05 setembro 2008

Sonda Phoenix vê água líquida em Marte


Técnicos da missão da sonda Phoenix, que explora o solo de Marte desde 25 de maio deste ano, descobriram água em estado líquido no planeta (275 milhões de km da Terra). Na semana passada o trabalho da sonda já havia confirmado a existência de gelo no local, mas a nova descoberta pode levar a uma revolução nas pesquisas sobre a possibilidade de vida no planeta vizinho.
A água em estado líquido indica algo fundamental para a existência de vida, ao menos do modo como a conhecemos.
Nenhum estudo foi publicado ainda sobre a descoberta, mas o líder de um dos grupos no comando da pesquisa da Phoenix afirmou por telefone à Folha Online que o assunto será divulgado em relatório dentro de alguns dias. O cientista falou com a condição de não ser identificado. (A Nasa costuma divulgar descobertas importantes apenas em entrevistas coletivas marcadas com antecedência.)

O assunto deixa cientistas da agência espacial entusiasmados porque a água líquida é uma condição necessária à vida tal qual a conhecemos. Se o planeta mostrar indício de que possui moléculas orgânicas semelhante às que compõem o DNA e as células --estruturadas sobre longas cadeias de átomos de carbono-- pode ser que existam seres vivos lá também.
Na semana passada, cientistas da Nasa confirmaram a existência de etano (uma molécula orgânica simples, componente do gás natural) na forma líquida em Titã, a maior lua de Saturno. Trata-se do único astro do Sistema Solar, à exceção da Terra, onde havia sido detectado líquido na superfície.

(...)

[matéria inteira]
Fonte: Folha Online
______________
Nota: Interessante a colocação "A água em estado líquido indica algo fundamental para a existência de vida, ao menos do modo como a conhecemos. " Do modo como a conhecemos, ou do modo como diz o paradigma cientifico atual? Será que a água, por si só é um indicativo, ou criador da vida? Por que bater tão forte nessa tecla? Há algum problema da água não ser o agente causador da vida? E como fica agora a forte idéia de que foram meteoros cheios de água que trouxera água para a Terra? Na maté integra, também diz que as condições do solo, apenas por ter 2 substâncias, poderia-se plantar nabo. Olha, dizer que apenas o conter nutriente x e y é o suficiente para se plantar algo é no minimo absurdo! Há condições climáticas, outras características do solo, acidez, umidade, outros nutrientes mesmo, fatores de absorção e crescimento, atmosfera.
Humanamente, alguem pode se orgulhar e dizer "Oh! Estamos em Marte." Como se fosse um grande avanço da humanidade. Avanço? Os anjos podem fazer esses deslocamentos de modo que nem imaginamos, em velocidades que não compreendemos. E quanto a nós, também poderemos viajar no Universo como tais anjos; pesquisar de forma muito melhor e mais empirica. E o que falta para tal avanço ocorrer, é adiantar a volta de Jesus. O que talvez aconteça antes mesmo do homem pisar em marte.
Mas é incrivel o que vemos nas pequenas revoluções cientificas, pequenos paradigmas quebrado, um atrás do outro. Aliás, há decadas atrás, a idéia que se tinha e se propagava de Marte era muito diferente da de hoje. Agora, lá se tem água. Por que os cientistas são tão impacientes? Por que ficar afirmando isso e aquilo, tomando modelos teóricos e colocando-os como absoluto; alguns até mesmo colocando isso como uma religião? Há tantas variáveis ainda não entendidas e a serem descobertas.

0 comentários: