07 setembro 2008

Prêmio Nobel propõe comer menos carne para combater mudanças climáticas

As pessoas deveriam parar de comer carne um dia por semana se quiserem fazer uma contribuição pessoal e efetiva ao combate à mudança climática, segundo o presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), Rajendra Pachauri.

Em entrevista ao dominical britânico The Observer, o presidente do IPCC, prêmio Nobel da Paz 2007 junto com ex-vice-presidente americano Al Gore, destacou a importância de mudanças na dieta, devido à grande quantidade de emissões de dióxido de carbono e outros problemas ambientais associados à criação de gado.
Na opinião do economista indiano, que é vegetariano, é relativamente fácil mudar os hábitos alimentares em comparação à modificação dos sistemas de transporte. Após eliminar o consumo de carne um dia por semana, Pachauri propõe continuar reduzindo.
A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) estimou que o setor de criação de gado representa 20% das emissões globais de gases do efeito estufa.
Além disso, também é uma das principais causas da degradação do solo e dos recursos hídricos. A FAO advertiu também que o consumo de carne vai duplicar em meados deste século.
________________
Nota: Motivos para abandonar o vicio, o hábito de se comer carne, há de sobra. Está longe de ser o mais saudável para a nossa saúde. E, sobretudo, numa sociedade cada vez mais sedentária, é um veneno, um dos principais causadores de problemas com gordura, tanto aqueles acumulos dentro da pele (a tal da banha); como dentro dos vasos, veias e a artérias. Além de diversas outras toxinas que se ingere que proveio dos animais assassinados, fora o que ocorre na circulação do animal na hora do abate. É um veneno!
Racionalmente, que motivo posso alegar para defender o consumo de carne? Não me vem nenhum à mente. Claro, pessoas que vivem em regiões desoladas, com carência de outros alimentos. Como os esquimós, que comem seus animais, até bebem seu sangue; alguem num caso de sobrevivência, e outros, tudo bem. Mas, num pais rico em alimentos integrais, oleguminosas, castanhas, e tantas outras coisas; que desculpa pode alegar? E claro, que muitas pessoas perecem de conhecimento sobre a questão. Tem gente que acha que quem não come carne é um desnutrido, ou que a carne é a unica fonte de proteina que existe, que nada além da carne, que comemos contem as proteinas necessárias para nossa manutenção e desenvolvimento.
Bem, as pessoas costumam dar desculpas esfarrapadas, quando não querem mudar um vicio, um hábito, uma paixão; sobretudo a paixão da carne, do paladar.
Mas, ainda assim, eu apelo para aquele que contem um minimo de consciência ambiental, que pensa na saude e manutenção do planeta, preocupado com o efeito estufa entre outras catastrofes na natureza. O minimo que tal pessoa poderia fazer é abandonar a carne. Alias, considero até uma hipocrisia pessoas virem falar de consciência ambiental, enquanto não muda o próprio estilo de vida, sobre tudo, aquilo que consome; e aquilo que dejeta.

0 comentários: