22 dezembro 2006

Êxodo Comprovado!!! - Tremam ateus!

31 comentários
Ual! Quase que fico sem fôlego após assistir um documentário que passou ontem a noite na HBO2. Trata-se do "O Êxodo Decodificado" (The Exodus Decoded), dirigido por Sincha Jacobovici, produzido por James Cameron. - Confira no site http://www.hbo-br.tv/sinopsis.asp?ser=&prog=ALI091834 Site official: http://theexodusdecoded.com/index1.jsp

A grosso modo o documentário simplesmente PROVA, PROVA E PROVA, que a história relatada no Exôdo é puramente verdade. Desde Jacó; o José que se tornou governador do Egito; A chegada do povo Hebreu ao Egito, sua escravidão; o Moisés que o libertou; o Faraó que foi seu irmão. E mais. Não para só ai não, prova que ACONTECERAM as 10 pragas, exatamente como descrito nas Escrituras Sagradas. Mais, prova também que o Mar Vermelho se abriu e eles atravessaram, e que depois veio uma grande onda e acabou com o exército do faraó. E mais, as provas do caminho que eles fizeram. As pedras que possuem água. E até mesmo encontraram o Monte Sinai.
O documentário é um prato cheio para os cristãos, e para quem gosta de arqueologia e geologia. A filmagem, produção, os efeitos especiais são EXCELENTES, coisa de altíssimo padrão (aliás, creio que foi o melhor documentário que já vi). É filmado as pessoas, os lugares, os objetos, os escritos, até a proibida cidade de Avaris.


Eles começam provando que os hebreus foram até o lugar, que vieram do leste. E acharam muitos objetos arqueológicos comprovando isso - e o documentário os mostram e os explicam claramente. (o mais interessante é que o documentário não diz assim: "eu tenho razão", mas sim: "Está vendo, eu estou mostrando; se você vai aceitar ou não, você decide."). Após mostram, sobre José, seu pai (Jacó). Algmas questões da data. Mas tipo, não é bla bla bla. Eles mostram os artefatos, e simplesmente os explicam etc. Com diversos, cientistas, arqueólogos, pesquisadores, teólogos comentando.

Depois, mostram provas de que este povo foi libertado por Moisés. Acharam papiros egipsios que descrevem toda a história, exatamente como diz a Biblia.

Então começa a entrar as partes mais interessantes. Vem a questão da erupção do vulcão Santorine, e ele foi o que provocou todas as pragas, na exata ocorrência descrita pela a Bíblia. (e mais, algo semelhante aconteceu alguns anos atrás, em Camarões ou Marrocos (não me recordo) - eles mostram as filmagens.) E então eles acham um papiro egipsio comprovando as pragas que todas elas aconteceram, inclusive a décima praga, e que apenas os primogenitos egipsios foram os que morreram. E com as escavações, encontraram provas das pragas, provas físicas, materiais, quase como se fossem uma fotografia.

O interessante é mostrando como que as pragas ocorreram. Porque o mar ficou vermelho, e mais surpreende com uma explicação totalmente cientifica. Tudo a ver com a vulcão Santorine. Nossa! Eles explicam mais do que claramente, ainda mais que eles detalharam nos movies feito em computador mostrando detalhadamente, e totalmente didático; e comparando com o que aconteceu rescentemente. E o mais incrível, tudo ocorre na sequencia de fatos descrito na Biblia, na ordem das pragas. É uma precisão perfeita. Diria ser a famosa precisão infinita (os números irracionais), matematicamente falando, como os números: pi, e, aureo...

O mais intrigante é a última praga. Não há uma explicação ainda totalmente segura. Porém, eles demonstraram uma que é totalmente plausível. Que o gás foi liberado das falhas geológicas, e fora afixiando as pessoas. E os primogenitos egipsios, eles dormiam nas partes mais baixas. E isso explica bem porque eles morreram; mas não explica porque os hebreus não sofreram NADA, NEHUM POUCO, nem com as outras pragas. E também acharam provas que o filho do Faraó morreu jovem.

Depois mostram um hierógrifo que conta todo o exodo na visão do Faraó. E até ensinam um pouco a lê-lo, o significado dos símbolos. E diz lá, que o mar vermelho se abriu em dois, e que depois se fechou com suas tropas. E mais, diz a localização EXATA de onde aquilo aconteceu. Então vão até o local (claro, sempre filmando tudo), e mostram que o lugar na verdade é um lago, o Yam Suf (onde tem até um significado o nome, se não me engano é "Onde Deus tragou tudo"). Mas o local era um ponto onde as águas salgadas do Mar Vermelho se encontravam com as do lago - por isso a indistinção. E então, o que acharam nas suas profundesas? Espadas, armas, artigos egipsios e hebreus. E mais, até explicam como foi que ele se abriu em dois, e formou uma porção seca, suficiente para os milhares de hebreus passarem. (até mesmo, a provavel coluna de fogo). E o mais interessante, tudo tem a ver com o vulcão. E depois, que veio uma Tsunami (resultado também do vulcão). [Tudo é claramente explicado.] E nesse momento os hebreus já estavam num ponto mais alto.

Ok. Mas então, eles descobrem algumas coisas incriveis. Descobriram, que alguns dos hebreus, foram para a Grécia (encontraram um monte de coisas lá na Grécia - mostram). E mais, descobriram, que na mesma época em que os hebreus eram escravos, alguns gregos habitavam em meio aos egipsios porém de forma comercial. (é incrivel os lugares que descobriram na Grécia, como por exemplo, uma pirâmide.) E então mostram um incrivel mapa desenhado pelos gregos, que contam o êxodo. E mais, tipo uma história esculpida em desenhos pelos gregos, que relatam especialmente da abertura do mar vermelho, Moisés sendo perseguido, e aquele que o perseguia sendo tragado pelas águas e Moisés sendo livre.

Então, depois partem para o tempo que vagaram no deserto. E traçam as rotas possíveis, e com evidências, mostram qual fora a rota, na verdade há 2 possíveis, que vão exatamente pelo meio, e são meio que paralelas, e provavelmente as duas foram uma única rota. E então, mostram como foram todas as pesquisias, as evidências, os raciocinios etc. Que levaram a encontrarem o Monte Sinai, que tem aproximadamente 200m de altura e uma espécie de alditório natural. E o mais incrivel, em volta desse monte, uma enorme planicie suficiente para abrigar o povo, poço de água e um monte de altares. E claro, conseguiram filmar o lugar - apesar de ser uma area militar e que não podiam (devem ter pagado uma muta por isso). Ah! até lêem os 10 mandamentos , inclusive o sábado.

Depois partem para o santuário. E simplesmente encontram, na Grécia, a prova que o santuário existiu. Acharam miniaturas dele. E escritos gregos dizendo que foi o pessoal da tribo de Dã quem os fez (conforme diz as Escrituras).
É surpreendente. Você tem que assistir, é realmente IMPERDÍVEl. E mais, algo que você não assistirá na Globo. Fiquei até surpreso que algo assim, do tipo que prova algo a favor de Deus, tenha sido passado na mídia. - Próxima exibição: HBO, Quarta, 27/12/2006, 19:15 e na HBO2, às 22:15.
E por fim, eles encerram com uma reflexão. Não lembro exatamente as palavras mas é mais ou menos assim:
"Todas essas coincidências exatas, dito pela Biblia, comprovada pela ciência, arqueologia e geologia; e que tudo ocorreu em perfeita sincronia. Foi puramente obra do acaso da Natureza? Ou foi Deus que interveio para que tudo acontecesse exatamente como foi, o exato momento da erupção, que protegeu seu povo das pragas, e a sincronia perfeita do que aconteceu na travessia do mar vermelho?"
E eles até cotucam um pouco os ateus e céticos, dizendo +ou- assim: "Tudo que eles podem fazer é fechar os olhos e não acreditar as evidências. Pois tais implicam a existência de Deus."



Nota: Tudo isto fortaleceu ainda mais a minha fé. Mostra como Deus possui uma sabedoria infinita e que conhece o futuro, e fez com que tudo ocorresse em sincronia tanto no tempo como no espaço. Me lembra também a questão do Designe Inteligente. E a famosa analogia: "É como olhar para um relógio; é dificil acreditar que se as peças existissem, elas seriam devidamente colocadas apenas pelo acaso da natureza e resultaria num relógio. O mais provavél é que um ser inteligente montou-o, e colocou as peças no lugar."

Também recordo-me do Espirito de Profecia, quando a irmã Ellen White, a mais de 100 anos atrás, já dizia que conforme aproximasse-nos da volta de Jesus, muitas evidências surgiriam comprovando a verassidade da Bíblia, do dilúvio entre outros.

Isso que muitos dos principais lugares da história biblica, como Jerusalem, hoje são grandes cidades e é muito embaçado eles escavarem tais lugares. Pois certamente há coisas incríveis para serem descobertas ali.

20 dezembro 2006

Celebrai a Jesus Cristo

0 comentários
No dia 25 de dezembro celebrasse uma data no mundo todo. Porém, é importante saber "o que celebrar" e "como celebrar".

Alguns associam essa data como se Jesus tivesse nascido em tal dia. Porém a Bíblia não revela o dia de seu nascimento, porém com algumas pistas deixadas por ela, percebe-se que Jesus deve ter nascido entre junho, julho, agosto, por aí.
Na verdade, essa data veio dos pagãos. É um dia que veneram o nascimento do deus sol, algo assim. Da mesma forma como no domingo celebram o dia do deus sol. Bem, mas a Igreja Católica associou o dia com o "presépio". Mas o que é isso? Na realidade, não se trata, especialmente, o nascimento de Jesus, mas sim "a manjedoura"; então, é um dia que tem por tema especial, a humildade, consequentemente, a solidariedade.
Também teve aquela do monge Noel, o qual dizem que ficava jogando brinquedos da janela para as crianças carantes na rua. E mais tarde, veio então a empresa Coca-cola com um marketing poderozo e lançou o "Papai Noé", associando o natal com "o Dia do Capitalismo". E como vivemos num mundo capitalista, as demais empresas, comércios, mídia aderiram a idéia do dia do capitalismo e lançou isso fortemente no mundo, a tal modo, que o dia perdeu totalmente aqueles ideais de "humildade e solidariedade", e sim passou a ser de "consumismo, embriagues, glutonaria, ambição..." (claro, Satanás tem seu dedo nisso). Porém, uma coisa acabou preservando-se, de certa forma as familias se unem.

Enfim, o que você fará desse natal?

Você pode fazer dele duas coisas: Ou um dia em que celebrara o nascimento do Salvador, refletindo na Sua vida e sacrificio que fez por você. Lembrando da humildade e solidariedade. Ou então, venerar o paganismo como o "dia do capitalismo".
Esta escolha muda tudo. Você celebrando o Salvador, se revestirá de uma proteção espiritual, seu dia passará a ser um culto de ação de graças. Lembrará da humildade, e se revestirá dela, se vestirá de forma simples, se revestirá da simplicidade, humildade. Ajudará os carentes, quem sabe não convidará alguns necessitados para comer em sua casa e passar o natal? Será um dia de ajudar os outros, presentear não com coisas supérfalas e e vãs, mas com o amor de Cristo, com um prato de comida ao faminto, um teto ao desabrigado, um banho ao imundo, roupas ao nú. E fará uma incrível diferença na vida deles, também.

Já, o que será do dia pagão? Certamente será aquele dia corrido para revestir de vaidade, roupas caras, churrascada. Correr no shopping para comprar o playsatation do filho, ou o tennis de 200 reais do amigo secreto. Provavelmente se reunirá com a familia, e ali se encherá de glutonaria, quando não, de bebidas. Falará muitas palavras vãs e que proclamem sua condenação. Aumentará o amor as coisas materiais, e semeara isto no coração das crianças. Esquecerá de Jesus. E o dia será vazio, não passará de mais um daqueles feriados onde se tem churrascada com a familia e os amigos, uma final de campeonato na TV. Só que dessa vez, é com uma arvore de plástico cheio de luzes, com um boneco de vermelho na sala. - Enfim, é mais um feriado como qualquer outro, apenas mais acentuado.
Neste dia, muitas pessoas sentem-se solitárias, às vezes dentro da própria família, porque seu pai está correndo atrás dos presentes, e a mãe não sai do banheiro se maquiando. Interessante, que no natal passado, se não me engano, li uma matéria que dizia que o Natal é a data que mais "suscita o suicidio", nas principais metrópoles do mundo, com destaque especial para Berlin, Londres, Nova Iorque, Los Angeles e Tokio.

Também tenho pensado nos ateus, evolucionistas, ... aqueles da religião "anti-Deus", como deve ser pobre este feriado. Talvez suas casas ganhem o premio de enfeite de natal do ano. Ou tenham aquela janta e almoço, mas e aí? Que diferença este dia fez? E no outro dia, logo a adrenalina e o efeito da droga do prazer passa, e vem aquela depressão, mas logo vem outro estimulante para não pensar nisso, "o reveion".

Meus amigos, celebrai a Jesus Cristo neste natal. A humildade e solidariedade. Façam esse dia realmente valer a pena, não por fim egoistas; mas porque a sua alma se encherá de regozijo por você ter ajudado muito as pessoas, ter manifestado seu amor e elas.

Se não conhece esse Jesus que tanto falam, na Bíblia Ele se apresenta a você. Apesar de muitos profetas do Velho Testamento ter pronunciado sua vinda, os livros de Marteus, Marcos, Lucas e João são os que mais falam dele (os evangelhos). Leia-os, certamente, se fizer isso, este dia será um dos dias mais incríveis, extraordinários e inexquecíveis da sua vida. Mudanças vão ocorrer na sua vida. Será um dia cheio, porém algo que nenhum alimento, bebida, música, sexo... podem fornecer. Como Jesus disse: "Eu lhe dou água viva, a qual nunca mais terá cede."

Experimente Jesus neste natal. Mesmo que você seja um cético, ateu, o que custa conhecê-lo? Uma coisa eu lhe garanto, mal não vai te fazer.


As Igrejas Adventistas do Sétimo dia, estarão fazendo cultos e programas especiais nesse natal, principalmente no sábado e no domingo. Confira a IASD mais próxima de você, e confira o que terá ali: www.advir.com.br
Na IASD Central de Santo André, na Rua Trav. Rodinelli, (perto do Shopping ABC, Pentagono e o Hotel Plaza Maior), neste sábado, às 10h estaremos fazendo um culto especial a Jesus, e o coral está ensaiando um mendley especial, e que cantaremos nesse dia. Você e sua família estão convidados.

A quem celebrará neste natal: Jesus ou o Sol?

14 dezembro 2006

O Espelho da Morte

2 comentários
Ontem, o programa do Discovery Channel, "Mythbusters - Os caçadores de Mito", apresentaram uma que certamente vai revirar muito os livros de História por todo o mundo.


O programa todo foi voltado para o "Espelho da Morte", uma arma feita por Arquimedes, a cerca de 300 a.C. na qual era um espelho parabólico, e este, capitava os raios solares do sol e incendiava as embarcações romanas.



Primeiro, o que é uma espelho parabólico?



Ao lado, uma figura representando uma parábola geral em laranja:
ponto rosa: Vértice

ponto vermelho: Foco
eixo x: diretriz
P: qualquer ponto da parábola.


A simples modo, uma parábola é isso, é uma curva orientada de tal modo que siga esta regra: Ela tem um FOCO, sendo, que se você trassar uma linha reta (verde), do foco, até a parábola o encontro será num ponto. E se trassar uma altura(azul) desde ponto com a diretriz; a distância da reta verde e da azul será a mesma. Bem, isto é uma parábola.

Uma das propriedades físicas das parábolas é que qualquer "raio de frequencia" (vamos assim dizer) que atinge qualquer ponto da parábola, ira refletir e ir para o foco ao mesmo tempo. Com isso, pode-se fazer isto usando a luz do sol, concentrando-a no foco (imagine o calor que seria). Usam muito isto nas antenas parabólicas, para receber sinais.



A HISTÓRIA



Existem muitas especulações sobre essa História, talvez tudo seja. Porém, gosto dessas duas versões:



A cidade costeira estava para ser atacada e ser tomada pelos romanos. Ao leste, atrás das montanhas, acampava um enorme exército romano o qual as tropas gregas não tinham qualquer chance. E também não podiam fugir pelo mar, pois por ali, vinham dezenas de caravelas romanas.

Então, Arquimedes teve uma idéia. Construiu um enorme espelho parabólico. E com este, os raios solares se concentravam em um ponto, e este ponto era o qual fazia pegar fogo nas embarcações romanas. E este ponto passou a ser chamado de "foco", que em grego, significa "fogo".




Alguns dizem que Arquimedes, reuniu milhares de soldados na praia, fez com que tais polissem muito bem seus escudos de bronze, e os organizou de tal modo que formasse um enorme espelho parabólico. (possível, mas vamos dizer, NADA prático). Outros dizem que ele teria construido um enorme espelho parabólico, como uma máquina mesmo. E assim, conseguiu destruir os navios.





..............


No Mythbusters, num outro episódio antigo eles já tinham realizado este mito, porém, deixou "muitas dúvidas" no ar. O site da Discovery recebeu muitos e-mails e comentários sobre isto, muitas pessoas dizendo que era possível. No programa de ontem, então, pessoas as quais "comuns" foram ao programa para tentar mostrar que é verdadeiro este mito. Destaque para uma equipe do MIT, um Dr. da NASA e dois engenheiros de Havard.

Ontem, provaram, que facilmente é possível conseguir fazer tal coisa, para objetos a pouca distância, como 2m. Daonde Arquimedes poderia ter tido a idéia. Depois, o problema maior, a longa distância. E mostraram que seria um tanto quanto impossível.


Condições que desfavorecem ao mito:
1. A cidade fica ao leste. Ou seja, eles só puderam fazer isso na periodo da manhã quando o sol é mais fraco.
2. As condições climáticas. Se o céu estivesse nublado, já era. Teria que estar aberto para fazer isto.
3. É muito dificil focalizar. COnforme a Terra se desloca em torno do sol e pela rotação. Tem que se ajustar o espelho da morte, para que o foco continue apontando no mesmo lugar no barco.

4. Os barcos estando parado já seria dificil. Quanto mais em movimento nas ocilações do mar.
5. Usar os soldados seria extratamente dificil mirar o foco. (Gastaria muitissimo tempo, e eles só tinham um pequeno periodo da manhã).
6. Estavam em guerra, e fazer tal tramóia, projetar e construir, demoraria muiiito tempo. E de acordo com os relatos, meio que sugere que a coisa foi da noite pro dia.
7. Existiam outros meios mais práticos, e talvez com melhores efeito. Por exemplo, poderiam ter no lugar de usar esculos polidos, flechas flamejantes. Ou mesmo, um escorpião (arma) carregando com flechas flamejantes.



Isto tudo, mais os desfavoráveis relatos históricos, levam a concluir que é mesmo um mito detonado. Porém, ficam ainda aquelas perguntas:

- Arquimedes não teria construido um outro tipo de máquina, de modo mais fácil, com o foco facilmente ajustável? Ou teria já essa arma pronta?
- E se o exército fosse tamanho sua ordem e organização, que facilmente poderiam orientar as tropas e fazer o foco?
- "Donde então surgiu o termo "foco"?


É uma daquelas coisas que se sabe que é bem possível, quanto mais ao contar com o fator x (a genialidade de Arquimedes). E que é dificil demais para abandonar esta história, pois é boa demais para ser mentira. Mas uma coisa é certa, não seria prudente afirmá-la como verdadeira. Eu diria que é um "Sistema Possível e Indeterminado".

13 dezembro 2006

Reforme, ou ficará dando voltas

3 comentários
Não era da vontade de Deus que os filhos de Israel vagueassem durante quarenta anos no deserto: Ele desejava levá-los diretamente a Canaã e ali estabelecê-los como um povo santo e feliz. Mas eles "não puderam entrar por causa da incredulidade". Hebreus 3:19. Semelhantemente, não era a vontade de Deus que a vinda de Cristo fosse tão demorada, e que Seu povo permanecesse tantos anos neste mundo de pecado e tristeza. A incredulidade separou-os de Deus. Usando de misericórdia com o mundo, Jesus retarda a Sua vinda, de modo que pecadores possam ouvir a advertência e encontrar nEle refúgio antes que a ira de Deus seja derramada.

Hoje, como nos séculas anteriores, a apresentação da verdade suscitará oposição. Muitos, com malícia, atacam o caráter e intuitos dos que permanecem em defesa da verdade impopular. Elias foi acusado de ser o pertubador de Israel, Jeremias um traidor, Paulo um profanador do templo. Desde aquele tempo até hoje, os que desejam ser leais à verdade têm sido denunciados como insubordinados, hereges ou facciosos.

A confissão de fé, feita pelos santos e mártires, aqueles exemplos de santidade e inabalável integridade, infundem coragem nos que hoje são chamados a estar em pé como testemunhas de Deus. Ao servo de Deus, no presente, é dirigida esta ordem: "Ergue a tua voz como a trombeta, e anuncia ao Meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados." "A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da Minha boca, e lhe darás aviso da Minha parte." Isaías 58:1; Ezequiel 33:7.

O grande obstáculo para aceitação da verdade é o fato de que isto implica incômodo e vitupério. Este é o único argumento contra a verdade que os seus defensores nunca puderam rebater. Mas os genuínos seguidores de Cristo não esperam que a verdade se torne popular. Aceitam a cruz, tendo em mente o que afirma Paulo: "A nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação." Lembram-se também de alguém da antigüidade, que teve "o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão." II Coríntios 4:17; Hebreus 11:26

Devemos escolher o direito porque é direito, e deixar com Deus as conseqüências. O mundo deve as grandes reformas a homens de princípios, fé e ousadia. Por tais homens tem de ser levada avante a obra da reforma para este tempo.

EGW, O Grande Conflito, cap. "Campeões da Verdade"



Sempre tem havido duas classes entre os que professa, ser seguidores de Cristo. Enquanto uma delas estuda a vida do Salvador e fervorosamente procura corrigir seus defeitos e conformar-se com o Modelo, a outra evita as claras e práticas verdades que lhes expõem os erros.

Os cristãos primitivos eram na verdade um povo peculiar. Poucos em número, destituídos de riqueza, posição ou títulos honoríficos, eram odiados pelos ímpios, como Abel foi por Caim (ver Gê. 4:1-10). Desde os dias de Cristo até hoje, os fiéis discípulos têm suscitado ódio e oposição dos que amam o pecado.

"Não vim trazer a paz, mas a espada." Mateus 10:34. O Evangelho é uma mensagem de paz. Mas, de modo geral, o mundo se encontra sob o domínio de Satanás o acérrimo inimigo de Cristo. O evangelho apresenta princípios de vida que se acham em discrepância com seus hábitos e desejos, e eles se erguem contra o mesmo. Odeiam a pureza que lhes condena o pecado, e perseguem aqueles que insistem em manter suas santas reivindicações. É neste sentido que o evangelho é chamado uma espada. (ver Mat. 10:34).
"Se Me perseguiram a Mim, também perseguirão a vós." João 15:20

Paulo declara que "todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos." II Timóteo 3:12. Por que, pois, parece a perseguição grandemente adormecida? A única razão é que a igreja se conformou com a norma do mundo, de modo que não suscita oposição. Haja um reavivamento da fé da igreja primitiva, e os fogos da perseguição serão novamente acesos.

EGW, O Grande Conflito, cap. "Os Primeiros Cristãos - Leais e Genuínos"



Com esses texto aprendemos as seguintes coisas:
  1. Não é da vontade de Deus que Jesus esteja demorando tanto para voltar;
  2. De certa forma, a culpa é nossa;
  3. A Igreja de Deus está no estado laodiceano, morna, sem levantar oposião do mundo;
  4. É necessário, e Deus envia, reformadores que preguem a verdade e restaura os princípios abandonados para a Igreja voltar à fé primitiva, e assim, Jesus voltar;
  5. Os reformadores sempre levantam oposição dos que amam o pecado, são acusados de insubordinados,hereges, facciosos, radicais, extremistas, fanáticos...;
  6. O grande obstáculo da aceitação da reforma é o incomodo e o vitupério;
  7. Devemos escolher e fazer o direito porque é direito, e deixar para Deus as conseqüências;
  8. Princípios, fé e ousadia estas são as características dos reformadores.


Nota: Ei!, Você!, tome uma decisão decisiva a urgente mensagem de Deus para este tempo, e entre nas filheiras da Reforma, para não ficarmos mais dando voltas no deserto e ir de vez rumo a Canaã celestial.

07 dezembro 2006

Nada como um banho frio

13 comentários
A luxuria e o conforto trouxesseram incontáveis prejuízos ao homem, principalmente quanto a saúde. Um desses foi o banho quente. Hoje, é quase que uma lei marcial ter um chuveiro quente em casa, assim como ter uma TV, estranho se for pensar bem.
Com isto as pessoas ficaram muito mal acostumadas a choque térmicos. E o interessante que os sucos, refrigerantes (alguns que faz mal por natureza) que devem ser tomados a temperatura ambiente, as pessoas, devido as geladeiras, passaram a ingeri-los frio o que faz um enorme prejuízo ao organismo. Outra conseqüência é que tem-se notado muitas pessoas que pegaram um certo desdem da natureza, de cachoeiras, rios, lagoas, até mesmo da praia porque é fria. Bem, é a constante inversão de valores da sociedade.

De contra-partida os chuveiros consomem muita energia elétrica para seus resistores transformarem tal em calor para aquecer a água, e como o avanço industrial requer muita energia, as empresas de energia elevam os custos por causa que não é algo em abundância. E com isso, a "conta de luz" cresceu, as familias mais pobres passaram a manerar nos banhos, e muitas passaram a tomar banho frio, o que acabou sendo bom. Porém, muitos ainda continuam no comodismo do banho quente, e alguns ainda pensam que isto é bom.

O banho quente é um dos grandes fatores que diminui o imunológico. Pois aquece o corpo, e o corpo começa a reagir como se estivesse com febre; o sistema imunológico é acionado; o metabolismo no corpo diminui para não aquecer muito, muita água é gasta na tentativa de esfriar o corpo; e por fim, uma verdadeira confusão acaba acontecendo, o imunológico cai, o nariz das pessoas ficam irritados, alguns espirros, às vezes, ocorrem, fadiga, sensação de calor, entre outros.

Não só o imunológico é prejudicado mas o próprio organismo, pois o banho quente retira a oleosidade natural da pele a qual tem diversas importâncias; a pele envelece mais rápido; a pele fica mais flácida; a oleosidade e esta traz disposição à caspas, espinhas e cravos; o sistema cardiovasculas piora, aumentando a ocorrência de varizes, mãos e pés frios e baixa resistência a mudanças climáticas. A preguiça e indisposição também aumentam; e certamente contribui para pessoas ter rinite entre outras alergias.

Mas o banho frio é tudo de bom. Nada como ao levantar cedo, e entra com o corpo ainda quente naquela água fria que desperta em um instante. O banho frio é totalmente saudavel, não só para a pele, mas para todo o organismo, ajuda muito no combate contra problemas de circulação do sangue e diversas outras doenças. Fortalece absurdamente o imunológico, tornando a pessoa protegida para mudanças climáticas, como para gripes e resfriados. É um dos principais fatores para conseguir se livrar das alergias, como a Rinite; e um dos melhores remédios para os "ataques de rinite". Também é o melhor remédio contra a febre e o mal estar. O bronzeado da pele dura muuuuuiito mais e mostra maior juventude, muito menos problemas com caspa, espinhas e cravos. E ajuda também a relaxar muito o corpo humano. É incrivelmente benéfico na oxigenação dos músculos, assim evitando fadiga musculas, dores musculares e cãimbras. Como ele estimula os nervos e a oxigenação do sistema nervoso faz com que este libere mais hormonios como a endorfina e a seratonina os quais traz sensação de felicidade e bem-estar, dessa forma, também é grande o seu poder contra a depressão. E a lista continua para muito além de benéfícios. (fora os gastos com energia elétrica).

Bem, o pior problema é para as pessoas que tem o hábito (às vezes, desde criança) de tomar banho quente, não conseguem tomar banho frio, é uma verdadeiro sacrificio para tais. Mas, rescentemente descobri UMA TÁTICA para enfrentar isto, e que tenho praticado nas últimas semanas e tem dado perfeitamente certo.
Como tomar banho frio sem sofrer?
Ao acordar vá para o banheiro, retire a sua roupa lá e entra na área do chuveiro, abra o registro e água fria cairá (nem pense em colocar no quente, não experimente um pouco). Então simplesmente faça este exato procedimento:

- Coloque o rosto na água, a face. Por alguns segundos, e logo será dado um choque térmico local, e você acostumará (tipo, coisa de 4 segundos). E logo então molhe a cabeça, os cabelos e nuca.
- Se quiser saia da água, respire fundo e vá para a próxima etapa: O peito e abdomem. Sempre de cima para baixo. Esta é praticamente decisiva. Você já terá praticamente se acostumado. Então molhe as costas, de cima para baixo.
- Feito isto - você não levará nem 20segundos para fazer - o seu corpo terá dado o choque térmico, e já haverá se acostumado com a água fria. Então molhe as pernas e braços (de cima para baixo).

Bem, com este método você vai conseguir tomar banho tranquilamente. Porém se mesmo assim, estiver muito dificil. Então após molhar todo o corpo, nesses 20 segundos, saia da água, ensaboe o corpo, e então gaste mais alguns segundos para retirar o sábão e pronto. Em pouquissimo tempo terá tomado um banho que fará uma tremenda diferença na sua vida. Talvez nos primeiros dias seja mais dificil, mas rapidamente se acostumara e perceberá que é muito mais gostoso do que tomar banho quente. E após o banho, sentirá uma enorme diferença no seu corpo, sentirá a sua circulação sanguinea de forma maravilhosa. E ao passar dos dias, perceberá que sua saúde e resistência imunológica aumentaram.

Porém, se a água estiver muuuiiittooo gelada. Então, ligue o chuveiro para ela ficar fria (algo que normalmente as pessoas de regiões tropicais não vão entender). E saiba que a água muuiito fria, gelada, se você ficar por muito tempo, pode ter hipotermia. Assim como se você for dar um mergulho no mar lá no Polo Sul. Bem, mas num chuveiro em casa, num lugar que nem neva etc. Não tem essa desculpa. Aliás, também não se toma banho de 1 hora. E mesmo estando muito frio, é possível tomar um banho simplesmente com "alguns segundos" usando este método. E claro, se você estiver congelando, coloque os pés na água quente para aquecer (mas não banho).


Curiosidade: Dizem que o Beethoven derramava um balde de água fria na cabeça, antes de ir para o piano; porque isso melhorava seu sistema nervoso, e as percepções dos nervos.

Lembrete: Não comece de baixo para cima, muito menos pelos pés. Mas sim, lembre da sequencia:
- rosto
- cabeça
- peito
- abdomem
- costas

Provai e vede, um banho frio muda seu dia e é muito bom.

06 dezembro 2006

Projeto Tempo: Primeiras descobertas

0 comentários
Interessante que a mente possa compreender melhor algumas coisas por estudar a cronologia e a genealogia das pessoas; por exemplo, a Bíblia diz que Adão era da idade de 130 anos quando nasceu Sete, e isto foi após a morte de Abel. O interessante é reparar no número 130 anos. Não porque esconde uma mensagem subliminar, mas porque nos faz pensar: "Quanto tempo o casal viveu no jardim?" - Sinceramente, eu tinha imaginado que eles tinham vivido muito mais lá. E agora, parece que as coisas ocorreram bem rápido.

A Bíblia também deixa claro que ela destaca algumas genalogias, nomes e filhos, quando que outras mal são sitadas. Como ao falar de Caim e sua descendência, comparando a Sete, é brusco a diferença; pois em Sete, é dito a idade do pai quando teve o filho e quanto mais viveu, e com isso é possível fazer um cronograma. E estas gerações, até agora, levaram até Abraão, e creio que conduzirá até Moisés.

A expectativa de vida também é algo notável. As pessoas viviam em média 900 anos, confira algumas:
- Adão, 930 anos
- Sete, 906 anos
- Cainã, 910 anos
- Metusala (filho de Enoque), 969 anos

Essa questão da idade, da disposição física etc. dos relatados das pessoas, me fez pensar que naquela época era tudo muito diferente. Como Sete, é difícil acreditar que aos 100 anos ele era um velho, enrigado, cabelos brancos e se rastejpu na sobrevivência até que morreu aos 906 anos. Pois diz que aos 105 anos ele gerou Enos, ou seja, de certa forma ele tinha um corpo jovem, cheio de vigor aos 105 anos (isto fica mais conclusivo quando se pensa em Noé e a construção da arca). Talvez, até mesmo as fases de crescimento fossem diferentes da que estamos costumados a ver.

Enoque também deixa alguma lição importante com a sua idade. Aos 75 anos nasceu seu filho, Metusala, e após 300 anos ele foi arrebatado. Ou seja, ele viveu 375 anos aqui na Terra. Isto ocorreu no ano de 1007 (contando a partir da semana da Criação), ou seja, a maioria dos seus ancestrais estavão vivos, menos Abel e Adão (0-930). Isto faz pensar na idéia de tempo. Pois, de certa forma, Enoque era ainda jovem, mas foi Enoque o arrebatado e não o "velho" Sete. Isto tráz lições valiosas para os jovens, como a questão do relacionamento para com Deus.

O Espirito de Profecia diz que Enoque pregava muito, a todo momento estava orando e pregando o arrependimento e a consagração das pessoas; certamente, haviam pessoas que não acreditavam em Deus e nos relatos da Criação e do Éden. Talvez, Enoque um dia tivesse falado para o seu filho: "Metusala, vamos hoje na casa do seu ta-ta-ta-taravô, Adão, para ele mesmo te contar como era o Éden, e quão duro foi a queda?" - Ual! É dificil conseguirmos imaginar uma coisa dessas.

Outra coisa interessante: Após o dilúvio, a expectativa de vida passou a cair muito. Veja, as 10 gerações após Noé.

Noé, viveu 950 anos
1- Geração: Sem (apesar que nasceu antes do Dilúvio), viveu 598 anos;
2- Geração: Arpachade, viveu 438 anos
3- Geração: Selá, viveu 437 anos
4- Geração: Éber, viveu 468 anos
5- Geração: Peleque, viveu 320 anos
6- Geração: Réu, viveu 302 anos
7- Geração: Serugue, 230 anos
8- Geração: Naor, viveu 141 anos
9- Geração: Terá, viveu 205 anos
10- Geração: Abraão, viveu 175 anos

Isso deixou evidente que as condições da Biosfera certamente mudaram bruscamente, radicalmente; o que de certa forma já anunciava a degeneração, degradação do mundo e o fim do mundo. E também ficou fortemente evidenciado o que aconteceu com as pessoas por passaram a se alimentar de carne (após o dilúvio), e a negligencia deles em não abandoná-la após a Terra voltar a ser frutífera e própria para a agricultura. Essa questão da degeneração pós-dilúvio deve ser muito bem análisada; dai se percebe que as condições anteriores, até mesmo da biosfera, deviam ser bruscamente diferente da pós-dilúvio.

Aliás, também surgiu o primeiro problema na contagem cronológica. Pois após o dilúvio a próxima pista, diz que viveu tanto "após o dilúvio". Mas o problema é ao que se refere "nos termos periodo de tempo" o "após o dilúvio". Pois pode ser, desde simplesmente o "quando inicio", ou como "o tempo que choveu", ou o tempo que as águas demoraram para recuar. Então, tem um certo período de tempo ai que não sei ao certo. Então, eu fiz o seguinte: eu estou usando, como se valesse "quando iniciou", e fiz uma marca, dizendo desse problema, ou seja, uma pequena margem de erro. E que talvez mais para frente eu descubra o que realmente vale, então já vai estar tudo certo.


Bem, estas são algumas das descobertas mais importantes que fiz nessa primeira parte do Projeto Tempo. Atualmente, o projeto está no começo do Período de Abrão. Mais precisamente, em Gen. 15. Contanto com aproximadamente 5h30min duração.

+150 pessoas são batizadas em Rio Claro

0 comentários
No sábado, dia 2 de dezembro, 151 pessoas foram batizadas após um grande trabalho de conferências ministradas pelo Luíz Gonçalves; meu primo, que está terminando o curso de teologia, Laércio, também ajudou na equipe missionária.

O que se destaca é que foi uma grande festa evangelistica em Rio Claro, muitas pessoas de outras localidades foram assistir o evento. O que mais marcou é que muitas dessas pessoas eram de outras religiões, como um pastor da Igreja Batista, espiritas e uma familia inteira que pertenciam a Assembléia de Deus, agora seguem a fé adventista.

Isso, de certa forma, nos faz lembrar do período do Alto Clamor, onde apesar de uma multidão abandonar a fé adventista, outros entrarão no lugar, e muitos desses provenientes de outras religiões. E até mesmo os judeus que se unirão aos adventistas na última e poderoza proclamação da mensagem do terceiro anjo. Imagine como será?

Veja a noticia no site da APaC

Nota: No Campori, um grande amigo, Dorival, ancião da IASD do Bom Pastor, me notificou do surgimento da Igreja da Nova Aliança no Paraná, a qual é composta por judeus que têm uma doutrina praticamente igual a da adventista, a mesma interpretação profética (na maioria). E também destaco, que a IASD já possui uma Comunidade Judaica, na região metropolitana de São Paulo. Enfim, mais evidências que o cenário dos grandes eventos estão se formando, assim, como foi o período da Paz Armada que antevinha a Grande Guerra Mundial, percebe-se claramente que o mundo está se preparando para o cumprimento das últimas profecias e a volta de Jesus.

Projeto Genealogia e Cronologia Biblica

1 comentários
No sábado, dia 2 de dezembro, dei inicio à um projeto de estudar a Bíblia por um angulo que nunca vi: a genealogia e cronologia. Ou seja, vou seguindo as gerações, montando uma árvore genealógica, vendo que morreu, quando nasceu, a época, datas etc. Chamei este projeto de "Projeto Tempo".

Sem prévia para o fim desse projeto, iniciei em Genesis 1, onde se passa a primeira semana da Criação, inclusive do casal Adão e Eva. O mais estranho, aparentemente, foi classificar Eva, como gerada de Adão (Gen. 2:21 e 22). Mas tudo bem, outras surpresas me aguardam.

Bem, provavelmente demorará alguns anos para eu chegar em Apocalipse, isto é, se Jesus não ter voltado antes. Mas certamente o Espirito Santo me iluminará muitas verdades, comparações e lições, as quais de tempo em tempo estarei publicando aqui no ociokako.

Outros projetos que estou efetuando:
- Ano Biblico especial: no 1ºsemestre de 2006, estudei a fundo - lendo várias vezes - Jó, Eclesiastes e Provérbios. E no 2ºsemestre, estou estudando a fundo Efésios, Lucas e o Sermão da Montanha.
- Novo Site: construção de um novo site, muito mais didático, bonito, com designe em flash, mais informações, estudos etc. (inicio: agosto 2006)
- Incendiando Laodicéia: Projeto para acordar os irmãos para a reforma e reviver a fé primitiva. (inicio: setembro 2005)
- Lider: Ser investido em lider no Campore da UCB em 2007. (inicio: abril 2005)
- Prudência: Estar preparado para sair das grandes cidades quando vier a perseguição. (em planejamento, inicio: março 2005)
- Adventistas na USP: Acender as tochas da grande missão (Mar. 16:15) na USP. (em planejamento)

Nota: Já leu sua Bíblia hoje?

27 novembro 2006

Meia-vida & Carbono 14 - Matemáticamente falando

5 comentários
Em Cálculo 2, ao estudar as Equações Diferenciais Ordinárias (EDO's), o professor mostrou alguns exemplos de aplicação de tal, entre eles estava um interesse: "o famoso Carbono 14". Tentarei explicar como é, e no final, as observações (que são as mais importantes).

.............

Bem, a grosso modo é uma função (a massa em função do tempo). Ou seja, num certo tempo temos uma certa massa, e num outro tempo, uma outra massa.

Então, fazendo uma análise, da questão da meia-vida, ou seja: Quando se teria metade da massa? Percebe-se que aquilo que você está observando está perdendo massa conforme o tempo. Ou seja, é uma velocidade. Não de "metros por segundo (m/s)" ou "quilometros por hora(km/h)", mas "massa por tempo", podendo ser quilogramas por hora (kg/h).

Ok?

Bem, se é uma velocidade, então é uma derivada. (ai entra alguns conhecimentos essenciais de cálculo). E se temos uma proporção constante (a da meia-vida). Então, podemos descrever uma constante (k), do seguinte modo:

0 > k= m'/m
[m' --> é m derivado uma vez ]

e que: m'(t) <>
m(t) = mo.e^(tk)

LEGENDA ....................................................................
m(t) --> a massa em função do tempo
mo --> massa inicial
e --> exponencial (um valor tipo o "pi", que aparece em tudo qualquer lugar na matemática)
^ --> como não tem o recurso de sobrescrito no blogger, uso esse sinal para indicar que o que vem a seguir é um expoente ou potência.
T --> tempo de meia-vida (ou seja quando a massa cai pela metade).

.............................................................................

Com isso, dá para formular mais equações, como o tempo de meia-vida:
m(t + T) = m(t)/2

e como:
m(t) = mo.e^(kt)
[isto vem das EDO's]
para meia-vida, então, temos:
.
m(t + T) = mo.e^(k(t+T))
.
agora, é só trabalhar um pouco na equação:
=> (então) m(t + T) =
= mo.e^(k(t+T))
= mo.e^(kt).e^(kT)
= m(t).e^(kT) = m(t)/2
=> e^(kT) = 1/2
=> kT = ln(1/2)
=> kT = ln(2)^(-1)
=> kT = -ln2
=> k = -ln2/T

Bem, ln é o famoso "logaritimo natural". Que é a mesma coisa do famoso LOG, quando a sua base é o e. Ou seja, ln de 2 (ln2) é o mesmo que dizer log de 2 na base e. Porem, de certa forma, o log não é muito usado no calculo (praticamente nada), mas usa-se muito o ln pois tal possui diversas propriedades usais em quase tudo - como o e, aliás, onde tem um e certamente terá um ln (em muitos casos).

Ok, já que encontramos o valor de k. Agora vamos substituir na equação m(t)=mo.e^(kt)
então, temos: m(t) = mo.e^(t.-ln2/T)

Agora, basta trabalhar um pouco a fórmula:
m(t) = mo.(e^ln2)^(-t/T)
[Bem, e^ln2 é um número conhecido, é o famoso 2. Pois, devido as propriedades que não vou provar aqui, temos que, qualquer número "a", pode ser escrito do seguinte modo:
a = e^lna]

m(t) = mo.2^(-t/T)
m(t) = mo/2^(t/T)
Bem, e com isso, terminamos. Encontramos a bendita fórmula que descreve a meia-vida.

...........

Ok. E como isso é relacionado com o carbono 14?
Bem, consideram o Carbono 14 como um dos isótopos mais instáveis e que possui maior meia-vida, dizem que a sua meia-vida é de 5.730 anos.

Como é que eles chegaram a este número?
Certamente ninguém ficou observando uma amostra de carbono 14 numa balança por quase 6 mil anos para perceber que a sua massa caia pela metade ao se passar 5.730 anos. O que fizeram foi o seguinte: pegaram uma minuscula amostra, (pequena mesma), e não uma pedra de 10kg. E então, esperaram ela perder um pouco de massa. E perceberam que após alguns dias, ou semanas, meses, anos (não sei quanto tempo usaram), perceberam que a sua massa caiu um pouco. Então, fizeram uma analise estatistica dessas amostras, e chegaram nisso, que então, o carbono 14 deveria perder metade de sua massa após 5.730 anos (claro, com uma incerteza).
Bem, e a partir dessa teoria [é teoria mesmo], passaram a usar o carbono 14 para analisar o tempo de vida das coisas, de fósseis etc. E com isso, chegaram em números com muitos zeros e casas. E foi um dos métodos pioneiros da datação cientifica.

......................
Mas, todavia, porém, portando...

É uma loucura usar este método para a meia-vida, porque é impossível. Como meu professor disse: "É algo muito idealizado. [num sentido de utopia mesmo]"

Por que?
Pois, à rigorosa matemáticamente falando, é certo, como mostramos, a fórmula está correta, vale. Porém, para usá-la na prática, como realmente querem usar, não vale. Talvez funcione para coisas muito próximas. Por exemplo, ver a idade de algumas coisas que em alguns anos perdem metade da massa etc. Mas quanto mais tempo passa, mais torna-se um absurdo. Porque é preciso de um sistema rigoroso, controlado e praticamente constante, sem interferências, e condições perfeitas.

Para ter idéia, este mesmo método da EDO é usado para se conseguir muita coisa, como a análise de taxa de crescimento populacional de uma certa espécie. Porém, na vida prática teria que ser algo assim:

"Bem, amigos, hoje vamos analisar a taxa de crescimento das formigas-vermelhas.
mas, para isso, temos que levar em conta alguns fatores:
- ninguém tem problema de fome e de saúde;
- não há predadores, como um tamanduá que pode dizimar um formigueiro em poucas horas;
- elas nunca brigariam entre si, nem com outros formigueiros;
- elas nunca perderiam o caminho de casa;
- elas não sofrem acidentes, como chuva que as afogam, ou animais que as pisoteiem, entre outros;
- enfim, todas as condições, tem que favorecer perfeitamente a elas, para que nada saia do equilibrio.
Então, com isso, podemos usar aquela fórmula que os matemáticos fizeram."

E é assim que tem que ser para poder usar. Um outro exemplo, é para os famosos "juros compostos", com tal, consegue a rigor saber quanto será o dinheiro depois de tantos meses etc. Porém, para isso, é preciso de um controle tão rigoroso que se percebe que os bancos cobram taxas pesadas, e custa "no bolso do povo" manter essa "equação" em perfeito harmonia na vida prática.

Quanto a meia-vida é a mesma coisa, as condições tem que ser perfeitas, constantes e nada que possa influenciar, muito menos algo que possa acelerar o processo. E por isso o professor disse: "é algo muito idealizador." [num sentido que quis dizer, isso é bem utópico, fico induzido a dizer: impossível]

Bem, o método do carbono 14, muitos cientistas não dão muito crédito. Existem outros métodos que usam por ai. Porém, em todas, de certa forma tem que se adimitir alguns paradigmas, especialmente do naturalismo fisolófico, mas algo que se deve admitir para se estudar o passado é: "As condições do passado desconhecido ,precisam, necessitam ser tal, que não interfiram nessas equações, e de tal modo, que tais métodos funcionariam tão bem como nos dias de hoje." Porém, ninguém hoje já viveu em tal passado [humanamente falando], nem muito menos temos registros escritos, provas (provas livre de interpretação, do tipo: Uma pedra escrito o 'ano'; algo que indique uma data livre de qualquer paradigma ) etc. que nos dê informações sobre tal passado (digo de milhares, milhões de anos). E o pior de tudo, não podemos viver em tal passado e analisá-lo num laboratório, observando e levantando dados dessa observação. Por fim, é uma questão de fé - "o passado foi assim, vamos estudá-lo a partir dessas convicções".

"Se uma datação radiocarbônica apoia nossas teorias, nós a colocamos no texto; se ela não contradiz frontalmente, colocâ-mo-la no rodapé e, se for discrepante, simplesmente não a mencionamos." - Säve Söderbergh, arqueólogo

Nota: Entre acreditar em Deus ou nesses cientistas, eu fico com Deus. Entre ter fé na Bíblia que é cheia de incríveis verdades e respostas para diversas coisas da vida, a qual já mudou, transformou a vida de muitos homens pelos quais não se daria um único centavo, ou ter fé que essas fórmulas funcionariam perfeitamente para toda a eternidade passada, eu fico em ter fé na Bíblia. Creio no relato da criação apresentada por homens inspirados por Deus na Bíblia. E de acordo com ela, muitas destas datações dadas pelos cientistas estão equivocadas, ou suas observações. E mais, a Bíblia aponta que no passado AS CONDIÇÕES eram bruscamente diferentes das de hoje; de certo modo, desconhecidas. Porém, também seria anti-cientifico buscar estudar isso, não se pode estudar informações, dados, condições que não se tem acesso; mas só aquilo que se tem. Contudo, acredito ser uma questão de tempo até que melhores modelos, aperfeiçoamentos, mais conhecimentos, mais dados, mais informações, que a longo prazo tendem a revelar, demonstrar um fato, uma verdade.

Campori Palavra Viva

3 comentários
Olá pessoal, é com muita satisfação que venho notificar que do dia 13 até 19 de novembro estive no VIII Campori da AP, Palava Viva. Este contou com a particapação de 75 clubes de desbravadores, e mais de 2500 pessoas. Onde tivemos o maravilhoso fato de 35 desbravadores serem batizados e mais de 250 pessoas se comprometeram a ser batizadas futuramente.

(Na foto, estavamos no "encerramento" do Campori. Aquela bandeira verde e preta era o do meu clube - Guepardos Reais -, eu a estava segurando, ficou um pouco grande hehe.)

Confira, dia-a-dia como foi este inesquecível evento.
Campori Palavra Viva

Confira também o novo blog destinado a aventuras: Adventure K

07 novembro 2006

A mesma história, só muda os nomes

2 comentários
Na Grécia Antiga alguns homens, filósofos, matemáticos como Arquimedes e Platão, muito tentaram em compreender o Universo, as órbitas, os planetas, estrelas, como que era “a forma”; não apenas do extraterrestre (fora da Terra) mas da própria Terra. Não tinham a idéia de que a Terra era redonda, pouco conheciam sobre a extensão do próprio Mediterrâneo. Não conheciam os limites da Terra, nunca foram até tal. Porém, com suas obeservações formularam hipóteses, certos modos onde tudo parecia se encaixar perfeitamente, até mesmo as órbitas dos planetas. Então surgiu a idéia do geocentrismo.

Ninguém tinha ido até o mais longicuo no horizonte, nem mesmo subido ao mais alto dos céus para ver o que se enxergava além da visão miuda e limitada. Porém mesmo assim, expecularam. Formaram uma teoria pagã, dizendo que a Terra era o centro do Universo.

Um absurdo talvez você possa pensar. Ok, então siga mais um pouco o raciocinio.

Esta teoria foi absorvida por Roma Pagã e também tornou-se um dogma da Igreja Católica. Apenas, após muitos muitissimos séculos – se meus cálculos não me enganam, mais de 1200 anos – é que essa teoria passou a ser fortemente questionada por outros homens que estudavam a natureza, observavam o Universo, enfim, estudavam as obras reveladas de Deus; homens como Corpanéli, Galileu...

Muitos outros séculos se passaram, e somente então é que realmente, um xeque mate foi posto, com Kleper e Newton (aliás, dois verdadeiros cristãos, vale a pena conferir suas obras). Mas se sobrou alguma poeira de dúvida ainda, as últimas décadas colocaram um fim na questão, quando máquinas feitas por pessoas que trabalharam um pocado foram lançadas fora da Terra, e tais tiraram fotos do planeta e de muitas outras coisas. Hoje, basta ver como a Terra é no Google Earth.

Bem, mas a história parece repetir, e os mesmos erros (expeculações). Trocam-se os personagens, agora é Darwin, Einstein, entre outros. Não se nega que tais foram grandes homens no sentido da filosofia, da matemática da observação etc, assim como foram Arquimes e Platão. Do geocentrismo mudou-se para o evolucionismo (e algumas outras idéias mescladas).

É incrivel como é praticamente idêntico se for comparar. Antes expecularam as dimensões da Terra, imaginando que fosse plana, porém, nunca foram até os limites da Terra entre outras coisas; tudo era apenas aquilo que suas vizões limitadas podiam ver. E expecularam ao afirmar isso. Idiotas talvez você diga, porém para pessoas que não olham para algo maior, como Deus, apenas se limitam aquilo que eles idealizam (o conhecimento do homem), então não é de se esperar muita coisa mesmo.

Bem, séculos, melhor, milênios se passaram e ocorre a mesma coisa. Afirmam, como se tivessem a absoluta certeza, como se foram até os limites do Universo em que o Universo não é infinito (sério, alguns colocam a mão afirmando isso), dizendo que tem até um formato geométrico. É idêntico com o passado, expeculando. Claro que é uma hipótese, mas enquanto não poder ver com os meus próprios olhos no Google Earth (se é que me entende), não se pode afirmar tal hipótese como sendo um fato. Pode ser que daqui muitos séculos (eu creio que menos) ou milênios, a teoria seja refutada e descartada e apenas será história do passado.

Mas e quanto a Evolução?
Bem, no passado elaboraram um modelo de geocentrismo, onde as orbitas dos planetas se enquadravam muito bem, até com precisão, para aquilos que eles podiam observar, suas condições. O mesmo ocorre hoje, ALGUMAS coisas se enquadram muito bem na idéia da Evolução (porém muitas coisas primordiais são incompatíveis), até com uma certa precisão, para aquilo que hoje alguns homens que observam bastante conseguem ver. Mas dizem ser verdade, para algumas um dogma tão quão foi o dogma da Igreja Romana.
É a mesma coisa. O mesmo engano usado no passado é o usado hoje. E não foi sempre assim? O que há de novo? O novo apenas passou a ser uma forma mais tecnológica do passado. Os mesmos pagãos afirmando suas expeculações.

Aliás, por que será que os pagãos gostam tanto de afirmar suas hipóteses? Talvez porque usam do principio “até que me prove o contrário”. Bem, essa de `até me' pode ser tarde demais para algumas pessoas. O mesmo será na Vinda de Jesus, muitos endureceram seus corações para ouvir e aceitar a verdade, mas na hora H, um pouco antes, iram querer voltar atrás, porém, terão que ouvir as palavras “é demasiado tarde”.


Mensagem final:

Se você é um crente dessas teorias humanas "atuais"(hum!), saiba que talvez você não viva centenas de anos para descobrir que era uma mentira. Por que não volteis seus olhos para as infalíveis Escrituras que perdura desde a antiguidade até a eternidade? Não deixe para amanhã sua escolha, sua decisão. Você não tem poder sobre o futuro, apenas no presente é que você pode tomar uma decisão. Por isso, entregue hoje mesmo a sua vida nas mãos de Jesus, pois amanhã pode ser tarde demais.

19 outubro 2006

Além da mediocridade

1 comentários
Semana passada tive o privilégio de passar alguns minutos conversando pessoalmente com um grande amigo, Elcio Pallone, estudande de letras da UEM - Universidade Estadual de Margingá.

Falamos sobre as Universidades e pude compartilhar de um mesmo sentimento entre nós, uma certa decepção. Ambos esperávamos muito mais das Universidades, quanto mais, por tais serem públicas onde possuem uma critica um pouco mais elevada; em especial da USP, a Universidade de São Paulo que é até idolatrada por muitos - na maioria, aqueles que estão de fora.

Por que? Porque esperávamos mais: um lugar onde fosse mais discutido as idéias, aquele lugar onde o raciocinio, a razão, o conhecimento, e a analise da realidade fossem incriveis. E o próprio sistema de ensino e a metodologia dos professores, coisas que saíssem do doentio convencional de "dar matéria", "lições" e "exames". Modo tal que essas coisas fossem superadas, e não se precisaria delas, pois o conteúdo todos o teriamos, na verdade, estariamos trabalhando e tentando desenvolver além do básico, do que se sabe.
Porém deparamos com um sistema de ensino "robotizado" - uma linha de montagem de mentes. No sentido que parece uma "programação", formando robos bitolados; que não consegue identificar, relacionar coisas além do que sua Inteligência Artificial, pré-programada, permite.

Gostei muito do exemplo que ele deu de um livro-ficção que ele está lendo, cujo qual esqueci o nome exato. Porém diz de uma nova sociedade futura, meio que a "la matrix". Na qual desde a escolha dos genes o individuo já é programado para ocupar tal função, pensar em tal coisa, e viver tal coisa por sua vida. Enquanto criança e bebe é colocado em salas especiais, alguns até em salas isoladas, onde então são aplicados esta individualidade, a fazer de tais a viver como robos. Por exemplo, uma pessoa ela pode ser programada a ser pobre e carpinteiro, outra, programada a ser rica, dominante do pobre e administradora de uma certa empresa. E o Elcio fez bem colocada analogia com a sociedade pós-moderna. - mais ou menos essa idéia com alguns incrementos meus: Desde que nascemos já começamos a ser "programados" a ser mediocres, ser consumidores e ter tal tipo de formação, apenas para poder trabalhar e ganhar dinheiro para poder consumir. E o ideal de cada um é ganhar o máximo de dinheiro possível para poder consumir as coisas mais caras e o máximo, quantitativamente, possível. Isto a televisão, revistas e mesmo as Universidades catetizam.

A USP se diverencia muito pelo "conteúdo" que informa o estudande. Sendo mais profundo do que as Universidades comuns por ai, e também mais exigente; além do qual os professores são todos "bem diplomados", porém, em poucos se vê qualquer capacidade de ser um mestre (no sentido de fazer discípulos).

As matérias são muito isoladas. Você decidir ser matemático é praticamente você estar rejeitando ter conhecimento de várias coisas como quimica, história etc. Então você aprende geometria do tal do Descartes (Geometria Analitica), e os quatro módulos de Cálculo, então você vai se "especificando" cada vez mais. Imagine um médico que ele se bitola cada vez mais em estudar a sujeirinha entre dois dedos do pé direito.
Enfim, não se vê tudo como um todo. Muito diferente do que o sistema de ensino adventista prega (no original, Ellen White, não necessariamente que as escolas tais seguem tal), e mesmo como relatos do ensino da Grécia Antiga fazia. Os "sábios", assim dito, eles tinham conhecimento de tudo. Pegue Pitágoras, Aristóteles, entre outros, tais tiveram incriveis e profundos conhecimentos de matemática, mas também de filosofia, politica, geografia, astronomia etc.

Isso me fez recordar de quanto fazia Karate, lá no Pedro Dell'Antonia. A sansei era incrivel para ensinar, todos aprendiam, com muito treino, lógico, e bem puxados. Porém, cada técnica, cada movimento, golpe, defesa, base, kata, uso da respiração, você encontrava um todo claramente a ligação entre si, de tal forma, que na hora do combate (komite), você manipulava muito bem todas as técnicas, tinha uma visão extremamente clara da batalha, conseguia analisar o adversário, perceber quando que ela ia atacar e como ia atacar, qual membro usaria, um pouco antes dele realmente fazer o movimento. E em frações infinitésimas de segundos você raciocinava as mil e uma possíbilidades, se defenderia, ou atacaria, ou recuaria, ou daria um contra-golpe, e também como seria, e mais, você até sabia o que aconteceria na pessoa caso aplicasse tal golpe, de tal modo, em tal lugar com tal força. E assim, estrategava sequencias (combos) de movimentos e golpes, até conseguir fazer o "ipon", "derrubar" ou mesmo "vencer" a pessoa.

Agora, na faculdade, você aprende maneiras mirabolantes de provar paralelismo entre planos. Tá mas i ai? Para que que serve isso? Onde eu posso aplicar isso? Ai os professores dizem: "vocês tem que ensinar assim para seus alunos no colegial, para que quando eles cheguem aqui na faculdade já saibam disso." - Inútil ao meu ver.

A grosso modo, as Universidades ensinam uma matemática para a própria matemática universitária. Parece uma redundância mas perceba bem: Não é uma matemática para a vida. De certa forma, você prende o conhecimento a uma lousa, a imaginação e ao raciocinio.
Pois ai você vai em casa montar um "cubo" simples de madeira, só uma pessoa tola, usaria os métodos mirabolantes para provar que as faces do cubo são paralelas as opostas para montar e verificar que aquilo é um cubo. Nem ao menos pensariam nisso, e rapidamente construiram sem muitas dificuldades um cubo perfeito.

É como na religião, alguns não percebem a infinita diferença entra "coisas biblicas" e "coisas religiosas". Religião é uma coisa, curiosidades biblicas é outra. Uma pessoa pode ter lido centenas de vezes a Biblia, decorado ela inteira, saber de cor quantos versos a Biblia tem, quantas vezes a mesma palavra é repetida, cada data etc. Mas simplesmente conhece NADA de religião.
Religião está diretamente envolvido com o "Estilo de Vida", a meneira da pessoa pensar e consequentemente agir no seu dia-dia. Em prol de adorar a Deus, amar o próximo e cuidar do mundo; buscando compreender e desenvolver um caráter semelhante ao de Cristo. Isto que é religião. O resto(caso não tenha essa base) é apenas "blablabla".

E como a Biblia diz: no final dos tempos(hoje), surgiriam muitos falsos profetas, fazendo coisas incriveis, e com tantas filosofias, idéias e argumentações que se fosse possível, até os escolhidos de Deus seriam enganados (mas tais não serão pois têm uma rocha firme e sólida como fundamento, o conhecimento da Palavra de Deus). E a assim diz a Palavra: "A lei e ao testemunho, se não disserem conforme essas palavras, nunca verão a alva." e "pelos seus frutos os conhecereis."


Enfim, as Universidades estão robotizando os seus alunos. A apenas servirem de espelho para a luz do conhecimento que tal possue; sem que os alunos passem a gerar sua própria luz. Os alunos estão se preendendo a decorar versos (fórmulas e provas), a saber quantas vezes as palavras repetem (quais métodos usar em tais casos), mas não são ensinados a "viver o que aprendem". A matemática simplesmente serve para a própria faculdade, para um dia alcançar um diploma bem reconhecido, e para poder usar tal para trabalhar, ganhar seu dinheiro e assim consumir.

Ou como disse Paulo, na segunda carta aos corintios, quando se tratava da apostasia de Israel; dizia: Eles apenas "comiam, bebiam e se divertiam". E não esta a realidade do mundo em que vivemos? Um mundo que apenas vive, melhor, trabalha para: comer, beber e divertir-se.

Bem-aventurados aqueles que consegue sair deste sistema, que superam a mediocridade. Que vive a religião. Que consegue viver o que aprende nas Universidades. Que consegue buscar os mais elevados ideais e pensamentos. Pessoas as quais se alimentam para viver, e a própria vida de sabedoria e trabalho são sua diversão.
Porém, essas sim sofrem uma astronomica oposição e dificuldade. Porque é dificil, e bota dificil nisso. Dificil tão quão é uma máquina pré-programada tornar-se um ser vivo, pensante, que consegue se desprogramar e se auto-programar conforme raciocinou ser o melhor devido ao que aprendeu, e que conforme mais aprende, mais se aprimora, as vezes, se reprogramando. (ao conhercer Jesus, percebe-se que só Ele é capaz disso)


Algumas vezes eu tive alguns vislumbres de como relacionar algumas coisas da matemática com a verdadeira ciência, a que vem de Deus. E a maior de Sua ciência, a da rendição, na qual transforma o homem-máquina em um homem-restaurado-a-imagem-de-Deus. Porém é dificil. Pois como disse, nas Universidades não estão procurando saber como Jesus vivia, relacionava com as pessoas, mas sim, se juntasse toda a areia que fica entre os dedos do pé dele ao longo de sua vida na terra, quantos quilos daria.

Ou seja, estão ensinando uma matemática para a própria matemática. Eu diria que enfrentamos uma Era de Isolamento Intelectual. Onde as pessoas não entendem mais de um prédio. E que para construir o "conteudo de informação" que formaria o prédio, seria preciso reunir: o especialista de areia, o especialista de pregos, o especialista de chumbo, o especialista de vidro, o especialista de colunas, o especialista x, y, z...

O ideal é que todos entendam tudo sobre prédio, e que poderiam construir um sozinhos. Porém, que certamente não conheceria todos os detalhes de cada milimetro cúbico, pois isto, nem os especialista sabem; e que conforme sabem do prédio, aos poucos vão aprendendo mais detalhes sobre os pregos e vam primorando o prédio. Este é o ideal da educação, na qual as Universidades tem deixado em falta. Não se vê coisas grandes "prédios", mas "o grão da areia". Não vem a obra final que querem formar, mas vão colocando um barra de ferro aqui, um prego ali, e no final tem "Uma parte de um prédio" (que, muitas vezes, é até dispensável para tal construção)

Caso fosse assim, não teriam construidos carros que poluem o ar, enchem as cidades de poeira. Mas sim, carros que não poluem o ar e que trazem pouquissimo impacto ambiental. Mas não, não aprenderam (nem foram pagos) para VER O PRÉDIO, mas apenas "a areia", e assim apenas viram "ele tem que se movimentar, ser rápido, ter tal cosumo de gasolina, tal durabilidade, estabilidade...", ajuntaram-se diversos especialistas e hoje temos o resultado: "efeito estufa e aquecimento global". Diferentemente é Deus, que viu todos os detalhes (detalhes tendendo ao infinito) de cada coisa. Os quais mesmo com a natureza em pecado, tal ainda possui um certo equilibrio, como a cadeia alimentar, que se interage de certa forma sustentável na Terra.

Assim deve-se ser também a religião. Tem que se ver o prédio que é Jesus e e a cruz, e a partir dai, passar para os detalhes. Pois tem gente que está mexendo no encamento e nem sabe que se está trabalhando na construção de um edificio.

Elcio, também penso que o temor ao Senhor, o conhecimento que vem do Alto, é que nos faz pensar acima da mediocridade - esses ideais tão alto -, assim como foi com Daniel e seus amigos na Babilonia. Pois o mundo bitolado não consegue ver além do trilho de trem - bitolados.

Precisamos é sair da mediocridade por nós mesmos. Pois somente um louco contaria que as Universidades primeiro mudariam para então ele mudar. E sim mudar por nós, para que futuramente, talvez, talvez, seja possível as Universidades mudarem um pouco. (o que eu dúvido muito diante das profecias dadas por Deus, e da forma como o homem cada vez mais se degenera a uma "bitola").

Já ouvi até uma frase assim: "Satanás está moldando os homens a serem bitolas, para ele poder passear com o seu trem."
Também ouvi uma incrível frase neste sábado: "Tudo que o que não é eterno é dispensável."

Gente vamos mudar isso. Comece por você mesmo. Diga um não a este mundo e diga sim a Jesus.

15 outubro 2006

Ciência - Um inicio de mudança de rumo?

2 comentários
Vivemos no século do einsteismo, onde é ele visto como um deus por alguns cientistas. Por causa da sua Teoria da Relatividade e da Gravitacional. Só que o interessante é que ninguem sabe como é a gravitacional, ninguem entende, ninguem prova, ninguem explica; mas aceita ela. Sinceramente, não vejo muita diferença entre isto e em acreditar que Deus Criou. Apenas muda o personagem,em um é Einstein, nooutro são Moisés, Davi, Jesus, Paulo, João...
Não estou contrariando o Einstein, pois aliás, eu não conheço o seu trabalho. Não busquei ver toda a sua teoria, como que foi desenvolvida, provada, não a senti, não a analisei. Tudo o que sei foi o que o professor me passou em sala de aula e cobrou na prova. Talvez ele tenha razão, ou talvez não. Alguns dizem que tal é a pedra de apoio da ciência para o futuro (A Física Moderna), já também ouvi que ele pode ser como o "geocentrismo" de Aristóteles.

Nessa semana eu ouvi lá na USP, meio que sem querer - nem conheço as pessoas que falaram - de uma nova teoria ai que se opõe a Einstein. E depois encontrei alguns artigos na Internet (o google academico é muito bom), ai me deparei até mesmo na lição da Escola Sabatina.

Bem, pouco vi sobre o assunto. Vamos dizer que apenas vi a embalagem. Trata-se das teorias da cordas. A qual o Wikipédia, resume de forma bem simples:

"A teoria das cordas afirma que as menores unidades constituintes da materia existente, das particulas elementares da natureza, sao minusculas cordas vibratorias oscilantes feitas de energia, e que variando a oscilaçao e vibraçao das cordas, produz-se a materia conhecida, em todos seus aspectos, incluindo as particulas componentes das forças fraca, forte, eletromagnetica e a propria gravidade."
(para sabe mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria-M)

Particulas elementares: Tudo que conhecemos por matéria é formado por átomos (já fizeram a anti-matéria, a matéria escura... mas isto é outros quinhentos), que são os elementos que encontramos na natureza, como o ouro, o cálcio, o ferro, o oxigênio etc. Esses átamos, a grosso modo são constituídos por eletrons, neutrons e protons. Porém, em laboratório, com incriveis aceleradores de particulas, conseguiram quebrar os protons e neutrons em outras particulas, que dizem que todas são por volta dos 63 (se não me falha a memória), o eletron, fóton e até mesmo o gráviton (não descoberto) são exemplos. Tais são as particulas.
Oscilação: É praticamente um sinomimo de ondas. Pegue um balde de água, deixe-o em repouso. e depois jogue uma gota de água. Aquelas coisas redondas que você verá é um exemplo de ondas, oscilações.


Agora lá vai eu ligar tudo novamente com a Bíblia.

"Pela fé entendemos que o mundo pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente." Heb. 11:3
E se você for ver lá em Genesis 1, a cada dia da criação, era assim: "E disse Deus" e "E Deus disse: "
.
Talvez esse verso seja muito mais literal do que alguns pensam (alguns não acreditam). O falar, dizer, são nada mais do que ocilações mecânicas, produzido pela ação que acontece do ar comprimido junto as ocilações das cordas vocais, então o som sai em diversas amplitudes, frequencias.
Bem, Deus, Onipotente, deve ter uma voz um tanto incrivel em poder. A qual não me arrisco a dizer como é, e suas propriedades físicas, pois não tive revelação sobre isso até o momento.
Então, há uma possibilidade, que haja uma ligação entre a Criação Bíblica, na qual "Deus disse", com o surgimento da matéria, de acordo com essa nova teoria. Repare bem. Outras pessoas, além de mim já pensaram nisso.
Não estou afirmando nada. Apenas estou dizendo que parece haver alguma ligação, uma lógica nesse pensamento. Aliás, a Teoria-M ainda nem foi provada, ainda está em fase de "laboratório" - assim vamos dizer. E quanto mais, ninguém pensou nessa teoria a fim de derrubar de vez o evolucionismo; o que pode acontecer como também não.
É esperar para ver o que acontecerá. De acordo com o que pouco pesquisei e vi sobreo assunto, parece que está tendo boas progressões. E também vi uns lugares falando, que também há umas idéias que o Einstein erro em dizer que a velocidade na luz é constante, que ela pode variar, e que em alguns lugares pode ser muito maior etc.
.
É isto. Talvez a ciência mude novamente seus rumos, ou seja, talvez a Física Moderna, vá por água abaixo.
.
Também encontrei uma excelente matéria num site interessante sobre ciência. Que é uma entrevista com um renomeado cientista do Imperial College, João Magueijo. Veja parte da entrevista:
.
- E o sr. acredita que parte do apelo tem a ver o com o nome de Albert Einstein, já que sua teoria contradiz a relatividade? Quando se fala em Einstein, normalmente as pessoas se interessam, mesmo quando o entendimento das idéias é superficial...
.
Magueijo: Não só por isso. Obviamente que esses assuntos são de interesse, o fato de a minha idéia estar em conflito com as idéias fundamentais do Albert Einstein. Mas acho que acima de tudo há uma certa curiosidade sobre o que é o mundo científico, e há muitos mal-entendidos sobre o que é o mundo científico. Pensa-se que somos muitos racionais, e não é nada assim. Somos muito emocionais em fazer ciência. E acho que isso é uma das coisas que desperta interesse no público, saber como realmente as coisas acontecem.
.
- Com relação ao livro em si e às críticas que o sr. faz ao sistema, houve alguma reação mais violenta? Eu imagino a seguinte situação: o sr. continua trabalhando no Imperial College, mas ao mesmo tempo critica fortemente a direção do Imperial College. Houve alguma reação de cima para baixo, do tipo, 'o que o sr. foi dizer'?
.
Magueijo: É claro que houve uma reação. Mas eu também digo muitas coisas boas. E de certa forma as coisas más que eu digo são ou podem ser entendidas como críticas construtivas. Eu acho que existe muita burocracia, acho que existe uma divisão entre cientistas e burocratas da ciência. Eu acho que isso é um fato, não é? E minhas opiniões sobre esse fato no caso são ácidas, é o adjetivo correto. Mas ao mesmo tempo são baseadas na realidade, e é uma realidade que muita gente conhece, e houve muita gente aqui no colégio que me escreveu, 'até que enfim alguém tem coragem de dizer essas coisas em público'. Então é claro que houve uma reação negativa de cima para baixo. Mas, considerando as coisas que eu disse, eu no fundo acho que poderia ter sido muito pior do que foi.
.
(Ver matéria completa)
.
Bem, é apenas isso. Uma boa semana a todos.