08 abril 2018

Por que e como guardar o sábado? (a vida de um sabatista)

Provavelmente você já ouviu falar ou conhece alguém que é sabatista (isto é, que guarda o dia de sábado para descansar). Segue algumas considerações quanto a como é guardar um dia de sábado.

A Motivação

O motivo principal de se guardar o sábado é devido ao mandamento encontrado na Bíblia:

"Lembra-te do dia de sábado para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dia o SENHOR fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o SENHOR abençoou o sétimo dia e o escançou." (Êxodo 20:8-11)
"No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação." (Gênesis 2:2-3)
"E então [Jesus] lhes disse: "O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim, pois o Filho do homem é Senhor até mesmo do sábado." (Marcos 2:27-28)
"Se você vigiar seus pés para não profanar o sábado e para não fazer o que bem quiser em meu santo dia; se você chamar delícia o sábado e honroso o santo dia do Senhor, e se honrá-lo, deixando de seguir seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de falar futilidades, então você terá no Senhor a tua alegria, e eu farei com que você cavalgue nos altos da terra e se banqueteie com a herança de Jacó, seu pai." É o Senhor quem fala." (Isaías 58:13-14)

Quando a pessoa guarda o sábado, o guarda porque quer obedecer este mandamento de Deus. E isto carrega algumas implicações práticas que são semanalmente 'aprendidas e desenvolvidas':
  • Ele(a) acredita na Bíblia, em especial no relato da Criação;
  • Ele(a) acredita e lembra de que Deus é o Criador;
  • Ele(a) se autodeclara/reconhece ser uma criatura do seu Criador
  • Ele(a) acredita e lembra  de que Deus é o seu Salvador e Redendor (Deuteronômio 5:14-15)
  • Ele(a) acredita que o sábado é essencial para o homem (Eclesiastes 12:13);
  • Ele(a) quer exercitar sua obediência e submissão das suas vontades, desejos e atividades da vida à Deus.
  • Ele(a) quer deleitar-se no descanço do Senhor.

Como se guardar o sábado?

Um modo comum de se ouvir (porém um tanto equivocado) de guardar o sábado é a famoso frase "eu não trabalho no sábado". Algumas pessoas até pensam que o judeu e/ou adventista "não fazem nada no sábado". Vejamos que a Bíblia diz muito sobre isso.

De forma explícita ela diz nos textos acima:
  1. O dia deve ser 'santificado'. O que significa que o homem o deve considerar santo, sagrado, separado para Deus;
  2. Dedicado para Deus. Não é dedicado para o time de futebol, shows, ficar a toa bebendo num bar. Mas para o seu relacionamento com o Criador;
  3. Ninguém em seu raio de domínio/influência deve trabalhar. O que requer uma 'preparação' nos dias anteriores, para se ter todas as condições necessárias para se evitar o 'trabalhos' neste dia;
  4. A Criação deve ser rememorado e celebrado realizada pelo Criador. Dia para conhecer melhor sobre o trabalho de Deus revelado na Bíblia, inclusive conhecer mais profundamente o Criacionismo e a Natureza;
  5. VIGIAR para que seus pés não se desviem / profanem / percam o rumo / do sábado (um verdadeiro exercício de autocontrole e submissão);
  6. Não fazer o que bem quiser neste dia. Antes buscar em Deus o que Ele quer que você faça;
  7. Deixar seu próprio caminho/trabalhos (se desligar das preocupações e questões políticas, economia, trabalho, estudos seculares...);
  8. Não falar futilidades ou em coisas inúteis neste dia. Até seus pensamentos, conversas, palavras... devem ser especiais, diferenciadas (para melhor) dos demais dias;
  9. Considerar este dia como sendo 'deleitoso' e honroso (honrando-o).
Como você pode ver, vai muito além de 'não trabalhar'. É deixar de trabalhar em prol de um outro tipo de AÇÃO (e olha, às vezes, o estado te esgota fisicamente). Sem um dos itens acima, não haverá máximo proveito. Assim como o problema do frio formalismo ou tradicionalismo.

Estar com o coração incrédulo, como estar com a 'cabeça' nos negócios, ou na prova do concurso ou faculdade, dentre outros, podem atrapalhar-lhe em viver os propósitos deste dia. A ideia é sempre buscar apreender a viver o sábado em sua plenitude.

Como deve ser a experiência do sábado?

Os textos acima são enfáticos nas palavras chaves: santo, honroso e deleitoso. Se 1 desses 3 itens falatar, então há algo que 'não deveria ser assim'. A pessoa estará os buscando, mesmo que, vez ou outra, ocorra coisas muito inesperadas, que podem desfocar um pouco, como uma doença súbita ou acidente.

Na época de Jesus, o grupo dos fariseus criaram um MANUAL do que pode e não pode fazer no sábado. O objetivo era bom (resgatar a santidade que havia sido perdida diante do paganismo), porém acabaram se perdendo na trajetória. Transformaram a guarda do sábado num mero FORMALISMO e, por vezes, longe de ser DELEITOSO. Tentaram impor estas restrições e regras desconexas para Jesus, o qual atacou veemente e buscou ensinar o verdadeiro princípio do sábado que foi esquecido.

Pontos chaves da guarda do sábado

1º Lugar: Muita comunhão com Deus;
2º Lugar: Fazer atividades honrosas, altruístas, santificadas... neste dia.
3º Pode ser dado uma atenção especial para a família, familiares, amigos, vizinhos, para as pessoas etc.
4º Deve passar totalmente longe de 'um dia perdido';
5º O dia deve terminar com a sensação de 'não vejo a hora que chegue o próximo sábado'.


Peculiaridades e sugestões deste dia

  • Não há como guardar o sábado de forma 'alinhada' com desejos egoístas ou de forma interesseira. Será uma hipocrisia. Guardar o sábado é apreender, tratar as pessoas, fazer amigos, conversar, de forma desinteressada de vantagens. Isto implica em apreender a DESLIGAR, por um dia que seja, de dinheiro ($$$) e dar o verdadeiro valor às pessoas (todos são criaturas de Deus) e seus atos. O sábado é para ser uma pálida amostra do Céu.
  • É um dia ideal para meditar na Bíblia e orar a Deus 'sem pressa', 'desligado', 'despreocupado' com horário para sair, ir no trabalho etc.
  • É um dia ideal para se reunir com pessoas da mesma fé, para compartilhar de conhecimentos e das experiências na semana, expectativas, fortalecer a fé um do outro, comunicar a palavra para outras pessoas;
  • Um dia muito oportuno para visitar amigos distantes, familiares, conhecer um vizinho, fazer uma visita à um doente/enfermo (ajudá-lo em suas necessidades, ou até mesmo arrumar/limpar algo em sua casa, de forma gratuita, altruísta);
  • É o memorial da Criação. É o dia perfeito e ideal para um refúgio bucólico em meio a Natureza. Fazer um belo acampamento, caminhada, atividades ao ar livre que despertem o plano original da harmonia do homem com a Natureza e Seu Criador. Desfrutar das belezas e delícias da natureza, à companhia de animais. Buscar ali, elevar os pensamentos a Deus e reconhecer Sua obra, grandiosidade.
  • Para as crianças e adolescentes que necessitam de bastante atividade física, gastar energia. É um dia oportuno para reunir amigos (fora da escola). Os país e adultos podem aproveitar para dirigir brincadeiras e atividades físicas de maneira diferenciada. Construir lições para elas. [O que, por vezes, dá muito trabalho fazer.]
  • É comum, as comunidades religiosas sabatistas criaram grupos de corais, instrumentais, orquestras, estudos, serviços voluntários e comunitários, seminários, palestras, almoços comunitários, testemunhos.
  • Muitas igrejas adventistas oferecem Clube de Aventureiros e Desbravadores para as crianças e adolescentes.

0 comentários: