24 fevereiro 2008

RCP - Ressurreição Cárdio Pulmonar

Hoje passei o dia com mais alguns lideres de Desbravadores na SAMU num curso especial de treinamento em Atendimentos Pré-Hospitalar (conhecido também como Primeiros Socorros). E fiquei surpreso com algumas coisas, principalmente quanto ao RCP, que na prática é: A massagem cardíaca e a respiração artificial.

Quando usar?
Quando um paciente sofre uma parada cárdio-respiratória, como num IAM (Infarto Agudo do Miocárdio), numa parada cardíaca, num caso de afogamento e quase-afogamento; ou até mesmo devido há um forte traumo no sistema nervoso que impede até mesmo atividades involuntários como a cardíaca e/ou respiratória pararem. ATÉ que se chegue um atendimento profissional com equipamento de ressurreição - desfilibrador.

Esse procedimento deve ser executado sem exitar! Você não deve pensar 2x antes de iniciá-lo. E SOMENTE parar quando o atendimento chegar, como a SAMU, bombeiros, alguem especializado como um enfermeiro ou mesmo um médico. CADA SEGUNDO é precioso e você não deve parar. Nem que seja por 40min, 1 hora ou mais! Já houve caso de crianças que sobreviveram graças a insistencia por 1h e meia!

No que o RCP ajuda?
Quando uma pessoa tem uma parada cardiaca e/ou respiratória, naturalmente o sistema nervoso, especialmente o cérebro para de receber oxigênio. Assim como outras parte do corpo. Além diso, o sangue fica estacionado nas artérias, veias, capilares sanguineos, com substancias nocivas o que rapidamente trazem muito prejuízo ao corpo. Em 15min, sem oxigenação e muitos dos seus tecidos começam a morrer. Mas o problema maior é o Sistema Nervoso, o Cérebro, 3, 5 minutos, e a pessoa provavelmente já fica incosciente, desmaia; 7min. já há risco de muitas lesões graves, e além disso, provavelmente morte.

Normalmente a parada demora um pouco para ocorrer, a pessoa começa a sentir dores para então ter a parada, e nisso ela praticamente fica incosciente instantaneamente. É tão grave isso, que há uma estatística espantosa!!!


Ou seja, se você não prestar o RCP em alguem com uma parada. Em 7min. simplemeste será um milagre se ela sobreviver. Detalhe, quando você encontra um paciente e você não presenciou o momento em que ele teve a parada, não se sabe quanto tempo já se passou, por isso, inicie imediatamente. Detalhe, em muitos lugares é difícil a SAMU chegar em menos de 7 minutos! E mesmo assim, se ele chegar após 5 minutos, a chance de sobrevivência dele será mínima.

Já com a administração do RCP as chances aumentam e duram muito mais. A vítima pode estar inconsciente a mais de 20 minutos e ainda com boas chances de sobrevivência. Quando o resgate chegar.

Em fim, a vida da pessoa está nas suas mãos.
Não exite, mesmo se for desconhecido.
Não espere ajuda, você é a ajuda.
Você é o salvador ou o executor.
A sua negligência pode resultar em morte.
A sua atitude resulta numa chance de vida.



Procedimento

Não explicarei todos os passos, principalmente o prático, para isso creio que você deveria fazer simulações e cursos práticos. Procure médicos, a Cruz Vermelha, instituições que tratam com isso, a SAMU, os desbravadores, bombeiros... e certamente eles te ensinaram ou te indicaram.


PRIMEIRO PASSO

Certamente a pessoa estará inconsciente, se ela demonstrar qualquer ato ou atitude de consciência, como tossir, sentir dor, falar, olhar para você... tudo bem.. menos mal. Então chegue na pessoa, dê "AQUELE" cotucão no peito dele, 3x, dizendo: "Senhor... Senhor... tudo bem?" Com uma voz alta, determinada e clara.


SEGUNDO PASSO

A pessoa não respondendo. Verifique se não há nada obstruindo as vias áreas dele, como a na boca, se houver, retire. E verifique se ele está respirando, aproximando o ouvido das narinas e boca e olhando para o tórax observando se há movimento. Se não houver, verifique se há pulso na carótida, que fica ao lado da tráquea em direção a nuca, e também há outros pontos de pulso que se pode verificar. (ISSO DEVE SER FEITO RÁPIDO)


TERCEIRO PASSO

Bem, o paciente teve uma parada cárdio-respiratória, simplesmente irá parecer ser um morto. Contudo não o encare como se estivesse morto. Mas alguem com chance de vida e que tudo depende da sua ação.
Ligue imediatamente para SAMU - 192 - pedindo socorro, informando o local, a estatura do paciente e o seu diagnóstico. Se possível, peça para alguem próximo fazer isso. E imediatamente comece o RCP.


QUARTO PASSO

Faça a respiração boca-a-boca, soprando o ar - é preciso aprender a técnica correta para isso (você não está enchendo uma bexiga) - 2x, em 2 segundos!
Imediatamente inicie a massagem cardiaca, numa frequencia de aproximadamente 100 para 1minuto. Faça 30, então mais 2 respirada. Então mais 30 massagens... e assim vai.

É a fórmula: 30 por 2

Repita 5 vezes o procedimento. E verifique se há pulso (mas rápido). A massagem não deve parar. O sangue deve continuar em movimento, sua inércia não deve parar. Pois se parar. Você precisará mais uns 15 segundos de massagem para ele voltar a circular.
E continue num ritmo frenético ATÉ QUE CHEGUE O SOCORRO! Isso é: o pessoal com um desfilibrador.



Observações:
  1. Por favor, é imprescindível que se tenha o conhecimento adequado de como fazer a massagem cardíaca e a respiração.
  2. A massagem cansa, como se você estivesse fazendo flexões. Por isso, consiga algum parceiro, alguem para revezar. Contudo se não conseguir, massageie, e ore a Deus para que lhe de forças até que chegue o resgate. É simples, se você desistir, ela, provavelmente, morrerá.
  3. Não inicie o RCP antes de ligar, de pedir socorro. Pois depois você não pode parar para fazer isso. E se o socorro não chegar, a pessoa VAI morrer.
  4. O procedimento é diferente para crianças lactentes.

É isso aí gente. Vamos salvar vidas.

0 comentários: