ruas "Toque de recolher senão alguem vai morrer." Não importa quem era: "não conheço. Agora há milhões de assassinos frios em cada esquina."

Medo. Medo e medo.

Creio que essa é a palavra que melhor representa o estado psicológico do homem quando separado de Deus. É envergonhoso ver a humanidade. Se escondem atrás do formalismo. Se dizem ser os manos, os caras, ter o diploma, alguem bom, boa estado mental e tal. Mas na verdade, estão cheio de medo e pavor retidos no coração; de modo que sabem disfarçar tão bem, que todos se escondem, e fingem não ver o medo do outro ou o disfarce do outro... até mesmo entrando num consenso comum: "Se eu estou com medo, você também está. Portanto, fingimos estar tudo bem." - QUANTA FALSIDADE!!! - Mas aí, quando a mídia, um formador de opinião, o próximo; deixa de esconde-lo, de refrea-lo, e a cortina cai. O panico acontece. O status quo é desfeito, "Se ele não esconde mais seu medo, é porque realmente algo acontece que não dá para esconde-lo, vou fazer o mesmo."

E aí, todo mundo fica irracional, emotivo. MALUCO. Por que medo? O que isso vai ajudar? Aliás, só vai atrapalhar. Medo não resolve nada, não adianta nada, não ajuda em nada, não vai solucionar; e é lógico: "NÃO VAI FAZER O MEDO DIMINUIR". Alguem pode apontar uma arma para você, e você pode fazer duas coisas: "ficar com medo ou não". Alguem pode atirar na sua cabeça e você morrer; só que você pode ter morrido com medo ou não. Se vai morrer, para que ter medo? Qual o problema de morrer? Do que adianta morrer com medo?

O maior MEDO de Satanás é de pessoas sem medo. O maior medo de quem toma por base filosófica "o medo" é de pessoas sem medo. Como por exemplo, um ladrão parte do pre-suposto de a pessoa tem medo para assaltá-la, e de que pode dominá-la, controlá-la por tal. Contudo, imagine se as pessoas não tivessem. O resultado seria: "NÃO HAVERIA LADRÕES, ASSALTOS...". Isso não quer dizer necessariamente, reagir a um assalto. Mas veja o exemplo do que aconteceu na India, graças ao movimento do Gandhi: A população reagia as provações e ameaças dos soldados ingleses. Como? Parados. Não faziam nada. Apenas não obedeciam eles. Não falavam nada. E se eles apontassem uma arma para a cabeça deles, eles ficavam parados e quietos, olhando bem nos olhos do atirador, com aquele olhar "eu não te fiz nada, você não tem razão alguma para me matar e não vou implorar pela minha vida". Por fim, a situação ficou tão constrangeroda para os ingles, que eles tiveram uma incrivel vitória. Os próprios ingleses se expulsaram. Não aguentaram!!! A reação dos indianos fora forte demais para eles. E assim, a India conseguiu proclamar a independencia sem dar um único tiro!

E Satanás então. Quando ele enfrenta pessoas sem medo. Quantos não foram, os que ele tentou comprá-los com o medo? Lembre dos mártires. Eles não se importavam, se seriam jogados na fogueira, na fornalha, nos leões, decapitados, fuzilados, ou crucificados. Satanás assaltava eles. E eles reagiam. Discutiam com Satanás? Tantavam brigar com ele? Tentavam tomar a arma dele e apontar para a cabeça dele? Não! Mas não faziam o que ele dizia, antes permaneciam firmes aos pés do Salvador, o Senhor dos exércitos. (huhu, lembro da fala de Davi para Golias; demais). Não debatiam, simplesmente não faziam, o que ele pedia. E quando isso acontece, Satanás "caga de medo". Quando ele aponta uma arma na sua cabeça, e então você olha bem nos olhos dele, com toda ternura, confiança, consciencia tranquila, integridade, e toda certeza que vai se opor a ele; ele quase tem um infarto de tamanha a explosão de medo que ocorre nele. Ele lembra de Jesus.

O medo está ligado ao egoismo. Apenas acabando com o egoismo se acaba com o medo. E apenas deixando de contemplar a si mesmo, ao homem, é possível acabar com o egoismo. Apenas em vista, propósitos nobres, divinos, olhando para o Criador e Redentor é possível ao homem simplesmente dizer "Adeus medo, até nunca mais."

Como pode ver, o nosso mundo tende ao caos. O capitalismo tende ao caos, tem um estrutura totalmente egoista; e sem o acumulo de dinheiro, a desigualdade social e o egoismo, ele entra em colapso. Ao mesmo tempo, em que o "panico, o medo e o seu próprio egoismo" é o seu pior inimigo, ao mesmo tempo que o alimenta, é o seu cancer e que possui todos os indicativos para entrar em colapso; pois entrar em caos, já deixou de ser novidade.


Sinceramente, não vejo um cenário economico, além do capitalismo selvagem, mais ideal para o modelo que a Bíblia descreve os últimos dias, que culminam com a volta de Jesus. E certamente é isso que vai acontecer. Jesus está voltando, é questão de tempo - e pouco - para o mundo entrar num caos e crise ainda mais profunda, e certamente, o medo se intensificará muito mais. E se tenho medo disso? Nenhum. Por que temer? Conheço Deus, isso me basta. Claro, tenho a certeza que seria salvo. Mas se for morrer, não resmungarei, pois sei que essa foi minha escolha e que Ele foi justo.

Mas e você? Até parece ser algo básico dizer que todo mundo tem medo, mas não é verdade. Há muitos que realmente não tem medo. Olhe no espelho, e reconheça o medo que há no seu coração... então recorra a Deus e recorra a promessa:

"Mas agora, assim diz o SENHOR, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. " (Isa. 43:1 e 2)

0 comentários: