16 outubro 2008

Respirar Corretamente

Uma das coisas mais importantes para o nosso organismo, contudo, proporcionalmente, dado menor valor, é a nossa respiração. Aquele simples pensamento nos faz pensar sobre o assunto: "Quanto tempo você vive sem comer? Quanto tempo você vive sem água? Quanto tempo você vive sem ar?" Minutos sem o ar e podemos morrer ou ter sérios lesões, sobretudo, no sistema nervoso. O qual, na falta de ar, ou insuficiência, imediatamente te faz desmaiar, para assim diminuirem as atividades a fim de consumir menos ar.

Em primeiro lugar há a questão da qualidade do ar que respiramos? Devemos sim, o quanto possível ir para os campos, matas, colocar plantas e arvores no quintal, entre outros, ir sempre para lugares com um ar de melhor qualidade. E mesmo assim, devemos aproveitar o ar das 3 primeiras horas do dia, que é o ar de maior qualidade, há um ditado que diz: "No amanhecer é quando a natureza dá tudo de si para nós." Levantar cedo, fazer exercicios pela manhãzinha é excelente para nos oxigenar e possuir mais saúde. Ao mesmo tempo, evitar lugares poluidos, com poeira, entre outros; se possível, usar máscaras, principalmente em lugares de ar pesado, como no transito, próximo a rios fedorentos, e lugares empoeirados por construções.

Outra coisa importantissima é usufruir da nossa capacidade de respiração devidamente? Quanto que você acha que rende sua respiração? Tem respirado o suficiente? Acha que está dando o melhor que tem a oferecer para o seu corpo, ou apenas está dando o minimo para viver? O nosso pulmão pode se expandir tanto, que se fosse pegar toda sua superficie e esticá-la, daria para cobrir uma quadra de tennis profissional! Contudo, quão pouco temos usado disso.

Quanto a ação da respiração, para oxigenar melhor nosso organismo, há 3 coisas importantes, primordiais: "Capacidade cardíaca, técnica e capacidade dos músculos usados na respiração."

Capacidade Cardíaca: É o volume de sangue que seu coração consegue bobear por batida. Quanto mais fortalecido estiver seu coração e sistema circulatório. Menos esforço seu coração fará e mais sangue suprirá. Desse modo, nossas células irão participar de um banquete de energia, suprimento, nutrientes, entre outros.

Técnica: É o modo como se respira. A respiração correta, usa essencialmente o músculo diafragma, localizado na parte superior do abdomen. Quando usado corretamente, usa-se FORTEMENTE todos os músculos envolvidos no processo: "Abodomen, intercostais e diafragma". Assim, fazendo os pulmões trabalhar de modo ideal, com maior capacidade, com maior controle da respiração em si e exercitando o abdomen; importantissimo para atividades no qual exige muito uso do ar e de energia, como: "Correr, tocar instrumentos de sopro, artes marciais, concentrar-se numa atividade que exige concentração e raciocinio."

Músculos da Respiração: Tais devem ser bem fortalecidos, exercitados e aquecidos, para exercer corretamente a sua função. E uma autovigilancia, para exercitá-lo e usá-lo, até que se torne automático, inconsciente, é primordial.


Técnica Correta

1. Respire bem fundo, com o diafragma, aumentando naturalmente a barriga, bastante, até não puder mais.
2. Force mais um pouco, com os intercostais, então se espandirá um pouco a região das costas, atrás da região do diafragma.
3. Parta para os musculos superior, estofando um pouco a parte centro-inferior dos peito.
4. Para expirar, o mesmo processo. Buscando dar todo apoio, controle e pressão, na barriga.

Obs. Tudo isso deve ocorrer fazendo a parte superior do peito fique o mais imóvel possível, e sem levantar os ombros. Ajuda, principalmente de inicio, colocar uma mão na barriga e outra nas costas, para observar seu esforço, intensidade e se está ou não "subindo".


Exercício de Respiração

Há diversos, explicarei um, que uso para aquecer para tocar trompete:

1. Continuamente fique contando o tempo, em compassos de 4 tempos.
2. Esvazie tudo de ar que tiver.
3. Conte 4 tempos.
4. Puxe o máximo de ar - usando a técnica - ocupando cada espaço, canto, centimetro cúbico do seu pulmão, em 4 tempos exatamente (nem menos, nem mais).
5. Segure, travando o ar. ( não pela garganta, mas pela barriga - diafragma - quando se usa a barriga, você consegue falar normalmente e até mesmo com uma voz mais robusta, j[a na garganta o mesmo não ocorre). Isso por 4 tempos.
6. Solte todo o ar, de forma contínua, por 8 tempos (nem menos, nem mais); e buscando colocar forte intensidade no sopro.
7. Volte do inicio.

Faça isso por uns 7 - 15minutos. (Você sentirá uma diferença incrível! É muito gostoso a sensação quando o diafragma está aquecido.)


Nota: Você pode de inicio, contar um tempo mais rápido. Mas conforme for aquecendo, e com a prática, vai tornando-o mais devagar. E depois de um bom tempo de prática, perceberá, que poderá aumentar para 12 tempos de expiração.

Não é do dia para noite que você pegará o hábito de naturalmente respirar corretamente. Com o tempo sim, se começar a tocar um instrumento de sopro, ou praticar um esporte que exija muito disso, certamente irá desenvoler isso mais rapidamente. Contudo, busque adquirir a autovigilância, sempre busque pensar nisso no dia-dia, e quando pensar, e perceber que está respirando erroneamente, comece a respirar corretamente. E com essa prática, aos poucos, você irá adquirir o hábito para uma vida de maior vigor mental, físico e espiritual.

Segundo alguns estudos, e mesmo alguns mensagens sobre saúde de Ellen White, grande parte, talvez 70%, da nossa saúde fisica, mental e espiritual, recuperação, imunológico irão melhorar, se respirarmos corretamente. Visto que o ar é o principal combustivel do nosso corpo, ele terá um mar de águas para se abastecer e praticar suas atividades, ou seja, pode dar o máximo de si. Contudo, não respirando corretamente, é como se ele trabalhasse "a conta-gotas".

Nota: Há um século, Ellen White escreveu: “Parte alguma do corpo deve jamais ficar mal-acomodada por meio de roupas que comprimam qualquer órgão, ou restrinjam sua liberdade de movimento. As roupas de toda criança devem ser bastante folgadas a fim de permitir a mais livre e ampla respiração, e arranjadas de maneira que os ombros lhes suportem o peso” (A Ciência do Bom Viver, p. 382). “O corpo feminino não deve no mínimo ser comprimido... O vestuário deve ser perfeitamente cômodo, para que os pulmões e o coração tenham ação sadia” (Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 478). E nunca é demais lembrar: “Eu desejaria que fôssemos antiquados em muitos aspectos. Se pudéssemos ter a antiquada força que caracterizou as antiquadas mulheres das gerações passadas, isso seria muito de desejar! Não falo desavisadamente quando digo que a maneira em que as mulheres se vestem, juntamente com sua condescendência com o apetite, é a maior das causas de seu presente estado débil e doentio. Há apenas uma mulher dentre mil que agasalha seus membros como devia. Seja qual for o comprimento do vestido, devem as mulheres vestir seus membros tão cabalmente como os homens” (Ibidem, p. 479). [Michelson Borges]

0 comentários: