05 janeiro 2008

Papo de gente grande – Carta a Filipos - Prévia

Na carta de Paulo aos cristãos de Filipos, os filipenses; Paulo exorta muito a eles, parece ser uma igreja notável, exemplar. Tanto é que, aparentemente, Paulo não faz nenhuma repreensão a tais, mas antes declara a sua alegria, alegria por eles; o exemplo deles lhe enche de alegria. Então Paulo apenas no seu discurso faz uma mensagem do tipo “revisão”, “lembrete” de um verdadeiro caráter de Jesus, como é a vida, os pensamentos, os ações de um verdadeiro e maduro cristão. Faz também algumas declarações de coisas que aconteceram em sua vida e através das coisas pelas quais ele passará. É uma carta muito amistosa e do tipo para incentivar e demonstrar seu afeto e alegria.

Filipenses é uma peculiaridade em toda a Bíblia. Por que? Onde é que você encontra uma carta inteira tão saudosa; sem palavras de angustia e repreensão? É quase que uma situação utópica de tão difícil de acontecer. É como um diálogo entre dois cristãos maduros, na plena estatura de Cristo. Quando nenhum tem que ficar perdendo tempo com questões fúteis, problemas, com isso e aquilo.

Já aconteceu com você de às vezes ficar até estressado? Houve um tempo em que eu era hyper participativo em algumas comunidades adventistas no orkut, como a comunidade Adventistas do 7º Dia e a Comunidade Virtual Adventista, acabei conhecendo muita gente nesse meio; e até mesmo ficando um tanto reconhecido, de modo que rescentemente, um grupo, denominado por alguns de “A Tropa de Elite, dos adventistas plugados”, me convidou para fazer parte do Projeto Aletheia – logo vocês vão ouvir sobre isso; atualmente, o grupo contem 20 participantes, escolhidos a dedo. Bem, mas voltando para o assunto; muitas vezes eu ficava de “saco cheio” dessas comunidades, pois eram sempre as mesmas coisas. Sempre vinha alguém e começava a falar sobre “coca-cola, alimentar disso ou daquilo, vestuário, música disso e daquilo, uma doutrina aqui e ali, julgo desigual, ellen white...”. Sabe, ficava sempre conversando, falando dos problemas; de modo que parecia não haver crescimendo, edificação, de modo a SUPERAR todas essas questões, para poder então tratar das questões maiores e ter conversas de pessoas para qual já amadureceram nessas coisas.
Acontece também muito disso na família em outros lugares. As pessoas ficam falando de dívidas, novelas, que emprego está difícil, disso e daquilo. E você ali ansioso para falar de um assunto mais profundo, sobre mecanismos econômicos, princípios do liberalismo, socialismo, tendências; falar sobre a sociedade em geral, cultura, sobre a robotização das pessoas, entre tantas outras coisas; mas se eu tento puxar esse tipo de assunto, mais a fundo, você é visto como um ET, e logo as pessoas se desinteressam.
Outro exemplo é quanto a questão da Reforma da Saúde; mesmo dentro da IADS. Enquanto deveríamos estar estudando as melhores combinações de alimento, tanto para o nosso paladar, como para a nossa saúde; buscar dissecar cada combinação, e cada ação dessa no nosso metabolismo; e a cada vez estar se aperfeiçoando mais. Tem gente ainda discutindo sobre “se devo deixar de comer carne”, “tomar refrigerante”, “tomar café”, “chocolate” etc. E aí tudo bem, você até conversa com tal, fala, busca instruir, mostra: z = x + y. Mas aí passam 6 meses, e continua a mesma coisa, passam 12 meses, e lá está o mesmo questionamento. Contudo, isso acontece em geral em todas as áreas.
Isso é o que acontece muitas vezes na Bíblia:
  • “Disse o SENHOR a Moisés: até quando me provocará este povo e até quando não crerá em mim, a despeito de todos os sinais que fiz no meio dele?” (Num. 14:11)
  • “até quando sofrerei esta má congregação que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações que os filhos de Israel proferem contra mim.” (Num. 14:27)
  • “Até quando andarás à caça de palavras? Considera bem, e, então, falaremos.” (Jó 18:2)
  • “Até quando, ó Deus, o adversário nos afrontará? Acaso, blasfemará o inimigo incessantemente o teu nome?” (Salmos 74:10)
  • “Até quando andarás errante, ó filha rebelde?” (Jer. 31:22)
  • “Jesus exclamou: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei?” (Mat. 17:17)

Por diversas vezes vemos esse tipo de desabafo. É realmente, difícil ler um livro tão puro dessas coisas, como Filipenses. Para começar, Paulo desabafa assim: “Agradeço a meu Deus toda vez que me lembro de vocês.” (Fil. 1:3)

Com isso, vemos um livro cheio de lições, que nos revela, nos mostra um alto e elevado padrão e norma, a qual todos nós devemos crescer e chegar, e até mesmo ultrapassar. Alguns olham para muitas questões tratadas no livro de Filipenses como loucuras, impossíveis, exageradas, ou como os que gostam de tentar rebaixar as atitudes dos zelosos e fervorosos: fanáticas.
Apenas dando uma prévia. O que vemos no livro de Filipenses:
Capitulo 1
v. 1 – 11: Paulo saúda o pessoal de Filipos, demonstrando sua alegria; mostrando sua intimidade, ligação que há entre eles e Deus.
v. 12 – 29: Fala sobre a pregação do evangelho; sobre a sua vida e sofrimentos e como tais tem corroborado sua pregação; sobre o que pensa sobre viver na está vida antes da volta de Jesus, a perseverança na fé, como o mundo olha para isso. Fazendo umas análises e reflexões mais profundas sobre “o que acontece na vida e o relacionamento com o amor de Jesus”.

Capitulo 2
v.1 – 18: Lhes fala sobre a alta norma em que deve viver o cristão, o exemplo de Jesus; de modo a brilharem como as estrelas num mundo de trevas.
v.19 – 29: Dá uma pausa na dissertação, e fala de Timóteo e Epafrodito, mas demonstrando a intimidade e amor a igreja havia por tais, e lhes aconselhando algo sobre eles; é um papo muito amigo.

Capitulo 3
v.1 – 11: Volta ao assunto, revelando um cuidado para com os falsos cristãos – especialmente os judeus, que viviam na antiga lei – e dá o seu próprio exemplo, de que vivia de tal modo mas que deixou tudo para viver a “verdadeira circuncisão”. Com alguns pensamentos muito interessantes.
v.12 – 4:1: Fala sobre estilo de vida, como deve viver o cristão; desabafando sobre alguns falsos cristãos que não controlam seu apetite alimentar entre outros; lhes confirmando a verdadeira e autêntica fé que se tem quanto a volta de Jesus e a restauração do homem.

Capitulo 4
v. 2 – 9: Exorta-os, com algumas mensagens de ânimos. E trás uma das mais completas e poderosas mensagens quanto a como “um cristão deve pensar”.
v.10 – 20: Fala sobre as necessidades (materiais nesse mundo), ao mesmo tempo que exorto a providencia de Deus; lhes fala muito sobre isso, também agradecendo aos filipenses pelas vezes em que eles ajudaram Paulo em suas necessidades.
v.20 – 23: Uma saudação final.

É uma carta maravilhosa, de palavras bem escolhidas, e muitas com mensagens profundos; que principalmente, acima de tudo demonstra caráter, demonstra a forma com que Paulo age, o seu discernimento, os intuitos pelo qual faz as coisas, como ele vê as coisas; mostrando o exemplo o qual devemos seguir e superar. E em alguns momentos, a forma como ele expressa tais pensamentos, são os mais maravilhosos e conhecidos ‘refrões’ da Bíblia, como:
  • “Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.” (1:21)
  • “Pois é Deus que efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.” (2:13)
  • “há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo.” (3:18)
  • “Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!” (4:4)
  • 4:8 [dispensa comentários]
  • “Tudo posso naquele que me fortalece.” (4:13)

Não deixe para depois, dê, agora mesmo, uma lidinha no livro de Filipenses, ele é bem curtinho, é uma carta curta, dá para dar uma lida em menos de meia hora. Dê uma geral para entender melhor a mensagem, se familiarizar um pouco com o contexto e as idéias. Pois, após essa prévia, publicarei uma postagem que aborda muito mais a fundo várias idéias expressas nessa carta.

0 comentários: