18 agosto 2012

A Igreja está morta?

Compartilho meu pensamento quanto a um recente questionamento no forum Adventista no Orkut:

A igreja está morta?

Aqui é bom pensar no que significa, em primeiro lugar, igreja. Igreja é o povo de Deus. Alguns estão adormecidos e irão despertar; outros estavam vivos e morreram na fé; e outros, mesmo que talvez poucos, estão mais vivos do que nunca na fé.

O povo de de Deus, a Igreja de Deus, está distribuida pelo mundo, em diversas religiões, sendo a Adventista uma delas. Até entre os ateus há alguém da igreja de Deus, que nem sabe.

Mas se formos voltar o pensamento ao passado, os próprios discipulos interrogaram a Jesus perguntando porque tão poucos aceitam, há tanto trabalho a fazer mas há tão poucos trabalhadores. Poderíamos dizer naquela época, a Igreja Judia está morta? E qual foi a resposta do Mestre? Ele disse, que muitos são chamados mas poucos aceitam. Pois estreito é o caminho que leva para vida a eterna e poucos entrarão por ali, mas largo é o caminho que leva para a morte e, infelizmente, é o escolhido pela maioria.

Está regra de proporção baixissima dos vivos na fé, se segue para todas as religiões, e tempos, em todo lugar do mundo e História. Inclusive hoje na IASD. Infelizmente, há lugares que há proporção de mortos é ainda pior, como no caso de alguns lugares na Europa, há estimativas de que em muitas cidades e até mesmo países, se há a ultima geração de cristãos.

Agora se formos pensar na Igreja como uma Instituição. Ela já entrou na sua fase mais 'empresarial' como qualquer outra instituição seja religiosa, financeira, politica... que se torna mais estavel, e tem um indice de crescimento bem pequeno comparado ao mais exponencial em seu inicio, quase que convergente para uma assindonta horizontal (matematicamente falando); e com isto pode também cair, é a tendencia hoje e do futuro: perder essa força de crescimento e cair.

Por isso, temos que pensar não na instituição, mas em cada individuo dentro desta igreja. Temos que procurar esquentá-la, tacar Fogo na Laodicéia (Apoc.3). Mas para isso, para podemos tacar fogo nos nossos amigos e companheiros e esquentar outros, primeiro precisamos esquentar nós mesmos com o calor do amor de Deus.

Lembrando que o calor de uma igreja não são os fogos de artificios, o quão alto é uma música, o quão popularesco seus eventos, o quão emotivos e lotados, seus cultos. Como certa vez EllenG.White colocou: os cultos de oração, os mais humildes, singelos e simples, estes sim, são o TERMOMETRO da igreja. Pois a verdadeiro religião não se consiste nos atrativos, mas no impeto do individuo quando não há atrativos. A verdadeira religião não se mede na fortuna dos bolsos, no tamanho e decoração do templo, da beleza exterior dos membros, nas suas roupas, frisado de cabelos, nivel intelectual, diploma acadêmico, ou emprego... mas SIM, o quão o individuo possui do caráter de Jesus Cristo. Este deve ser a verdadeira beleza de cada um, o verdadeiro atrativo: o caráter de Cristo Jesus revelado na vida, nos pensamentos, nos atos, no coração; e não em quão agitada e cheia pode parecer uma congregação.

1 comentários:

Anônimo disse...

A igreja é lar de cada um onde deveria existir paz e amor. A igreja deveria começar aí, cada um com a sua família e estender essa paz e amor para fora. Para todos os nossos irmãos de caminhada.
Penso que a igreja católica está em declínio devido a não ter respostas para muitas perguntas e por não saber outras, inventa.
A maioria dos católicos é idosa, outros dizem que o são mas não praticam, logo não o são! Além de tudo baseia-se em actos exteriores, tais como, procissões, velas, altares adornados, imagens de pedras e orações feitas além daquela que Jesus nos ensinou(Pai Nosso). Deveria ela dar o exemplo de Jesus em constantes práticas de caridade e amor sem esses "doentios" actos exteriores. Certas igrejas tornaram-se em autênticas empresas, mais interessadas nos lucros do que em seguir Jesus e doutrinar seus irmãos de caminhada.
Jesus ensinava com amor, principalmente na rua, ao povo e convivia com irmãos ainda mais difíceis para lhes chamar a razão e dar exemplos ao povo de que não devemos fazer diferenças,não julgando.
Por fim, não sendo tudo, ela não admite o espírito imortal ,que temos alma e que ela após a morte sobrevive ao corpo material, apesar na bíblia se encontrar muitas evidências sobre esse facto.
Que a paz do nosso Pai esteja com todos nós.
Assim seja!