27 agosto 2012

Canal do Otário: Compra de Carros Populares

Discordo um pouco desse vídeo no sentindo de se sujeitar a baixaria para fazer uma revolta e/ou crítica a uma injustiça. No meu ver é recorrer ao injusto para condenar o injusto. Pois logo, entramos num dilema: Quem merece a injustiça?

Pois bem, é um vídeo muito ilustrativo e didático, dando como exemplo o VW Gol 1.0, do assalto que é ao bolso do consumidor comprar um carro desse tipo. Que na verdade afeta toda a cadeia, o sistema. A grande questão é, um automóvel custa MUITO caro no Brasil. Por que? Porque é um dos principais meios pelo qual os ricos se enriquecem e roubam o dinheiro da população, e com a ajuda do Governo para isso.

Mais profundo que o vídeo apresenta, um dos grandes problemas da questão é: Lei do Mercado. Quando pensamos no mercado, é bem lógico o pensamento, suponha que você gastou 10 reais para montar um produto. E vende por 10 mil reais. Se um monte de pessoas compra, e ainda há um monopólia que a única opção das pessoas seja comprar, por que então você então diminuiria para 20 reais, e apenas ter 100% de lucro? É óbvio que não, ainda mais partindo da premissa de que não são honestos, ou pessoas buscando um preço justo e o melhor para o próximo e o todo. Pois, quando se pensa nisso em larga escala, os maleficios dessa ULTRA-CONCENTRAÇÃO DE PODER é imenso.

Qual seria o único modo de mudar isso? Simples: PARE DE COMPRAR CARRO ZEROS. Ou peça que barateiam pelo menos uns 40% (o que é pouco). E se isso crescer no Brasil, de modo que o número dos que compram começam a diminuir o lucro dessas montadoras e concessionárias; então eles iriam naturalmente diminuir o valor.



0 comentários: