19 novembro 2009

Constelação de Órion e a Volta de Jesus


Para quem é membro da instituição Adventista do Sétimo Dia entenderá bem essa questão. Trata-se de um mal-entendido desenvolvido e pregado – até mesmo por pastores (mais no passado que no presente) – a respeito de uma interpretação de texto equivocada de um parágrafo que Ellen G. White escreveu no livro “Primeiros Escritos”. Porém, com boas intenções, pois geralmente apenas replicaram uma ideia que alguém contou, sem verificar se a ideia era verdadeira.

O trecho:

“Nuvens negras e densas subiam e chocavam-se entre si. A atmosfera abriu-se e recuou; pudemos então olhar através do espaço aberto em Órion, donde vinha a voz de Deus. A santa cidade descerá por aquele espaço aberto.”

(página 41)

O mito (mal-entendio):

O mito diz algo parecido com: “Que há um espaço negro crescendo em Órion (mesmo nos dias de hoje), e que os cientistas isso e aquilo, e que será por esse 'espaço' que Jesus irá voltar." Ao mesmo tempo, se associa implicitamente a ideia de quanto mais aumenta o espaço, mais Jesus está próximo de voltar. Não é exagero dizer que, por vezes, tudo que ocorre/relaciona em Órion, estes acabam por relacionar com a volta de Jesus e este texto. Porém, não como algo que lhes fazem 'lembrar da ideia do texto', mas como se fossem 'evidências comprovando de que algo deste tipo está acontecendo'.

A realidade:

Esse mito pode ser facilmente quebrado se lermos com atenção o texto com seu contexto. No contexto, Ellen G. White está se tratando de uma visão que teve sobre os abalos das potestades da Terra e do céu, antecedendo os instantes antes da volta de Jesus. Veja:

“A 16 de dezembro de 1848, o Senhor me deu uma visão acerca do abalo das potestades do céu. Vi que quando o Senhor disse "céu", ao dar os sinais registrados por Mateus, Marcos e Lucas, Ele queria dizer céu, e quando disse: "Terra", queria significar Terra. As potestades do céu são o Sol, a Lua e as estrelas. Seu governo é no firmamento. As potestades da Terra são as que governam sobre a Terra. As potestades do céu serão [verbo: futuro] abaladas com a voz de Deus. [causaEntão o Sol, a Lua e as estrelas se moverão em seus lugares. [primeiros fenômenos observados] Não passarão, mas serão abalados pela voz de Deus.” (idem)

Então, após esta sequencia de eventos que acabamos de ler. Decorre que:
“Nuvens negras e densas subiam e chocavam-se entre si. A atmosfera abriu-se e recuou; pudemos então olhar através do espaço aberto em Órion, donde vinha a voz de Deus. A santa cidade descerá por aquele espaço aberto.”


Abalo dos corpos celestes

No que o texto diz, no evento da Volta de Jesus, e não gradualmente (como se argumentaria estar ocorrendo hoje) - ou seja, no momento em que Jesus for voltar -, acontecerá um evento magnífico de ordem astronômica, inconfundível e que não será necessário pesquisas e cientistas da NASA para tomar conhecimento, pois será visual e nitído a contemplação do homem comum. [O texto não faz qualquer alusão que será um evento que apenas os sofisticados instrumentos da NASA poderão detectar.] Bem, sabemos que o Sol, a Lua e as estrelas estão constantemente se movendo assim como a Terra, porem seguem uma 'trajetória natural' a qual podemos observar, (como referencia o observador), o sol nascendo no leste se pondo no oeste, o trajeto da lua e das estrelas também, se for observar uma noite a dentro.

Pelo contexto deste texto, não dá para saber se, de fato, o Sol, a Lua e as estrelas são os objetos que irão se movimentar (isto é, sair da sua trajetória natural para algo mais bizarro, o que promoveria muitos eventos gravitacionais estranhos - os quais Deus poderia conter), ou se haveria alguns eventos na superfície da Terra, de modo que, para o ponto de vista do “observador” [o que dá a entender, pois a visão é descrita, como ela observando estes eventos], ao olhar para tais corpos, notaria que eles se moveriam estranhamente (a ideia de refração da luz já abre uma janela de possibilidades de hipóteses de possíveis variações para descrever esta imagem para o observador). Ao mesmo tempo, não dá para se saber se essa imagem seria global ou regional [não por este texto], apesar da volta de Jesus seria de uma visão global, como a Bíblia afirma - mas, no contexto, Ellen G. White não fala sobre isso. Porém, é de supor que se houvesse abalo do Sol para o lado da Terra que é dia, é lógico de se esperar que haveria um abalo observável na Lua e talvez nas estrelas, para o lado da Terra que é noite - ao mesmo tempo.

Bem, então, após esse evento do abalo do 'movimento/trajeto estranho' do Sol, Lua e Estrelas:

“Nuvens negras e densas subiam e chocavam-se entre si. A atmosfera abriu-se e recuou; pudemos então olhar através do espaço aberto em Órion, donde vinha a voz de Deus.”

Em primeiro lugar, vale lembrar que no parágrafo anterior diz que devido ao “soar da voz” é que os eventos ocorreriam. Que eventos? O Sol, a Lua e as estrelas se moveriam; ao mesmo tempo, na própria atmosfera da Terra (ou algo que de algum modo se assemelharia a isto, talvez exoterrestre) aconteceria algum fenômeno muito estranho, que provavelmente de algum modo  pudéssemos ver as estrelas (em especial as que identificam Órion); e talvez não todas se moveriam; pois caso as estrelas da constelação de Órion se movesse, não conseguiríamos identificá-la, pois a constelação perderia sua forma e referências para nós (observadores). E, isto é um ponto importante que fique claro: apenas APÓS esse fenômeno ter ocorrido (sendo que a voz de Deus teria soado); é que então identificaríamos: “PUDEMOS ENTÃO OLHAR através do espaço aberto em Órion”.

Mas o que significa isso?

O que é um “espaço aberto”? Pelo contexto não tem nada a ver com “Buraco Negro”. Pois por definição, buraco negro tem esse nome porque não emite luz. A teoria é que ela possua uma massa tão alta e comprimida, que sua gravidade é extrema de modo que nem a luz escapa. Logo, se fosse um “buraco negro” nós não veríamos NADA; visto que buracos negros, praticamente só são identificados computacionalmente, não são facilmente identificados. Aliás, empiricamente nem se sabe ao certo se de fato existem; é apenas o que a teoria e os dados sugerem. [Como Matemático um pouco mais ligado as Ciências Físicas, afirmo que, ainda hoje, há muitos físicos que não acreditam que os Buracos Negros existam e há outras propostas teóricas para o fenômeno observado.] Além que é totalmente controverso a ideia da cidade de Deus "sair" de um Buraco negro, visto que tal, em geral, considera-se por 'engolir' (não que signifique ter uma 'barriga') as coisas, ao invés de vomitá-las. Claro, Deus, por ser Onipotente pode nos impressionar e sair de um 'buraco negro'. Porém, para nós, observadores da Terra, ao ver isso, não saberíamos que Ele estaria saindo de um buraco negro, pois um buraco negro não é observável para nós. Nós não olhamos para o céu e apontamos o dedo e dizemos: "Olha! Veja aquele buraco negro ali." Logo, é de se esperar que este "espaço aberto" será algum tipo de fenômeno visual para nós, observadores, promovido por Deus; e, qualquer teoria sobre tal, é algo que tende a ser 100% especulação.

Também, fique claro, isto não tem nada a ver com supernovas e estrelas, pois tais não formam “nenhum espaço aberto” (algo que se pode entender como uma porta aberta, 'um buraco', visível ao observador humano); a grosso modo, tais só emitem luz. Quando olhamos para o Sol que nos emite muito mais luz perceptível ao olho humano, não identificamos ou notamos nada que nos remete a uma ideia de 'buraco' ali. A ideia que se tem é que parece um tipo de portal, ou objeto de transporte; do qual poderíamos ver e distinguir (ou seja, EMITIRIA LUZ particular, distinguível, perceptível a olho nu, mesmo para um néscio, assim como quando vemos uma estrela cadente) o que há dentro dele; e que esse "buraco/passagem" seria aberto nesse momento, após o abalo das potestades dos céus que deveria atrair a atenção de quase todo mundo; e, assim as pessoas notariam aquele buraco sendo aberto. Há sim a teoria não comprovada empiricamente dos Buracos de Minhocas, que talvez os buracos negros pudessem produzir caminhos/portais para outros Universos ou regiões do Universo (há muitas especulações sobre isto); porém, ainda assim, tal estaria num buraco negro, e por definição, não emitiria luz, ou seja, não veríamos/identificaríamos este buraco. Logo, é necessário que o que ocorrerá será algo que está além do que aquilo que a nossa atual compreensão dá a um buraco negro.

A ideia que esse trecho mais me propõe é a de comparar a estarmos dentro de um planetário totalmente escuro, breu total, apenas as estrelas vemos; e sem notarmos onde podemos ver a constelação de Órion, e, de repente, uma porta é aberta, ao mesmo tempo, conforme vai abrindo-a, a luz do outro lado (dentro do comodo que a porta nos separa) vai penetrando nosso ambiente escuro e assim vamos vendo aquela "porta se abrindo". [esta experiência fica claro se alguma vez já pode ir num planetário] Se for isso, é totalmente oposto a ideia de um buraco negro.

Note que a visão foi tão estranha que, Ellen G. White não encontrou palavras para descrever. O melhor modo que pode expressar foi "um espaço aberto". Ao meu ver, me assemelha mais a ideia que se via em alguns desenhos antigos, em que se abriam uns tipos de "portais dimensionais" (como nomeavam) no espaço, ou se podia ver 'a nossa dimensão', ou melhor, o nosso espaço-tempo, se quebrando como um espelho. Claro, isso nem mesmo são suposições, apenas algumas ilustrações, para compreender a unica lógica no contexto do texto, para um observador comum e a olho nu, que faria algum sentido isso na perspectiva atual.

O que é esse espaço aberto? Eu não sei, e não tem como saber. Só na hora saberemos. E tal, a grosso modo, não será em Órion. A Constelação de Órion está a uma distância astronômica da Terra – claro não podemos limitar o poder de Deus em questão a velocidade da luz e tudo o mais. Porém, não faz sentido ser em Órion que não é “um lugar especifico” (não existe uma placa: Bem-vindo a Órion... ou "Divisa de ... com Órion") tal é apenas uma constelação que espacialmente não tem sentido, mas  que apenas no ponto de vista do observador na Terra (apenas é uma referência visual). E visto que as dimensões de Órion (além de não ser definido e calculado) são astronômicas. Mas sim o que faz sentido, é que Órion apenas representa a “direção”, a “referência visual” do observador.

Exemplo:

Vá para o litoral; chegue no mar. Avance vários metros da margem. E coloque ali uma bóia grande e alta com um sinalizador bem forte. Depois pegue um barco e se afaste vários quilômetros da margem. E olhe para o sinalizador. Você poderá até dizer que aquela luz vem da praia, da areia, da curta planície, ou da cadeia de montanhas ao fundo.

Pois para o observador, aqui na Terra, visualmente, não faz diferença se a coisa está lá em Órion, seja entre as 3 marias, ou entre alguma delas e Betegeuse; ou se está a muitos e muitos anos luz dali, mais próximo a Terra. Não faz diferença. A única coisa clara que sabemos é que a "referência do observador" e não necessariamente "o local do evento" é Órion.


Cientificismo enganoso
Alguns pastores, entre outros adventistas tomam uma atitude incorreta e incoerente com sua profissão de fé, querendo dar credito às profecias de Ellen G. White por meio de um cientificismo enganoso/forçado e absolutamente especulativo - até mesmo contraditório; criando um contexto muito imaginativo e sensacionalista. De modo que se você for buscar no Google por Constelação de Órion, na primeira página você irá encontrar um monte de coisas (comentários e coisas da Igreja Adventista acerca disso) envolvendo "dados científicos" para induzir o leitor, a entender que lá em Órion, "os cientistas observam [passado/presente] que está acontecendo algo que Ellen White antecipou." - MENTIRA! ENGANO! - E há quem faz isso apenas para tentar dar credibilidade a sua argumentação, palestra, ou simplesmente ao adventismo.

Esta não deve ser a ação/atitude de um adventista. Mas antes estudar atentamente o que diz a Bíblia e os livros de Ellen G. White sem fazer incursões especulativas que removam o contexto criando fantasias absurdas.

Há um bom tempo eu postei o seguinte vídeo no youtube:



E o que aconteceu? Ele foi bombardeado por um monte de supostos adventistas dizendo que "Jesus voltaria dali", "é ali que Jesus habita", e que "os cientistas já comprovaram isso e aquilo...", entre vários outros. (visões distorcidas e especulativas). Ao mesmo tempo, muitas pessoas que não conheciam essa baboseira, comentavam ora pergunta o "Por que falavam isso...", ora ridicularizando. Pois por fim, a pessoa leiga ouve isso de um pastor, acha que é uma super informação e dado cientifico que ninguem no mundo sabe, acha a coisa incrivel - como eu achei - e ai sai falando; porém, no final, isso acaba ridicularizando, sujando a mensagem. Imagine se um astronomo mesmo vê uma coisa dessa? Certamente, ficará com mais receio ainda de dar ouvidos para um adventista sobre a volta de Jesus.


Logo, faço um apelo para os Adventistas, para todos aqueles que gostem ou não dos maravilhosos escritos de Ellen G. White, assim como de suas profecias:

  • Falem da volta de Jesus como a Bíblia e os escritos de Ellen G. White falam;
  • Não falem desta maneira indevida;
  • Não façam usos enganosos/indevidos de cientificismo como propaganda;
  • Se querem colocar algo científico no corpo da mensagem, usem e contatem fontes confiáveis. Se possível, contate alguns cientistas que conhecem o assunto com escolas de pensamento diferentes; se informem com eles sobre as informações;
  • Tente entender, analisar, dirigir um pouco a ideia;
  • Verifique, analise, na medida do possível, o que a referência/texto e contexto, de fato, querem dizer sobre aquilo;
  • Verifique e tenha consciência de até onde o que você diz tem embasamento;
  • Leia primeiro os textos do qual se refere.

Mesmo podendo ser uma informação verdadeira e um fato, se você pegar tal e usá-lo para relacionar com outra coisa que não tem absolutamente nada a ver, aumenta exponencialmente o risco de estar cometendo um grande equivoco, de fazer comparações e conclusões indevidas.


CONCLUSÃO
Todos esses eventos descritos por Ellen G. White sobre a Volta de Jesus, abalos no céu e espaço aberto observável em Órion, nós não sabemos como será. Como todo mundo irá ver isso? Eu não sei. Como o sol irá mudar de lugar? Não sei. Como a lua? Não sei. Como será essas nuvens negras? Não sei. Como será a atmosfera se abrindo como pergaminho? Não faço a menor ideia. Que fenômeno ocorrerá para que todo (ou parte) o mundo possa ver as estrelas e identificar Órion ao mesmo tempo? Não sei. Como será esse "espaço aberto"? Não sei (mas tenho meus palpites que não comento). Como será a voz de Deus que promoverá todos esses eventos? Não sei, todavia estou louco para breve ouvir.

O que sei é o que as Escrituras Sagradas revela: "O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam." (I Cor. 2:9) O mesmo será a volta de Jesus, não especulemos pois; não limitemos com a nossa atual imaginação e conhecimento este evento imensuravelmente GRANDIOSO, pois tudo será inédito para nossos olhos, nossos ouvidos e nossos mais intangíveis sonhos.

Um grande abraço!
Evandro


76 comentários:

Unknown disse...

MEU AMIGO SOU UM AMANTE DOS ESCRITOS DE ELLEN, O QUE TRATA ESTE ARTIGO É MUITO BOM, MAS ACHO QUE VOCÊ ESTÁ PEGANDO PESADO DEMAIS. SE ELA ESCREVEU ISTO JESUS VIRÁ POR LÁ PELO ESPAÇO DE ÓRION E NADA MAIS.É TÃO FÁCIL ADMITIR ISTO E ESPERO VER O MEU REDENTOR EM BREVE VINDO POR LÁ. O PASTOR RODRIGO SILVA TEM MUITA ABEDORIA SOBRE O ASSUNTO E ACHO QUE VOCÊ ESTÁ É MEUIO POR FORADO ASSUNTO

E. C. O. Schulz disse...

Caro Joel, a caixa de texto alta é indevida. E meus argumentos são claros e explicitos. Não tenho o que mais considerar.

joêzer disse...

em um culto jovem recente, um astrônomo brasileiro que trabalha na PUC chilena não concordou também com movimentações e coisas estranhas acontecendo em órion.
ele reforçou o cuidado com as especulações e sensacionalismos.

Anônimo disse...

É incrivel como satanás cega as pessoas. Seguinte, nessa terra satanás é mais inteligente do que qualquer cientista.
Se DEUS mostrou a constelação de Orion e disse que a Nova Jerusalém descerá por ali, é porque assim vai ser.
E satanás que astuto e inteligente, muito mais do que você e tem poder pra influenciar pessoas fracas e sem DEUS como você...com certeza ele vai usar pessoas assim e usar argumentos cientificos pra deturpar aquilo que DEUS revelou. Portanto, dobre seus joelhos e peça perdão a DEUS.
As coisas de DEUS são loucura para o mundo. Peça a DEUS pra te revelar a verdade antes de se expor num site um monte de baboseiras.

Anônimo disse...

Se satanás e astuto e inteligente, Deus é medíocre, burro e condesendente, porque deixa a sua mais bela criação ser enganada por ele. Nunca lí tanta besteira!

E. C. O. Schulz disse...

Olá "anonimo", poderia me apontar onde se encontra tal tamanho absurdo?

Nathália Rufino disse...

Caro Evandro;
Realmente, não gosto de ficar especulando sobre como ou quando será a volta de Jesus, porém tenho apenas um comentário a fazer: por que então Deus deu orientações específicas para a Sra. White escrever que a Cidade Santa sairá por um espaço aberto em Órion? Acho que Deus não deixaria que tamanho erro fosse adiante, ainda mais se tratando da volta de Seu Filho. Pois se Ele quisesse dizer que Jesus voltará na direção de Órion, Ele diria, porém os escritos são bem específicos: "por um espaço aberto em Órion". Em nenhum momento a Sra. White nos diz a data nem a hora, mas apenas o local e não um ponto de referência. Assim como você não sei como explicar como isso acontecerá e nem quero procurar explicações, mas acho que está bem claro o que o Espírito de Profecia nos diz.

Unknown disse...

ola!
olha eu gostaria muito de saber em que vocÊ é formado !!
e em que voce realmente acredita, pois seja de orion ou não acho que um verdadeiro cristão não deveria estar buscando argumento pra derrubar o argumento de outra pessoa devia mesmo é estar dedicando todo estudo e tempo em pregar sobre o amor e a volta de jesus.
pra mim vc não passa de um sensacionalista que não tem convicção nem mesmo no que acha que acredita, desculpe minha sinceridade, mas cristão é assim é transparente simples e amoroso. tenta gastar seu tempo orando e pregando do amor de DEUS voce. parece ser muito inteligente agora tenta ser um pouco sabio é isso que DEUS quer de voce.

E. C. O. Schulz disse...

Caro Cleberson,

Não sou formado ainda, estou no quinto ano do curso de Matemática na USP. EStudar um pouco de astronomia é parte do meu curso, a qual já fiz.

Creio que se estão, em nome da religião, da igreja, proclamando mentiras, sobretudo quais tem enganado a muito, creio ser um dever desmascarar tais mentiras. Esse é o principio da Reforma. Caso, isso não fosse feito, a Reforma Protestante nunca haveria ocorrido, e ainda estaríamos amoldados aos dogmas católicos.

Anônimo disse...

Evandro, o que vc precisa ter em mente é que as profecias (que é a luz menor) de Ellen White são instruções de Deus para nós para que tivéssemos uma compreensão melhor dos escritos da bíblia que é a luz maior, e se é a luz menor para nos orientar com relação a luz maior que é a bíblia, então com certeza Deus não nos deixaria na dúvida com relação a este assunto. Você esta estudando Matemática na USP e sei que é difícil compreender as coisas da forma que esta escrita principalmente quando os resultados geralmente são exatos. Fé é acreditar naquilo que nunca vimos ou ouvimos mas que com certeza esta agindo no nosso ser. Ore a Deus e peça a ele te dar entendimento e sabedoria assim como fez Salomão e assim quem sabe você poderá compreender melhor a revelação de Deus em sua vida porque Deus não vai aparecer e nos dizer algo que ja esta revelado basta termos fé para aceitar e compreender aquilo que ja foi mostrado.

E. C. O. Schulz disse...

Anonimo, não me compreenda equivocadamente. Eu não estou constando a profecia de Ellen White, acredito sim nela.

O que estou, justamente, e com a razão, contestando, é a interpretação equivocada (falando coisas que a própria profecia profecia - leia o texto - não está dizendo); e fazendo palestras e divulgações sensacionalistas. Sobretudo falando sobre coisas que os "cientistas observam estar acontecendo em Órion"... não passa de falácia, para o suposto pregador da mensagem cativar ouvintes.

Nathália Rufino disse...

Mas Evandro, eu entendo a sua indignação quanto ao fato de pessoas ficarem especulando sobre a volta de Jesus, se vai ser por Órion ou por qualquer outra constelação. E esse sensacionalismo quanto a supostas "descobertas" sobre algumas "alterações" em Órion também me irritam. Como disse no comentário acima, não gosto de ficar especulando como será. Mas a maneira como vc expõe os seus argumentos é um pouco agressiva e isso provoca indgnação nas pessoas. Se esse era o seu objetivo vc conseguiu, porém se não era, da próxima vez que for fazer qualquer crítica sobre o modo como pastores ou qualquer outro membro da Igreja expõe determinado assunto pegue mais leve. Uma pessoa que não sabe quem foi Ellen White ou o que ela representa poderá interpretar seus escritos de maneira errada. E pior, a maneira como vc fala sobre pastores de sua denominação dá a entender que vc não tem respeito pela mesma. Seja mais cuidadoso da próxima vez...

Anônimo disse...

Estava hoje no site do ig qdo vi um documentário sobre o espaço de Orion e buscando mais sobre o assunto, sendo eu adventista de nascimento e sempre acreditei nas doutrinas Adventista fiquei indignada com esta matéria, mas sabemos que o inimigo infiltrará em nosso meio, para não acreditar na palavra de Deus e na sua revelação. Temos mais do que nunca ficarmos em comnhão com Deus e oramos sem cessar, pois sabemos que o joio irá se misturar com o trigo!

E. C. O. Schulz disse...

Não é possível que este meu artigo esteja sendo tão equivocadamente compreendido.Não sei se é a preguiça do leitor...

Acho que vou edita-lo e tentar deixar ainda mais claro.

"Não estou contra a doutrina. Mas totalmente a favor. Não estou contra o o que Ellen White escreveu que Jesus viria da Constelação de Orion, sobre um espaço que se abriria em tal... SOU TOTALMENTE A FAVOR DISSO."

"O que sou contra, e este artigo deixa claro. É a INTERPRETAÇÃO ERRONEA E EQUIVOCADA de alguns pastores para fazer sensacionalismo, de tais profecias. Dizendo que "coisas estão aconcendo e sendo observadas por astronomos em Órion" que corroboram para o que Ellen White disse. Isso sim é um total absurdo, uma mentira, um engano, e que acredito que certos pastores deveriam até mesmo se retratar. De tamanho os absusos e proliferação do engano que fizeram.

Tassiane disse...

Graça e Paz!
Evandro, entendi que vc não julga as possíveis revelações que Deus deu a Ellen G.W. (digo possíveis, pois, só tenho certeza quanto à credibilidade do que está na Palavra; do que Deus me mostra; e do que pessoas com as quais convivo - e sei que têm um caráter sincero - dizem ter recebido da parte de Deus).
Mas apesar de já ter lido muito sobre isso (inclusive artigos sobre a concepção de um tal de Yuri) eu não consigo não acreditar que Jesus possa SIM voltar através do "buraco de Órion".
Sabe, porque por mais que vc tente mostrar um lado científico pra isso tudo e desfazer o espiritual já formado em muitas pessoas, creio que não é suficiente...
E outra, de certa forma eu concordo sim que, se os poderes do céu serão abalados com a voz de Deus (ou seja, este segundo fator depende do primeiro), não poderiam ser abalados antes, nem tampouco o buraco ir-se abrindo com o tempo.
Porém, eu não ouso jamais dizer que uma profecia ou concepção seja um MITO, assim, com tanta convicção. A não ser, CLARO, que esteja FORA da Palavra de Deus. Aí sim, sem chance, bato o pé e vou contra.
Mas acontece que a nós não convém saber todas as coisas, e assim quis Deus, simplesmente, como está escrito na Bíblia.
Imagine, que audácia a nossa!
A Igreja do Senhor discutindo sobre como e onde Jesus vai voltar (e as vezes até fala-se em data no meio CRISTÃO).
Acredito que, quanto a "como e por onde" tanto faz... Aliás, tenho certeza.
E sinceramente é até bom que as pessoas tenham um fundamento assim...
Tipo,
"Ahhhhh, o tal do buraco de Órion ta crescendo, deve ser mesmo pra caber mais gente... E os sons de TROMBETAA que os cientistas ouviram? Caara, é verdade, só pode, JESUS TA VOLTANDO"
Isso causa TEMOR.
Não estou falando que é bom o povo se alienar (como uns estão por causa do MITOOOOO de 2012, dos maias), mas é bom ter algo NÃO PREJUDICIAL à seriedade da Palavra do Senhor, que cause TEMOR às pessoas.
Algumas se aproximam de DEus por causa da dor. Outras por curiosidade das coisas sobrenaturais (foi meu caso), outras por MEDO, que depois é convertido em AMOR e confiança na salvação. É disso que este mundo precisa, ir a Deus, nem que seja pelo medo (um temor errado, equívoco).
Bom, perdão pelas muitas palavras.
É isso o que penso! ;)
E reforço, até acredito sim que Jesus possa voltar pelo buraco de Órion, mas sinceramente creio que nem Ele nem os anjos do Senhor precisam de um "buraco" natural já feito pra poderem ir e vir. ^^

Fique na Paz de Jesus

E. C. O. Schulz disse...

Tassiane,
Obrigado pelo comentário.

até agora, acho que fostes a mais compreensiva. Apenas venho falar sobre algumas coisas.

- Não estou dizendo que Jesus não virá por um buraco em Órion, não estou negando tal possibilidade. O que digo ser um MITO, é que essa idéia, meio que surgiu do NADA, melhor, de uma FARSA, não há DADO, nem informação nenhuma que apóie isso. Se não podemos dizer: "Jesus não virá por um buraco em Órion.", do mesmo modo não podemos dizer: "Ele virá por lá." E muito menos: "Tem um buraco crescendo em Órion." Este segundo, é, em grande parte uma mentira, um absurdo.

- Essa informação de que o buraco de Órion está crescendo, é um engano. Estou forçando informações. Para dar credibilidade a está total tradição adventista que se formou, assim como a ICAR fez da Virgem Maria.

- Os sons de "trombeta" que os cientistas ouviram. Eu tenho-os. Está neste link:
http://www.4shared.com/audio/dezQOU4M/Suposto_som_de_rion.html

Estes sons também é uma farsa. Primeiro, não são de trombetas, nem mesmo tem como saber a qual instrumento comparar, visto que é apenas uma radiação espacial, interpretada de tal modo por um codec (algoritmo) de audio, que forma este sons. Coisas do tipo, são frequentes no espaço. Além de, não TEM COMO SABER de onde viera tal (logo, como afirmam dizer que veio de Órion)... além de que, SONS MESMO, são ondas mecanicas que não se propagam no espaço. Ou seja, se no lugar da sonda estivesse uma pessoa, ela não ouviria nada.

Não nego que Jesus está voltando. Mas não vejo NENHUMA relação dEle estar com voltando, com alguma coisa que ocorre ou tenha sido observado em Órion.

Aliás, outra coisa importante. O que nós vemos de Órion, na verdade são imagens de coisas de MUITOS ANOS atrás, e NUNCA do presente. Devido a distância astronomica. Então, quando estamos olhando para o Céu (além do sistema solar) praticamente estamos vendo o passado. Até mesmo o Sol, o que vemos dEle, na verdade, é uma imagem de aprox. 8 minutos atrás.

...

Apenas reforço 2 coisas. Neste audio, quem fala é o Pr. Rodrigo Silva, um dos grandes causadores desta polêmica e de ter "doutrinado" (para não dizer lavagem cerebral) na cabeça de muito adventista a respeito destas coisas. Acho que ele tem muito a se retratar. (tome sempre cuidado com ele) E outra coisa, a Biblia nos fala da Escada de Jacó... essa ligação de nós, da Terra, para com a cidade celeste, não precisa de modo algum passar por "Órion", vamos assim dizer.

O texto de EGW apenas fala sobre a volta de Jesus. E não sobre hoje. O que ela falou, é o que VAI ACONTECER em Órion na volta de Jesus; e NADA (sem nenhuma relação) com o que está acontecendo agora. (se há, nós simplesmente NÃO SABEMOS, SOMOS CEGOS, e é totalmente imprudente ficar fazendo ESPECULAÇÕES proféticas; ou seja, dar uma de advinho).

Mas fiquemos atentos.

Que o Senhor logo vem. E os verdadeiros sinais vemos já acontecer. (porém, não em Órion).

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Evandro!

Achei muito interessante teu jeito de pensar, por isso procurei em seu blog o seu perfil. Tive duas grandes surpresas, uma a sua idade 23 anos e ter tao pouca idade e tanto argumento em defesa de sua tese. A outra surpresa foi de constatar que você é um "adventista"... nossa a confusao na minha mente foi total.
Gostaria q vc me enviasse seu email, pois o que escreví a respeito desse assunto, por passar do limite estabelecido, para comentários, nao foi possível, enviar-lhe. Prefiro simplificar o que escreví, por isso te peco que me envie seu email,ok? abracos e tenha uma "boa semana!!!"

Unknown disse...

Quis dizer: prefiro "nao" simpliicar o que escreví sobre esse assunto.

E. C. O. Schulz disse...

evandro_eco @ hotmail.com

Fernando Trompista disse...

"Isto assim diz tão simplesmente (falando de Ellen G. White) por quem nunca olhou num livro de Astronomia e nem sonhava com buracos em parte alguma do céu, só pode ser creditado a dois fatores: histerismo ou inspiração. Para ser histerismo parece científica demais a afirmação de que toda uma cidade (a Nova Jerusalém) tenha livre passagem pelo túnel de Órion. A escritora não sabia do túnel, nem que ele é tão largo a ponto de comportar 90 sitema solares. Terá sido revelado a essa escritora uma verdade que nem mesmo os astronomos puderam descobrir?" Julio Menham; Maravilhas da Ciência,281.

Fernando Trompista disse...

Eu andei lendo os seus escritos no blog, e achei muito interessante. Você está estudando para ser matemático, e para isso precisa conhecer o básico da astronomia. Então você não é tão leigo em falar do assunto, mas nada melhor do que ver o comentário de um astronomo formado com doutorado. Este livro não foi publicado pela casa publicadora brasileira, mas sim pela associação dos astronomos brasileiros. A fonte é segura, embora seja um comentário pessoal também, mas embasado em pesquisas científicas de um profissional da área.

Eu sou leigo neste assunto, espero aprender mais. Acho que este tipo de assunto não cabe ser discutido na net, ainda mais colocando em jogo o povo de DEUS... pessoas que talves estejam no começo da fé cristã... estão descobrindo coisas maravilhosas, e também coisas que ainda são mistério. Não cabe nem a mim nem a você discutir se Órion realmente tem buraco ou não... Mas foi comprovado através de pesquisas da NASA e de outros observatórios que realmente existe uma fissura de tal tamanho, que é capaz de comportar 90 sistema solares. Porque tantas vezes na Bíblia a constelação de Órion é tão citado por DEUS?

Sempre pensei em ver a Nova Cidade em forma física e científica. Pois se não como provaremos que na nova terra teremos que trabalhar? será que não é nada físico a ponto de ter que sair de algum lugar? Pois ela já está preparada. João a viu descer do céu. De onde?

Não cabe a mim Fernando, no qual não recebi visão de DEUS, fazer conjeturas humanas sem inspiração e sem base. Quanto ao seu comentário de estar tentando reformar, digo apenas uma coisa Evandro: Não tente reformar o que DEUS através do ministério de Ellen White já reformou. Não coloque suas digitais sem inspiração (ao menos que você tanha sonhado ou visto que a cidade desceria por outro lugar) aonde DEUS já o revelou.
Vamos fazer estudos bíblicos com as pessoas, e vamos pregar o Evangelho tendo compaixão e chorando pelas pessoas que sofrem... assim foi o exemplo do mestre.

André Reis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Reis disse...

Evandro,

Seu artigo foi um bom começø nessa discussão. Nosso povo precisar ser chacoalhado mesmo, precisa pensar, precisa estudar e fundo como Deus se comunica com os profetas.

Publiquei hoje um artigo no Advir onde discuto as origens dessa declaração de EGW e creio que ficou comprovado acima de dúvida que a conclusão que o espaço no céu onde JEsus aparece é Órion foi fruto de um conhecimento da época.

Pra vc ter idéia, foi José Bates que concluiu, ANTES DE EGW, que Jerusalém descerá por Órion. Imagine a surpresa dele ao descobrir um "espaçø aberto" no céu em 1846! ele deve ter pensado, só pode ser a porta do céu...

Oras, outros astrônomos cristãos tinham pensado o mesmo. Pena que eles tinham mais entusiasmo do que fundamento pra concluir isso.

Ellen White seguiu a liderança de Bates nesse assunto, mas logo descartou Órion e substituiu-a por um simples "espaçø claro de glória" por onde Cristo virá. Isso está no Grande Conflito, p. 636.

Isso porque Órion está tão infinitamente distante da Terra, hoje sabemos que está a 14 quatrilhões de distância, algo que leva 1500 anos para percorrer na velocidade da luz...

Apesar disso, tem gente que ainda quer insistir que os anjos e Jesus vão passar fisicamente por ÓRion... Essa crença cega em algo tão periférico acaba trazendo opróbrio pra fé Adventista.

Se formos fiéis ao que EGW recomendou ao ler seus livros, vamos respeitar o CONTEXTO, TEMPO e LUGAR de suas declarações e não aceitar tudo como se aplicando de maneira universal e inexorável.

Um abraçø e parabéns por pensar!
DÁ uma olhada no meu artigo lá no ADVIR.

André

E. C. O. Schulz disse...

Obrigado André Reis. VOcê não sabe como é agradável ver que alguem "pensou" sobre isso...

Anônimo disse...

Meus irmaos!!!
Vejo que todos os comentarios sao validos quando se pensa em uma unica coisa:O edvento de Jesus. Voces nao imaginam o quanto 'e meu desejo subir com Ele e viver na canaa celestial. A verdade que Orion tem sido bastante falado e discutido, mas o que mais importa 'e que os aconteimentos aqui na Terra dizem: Jesus esta voltando. Ontem mesmo li no jornal aqui em Manaus "Pai estupra filha de 3 anos". Isso 'e um absurdo!!! Sinais estes que ratificam: Jesus esta as portas!! Por onde Ele vira, nao importa. Quando Ele vier todo o olho vera. E assim como ele subiu (nas nuves), vira da mesma forma. A nebulosa de Orion 'e maravilhosa de observar, todo o universo sera um deleite para o povo de Deus. Lutemos para alcancar a terra prometida e ajudemos outros tambem a entender o verdadeiro amor que Deus tem para com o mundo!!!

Graca e paz!!
Fabricio Carneiro

Thiago-UFABC disse...

Evandro,

Interessante sua tese. Tenho o mesmo pensamento que você (Estudo astronomia na UFABC). Você teria alguns artigos científicos sobre o tema?

Sobre os diversos comentários, é triste ver que nós, os adventistas, ainda temos a crença cega de o que é dito no púpito é verdade absoluta e irrevogável. E quando se fala sobre EGW, ai vale todo tipo de falácia e argumento forjado para validar suas citações e profecias.

Creio no dom profético nela manifestado. Porem temos que saber dividir profecia, visões, sonhos, conselhos, citações, testemunhos, etc....

Fica aqui meu conselho a todos os que acreditam em EGW: estudem criteriosamente todos os livros e escritos, com muita oração e dedicação. Busquem também documentos que não são muito falados em púpito. Saibam dividir as situações e contextos dos escritos.

E por último, creia na Palavra de Deus. Nunca ache que os cientistas vão explicar as coisas de Deus, pois as mesmas são loucuras para eles. Porém não descarte totalmente a ciência, pois ela traz a tona informações nos quais, dentro do discernimento espiritual, serão úteis para validar textos Inspirados ou guiar para uma melhor compreensão.

Att.

(obs: sobre uma mulher que comentou sobre sua idade, e se por algum motivo tentou te desmotivar por isso, diga a ela que EGW tinha 17 anos qdo teve a 1° visão, blz?)

Anônimo disse...

Caro Evandro, o que acha quando a Bíblia fala que todo olho o verá? Saiba que òrion é vista por todos em certa fase do ano...o que acha disso? Bíblia ou EGW?

E. C. O. Schulz disse...

Caro anonimo,

Eu desconheço essa fase do ano em que fase do ano Orion é visivel a todos, tanto no hemisferios norte qto no sul, qto no ocidente qto no oriente, ao mesmo tempo.

Você poderia dizer quando?

Já tentei encontrar esta fase pelo stellarium mas até agora nada.

André Reis disse...

Amigo,

Veja lá no meu blog um bate papo com o Rodrigo Silva sobre o artigo que ele publicou no Advir sobre órion

www.AdventismoRelevante.com

Anônimo disse...

Olha, por mais que tenhamos doutorado em astronomia e outras ciêncais, JAMAIS, saberemos além daquilo que Deus permitiu que soubéssemos ou tivéssemos capacidade de compreender. Então, devemos ter cuidado ao embasar nossa fé somente naquilo que é provado pela ciência, pois a morte e ressurreição de Jesus, a ciência não prova, no entanto milhares acreditam nela, inclusive eu. Ciência e fé nem sempre poderão estar juntas, se relacionadas somente ao conhecimento humano. Um dia Deus nos dará pleno conhecimento de todos esses fatos inexplicáveis que a mente humana, NASA etc, não consegue explicar. Lembrem-se que não temos que ficar convencendo as pessoas de isso ou aquilo, pois tudo o que o homem considera descoberto, na verdade é um tiro no escuro. Tudo é muito complexo à capacidade do uso do cérebro humano. A sabedoria do homem é loucura para Deus. Quanto a alguém achar que de repente poderia ser um REFORMADOR, de repente pode ser muita pretensão não acha? Mas assim como pensaram de EGW, podemos tembém estar pensando agora: UM REFORMADOR. O fato é que EGW tem espaço na profecia bíblica de Apoc.: 10:11 e o nosso caro estudante de Matemática, onde poderia se encaixar? Não deixe a ciência te segar, ela fica aquém da fé.

Anônimo disse...

O falso Cristo é aquele que prometerá a salvação do corpo carnal. O verdadeiro Cristo é Aquele que está no nosso interior e JÁ SALVOU A ALMA DAQUELES QUE NELE CRÊEM. Os anglo-americanos encontraram meios de preservar os corpos físicos em casulos de hibernação. Cuidado: isto é uma armadilha para aprisionar nossas almas em um tipo de sistema diabólico de controle da mente. Leia o livro "Transição Planetárida", de Divaldo Franco. Saiba que antes de 2013 o império anglo-americano tentará enganar a humanidade com uma grande farsa global (terceiro segredo de Fátima não revelado).

João Flávio disse...

Se formos racionalizar o "Divino", falharemos em constituir "Fé". Se é possível por meio da razão e da ciência, ou mesmo da filosofia, explicar o metafísico divino, então, por favor, comecem me explicando Descartes e Sartre.
Se dá pra racionalizar "Órion", e não olhar com os olhos da fé o que disse E. White, então dá pra racionalizar tudo.
Me expliquem racionalmente "a eternidade", ou a "onipotência", a "trindade"...
Não vejo problema algum em especularmos sobre a vinda de Jesus. Ao menos estamos pensando nela. É melhor do que especularmos sobre o mundano passageiro.

Rapaz, aguenta a pressão. Quiz falar o que queria, então aguenta.

Anônimo disse...

CARA VCS TODOS SÃO UM BANDODE LOUCOS, meu Deus, que idéia é essa de que Jeus voltará por umaconstelação ou coisa parecida....o Jesus subiu ao céu não para dizer que lá em cima, nas nuvens fosse sua morada, mas dizer que Ele ascendeu até a glória, não no espaço sideral, mas para dize que acima de nós existe um Deus que olha por todos nós. o céu não é um lugar, mas um estado da alma, seus bando de burros, quem postou é jumento, e quem comentou é mais jument ainda....blaf

Anônimo disse...

Caros irmãos,

Não vou a igreja e não tenho religião. Não se deixem enganar com o que não conseguem enxergar.
Tentem, esforcem-se com a Palavra do Pai. O que está encoberto aos seus olhos será mostrado pelo Espírito Santo. E para que não sejam envergonhados, não julguem.

Anônimo disse...

Caro Evandro, e todos "comentaristas" de plantão...

Lembrem-se: "Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias. E as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes" (I Co 1:27). Então meus amigos que tal considerarmos que há um fundo de verdade no que à Ellen foi revelado, como também um pouco de mistério naquilo que desconhecemos (cmo é o caso do espaço, pq Evandro eu não sei nada de lá, mas comparado ao criador disto tudo, vc tbm não), logo vamos deixar de nos preocupar com quem disse isto ou aquilo, ou porque, basta-nos saber,JESUS ESTÁ VOLTANDO, o que vc tem feito prá que teu próximo, até teus familiares participem destas bodas? Discutindo a mistura de ciência e religião num blog? Que tal se a gte apostar que um dia todas nossa perguntas serão respondidas e nos dedicarmos a grande comissão que é pregar o evangelho?

Paz e graça à todos

Anônimo disse...

Não tenho religião, mas gosto de ler sobre esses temas. Essa relação órion/religião é cultuada desde a suméria, passando pelos egípcios, maias, incas, teosofistas, espíritas kardecistas, etc. Há algo em comum entre esses movimentos: órion. Fiquei surpreso ao saber que que há essa discussão até entre protestantes. É concidência demais. Danton

E. C. O. Schulz disse...

Danton, obrigado por este comentário. Você diz "concidência". Mas veja bem. Será?

Pois antigamente, principalmente antes da escrita. Um dos principais métodos de "registrar CAMINHOS (como um mapa, orientação) e HISTÓRIAS" era através das estrelas. Pais ensinavam as filhos as histórias ligando a uma estrela ou constelação, inclusive caminhos para se chegar em alguns lugares.

E assim, em muitos povos antigos, haviam muitas histórias semelhantes registradas para Orion. Do mesmo modo, que muitos povos, em suas tradições as histórias mais remotas do inicio dos tempos, são semelhantes a história de Adão e Eva e ao dilúvio.

Concidencia? Ou tudo se derivou do mesmo fato sofrendo 'erosões' do tempo?

Vinicio disse...

Caro amigo, estude mais a bíblia e creia na volta Cristo e nas profecias que direcionam a isto.
Desculpe a franquesa mas vejo que vc não é cristão nem sábio.
Leia mais, creia em Cristo e estude a bíblia.
Pessoas ignorantes como você podem influenciar pessoas na direção d satanáz.
Amigo, se cuide.

Vinicio disse...

Ellen Wite foi uma profetiza de Deus para nosso tempo. SE Deus A revelou, Porequê não acreditar?
Espero a volta de Cristo e sei que ser´como Ellen w. descreve.

Vinicio disse...

Ellen Wite foi uma profetiza de Deus para nosso tempo. SE Deus A revelou, Porequê não acreditar?
Espero a volta de Cristo e sei que ser´como Ellen w. descreve.

Anônimo disse...

Ellen Wite foi uma profetiza de Deus para nosso tempo. SE Deus A revelou, Porequê não acreditar?
Espero a volta de Cristo e sei que ser´como Ellen w. descreve.

Anônimo disse...

VOÇÊ Ñ SABE NEM OQ FALA.

ellen ferreira disse...

Caro Evandro,
É um tanto q interessante tua história de vida.Até creio q não devemos especular ou distorcer 'a verdade' a nosso modo de vÊ-la,e respeito tua opinião.
Só não consigo entender como uma pessoa q recebeu um milagre de transformação tão grande na vida,possa considerar-se tão autossuficiente.
Lúcifer tmb era inteligente,dotado de sabedoria,no entanto conheces a história: Ele deduziu q não precisava mais de DEUS,e começou a difamar aquilo q DEUS havia dito....
cuidado meu irmão!! “Em cada um de nós existem três pessoas: a que nós achamos que somos; a que os outros pensam que somos; e a que Deus sabe que somos.”.....
pense nisso!

ellen ferreira disse...

Caro Evandro,
É um tanto q interessante tua história de vida.Até creio q não devemos especular ou distorcer 'a verdade' a nosso modo de vÊ-la,e respeito tua opinião.
Só não consigo entender como uma pessoa q recebeu um milagre de transformação tão grande na vida,possa considerar-se tão autossuficiente.
Lúcifer tmb era inteligente,dotado de sabedoria,no entanto conheces a história: Ele deduziu q não precisava mais de DEUS,e começou a difamar aquilo q DEUS havia dito....
cuidado meu irmão!! “Em cada um de nós existem três pessoas: a que nós achamos que somos; a que os outros pensam que somos; e a que Deus sabe que somos.”.....
pense nisso!

Marcia Oliveira de Paula disse...

Caro Evandro,

Embora saibamos que todos nós temos o livre arbítrio para poder opinar e expressar nossas opiniões, quero lhe dizer que o que você publicou não passa de uma esplendorosa enganação. Se você tem direito de opinar, eu também tenho. Sou formada pelo UNASP e sou adventista do sétimo dia.
Creio que se Ellen G. White publicou que Jesus Voltaria por Órion, então ele vai voltar, quer você acredite ou não. É certo que no fim dos tempos, muitos aqui serão enganados, assim como você está sendo. Mas sabemos que Deus sabe o que faz e tem um plano de vida para cada pessoa.

Uma coisa eu afirmo anonimo, Deus nunca será burro, ele só nos concede a oportunidade de escolhermos o caminho do bem, ou o do mal.
Fiquem com Deus.

Eduardo.. disse...

caros irmaos.......eu n acredito...que Jesus vira da constelaçao de Orion...pois na biblia fala que nem o filho do homem sabe a hora,quando e onde...
entao n devemos nos preoculpar com isso...nos devemos nos preoculpar com a nossa salvaçao...n expecular quando, onde ou pq....
nos devemos exercitar nossa fé..e confiar que Um dia Ele ira nos buscar...

E. C. O. Schulz disse...

Obrigado. Vc entendue.

Ricardo Maestrello disse...

S. MATEUS 16
O fermento dos fariseus
"E, CHEGANDO-SE os fariseus e os saduceus, para o tentarem, pediram-lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu.
Mas ele, respondendo, disse-lhes: Quando é chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro.
E, pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis diferençar a face do céu, e não conheceis os sinais dos tempos?
Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas. E, deixando-os, retirou-se."

O texto continua e logo o SENHOR disse-lhes:Adverti e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus...
vc´s estão colocando fermento no pão do SENHOR, nós seres humanos e pecadores não podemos nos colocar a frente de discussões, onde sabemos de todas as coisas deixadas por Cristo, dos profetas e suas mensagens diretas.
Que eu me lembro, em nenhum momento foi nos pedido a adorar as estrelas, astros ou qualquer outra coisa a não ser Deus, então não percam tempo discutindo estes assuntos vamos trabalhar juntos para apressar a volta de Cristo e sairmos logo dessa terra imunda que só faz irmão ir contra irmão e nada mais, faço-lhes um grande apelo vamos pregar a palavra de Cristo e seu Amor tem muita gente que precisa disso.
Deus seja louvado e adorado, que seja feita a Vossa vontade.
Amém.

Anônimo disse...

Meu nome é Paulo César, moro em Maceió/Al (email: pc.8cesares@hotmail.com)

Caros colegas adventistas ou não, percebi nos comentários, que fala-se das possibilidades e das impossibilidades físicas de Cristo vir ou não pelo buraco de Orion, principalmente pelo Evandro. Estamos nos esquecendo que Deus pai, Deus filho e o Es tudo podem, tornando-se irrelevantes para eles tais limitações físicas, pois o que é a ciência humana para Deus? Estas limitações tornam-se impe cílios apenas para o homem, porque para Deus tudo é possível. Prova disso, temos na história da humanidade, milagres descritos na bíblia (nossa regra de fé e prática) que Deus operou, onde até hoje, a ciência não conseguiu oferecer explicações plausíveis.
A luz menor (EGW) que nos leva a luz maior (DEUS)revelou através de sua profecia que Cristo virá de lá (Orion),Como isso irá acontecer fisicamente torna-se uma discussão que devemos deixar em segundo plano, pois a Primazia é a fé em Deus. Deixemos que a profecia se cumpra, acreditando sempre que para Deus tudo é possível...
Que possamos ser sempre instrumentos de fé, e não de discórdia. Que Deus o abençoe e o ilumine Evandro, como também, aos demais irmãos na fé...

Anônimo disse...

esta cidade santa realmente deve ser o outro lado do Portal; ou seja: os seres virão através deste espaço aberto como é dito na visão da moça.E ela não está errada ,porque aqueles que foram considerados DEUS(ELOHIM),cuja tradução correta é Deuses e deusas,ou seja estes seres dimensionais de outro orbe,até possivelmente outra galáxia e vieram através do portal de Orion no caso.
E eu tive uma visão de algo antes de ler este artigo por isto passei por aqui para pesquisar e acho que encontrei a resposta.Vi um buraco que estava cercado de nebulosa,pensei ser um planeta com nebulosa ao redor,mas depois descobri as nebulas aqui.Minhas visões tb mostraram um olho,e depois piramides do Egito,e seguidamente um raio vindo diretamente para o topo de uma das piramides ,só não saberia dizer qual delas.Enfim vi tb ,globos ou crculos numa formação estranha,e não entendi tb pois não estavam alinhados como supomos que vai ser o alinhamento galático.Enfim talvez a resposta seja esta que os seres que foram chamados de deuses,ou mesmo o ser que acham que é divino e que chamamos Jesus,seria um destes seres dimensionais e que retornarão agora à Terra com a abertura do Portal.Vejamos breve.Não costumo ver as coisas com olhar religioso,mas analiso os fatos com nosso momento atual e informações que hoje temos a disposição.

chicobiblia disse...

O autor do artigo procura corrigir os outros, mas apresenta citação apócrifa de Ellen White. Em lugar nenhum ela afirma que a segunda vinda de Jesus será por meio do suposto espaço aberto em Órion. Ellen White diz que a Nova Jerusalém descerá por esse espaço aberto. Não confunda a segunda vinda de Cristo com a descida da Nova Jerusalém no final do milênio!

E. C. O. Schulz disse...

Caro Chico Biblia,

pelo contexto da passagem, como pode conferir no livro, dá a entender, nas entrelinhas, que se trata da 2ª Vinda de Cristo ao invés da 3ª; talvez a Santa Cidade venha junto, mas que não desça até a Terra como será após o milênio; pois também diz que seriamos arrebatados pelos anjos.

Não faz muito sentindo, pois diz que veríamos este evento, a partir da Terra destruída, e junto aos sinais no céu (abalo do sol, lua, estrelas). Não faz sentindo, uma vez que só faria sentindo ser no final do Milênio, se a pessoa que estiver vendo esta cena, está na Terra, ou seja, alguem que não foi salvo, um impio que ressuscitou para a condenação final.

"A atmosfera abriu-se e recuou; pudemos então olhar"
Esse verbo 'pudemos' dá a entender uma conotação dirigida aos salvos, ou aos 'candidatos da salvação' (vamos dizer assim) [público alvo da mensagem do livro]; ou seja, teoricamente, aos que seriam salvos; no qual, ela (Ellen White) também se inclui: "pudemos". Ou seja, dá a entender que seriam os justos aqui na Terra que contemplariam esta cena. E no contexto, no paragrafo anterior (não citado), ele diz que é uma visão que teve em 16 de dezembro de 1848, falando sobre o que queria dizer em Mateus, Marcos e Lucas concernentes ao abalo das potestades do céu e da Terra; quais, na Bíblia se referem, como sinais da 2ª Vinda de Cristo.


Logo, não vejo nenhum indicador no contexto que se trata da 3ª Vinda, após o Milênio; mas que dá a entender se tratar da Volta de Jesus.

Anônimo disse...

Toda essa confusão nos comentários está fundamentada numa pergunta de um pressuposto errado: "Jesus voltará por Órion?", e a resposta é NÃO.

A irmã White diz claramente que "a cidade Santa descerá por ali", e não que Jesus voltará por ali! Ou seja, é só após o milênio que POSSIVELMENTE "passaremos" por Órion, e não no segundo advento de Jesus.

A propósito, há oxigênio em Órion:

http://www.criacionismo.com.br/2011/08/astronomos-descobrem-moleculas-de.html

E há um buraco em Órion que os cientistas não conseguem explicar:

http://www.criacionismo.com.br/2010/05/buraco-em-orion-intriga-cientistas.html

[Leia os artigos. Foram publicados em sites conhecidos, não são sem credibilidade.]

Jarson Araújo

Anônimo disse...

Evandro, parabéns pela pesquisa, pelo zelo com a mensagem da igreja - que acaba sendo ridicularizada por causa de falsas interpretações - e principalmente pela sua paciência... meu Deus, é triste ver como a maioria dos cristão prefere repetir que simplesmente pensar.
Luciana

Anônimo disse...

Você Evandro não entende nada de profecia, e muito menos da Bíblia, se você não sabe as coisas de Deus, por que não pergunta para quem sabe, não fique dando sua própria opinião daquilo, que voce não acredita, e nem domina. Fica uma pergunta para você responder, se tudo isso não tem nada haver, então por que está escrito na Bíblia? Aonde Jesus passou quando foi subindo para o céu? Por onde Ele virá? E quando Ele voltará? Se você não conhece Ellen White, então não fale besteiras.

Anônimo disse...

Bobandro, parece que você quer dar um de esperto, mas é igualzinho aos ateus, que dizem não crer em Deus, porque não veêm, mas quando estão na beira da morte, ou sofrimento terrível, pedem clamam a Deus auxílio. Seja mais inteligente, e fale a Bíblia de cór como J.N.Andrews, não fique criticando se você não é um arqueologista, oceanógrafo, ou um astrônomo. Vê se cresce mais, e não fique publicando asneiras. Eu sou católico com muito orgulho, estudei profundamente a Bíblia e astronomia, e cheguei a conclusão, que os Adventistas estão corretos. Mas não fico criticando, nem atacando a religião de ninguém. Vai plantar batatas. e vê se lê o Livro "O Grande Conflito" completo. à luz da Bíblia, depois então dê sua opinião, com provas na Bíblia, caso contrário não valerá nada a sua opiniãozinha de provocador.

Anônimo disse...

Está mais do que comprovado que Ellen White é uma falsa profetiza.

Os pastores adventistas tem um pacto com a IASD de defendê-la até o fim para continuar a vender os livros dela para os incautos ,..e principalmente para " aqueles que gostam da mentira e a praticam".

Também se admitirem que ela é falsa prifetiza, " IASD fali( vai à falência)

Apc. 22: 15

amazonia disse...

FABILSON-PA - 31/08/2011 10h02 - Atualizado em 31/08/2011 10h02
Com ajuda do Hubble, astrônomos 'filmam' jatos de estrelas jovens
Trabalho contou com 14 anos de imagens feitas pelo telescópio espacial.
Cientistas querem compreender melhor os lançamentos de matéria. FONTE: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/08/com-ajuda-do-hubble-astronomos-filmam-jatos-de-estrelas-jovens.html( JÁ QUE VOCÊ DIZ QUE ELLEN WHITE ESTÁ EQUIVOCADA ENTÃO POR QUE OS CIENTISTAS NÃO PARAM DE ESTUDAR TAL CONSTELAÇÃO?)
Textos bíblicos:
"Procurai o que faz o Sete-estrelo e o Órion, E torna a sombra da noite em manhã, E escurece o dia como a noite." Amós 5:8.

Ou poderás tu ajuntar as cadeias do Sete-estrelo Ou soltar os atilhos do Órion? Ou produzir as constelações a seu tempoE guiar a Ursa com seus filhos?" Jó 38:31 e 32.

O que fez a Ursa, o Órion, e o Sete-estrelo, e as recâmaras do sul. Jó ,9.9

amazonia disse...

Quer aprender mais sobre o assunto, veja: no you tube - com o professor do unasp - professor Rodrigo silva ;livro Os Mistérios de Órion (cpb) que o autor Yuri Mendes, veja também eventos finais e o grande conflito -ambos da profetiza ellen white; e veja o blog também http://www.adventismohoje.com/

Jessé Moraes disse...

Caro Evandro, você não utilizou nenhum artigo científico, nenhuma fonte em seus comentários. Muita coisa concordo, pois não está nada provado a respeito dessa luz vindo desse suposto buraco negro, mas você expressou uma opinião totalmente leiga a respeito do assunto, pesquise mais antes de publicar algo assim. A Igreja Adventista se baseia em documentos da NASA.GOV para supor de que aquela luz seja os preparativos da vinda de Jesus a esta Terra, mas como você bem falou, muitos adventistas mesmo não utilizam fontes científicas e acabam sendo sensacionalistas dando opiniões sem embasamento científico, assim como você acabou de fazer. Um Abraço e eu sou daqueles que acredita em ciência e religião uma complementando a outra, e não sou cego só por religião ou ciência. Pesquise e reelabore esse artigo.

CARLOS. disse...

QUALQUER DUVIDA SOBRE O ASSUNTO "ORION" ENCONTRARÃO RESPOSTAS AQUI
http://astronomiaereligiao.blogspot.com.br/search?q=orion

Unknown disse...

Sou adventista e li atentamente todos os comentarios, fico decepcionado com tamanha agrecividade de pessoas que dizem ter fé em Cristo Jesus, pois se virmos um irmão em erro não e nossa obrigação mostrar-lhes o Cristo verdadeiro?.
Não posso dizer que isso ou aquilo e certo, mas posso dizer que precisamos mudar nosso modo de pregar, o amor pode trazer pessoas a Deus, mas se discutimos tão agrecivamente como demonstrar amor ao proximo, acho que temos que dialogar sobre tudo, buscar conhecimento, isso não e errado, mas percebo irmãos sendo intransigente so porque pessoas não agreditão na irmã EGW, A Paz do Senhor Jesus esteja com vcs.
Feliz Sabado a todos.

Unknown disse...

REcentimente li sobre esse assunto e mesmo sendo adventista tenho que reconhecer que a irmão egw estava errada ao falar de orion, mas se isto parece diferente dos que creem os nossos irmãos, busquem conhecimento na palavra de Deus e em escritos da propria EGW, ela mesmo corrige susas palavras, porque falar sem conheceimento, pq ser agrecivo.
A paz do Senhor esteja com vcs.

Anônimo disse...

Evandro vc esta mas por fora q arco de barril ....

B. H. Agostinho disse...

Evandro, bons argumentos. Mas pensando bem são desnecessários, pois não devemos nos ater a esse assunto quando temos tantas outras coisas importantes para nos preocupar em nossa vida espiritual. Vejo também que nem se quer colocou sobre o Buraco Branco aqui. Mas olha. Será totalmente bem vinda um assunto que leve a edificação e não a dissensão. Embora este não tenha sido um comentário tão polêmico assim. Quando penso nessa passagem de Ellen White, eu imagino um buraco se abrindo na direção de Orion, como um buraco branco. Mas a beleza de tudo isso não está em como ou onde, e sim no evento em si. E é nisso que devemos nos concentrar. Abração mano.

Anônimo disse...

A minha opinião é que só quem sabe a hora, data, por onde Jesus vai voltar é só ele mesmo e mais ninguém!!!

Unknown disse...

MEU amigo ñ c prenda nesta coisa só creia q ELE virá e td oq DEUS disse aconteceu e acontece ELLEN foi sim uma profeta de DEUS e c eu fosse vc pensaria 2,3,4 muitas vezes antes de falar dela pois,muitas das revelaçõe q ela teve hoje a medicina e a ciencia concorda por tanto saiba q sempre alguem vai questiona,assim como questionarão CRISTO ,mas nossa função com cristãos deve ser PREGAR O EVANGELHO a todo mundo levar ESPERANÇA da VOLTA DE CRISTO,está deve ser nossa missão e ñ ficar descultindo quem tem aVERDADE ou ñ!!!abraço e tenha uma boa semna

Jean Carlos disse...

Amigo, ja li mt coisa antes d conhecer o artigo a sra EWG. Fato é q mts culturas, como a dos egipicios, ja criam q o seu deus voltaria p orion, as proprias piramides apontam p as 3 estreladscentrais desta constelacao. A pergunta q faco é: quem o ensinou q Jesus abriria orion aos nossos olhos? $eja o qq for, e bom esquecermos o criticismo e focarmos nossa busca p sabedoria da volta de Jesus. Nomes nao importam. Vamos ter fe.

Anônimo disse...

E se por um acaso, viesse seres daquela constelação, Órion, revelar as coisas que estão para acontecer?! O que você faria??
Acredito na Helen White, mesmo não sendo adventista...acho que a visão da época dela e hodierna. Entretanto, acredito que Jesus irá se apresentar de uma outra forma...Deus é um ser concreto e outros mundos virão até nós!

Anônimo disse...

Existe alguma base bíblica pra dizer que a Constelação de Orion é a morada de Deus? Aguardo respostas

E. C. O. Schulz disse...

Olá Anonimo.

Negativo. Ista ideia de que a Constelação de Órion é a morada de Deus não tem base bíblica.

Unknown disse...

Tem base bíblica sim. Deus gosta de ser chamado como? Deus de Abraão, Isaac e Jacó! Pois bem , estes três foram os maiores profetas que já existiram antes de Moiseis, certo? Pois bem, Jacó teve um sonho/visão da casa de Deus onde anjos subiam e desciam por uma "escada", e chamou de betel, que é betelgeuse uma das estrelas de orion! E ele também disse que eu sou o alfa e o ômega, o princípio e o fim, alfa e ômega são as duas estrelas de orion! Vão estudar mais as escrituras antes de dar esses "belos testemunhos"! Shalom! Tay (uma das sete estrelas ) me sigam em sinais do céu ! Beijos luz

E. C. O. Schulz disse...

Obrigado pelo comentário. Espero poder complementar um pouco.

- Betel. Era o nome de uma cidade/região aqui na Terra, e não uma 'estrela'. E deve-se entender que a visão da escada foi simbólica. E não relaciona que em Betel é onde Deus mora (ainda mais que tal é uma 'estrela').

- alfa e omega não são o nome de estrelas da Constelação de Orion (Veja o nome das estrelas aqui http://www.apolo11.com/display.php?imagem=imagens/etc/constelacao_orion_jul2009_big.jpg);

- alfa e omega são o nome da primeira e da ultima letra do alfabeto grego (Veja aqui o alfabeto grego: http://www.culturamix.com/wp-content/gallery/alfabeto-2/9d402eccd6033829078c15e311d65966.jpg). No texto que diz que Deus é o alfa e omega, tem o valor simbólico de que Ele é o inicio e o fim, de que todas as demais coisas (letras do alfabeto) está contido nele - isso era uma expressão no mundo grego.

Muito obrigado pela colaboração.

Unknown disse...

Senhor Evandro Costa de Oliveira. Li seu comunicado e achei um pouco fora de linha. Não vejo que os pastores ao pregarem tal tema esteja pregando falsas doutrinas, como também não vejo levando pessoas à perdição. Diferente do seu post. O seu post causa dúvida àqueles que estão iniciando na caminhada cristã. Sempre que ouço algo que eu não concordo, busco conhecê o assunto melhor e quando possível falar com o responsável e quando não é possível fico para mim, justamente pra não causar contendas.

Por ser uma profecia ela vai se cumprir, compreendamos ou não.

Anônimo disse...

Respeito a crença dos participantes desse post.
Contudo nao existe na biblia ensino relacionado a Orion e a volta de Cristo.