08 abril 2006

Grandes Frases de Matemáticos

Lá estava eu estudando o Stewart (livro de Calculo), e na introdução me deparei com umas frases muito boas...

"Há uma diferença entre ler um texto de cálculo e uma jornal ou um romance, ou até mesmo um livro de física. Assim, não desanime se você tiver de ler uma passagem mais de uma vez para poder entendê-lo. VocÊ deve ter lápis, papel e uma calculadora à mão para esboçar um diagrama ou fazer um cáculo."

"O cálculo - muito justamente - é considerado um dos maiores feitos do intelecto humano. Espero que você descubra que ele não é somente útil, mas também intrinsecanmente belo."

James Stewart. Cálculo I, 4- ed. - Prefácio, Ao Estudante, pág. xi


Incrível! Não? Porém a última frase é um tanto questionável o termo "intelecto humano". Será que foi tal mesmo que proveio tal? Eu acredito que não foi do intelecto humano. Mas sim, da sabedoria de Deus pois Ele é a fonte de toda ciência e sabedoria. E um monte de homens que "receberam" tal ciência de Deus fizeram o Calculo. Porém, já têm alguns se "achando". Quanta vaidade! Quanto egoismo! Quanto antropocentrismo! ...


Semana passada estava estudando GA (Geom. Analit.) e teve uma no livro do Boulos que me fez até rir enquanto lia aquele assunto tão chato.

"Provavelmente, você vai achar muito estranho o objetivo deste capítulo: queremos "orientar o espaço". À primeira vista, não há nada de intuitivo nessa idéia, mas antes que você pense que se trata de "loucura de matemáticos", vamos fazer algumas analogias."

Geometria Analítica. Boulos & Camargo. Pág. 77


E no fim realmente, é muita doidera chata e chata, porém muito prática!!! aiaiai (quanta nomenclatura estranha). Mas fala é engraçado... "antes que você pense que se trata de ...."

1 comentários:

Anônimo disse...

Cê acha que o Brasil tem condição de desenvolver a própria tecnologia p/ tv digital? Mesmo que tivesse, acho que não é a prioridade ^^