29 outubro 2008

Novo Windows 7

Depois do traumático Vista, a Microsoft promete que seu novo sistema operacional, chamado Windows 7, será mais simples e leve. A idéia é que usuários não tenham de comprar máquinas mais robustas, e caras, para usar o software e também facilitar o manejo dos itens.
Segundo Michael Silver, um analista da Gartner, o lançamento do Windows 7 é um processo crítico para a Microsoft. "O real obstáculo é deixar a reputação do Vista para trás", diz. O novo programa deve ser lançado para teste no início do ano que vem.

Entre as novidades já anunciadas pela Microsoft estão as mudanças na barra de tarefas do Windows, que deve ter menos botões --a empresa afirma que vai retirar os "redundantes".
Os usuários poderão arrastar os ícones de documentos e programas, para organizá-los na ordem de preferência. Um clique em ícones de programas, usando o botão direito do mouse, vai relevar informações como documentos recentes produzidos com o software.

Outra promessa diz respeito ao uso de redes sem fio, que a Microsoft promete interligar de um modo "mais intuitivo e automático". A intenção é que seja mais fácil compartilhar arquivos com outros computadores.

Lógica em arquivos
A empresa diz ainda que o Windows terá um novo sistema de armazenamento de arquivos, que vai agrupar documentos semelhantes, como fotos, para exibi-los juntos em uma pasta. Esses arquivos podem estar no computador, em um disco rígido externo ou em um PC da rede. Segundo a Microsoft, o recurso pode ser útil para organizar as fotos digitais de uma família.
Como foi antecipado por Bill Gates, fundador da Microsoft, o Windows 7 vai dar suporte para telas sensíveis ao toque. O objetivo é que usuários possam usar os dedos para acionar funções, mesmo em programas que não sejam especificamente desenvolvidos para isso.

A empresa informou também que a próxima versão do pacote de softwares Office irá incluir uma versão para que os documentos de texto e planilhas funcionem dentro de um navegador da internet.

A medida é uma resposta à rival Google, que disponibiliza gratuitamente o Google Docs, com editor de texto e planilha e software de apresentação através da internet.

Com Reuters e Associated Press



_______________


Nota: Pois é. Ao meu ver o Windows Vista foi mais do que fiasco, ele simplesmente:

Contras:
1. É mais pesado.
2. Gasta muito mais memória fisica e virtual.
3. Usa muito mais processos e pagina muito mais.
4. A grande maioria dos novos recursos é inútil.
5. Pouca inovação e melhora.
6. Coisas, outrora instantaneas, agora devagar. (como conectar a Internet).
7. Comuns bugs de fechar janelas e incompatibilidade de softwares e hardwares.
8. Alguns hardwares perdem desempenho.
9. Gasta - à toa - muita memória de processamento de vídeo.
10. Ainda em falta com um guia mostrando de forma, clara, simples, amigável e rápida os novos recursos do sistema; vários recursos; o que pode ser feito para torná-lo mais rápido; guia dos serviços. (normalmente, para isso é preciso recorrer para blogs, revistas...)
11. Tenta agradar demais visualmente. Mas ainda impede personalizações ao usuário, tais quais ele possui no Linux.
12. Alguns serviços, como "Controle de Usuário" chega a ser um saco!
13. Diminui o desempenho em tudo.
14. O indexamento de arquivos nem se compara ao serviço da Google.
15. A barra de tarefas - novidade da versão - vem com muitas inutilidades. É limitada quanto a personalização. E gasta muita memória.
16. O Painel de Controle, entre outros caminhos rápidos na versão XP, ficaram complicadas, escondidas e burocráticas.
17. Gasta muito mais espaço no HD.
18. O sistema de pesquisas é ainda obsoleto comparado ao do Google Desktop.


Prós:
1. Ficou impressionantemente mais bonito. (contudo, há uns downloads que torna o XP com o mesmo visual - quase indistinguivel do Vista - e não consumindo tanta memória).
2. A estrutura de armazenagem de arquivos e divisão nos "Meus Documentos" ficou melhor.
3. Os modos de vizualização de arquivos forão um destaque.
4. Ver o conteúdo do arquivo no seu Icone, foi uma boa inovação.
5. Aumentou a segurança.
6. Finalmente, Xadrez, entre as opções de jogos básico.
7. Basta clicar no relógio para aparecer o calendário mensal.
8. Agora reconhece compactos do formato .rar, sem precisar de instalação do WinRAR.
9. Os ícones finalmente ficaram com um visual mais elegante.
10. Novo mecanismo de troca de janelas ficou interessante, mas pouco usual.


Se alguem tem o Vista hoje, e não liga muito para o visual e novas frescuras. Retire e coloque o XP. E se ligar para o novo visual. Procure na Internet por uma expansão do XP que o torna com o Visual do Vista, é impecável. Pois realmente, esse Vista aff...

Tenho certeza que boa parte do pessoal só não migrou em larga escala para o Linux; pois esse ainda apresenta uma falta de solidez quanto a maleabilidade das janelas. Ainda há uma grande inimizade com o "Terminal", talvez, maior, com o que havia para com o "MS-DOS". Ainda não ser muito fácil de personalizar. Muitos programas e drivers ainda apresentarem certa resistência ao Linux; especialmente, o Office (mas os concorrentes já estão chegando... - Google Docs, BOrifice) e MSN.

Vamos ver o que o Windows 7 fará. Se teóricamente, gastará a mesmo que o Vista exige do Hardware. No minimo, precisa, e MUITO, melhorar em diversos aspectos, e inovar em outros. Incluindo, o desenvolvimento de alguns aplicativos de edição de imagem, video e som; pois tem crescido muito os usuários, e tais estão recorrendo a softwares externos; pois, Paint, o Windows MovieMaker e mesmo MediaPlayer11, estão, em muito, para trás. O IE já está cabaleando, se esforçando para ficar na frente, com dificuldade. Enquanto que Mozilla Firefox cresce absurdamente, e a Google acaba de lançar o seu navegador, Chrome. O Office 2007 realmente inovou bastante, mas a Microsoft que se cuide, há muito a melhorar, e a Google vem aí. E o Office 2007 ainda não tem recebido muito espaço nos escritórios como o 2003 (o qual ainda predomina hoje).

2 comentários:

Anônimo disse...

nota zero.

Anônimo disse...

Para windows 7 nota zero.