26 setembro 2008

Limitações do Access 2003

Confeço que estou tendo dores e dores de cabeça, desde que comecei a ter que fazer algumas aplicações no Access. Pois, ao meu ver, ele é muito burro. Sua capacidade de lidar com dados e fórmulas fica longe e longe do Excel. Acontece cada coisa absurda, que eu espanto. E até motivo de risos temporários. E talvez, esse seja um dos motivos que tanta gente reclama do Access.
Um dos problemas que mais me intrigaram nos últimos tempos, fora uma mensagem de erro, após desenvolver uma fórmula no 'Construir Expressão'. Veio a seguinte mensagem de erro:

"Essa expressão foi digitada de forma incorreta ou é complexa demais para ser avaliada. Por exemplo, uma expressão numérica pode conter um número excessivo de elementos complicados. Tente simplificar a expressão atribuindo partes da expressão a variáveis."

Complexo demais? Ou programa burro demais? Elementos complicados, o que é raios seria isso? Isso sim mais parece: "Programadores que não fizeram um trabalho bem feito, mas um programa bem limitado." O intrigante é que no mesmo pacote, o Excel consegue fazer essas expressões complexas demais e avaliar os tais elementos.

Lamentável. O que isso significa? Mais horas de trabalho, apenas para tentar contornar a limitação do programa, de modo a fazê-lo entender.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Evandro, vc conseguiu "desvendar o mistério" das expressões complexas? Se conseguiu e puder me falar como foi, agradeceria muuiiiito. Pois estou tentando há um tempão sem sucesso. Valeu!

E. C. O. Schulz disse...

Olá Mara, no final, acabei criando uma função em VBA para driblar isso... aí deu certo.