27 março 2008

Da Santidade À Apostasia

0 comentários

Muitos, às vezes, se perguntam ou perguntam: "Como pode aquela pessoa ter feito uma coisa dessas?" Pessoas exemplares, ou mesmo fiéis cristãs, fervorosos e zelesosos; depois de um tempo, estão envolvido em ações imorais, vícios, pecando, mornos, e não "lá aquelas coisas"; ou simplesmente, totalmente afastados.

Essas palavras da pena inspirada, no livro Patriarcas e Profetas, são extraordinárias quanto a descrição desse processo; de como isso acontece. Como são os perigos, as tentações, ciladas, de modo a atrair, conduzir as pessoas da luz para as trevas. Por favor, atenta para tais palavras, leia minuciosamente cada parágrafo, reflita numa contextualização e na sua vida, dia-dia; onde tais armadilhas se encontram; ore a Deus buscando por entendimento, poder e proteção para se desviar dessas armadilhas e até mesmo se libertar de tais, caso tenha sido vítima.

...

"Ora tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. Aquele pois que cuida estar em pé, olhe não caia." I Cor. 10:11 e 12. Satanás bem conhece o material com que tem a lidar no coração humano. Ele sabe - pois tem estudado com diabólica intensidade durante milhares de anos - quais os pontos que mais facilmente podem ser assaltados no caráter de cada um; e durante gerações sucessivas tem ele operado a fim de subverter os homens mais fortes, os príncipes de Israel, pelas mesmas tentações que tiveram tanto êxito em Baal-Peor. Todos os períodos da História se acham repletos de caracteres que naufragaram de encontro aos recifes da condescendência sensual. Aproximando-nos do final do tempo, ao achar-se o povo de Deus nas fronteiras da Canaã celestial, Satanás redobrará, como fez antigamente, os seus esforços para os impedir de entrar na boa terra. Arma as suas ciladas a toda a alma. Não é simplesmente o ignorante ou sem letras que necessita de ser guardado; ele preparará suas tentações para os que se encontram nas mais elevadas posições, no mais santo mister; se ele os puder levar a poluir a alma, poderá por meio deles destruir a muitos. E ele agora emprega os mesmos fatores que empregou há três mil anos atrás. Por meio de amizades mundanas, pelos encantos da beleza, pela procura de prazeres, folguedos, festins ou bebidas, tenta ele à violação do sétimo mandamento.

Satanás seduziu Israel à depravação antes de os levar à idolatria. Aqueles que desonrarem a imagem de Deus e macularem Seu templo em suas próprias pessoas, não terão escrúpulos para praticarem qualquer desonra a Deus que satisfaça o desejo de seus depravados corações. A condescendência sensual enfraquece o espírito e avilta a alma. As faculdades morais e intelectuais ficam embotadas e paralisadas pela satisfação das inclinações animais; e é impossível ao escravo da paixão compenetrar-se da obrigação sagrada imposta pela lei de Deus, apreciar a obra expiatória, ou dar o devido valor à alma. Bondade, pureza e verdade, reverência para com Deus e amor pelas coisas sagradas - e tudo isto são afeições santas e nobres desejos que ligam os homens ao mundo celestial - são consumidos nos fogos da lascívia. A alma se torna um deserto enegrecido e desolado, habitação de espíritos maus, e "guarida de toda a ave hedionda e abominável". Seres formados à imagem de Deus são arrastados ao nível dos irracionais.

Foi associando-se com os idólatras e unindo-se às suas festas que os hebreus foram levados a transgredir a lei de Deus, e trazer Seus juízos sobre a nação. Assim, agora, é levando os seguidores de Cristo a associar-se com os ímpios e unir-se às suas diversões que Satanás é mais bem-sucedido ao induzi-los ao pecado. "Saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo." II Cor. 6:17. Deus requer hoje de Seu povo uma distinção tão grande do mundo, nos costumes, hábitos e princípios, como exigia de Israel antigamente. Se fielmente seguirem os ensinos de Sua Palavra, existirá esta distinção; não poderá ser de outra maneira. As advertências feitas aos hebreus contra o identificarem-se com os gentios, não eram mais diretas ou explícitas do que as que vedam aos cristãos adaptar-se ao espírito e costumes dos ímpios. Cristo nos fala: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." I João 2:15. "A amizade do mundo é inimizade contra Deus"; "portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." Tia. 4:4. Os seguidores de Cristo devem separar-se dos pecadores, procurando sua companhia apenas quando há oportunidade de fazer-lhes bem. Nunca seríamos demasiado decididos em evitar a companhia daqueles que exercem influência para desviar-nos de Deus. Ao mesmo tempo em que oramos: "Não nos deixes cair em tentação" (Mat. 6:13), devemos excluir a tentação tanto quanto possível.

Foi quando os israelitas se achavam em uma condição de comodidade e segurança exterior que foram levados ao pecado. Deixaram de conservar a Deus sempre diante de si, negligenciaram a oração, e acariciaram um espírito de confiança em si próprios. A comodidade e condescendência consigo mesmos, deixaram desguarnecida a cidadela da alma, dando entrada a pensamentos aviltantes. Foram os traidores dentro dos muros que subverteram as fortalezas do princípio e traíram Israel ao poder de Satanás. É assim que Satanás ainda procura conseguir a ruína da alma. Uma longa operação preparatória desconhecida ao mundo, tem lugar no coração, antes que o cristão cometa francamente o pecado. A alma não desce de pronto da pureza e santidade à depravação, corrupção e crime. Leva tempo para que se degradem aqueles que foram formados à imagem de Deus, ao estado brutal e satânico. Pelo contemplar nos transformamos. Alimentando pensamentos impuros, o homem pode de tal maneira conduzir a mente que o pecado que uma vez lhe repugnava tornar-se-lhe-á agradável.

Satanás está empregando todos os meios para tornar populares o crime e o vício aviltante. Não podemos andar pelas ruas de nossas cidades sem encontrar notícias inflamantes de crimes, apresentadas em algum romance, ou a serem representados em algum teatro. A mente é educada de maneira a familiarizar-se com o pecado. A conduta seguida pelos que são baixos e vis é posta perante o povo nos jornais do dia, e tudo que pode provocar a paixão é trazido perante eles em histórias excitantes. Ouvem e lêem tanto acerca de crimes aviltantes que a consciência, que já fora delicada, e que teria recuado com horror de tais cenas, se torna endurecida, e ocupam-se com tais coisas com ávido interesse.

Muitos dos divertimentos populares do mundo hoje, mesmo entre aqueles que pretendem ser cristãos, propendem para os mesmos fins que os dos gentios, outrora. Poucos há na verdade entre eles, que Satanás não torne responsáveis pela destruição de almas. Por meio do teatro ele tem operado durante séculos para despertar a paixão e glorificar o vício. A ópera com sua fascinadora ostentação e música sedutora, o baile de máscaras, a dança, o jogo, Satanás emprega para derribar as barreiras do princípio e abrir a porta à satisfação sensual. Em todo ajuntamento onde é alimentado o orgulho e satisfeito o apetite, onde a pessoa é levada a esquecer-se de Deus e perder de vista os interesses eternos, está Satanás atando suas correntes em redor da alma.

"Guarda o teu coração", é o conselho do sábio, "porque dele procedem as saídas da vida." Prov. 4:23. Conforme o homem "imaginou na sua alma, assim é". Prov. 23:7. O coração deve ser renovado pela graça divina, ou será em vão procurar pureza de vida. Aquele que tenta edificar um caráter nobre, virtuoso, independente da graça de Cristo, está edificando sua casa sobre areia movediça. Nas cruéis tempestades da tentação certamente será ela derribada. A oração de Davi deve ser a petição de toda alma: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto." Sal. 51:10. E, tendo-nos tornado participantes do dom celestial, devemos prosseguir até à perfeição, sendo "mediante a fé" "guardados na virtude de Deus". I Ped. 1:5.

Temos todavia uma obra a fazer a fim de resistirmos à tentação. Aqueles que não querem ser presa dos ardis de Satanás devem bem guardar as entradas da alma; devem evitar ler, ver, ou ouvir aquilo que sugira pensamentos impuros. A mente não deve ser deixada a divagar ao acaso em todo o assunto que o adversário das almas possa sugerir. "Cingindo os lombos do vosso entendimento", diz o apóstolo Pedro, "sede sóbrios, ... não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; mas, como é santo Aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver." I Ped. 1:13-15. Diz Paulo: "Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filip. 4:8. Isto exigirá oração fervorosa e incessante vigiar. Devemos ser auxiliados pela influência permanente do Espírito Santo, que atrairá a mente para cima, e habituá-la-á a ocupar-se com coisas puras e santas. E devemos fazer estudo diligente da Palavra de Deus. "Como purificará o mancebo o seu caminho? observando-o conforme a Tua Palavra." "Escondi a Tua Palavra no meu coração", diz o salmista, "para eu não pecar contra Ti." Sal. 119:9-11.

O pecado de Israel em Bete-Peor acarretou os juízos de Deus sobre a nação, e, embora os mesmos pecados hoje não sejam punidos tão prontamente, de um modo tão certo terão eles a sua paga. "Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá." I Cor. 3:17. A natureza determinou penas terríveis a estes crimes, penas estas que, mais cedo ou mais tarde, serão infligidas a todo o transgressor. São estes pecados mais do que outros quaisquer os que têm causado a terrível degeneração de nossa espécie, e o cortejo de moléstias e miséria que faz a desgraça do mundo. Os homens podem ter êxito ao esconder de seus semelhantes as suas transgressões, mas nem por isso deixarão de ceifar infalivelmente os resultados, em sofrimentos, moléstias, imbecilidade ou morte. E além desta vida encontra-se o tribunal do Juízo, com sentenças de eterna punição. "Os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus" (Gál. 5:21), mas com Satanás e os anjos maus terão parte naquele "lago de fogo", que é a "segunda morte". Apoc. 20:14.

"Os lábios da mulher estranha distilam favos de mel, e o seu paladar é mais macio do que azeite; mas seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes." "Afasta dela o teu caminho, e não te aproximes da porta da sua casa; para que não dês a outro a tua honra, nem os teus anos a cruéis. Para que não se fartem os estranhos do teu poder e todos os teus trabalhos entrem na casa do estrangeiro, e gemas no teu fim, quando consumirem a tua carne e o teu corpo." Prov. 5:3, 4, 8-11. "Sua casa se inclina para a morte." "Todos os que se dirigem a ela não voltarão." Prov. 2:18 e 19. "Seus convidados estão nas profundezas do inferno." Prov. 9:18.

Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 457-461

24 março 2008

Mídia - Amiga do Homem?

3 comentários
Declaro, em meias, três quartos, ou até uma dizíma periódica de 0,9; algumas vezes, até mesmo tendendo a zero - para não ficar muito explicito; a minha idignação e repúdia para com a mídia, em especial para com os noticiários.

Não há dúvida - num consenso global - quanto a influência da mídia; e que é a GRANDE formadora de opinião. Mas mais do que isso, esse poder também acaba sendo um meio educativo. - ou melhor seria 'deseducativo'? - Sobretudo, as massas, povão, a baixa e medíocre intelectualidade e senso crítico; engolem facilmente o que a mídia transmite, impõe, quase sem nenhuma barreira ou filtro. Conseqüência? Não passou filtro solar, a pele queima, e pode até mesmo a ficar enfermo com um tumor.

Acontece que um forte poder de influência possui uma responsabilidade grande tão quão. Sobretudo numa cultura, onde se predomina um baixo nível escolar-acadêmico; baixos indicadores de nível de qualidade de educação, opinião e critica. Como uma baixa taxa de leitura etc. Certamente, a mídia
deveria se atentar mais para isso, buscar ser um meio informativo de qualidade, o mais imparcial possível com forte apelo educacional e realista.

Mas não é isso o que acontece. Por exemplo: Acabei de abrir o portal do Terra [22:24 - dia 24 de março de 2008]. E veja algumas noticias que aparecem em destaque:
  • Epidemia de dengue no Rio deve ir até abril, diz ministro;
  • PRF: acidentes e mortes diminuem 5% na Páscoa;
  • MP investiga suposto desvio de verba para PT;
  • Leão ataca e quebra 4 costelas de mulher;
Não falo o resto, mas de tudo o que vi, é tudo relacionado à: TRAGÉDIA, CAOS, ACIDENTE, VIOLÊNCIA, CORRUPÇÃO, SEXUALISMO...! Que realismo é esse? Cade a imparcialidade?

Não estou dizendo que essas coisas não ocorrem e que há. Todos sabem disse. O problema é que divulgam de tal maneira, com 100% de exclusividade. Ou seja, se tem uma imagem deturpada da realidade, do mundo, da sociedade. O mundo NÃO É apenas essas coisas; e talvez sejam as menos predominantes. Olhe na sua própria vida e das pessoas que você conhece, e nos ambientes em que vive. Esse retrato da mídia é a predominância? Certamente não.

Você é assaltado todos os dias? Matam todos os dias alguem na porta da sua casa ou na sua rua? Todos os dias alguem rouba algo na sua casa? Seus amigos são todos corruptos? Todo mundo que você conhece vivem se batendo? Todo mundo que você passa na rua é um ladrão, ou maluco? Você bate o carro todos os dias? Há um tornado na sua cidade toda semana? Todos que você conhecem faz sexo com qualquer um, é vulgar, ou um tarado por sexo, sem moral alguma?

É certo que não. Mas por que a mídia vem trazendo esse tipo de notícia? Por que ela, que tem por papel informar a sociedade o que está acontecendo, apenas demonstra parte, e a parte sempre ruim, trágica, imoral, triste, sensacional? Por que? Por que uma mídia caótica, pessimista e alarmista?

Devido a isso hoje, estamos numa sociedade com muitas pessoas doentes mentalmente. Com uma doença chamada MEDO, DESCONFIANÇA, SINDROME DO PÂNICO, INSEGURANÇA, PESSIMISMO... emoções irracionais que se resultam num forte subjetivismo e egoísmo.

Por que a mídia não anuncia as boas coisas que acontecem? Parece que não existem. O que não pode estar mais longe da realidade. Por que não publica um jornal, e na primeira página: "Mulher Perdoa Marido Após Trágica Traição"; ou, "Fiel Amigo Foi Essencial para Frano Sair das Drogas"; ou, "Grupo de Estudantes Preferem uma Boa Noite de Sono, A Baladas", ou, "Policial Convence Fazer Bandido a se Entregar"; ou, "Grupo Social Educa Crianças com Consciência Ambiental e Promove Trabalhos de Reflorestamento"; "Tio Perdoa Dívidas de Subrinho"; "Médicos Conseguem Recuperar Com Sucesso Amputação de Perna"; Etc.

Há tantas boas notícias e boas ações acontecendo por aí; mas a mídia não divulga tais. Olhando num esteriótipo popular, é até INACEITÁVEL notícias como essas. Uma pessoa moderna acharia loucura. Mas é por que está acostumada, doutrinada cegamente a seguir um esteriótipo alarmista! Aliás, sinceramente, creio que as boas notícias deveriam ser mais frequentes do que as más. Isso mudaria drásticamente a visão das pessoas para com o mundo e sociedade. Os livraria consideravelmente dessa sindrome do pânico, medo; haveria menos egoísmo, e um maior censo de amor ao próximo; e melhores perspectivas, o que forma uma base mais sólidas para pessoas pensarem mais no longo prazo - ao invés de serem imediatistas - assim, aos poucos, o mundo seria melhor.

Pois retratam um mundo que não existe! Um mundo que até parece aquele mundo que anunciam as Escrituras que ocorrerá nos últimos eventos, antes da volta de Jesus. E aí há muita gente por aí, que acaba tendo uma visão alarmista e exagerada da situação global; achando que estão já praticamente na volta de Jesus. O que é um grande equívoco. Pois quando tal realmente acontecer, aí sim, a mídia MESMO QUE QUISESSE anunciar BOAS notícias, não encontrariam nem debaixo do tapete. Lá sim será o verdadeiro Caos. E isso vai acontecer no seu e no meu quintal, na sua rua, na minha cidade, frequentemente, diariamente; você nem mesmo precisará ligar o noticiário para ver o que está acontecendo no mundo.
Um exemplo prático disso são meus pais. Devido a mídia, e como ela aprensenta a "selva". Eles têm uma imagem totalmente distorcida da selva. Imaginam como se tivesse uma concentração de 1 cobra venenosa a cada 50cm². Onças entre outras feras por toda a parte, apenas esperando um ser humano para atacar e matar. E ficam absmados quando encaram uma outra realidade da situação, quando assistem por exemplo, seriados que retratam da natureza e pessoas vivendo em meio a ela, como "A Prova de Tudo", "Survivorman".
Há 4 canais em especial na TV fechada que se destacam nisso: é o Animal Planet, National Geographic, The History Channel e Discovery Channel. Mas destes, os melhores são o THe History Channel e o Discovery (e não são todos os programas). Pois no Natgeo está horrível últimamente, além ter uma ideologia claramente Neopositivista, muito parciais quanto a uma visão ecentrica; e não está muito bom suas programações; e quando tratam de algo mesmo mais ecológico, é normalmente uma visão do tipo mais Animal Planet - sensacionalista, exibicionalismo. Mostra apenas o lado mais sensacional e excitante, como "a sobrevivencia do mais forte"; sempre meio que querendo "mostrar sangue, luta, batalha".
Minha sugestão é que não dê muita atenção para a TV. Se aparta o quanto possível dela. E tente se educar em passar a ver coisas boas. E evitar ao máximo aos noticiários. Busque outras fontes de informação, principalmente LIVROS (tente evitar revistas também, pois normalmente seguem a mesma idéia dos noticiários); e a Internet, pois é, de fato, "O LUGAR MAIS DEMOCRÁTICO DO MUNDO", e com "MAIOR LIBERDADE DE EXPRESSÃO", contudo, há MUITA babozeira na Internet, o que é necessário também ter bom nível crítico para distinguir informações e sites confiáveis, observar sempre as fontes. Há os blogs pessoais de vários jornalistas, entre outros profissionais em várias áreas, que trazem muita informação de qualidade; principalmente aquele forte interesse pessoal em "divulgar o conhecimento que se tem. Naquela idéia "as pessoas precisam saber disso", o conhecimento deve ser Universal". Vá fazer cursos, uma faculdade, ali é incrivel a acessibilidade que se tem ao "mundo do conhecimento e da informação". Apesar de restrições, como que no IME (na Biblioteca oferece serviços e coisas limitadas para alunos da graduação). Há professores que conhecem muita coisa, que já vizeram vários cursos e pesquisaram muita coisa; e de várias áreas.
Sempre busque formar o próprio senso crítico. A opinião própria mas que seja com base. Tão quão como um exercício de lógica; você bota a mão no fogo pela informação e opinião que tem, ou sabe meio que estatisticamente, a porcentagem de confiança e tendência de tal opinião; e as possbilidades caso ela não seja verdadeira; conheça os modelos alternativos. Se possível, sempre prove por você mesmo, faça experiências. Por exemplo, quer saber como é viver no Interior, num lugar selvagem, como no Alaska? Vá lá, veja, sinta, vivencie. Na floresta ou parque estadual perto da sua casa.
Você tem um cérebro sempre capaz de obter mais informação; e uma alma, sempre disposta a desenvolver novos talentos e aprimorar os existentes. então busque trabalhará, aprender novas coisas, desenvolver o que já tem. Ao invés de ficar desperdiçando essa oportunidade de "desenvolvimento" simplesmente perdendo e se decompondo em frente a TV. Vá fazer um esporte, artes marciais, kung fu, tai chi, vai aprender música (existem dezenas de tipos de instrumentos por ai), vá aprender a compor uma música; aprenda a cantar; faça um curso de idioma, se já sabe 5 idiomas, aprenda um sexto; desenvolva a autodisciplina e seja o máximo autodidata possível, aprenda a aprender por conta própria; de modo que não seja necessário sempre ter alguem para te ensinar. Aprenda artes manuais e desenvolva. Já pensou em construir sua própria mobilia? Ou então em construir algum coisa decorativa?
Você não está vivo apenas para trabalhar, para com isso ajudar as empresas; ganhar dinheiro para comer, e pagar os demais custos; dormir; e se "divertir" (o que normalmente está associado em gastar tempo com algo temporal).
Se aposentou? Ótimo, você tem mais tempo agora para desenvolver e aprender. E pais, incentivem seus filhos a tais coisas. Pois hoje, uma das coisas que me arrependi, foi que não aproveitei a infancia como deveveria, nessa aquisição de conhecimento, habilidades e talentos. E hoje, quando mais quero, não tenho muito tempo disponível, devido as responsabilidades, a faculdade, a busca do "ganha pão" que tomam grande parte; mas tento, assim mesmo, aprender e desenvolver o máximo possível.
Mas, a essência do que quero transmitir é: "Seja um formador de opinião - principalmente a pessoal - e não um ao qual os outros impõe a opinião deles e digam "como você deve viver", "pensar", "achar", "considerar o mundo"...." E, sobretudo, aprenda a ter total ausência do medo, aprenda a ter NOJO do medo, repúdio! E isso só é possível, se assegurando na mão do Deus Todo-poderoso, que sabe e pode todas as coisas, e que sempre está com você onde quer que for.

20 março 2008

Ultrapassando Seus Limites

0 comentários
"O único caminho para desmascarar os limites do possível é aventurar-se além dele, através do impossível."
Morre Arthur C. Clarke
...


Você já conheceu seu limite? Como, em geral, as pessoas tendem a estabelecer e imaginar limites para si mesmo, sem nem mesmo conhecê-los, assim, elas se acabam se instalando na automediocridade; muitas vezes impedindo-se de fazer algo, ou aspirar coisas grandes e difíceis na vida, pensando não ser capaz.

Quando pratiquei karate lá pelos os meus 14-16 anos já havia aprendido essa lição, principalmente quantos aos âmbitos físicos. Em 6 meses já fazia coisa que não imaginava puder fazer. Lembro de muitas vezes quanto aos exercícios e alongamentos, que exigiam muito e muita dor. Algumas vezes tínhamos que fazer 300 abdominais ou mais seguidas (e já cansados); e aquela dor insuportável mas não podíamos parar. Quando começávamos a fraquejar - o que aprendi que é totalmente mental - a Sansei dizia para fixarmos o olhar num ponto no teto ou na parede a frente; e não pensar em mais nada além de alcançar tal. - com o tempo desenvolviamos uma técnica que chamo de "Ignorar a Dor" - Era interessante, porque funcionava. Você focalizava a sua mente com aquilo, de modo que ignorava a dor e o cansaso. De repente, você fez mais 30 abdominais, mais 50... até que consegue terminar o exercício.

Algumas vezes o corpo começava a tremer, por mais que você se esforçasse, não ia. Era interessante essa "abdominal do limite". É aquela "última". Você demora quase 1 minuto para fazê-la. O seu esforço, dor, suor que gasta para fazer é tamanha... que você até rúgia, o corpo todo treme; não há mais como fazer fisicamente. É apenas sua mente ali trabalhando insistindo com o seu corpo: "você não pode, mas vai fazer assim mesmo". Que pode romper esse limite. E quando você finalmente consegue, você se sente um grande vitorioso; e muitas vezes até se motiva para tentar fazer mais algumas, de tentar ir até desmaiar.

Posteriormente, sinceramente, apenas quando fui estudar o livro "Mente, Caráter e Personalidade" da Ellen White. Descobri que esse é um conceito que se aplica a tudo. Para os nossos hábitos, estilo de vida. Nossas capacidades físicas, mentais e espirituais; os desafios da vida.

É total tolice e irracional querermos estabelecer um limite para nós. Como eu conheceria meu limite de abdominais se não fosse até aquela "ultima abdominal"? E o mais incrível de tudo, é que dois dias depois, a resistência aumenta, e não são mais 300, mas 330... e assim vai. Sempre aumentando, com o exercício, a luta, superando seus limites.

Descobri que os limites são temporários. E muito temporários. É incrível quando participo de trilhas e acampamentos que acabam exigindo muito de você. Pois conforme você vai indo, seu corpo vai se fortalecendo. Normalmente, o mais duro é o começo quando o corpo ainda está meio mole. E aí, no meio do caminho há uma cachoeira, que refrigera todas as suas forças e músculos.

Nossos limites estão em nós mesmos, em nossa subjetividade, em querermos estabelecê-los. Limites não existem para ser estabelecidos, mas para serem ultrapassados. Quando você passa praticar isso na vida, você chega num estágio em que você "não conhece mais seus limites e não faz nem idéia de qual possa ser". Por mais que você tente fazer algo, se esforce... percebe que aquilo não exigiu o máximo de você. Percebe que tem vigor e capacidade para muito mais. E acaba começando a sofrer de um certo tédio, pois não consegue satisfazer suas capacidades; começa a procurar e buscar por desafios maiores e maiores; desafios que façam você a chegar e romper o seu limite.

É triste ver muitas desculpas esfarrapadas de pessoas para fazer algo. Por exemplo, pessoas que não tem hábilidades com música; dizendo que não é o dom dela. Ela estabeleceu um limite ilusório para si! Mas quando na verdade, ela só irá conhecer seu limite quando começar a estudar e esforçar, passar horas e horas, dias e dias, anos e anos estudando música. E certamente, após uns 5 anos, ela estará num nível muito além do limite que ela havia estabelecido no inicio. E perceberá que a cada dia ela tem um novo limite, um novo limite a ser ultrapassado. E assim que prossegue o desenvolvimento. Isso não só para a música, mas se aplica para tudo, para os estudos, vestibular, leitura, atividades físicas etc. - Pois aliás, o que o homem não pode aprender?

Isso me faz pensar sobre o que é mediocridade. E fiz uma definição além do convencional: "Mediocridade é quando você fez algo sem conhecer seu limite."

Vejo como uma ótima definição, pois veja bem, se generalizar como atos. Como é que fica as pessoas que possuem certas dificuldades mentais, ou de aprendizado, ou que foram de algum modo prejudicadas por um acidente? Mas para todo o ser humano, ele pode conhecer seu limite, indo além dele. Fico encantado com uma série "Pronto-Socorro" que passa no Discovery Channel, algumas vezes mostram pessoas que após um trauma tem que passar por fisioterapia e etc. E uma vez mostrou uma mulher dando os primeiros passos, após ficar meses sem poder andar, por uma lesão na coluna. Foi incrível. O mais incrível foi ver que ali ela conheceu seu limite, e que agora, esse limite seria muito maior e ela poderia ir muito mais longe. Alguns meses após, ela já estava andando normalmente.

Também poderia abordar essa frase[frase tema do post], creio que no seu sentido mais original, que seria mais sobre a questão da Ciência. Mas era nesse ambito mais pessoal que queria abordar. Pois é triste e desanimador - muitas vezes - ver uma sociedade mediocre. A mediocridade talvez seja a maior doença desse mundo. E tem até mesmo infectado a igreja, como bem expressa a carta à Igreja de Laodicéia, escrita por Paulo (Apoc. 3:x).

Os únicos verdadeiros limites intransponíveis que se têm conhecimento, são alguns que Deus nos deu conhecimento em Sua Palavra. Destaco dois:
  1. É impossível para o homem salvar a si mesmo.
  2. O homem nunca chegará a ser oniciente, onipresente e onipotente.

Mas é incrível perceber que ao mesmo tempo que ela demonstra esses limites, ela demonstra alternativas, uma solução para tais. Não é possível o homem salvar a si mesmo; então Deus planejou como salvar o homem; Jesus morreu na cruz por isso, de modo que pelo Seu sangue obtemos salvação. Nunca chegaremos a ser como Deus, mas cada vez mais semelhantes, ao mesmo tempo em que Deus está conosco sempre; nos ama; usa de todos os Seus tributos para nos ajudar; nos orienta e nos conduz com sua oniciencia; está presente em todos os lugares; está sempre com a sua mão onipotente disponível para fazer tudo por nós, tudo! Tanto é que deu a própria vida, Jesus, por mim e por você. Portanto, como é ilógico, pessoas rejeitarem esses - únicos - meios para transpor os únicos limites fixos e intransponíveis ao homem!!!


Por fim, deixo algumas sitações de Ellen G. White.

"Deus deseja que escolhamos o celestial em vez do terreno. Abre-nos as possibilidades de uma inversão celeste. Deseja prover encorajamento para nossas mais elevadas aspirações e segurança para nosso mais dileto tesouro. Declara: "Farei que um homem seja mais precioso do que o ouro puro e mais raro do que o ouro fino de Ofir." Isa. 13:12. Quando forem consumidas as riquezas que a traça devora e a ferrugem corrói (Mat. 6:19), os seguidores de Cristo poderão rejubilar-se em seu tesouro celeste, em suas riquezas imperecíveis."
- Parábolas de Jesus, pág. 374

"Muitos não se tornam aquilo que poderiam ser, pois não empregam o poder que neles está. Não lançam mão da força divina, como poderiam fazer. Muitos se desviam da linha em que poderiam alcançar o mais verdadeiro êxito. À procura de maior honra, ou de um trabalho mais agradável, tentam algo para que não são talhados.
Nutrem a ambição de entrar para alguma profissão, muitos homens cujos talentos são adaptados a alguma outra vocação; e os que poderiam ter sido bem-sucedidos como fazendeiros, artífices, enfermeiros, ocupam impropriamente os cargos de pastores, advogados ou médicos. Outros há também que poderiam ocupar uma posição de responsabilidade, mas que por falta de energia, aplicação e perseverança se contentam com um cargo mais fácil." - Educação, pág. 267

"Uma das principais causas da ineficiência mental e fraqueza moral, é a falta de concentração para fins dignos. ...
O espírito e o coração indolentes e sem objetivos, são fácil presa do mal. É nos organismos doentios e sem vida, que cresce o fungo. É a mente ociosa que é a oficina de Satanás. Dirija-se a mente para os altos e santos ideais, tenha a vida um objetivo nobre, um propósito absorvente, e o mal encontrará pouco terreno." - Educação, págs. 189 e 190.

"Com força educativa, a Bíblia é sem rival. Na Palavra de Deus a mente encontra assunto para os mais profundos pensamentos, para as mais elevadas aspirações. A Bíblia é a história mais instrutiva que os homens possuem. Ela proveio em seu frescor da fonte da verdade eterna, e uma mão divina tem preservado sua pureza através de todos os séculos."
- Mente, Caráter e Personalidade, p. 418

"Ali[após a volta de Jesus], mentes imortais estudarão, com deleite que jamais se fatigará, as maravilhas do poder criador, os mistérios do amor que redime. Ali não haverá nenhum adversário cruel, enganador, para nos tentar ao esquecimento de Deus. Todas as faculdades se desenvolverão, ampliar-se-ão todas as capacidades. A aquisição de conhecimentos não cansará o espírito nem esgotará as energias. Ali os mais grandiosos empreendimentos poderão ser levados avante, alcançadas as mais elevadas aspirações, as mais altas ambições realizadas; e surgirão ainda novas alturas a atingir, novas maravilhas a admirar, novas verdades a compreender, novos objetivos a aguçar as faculdades do espírito, da alma e do corpo.

E ao transcorrerem os anos da eternidade, trarão mais e mais abundantes e gloriosas revelações de Deus e de Cristo. Assim como o conhecimento é progressivo, também o amor, a reverência e a felicidade aumentarão. Quanto mais aprendem os homens acerca de Deus, maior é sua admiração de Seu caráter. Ao revelar-lhes Jesus as riquezas da redenção e os estupendos feitos do grande conflito com Satanás, a alma dos resgatados fremirá com mais fervorosa devoção, e com mais arrebatadora alegria dedilharão as harpas de ouro; e milhares de milhares, e milhões de milhões de vozes se unem para avolumar o potente coro de louvor.

"E ouvi a toda a criatura que está no Céu, e na Terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre." Apoc. 5:13.

Pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado, e o grande conflito terminou." - História da Redenção, p. 432

Nota:
Dedicado especialmente em memória ao falecido Arthur C. Clarke (1917-2008), famoso por suas obras: "2001, Uma Odisséia no Espaço", e também o 2010 e 2061. (Morreu, na quarta-feira, no Sri Lanka). Michelson Borges lembra especialmente de uma de suas frases de grande peso:
"Basta olhar tudo o que foi feito em seu [do cristianismo] nome nos últimos milênios para perceber que o cristianismo poderia ter sido a melhor das religiões, mas nunca foi praticado direito", publicada na Folha de S. Paulo de 22 de agosto de 1997.

17 março 2008

Engenharia Cultura-Social & ECOmenismo

0 comentários

Manipulação, imposição, planejamento, execução. Talvez essa expressão de engenharia social seja nova, mas é uma prática que de novo não tem nada. Desde à antigüidade se tem relatos de tal. Muitas das sociedades organizadas, como tribos entre outros, buscavam de um modo ou outro controlar seus subordinados. Esse "controle" é feito em vários níveis; mas um dos mais fortes e que mais diferença faz é nos ambitos mentais, hábitos, pensamentos, tendências, no estilo de agir e pensar do individuo.
Séculos se passaram, melhor, milênios. Alguma coisa mudou? Mudou sim, hoje se há muito mais conhecimento, muito mais ferramentas e meios, para de modo que com maior rendimento, tais podem alcançar os objetivos dos 'engenheiros'. E hoje, certamente, é a través da mídia e da educação nas escolas as principais ferramentas de trabalho desses engenheiros.

Empresas querem consumidores, principalmente consumidores fiéis. Querem pessoas que comprem seus produtos. Com isso, há uma formação de uma sociedade consumista. E por incrível que pareça, alguns dos produtos de maior valor e renda para as empresas estão baseados na imoralidade, na vaidade, no medo e na ganância. Princípios anti-biblicos. Com isso, um dos focos da engenharia social é formar pessoas:
  • imorais
  • vaidosas
  • medrosas
  • gananciosas

Veja, estamos numa cultura pornográfica. Há pornográfica em que a classificação é até livre. Veja as mensagens subliminares que há no desenho da Disney "A Pequena Seria". Os personagens dos desenhos infantis, principalmente dos últimos anos, se vestem, se comportam, possuem uma mentalidade pornográfica, sexual. O foco do mundo se tornou no prazer, no sexo. As roupas das mulheres principalmente é feito a partir de um conceito: "Tornar sexualmente atrativa." Isso é horrível. Quantas mulheres você conhece ou que viu, que você pode estar dizendo: "Que alívio. Sua imagem não está me seduzindo." Aliás, se você falar isso para ela, é capaz que ela se sinta muito mal e envergonhada; e no dia seguinte vá fazer um implante de silicone ou comprar roupas com menos roupa, ou mais chamativas e intensas, ou que apertem mais seu corpo.

Fora que as novelas, filmes e até mesmo leis pregam a traição, pregam o adultério. Olha uma revista, liga a TV, coloca um filme no DVD, e ali há uma aula - praticamente gratuita - de como pecar; de como ser imoral. E mais, há um insentivo a tal coisa. Os canais não fazem uma REPREENSÃO e REPROVAÇÃO a tais, pelo contrário; mostra que talvez até seja a melhor coisa para você.

Tiveram sucesso? E como tiveram! Está cada vez mais dificil conhecer alguém casado que nunca pensou em separar. Ou então, já ouviu falar de alguém que não conhece pelo menos 10 pessoas que se separaram? Outro dia, assistindo um filme, apesar de romance - detesto romances - faz uma certa critica e analogia da sociedade de hoje comparado a 30 anos atrás, chama "De Volta para o Presente". Uma família entra num abrigo nuclear que o pai construindo no subsolo de sua casa. E apenas 30 anos depois voltam a superfície num mundo, sociedade e cultura totalmente diferentes da deles. E o protagonista certa hora diz para a garota que quer se casar. E ela retruca dizendo que casar "é um saco, todo mundo sabe disso. Todo mundo que se casa, um dia se separa."

Vaidade, bem, dispensa comentários. É até triste dizer que 'femininidade' é praticamente sinônimo de vaidade. Se você não é vaidosa, não é mulher, diz o mundo. É incrível saber que algumas das empresas que mais lucram hoje são as relacionadas com produtos de beleza, cirurgias estéticas e luxo.

Quanto ao medo. Destaco uma frase dita por um Corretor no documentário "A Corporação": "Sabe por que o mundo tem medo? Porque medo é muito lucroso." Para começar, hoje há produtos de "segurança", alguns até absurdos. E até mesmo serviços financeiros baseados no medo: Seguro de carro, seguro de vida, seguro saúde, seguro acidentes, seguro x, seguro y... E por aí vai. E assim, as pessoas em seu caráter, em geral, estão em desacordo com o mandamento mais pregado em toda a Bíblia: "Não tenha medo."

E quanto a ganância, dispensa qualquer comentário.

Mas algo que me chama a atenção neste incomodo assunto é quanto a obra de Satanás. Certamente tal é o mais influente engenheiro desse mundo, que fez um projeto milenar. Sempre em foco a luta contra Deus, e por saber que tem pouco tempo, isso aumenta seu ódio fazendo assim sua maior inspiração para suas ciladas. E um dos seus grandes objetivos é o climax de sua obra, de sua engenharia social que certamente atingirá todo mundo; num climax de oposição ao Deus criador.

Quanto mais tempo passa, mais se torna evidente tais ações. Uma sociedade cada vez mais em rebelião para com Deus e Seus princípios. Bem, fiquei um tanto quanto impressinado quando comecei a estudar mais sobre o que entitularam de "ECOmenismo". Uma das mais incríveis obras dessa engenharia social. Em pouquíssimos anos, conseguiram desenvolver quase que um caráter mundial, uma religião. Uma religião em que se prega um:

  • caos no planeta;
  • uma ameça de fim a vida do ser humano que transgride a natureza;
  • um "consenso coletivo", uma idéia universal e unificada;
  • uma nova forma, oculta e implícita de culto a deusa Gaia (deusa grega que representa a Terra)

É importante notar algumas coisas. A Bíblia já nos descrevia um cenário caótico nos âmbitos naturais e sociais (veja Mateu 24 e II Tim. 3:3-5). E mais, descreve que na volta de Jesus mesmo, a Terra, sofrerá verdadeiras contrações. A Terra e sua natureza, a vida será destruída, devido ao pecado. O ambientalismo como o conhecemos hoje será destruído. O mundo será purificado pelo fogo, até que novamente Deus recrie o mundo. Ou seja, devemos cuidar do nosso mundo sim, como cristãos temos o dever de cuidar da natureza. Diz em Apocalipse (11:18) que chegou o tempo determinado para Deus destruir "os que destroem a Terra". Contudo, não devemos ser ambientalistas fanáticos, não devemos cultuar a natureza, a criação de Deus, mas o Criador. E devemos ter consciência desse período profético. E que por mais que nos esforcemos (e devemos isso fazer) a natureza será destruída, a vida de transgressores e pecadores será extinta.

A idéia de que o "homem transgressor" e a "Mãe-natureza" está com risco de extinção é a principal base do ECOmenismo. É uma postura totalmente fanática de culto ao homem, a vida do homem e a Mãe-natureza. De forma que essa consciência subjetiva, possa ser implementada no caráter de todos os seres humanos, nações e culturas no mundo, com um conscenso comum: "Nós queremos preservar nossa vida de pecado e a nossa Mãe-natureza de onde retiramos o pão da vida." Creem que é a natureza e não Deus que lhes dá a vida, e o pão que os sustém. E a idéia de que pode ser extinto o homem transgressor é algo chave. A Bíblia já prega isso, o Dia do Juízo acontecerá, os transgressores serão destruídos; apenas os servos do Senhor serão salvos. Essa doutrina do ECOmenismo até mesmo se contrapõe com essa profecia Bíblica, pois de acordo com ela, isso não deve acontecer.

O ECOmenismo já é uma filosofia mundial. E se você prestar atenção até mesmo você pratica essa religião, ou a venera. Essa está sendo a principal ferramente da engenharia social, da Nova Ordem Mundial - de Satanás e seus argentes - para promover algo que deve acontecer no climáx de sua obra de transgressão: 'Um mundo unificado, um coletivismo mundial, de modo que façam a sua vontade de rebelião para com o Deus Criador.'

Interessante foi notar que nos últimos meses a ICAR (Igreja Católica Apostólica Romana) tem tomado uma atitude em favor do ECOmenismo. Perceberam que o ECOmenismo pode ser, e é, a principal ferramente para um projeto mundial que ela tem, o "ecumenismo". E é interessante notar como tem tentado consolidar laços com os Estados Unidos da América do Norte, a fim de tomar uma posição de liderança na religião Ecomenica.

Fiquei impressionado com algumas idéias e informações que obtive numa apresentação em PowerPoint do Michelson Borges sobre "Aquecimento Global e ECOmenismo". E destaco alguns trechos retirados de tal:

"O método utilizado para determinar o aquecimento global e suas conseqüências é mais político do que científico." - Bjarne Andresen, do Instituto Niels Bohr; da Universidade de Copenhague

"A 'engenharia social' pode ser definida como a técnica de moldagem das crenças e padrões de comportamente de um grupo social, para facilitar o seu controle pelos grupos detentores do poder político e econômico. Seu princípio básico é a neutralização da razão que orienta as atitudes individuais e a sua substituição pela irracionalidade coletiva." - Máfia Verde, p. 36

"Vários tipos de crenças podem ser implantados em um grande número de pessoas, depois que as funções cerebrais tenham sido suficientemente perturbadas pelo medo, raiva ou excitação acidentais ou deliberadamente induzidas. Dos resultados causados por tais distúrbios, ... o mais comum é uma capacidade de julgamento temporariamente prejudicada e uma suscetibilidade elevada. Suas várias manifestações de grupo são, às vezes, classificadas sob o rótulo de instinto de rebanho e surgem mais espetacularmente em tempos de guerra, durante epidemias severas e em todos os períodos similares de perigo comum, que aumentam a inquietação e, assim, a suscetibilidade individual e de massa'"" - Battle for Mind, William Sangant, p. 36 e 37

"O ambientalismo se mostrou um terreno fértil para a aplicação de técnicas de 'engenharia social', enfatizando ameaças inexistentes ou exageradas". - Battle for Mind, William Sangant, p. 37

O atual conceito de "desenvolvimento sustentado", tão falado pelo ONU, "além de redundante, oculta uma retomada do velho paganismo, na forma de um novo culto à deusa Gaia (a deusa grega que representava a Terra)" - Battle for Mind, William Sangant, p. 39 (slide 45)

"Um grupo de cientistas, reduzido em número mas respeitável e influente, discorda da idéia central de Al Gore e do painel da ONU, que, de reto, se tornou a maior religião urbana de alcance planetário de que se tem notícia." - Veja, 22/10/2007

Al Gore disse: "Enfrentamos uma verdadeira emergência planetária. É um desafio moral e espiritual a toda a humanidade." - mesma edição da Veja.

"As mudanças climáticas são um dos sinais de uma era na qual a Igreja Católica é afetada como uma organização global. A Igreja Católica precisa adotar uma posição sobre essa questão atual e urgente." - Bispo Bernd Uhl, de Greiburg (Alemanha)


"A Sra. Glendon fez algumas declarações singulares: "Os EUA estão ansiosos para trabalhar em parceria com a Santa Sé para melhorar a vida de todas as pessoas do mundo." / E a matéria diz que "a nova Embaixadora insistiu em que as relações entre a Santa Sé e os EUA são fundamentais 'na busca da liberdade, da justiça, da paz e da dignidade humana em todo o mundo'." (slide 60)


Ellen G. White disse:

"Quando o protestantismo estender os braços através do abismo, a fim de dar uma das mãos ao poder romano e a outra ao espiritismo, quando por influência dessa tríplice aliança a América do Norte for induziada a repudir todos os princípios de sua Constituição, que fizeram dela um governo protestante e republicano, e adotar medidas para a propagação dos erros e falsidades do papado, podemos saber que é chegado o tempo das operações maravilhosas de Satanás e que o fim está próximo." - Eventos Finais, p. 131

"Satanás também opera por meio dos elementos a fim de enceleirar sua messe de almas desprevenidas. Estudou os segredos dos laboratórios da natureza, e emprega todo o seu poder para dirigir os elementos tanto quanto o permite Deus... Nos acidentes e calamidades no mar e em terra, nos grandes incêndios, nos violentos furacões e terríveis saraivadas, nas tempestades, inundações, ciclones, ressacas e terremotos, em toda parte e sob milhares de formas, Satanás está exercendo o seu poder... Estas visitações devem tornar-se mais e mais freqüentes e desastrosas... E então o grande enganador persuadirá os homens de que os que servem a Deus estão motivando esses males... Declarar-se-á que os homens estão ofendendo a Deus pela violação do descanso dominical; ... que este pecado acarretou calamidades que não cessarão antes que a observância do domingo seja estritamente imposta." - O Grande Conflito, p. 589 e 590


Bem, estude também sobre a relação que já está havendo entre o ECOmenismo e o domingo e se surpreendará com algumas informações. Coincidências? Não vejo assim. Vejo como sendo várias partes de um projeto social universal de Satanás para conduzir as massas para o seu propósito maior. E que cedo ou tarde o climáx chegará.

Não estou dizendo que devemos nos opor ao ambientalismo, a preservação do meio-ambiente, só por tomar uma atitude desconfiada do ECOmenismo. Pelo contrário, amo a natureza, sou um dos que luta pela conscientização ambiental; busco fazer as crianças passarem a gostar da natureza e a preservá-la através dos Desbravadores. Aliás, basta ver meu álbum de fotos no orkut para perceber meu amor por ela. Creio que medidas para ajudar o meio-ambiente são urgentes e devemos buscar. E sinceramente, há muito hipócrita por aí, não reparam que o estilo de vida de tais, comendo carne, por hábito de transitar de carro entre outros são incoerentes para uma consciência ambiental. Tenho até uma filosofia de que as empresas e projetistas antes de fazerem algo, eles deveriam apenas fazer algo quando a coisa estiver o mais ecologicamente correto e sustentável possível. Se isso fosse feito antes de colocarem os carros nas ruas há 100 anos atrás; e apenas quando conseguissem que ainda hoje ainda não é moda "carros ecológicos" então o fizessem (certamente há muito tempo há teríamos tais veículos). Se as pessoas parassem de consumir carne, uma das maiores causas de desmatamento no mundo e poluição do ar por metano que há. Se buscassem consumir mais frutas, verduras entre outros integrais, e menos produtos descartáveis, teríamos menos problemas com lixo, e uma agricultura com uma cultura de alimentos mais diversificada. E por aí vai.

Mas também digo que devemos nos atentar para as notícias e sensacionalismo. É fácil falar do caos natural. Do aquecimento global. Não só porque é SENSACIONAL, e viza a caos e ao medo (coisas incorporadas na cultura hoje). Mas porque é até que coerente para com as previsões proféticas da Bíblia. Contudo, devemos ficar firmes e saber discernir até onde é realmente verídico e o que é expeculação e exagero. E certamente, estão fazendo muito exagero e expeculação.

Aliás, do que adianta você saber que o mundo vai acabar daqui 100, 50 ou 20 anos? Do que adiantaria saber que você morreria na semana que vêm, ou amanhã? Se mesmo apesar dessa informação privilegiada; você não tomar a única atitude que pode salvar a sua vida? - Morrer para o 'eu' permitindo que Cristo lhe de vida.

Por um lado é triste e duro ver o mundo sendo destruído. É uma 'facada no peito' cada vez que vejo um motorista jogando lixo na calçada ou na rua. Ou pessoas consumindo coisas por mero consumo e/ou prazer. Mas também vejo um grande alivio e expectativa quando vejo essas notícias de que o fim está próximo; pois isso quer dizer que o dia do BASTA! está chegando. Um BASTA ao pecado, à transgressão, à destruição do que Deus criou. E o saber que o dia da vinda de Jesus, e a recrição do mundo para um lugar de seres humanos conscientes, que não mais transgredirão, nem cometerão pecado em que a natureza não será mais destruída; e que o verdadeiro Criador será únicamente cultuado e adorado por toda eternidade; está chegando.


Clique aqui e faça o download da palestra "Aquecimento Global e ECOmenismo", por Michelson Borges.

Morre uma criança. Forma-se um homem.

0 comentários
"Como é amargo pensar que precisamos matar a criança para formar o homem!"
Rei Arthur, Allan Massie, p. 47
...


Essa é uma das frases de impacto do Best Seller que li ano passado. Numa ótica mais cética e realista - um tanto quanto pessimista - fala da história / estória (?) do rei Arthur; contudo pouco se encontra daquela aventura muito conhecida, mas mais filosofia e episódios estranhos sem nada muito sensacional. O livro é feito como numa narração em que o narrador está contando a história para um rei.

Bem, logo no começo, falando um pouco sobre como surgiu Arthur e um pouco de sua infância. Merlim, um sábio mago, ensinava Arthur (como um professor). E numa autoreflexão ele expressou isso: "Como é amargo pensar que precisamos matar a criança para formar o homem!"

Essa é uma frase chave que descreve uma realidade. É isso que estou passando, ou passei recentemente. Nesse ano tomei uma nova atitude: "Matar a criança para formar o homem!" Posso não ter sido o garoto mais infantil, principalmente após os 16 anos. Mas não era um homem.

01 março 2008

Os Anti-Reformistas & O Reformador

3 comentários

"Clama a plenos pulmões, não te detenhas, ergue a voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó, os seus pecados."
Isaías 58:1

"Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e ele te amará."
Provérbios 9:8


Quão solenes e verdadeiras são essas palavras. Se você repreender um escarnecedor, alguém que não leva as coisas a sério, um tolo, a pessoa - subjetivamente - se sentirá ofendida, agredida e procurará dar o troco. Atacando a pessoa com palavras desqualificativas ou até mesmo fisicamente.

Já outros, gostam de usar uma desculpa esfarrapada do tipo "você não deve julgar os outros". Não sabendo discernir, nem mesmo, um julgamento de uma repreensão. Fugindo da repreensão. Enquanto que ao mesmo tempo, Deus, nos incube a dizer, repreender - como trombeta - os outros, anunciando os seus pecados. A fim de que reconheçam seus pecados, em humildade, busquem a Jesus, o Seu perdão, abandonando tais e edificando, para uma vida mais santa, pura, reta, consagrada a Deus.

No livro "Patriarcas e Profetas", há uma solene análise sobre essa questão no capítulo "A Rebelição de Coré" (Num. 16 e 17 se não me engano). Recomendo que você dê uma boa lida nesse capítulo. Apenas deixarei algumas conclusões finais, escritas por Ellen. G. White:

"Os hebreus não estavam dispostos a sujeitar-se às determinações e restrições do Senhor. Inquietavam-se com sofrerem restrições, e não se dispunham a ser reprovados. Tal era o segredo de sua murmuração contra Moisés. Ficassem livres para fazerem conforme lhes aprouvesse, e teria havido menos queixas contra seu chefe. Durante toda a história da igreja, os servos de Deus têm tido o mesmo espírito a defrontar.

Por uma condescendência pecaminosa é que os homens dão a Satánas acesso à sua mente, e vão de um grau de impiedade a outro. A rejeição da luz lhes entenebrece a mente e endurece o coração, de modo que lhes é mais fácil dar o passo imediado no pecado, e rejeitar a luz ainda mais clara, até que afinal seus hábitos de fazerem mal se tornam fixos. O pecado deixa de lhes parecer pecaminoso. Aquele que com fidelidade prega a Palavra de Deus, condenando deste modo seus pecados, muit freqüentemente incorre no seu ódio. Indispostos a suportar a dor e o sacrifício necessários à sua correção, voltam-se contra o servo do Senhor e denunciam-lhe as reprovações como inoportunas e severas. Semelhantes a Coré, declaram que o povo não está em falta; é aquele que reprova que ocasiona toda a dificuldade. E, acalmando a consciência com esta falácia, os ciosos e desafetos combinam semear discórdia na igreja, e enfraquecer as mãos daqueles que a querem edificar.

Todo o progresso feito por aqueles a quem Deus chamou para tomar parte na direção de Sua obra, tem provocado suspeita; cada um de seus atos tem sido desvirtuado pelos que são ciosos e críticos. Assim foi no tempo de Lutero, dos Wesleys e de outros reformadores. Assim é hoje." (Patriarcas e Profetas, 425)

É muito claro. A causa dessa atitude de autopiedade é indisposição "a sujeitar-se às determinações e restrições do Senhor". Isso é o que tem levado centenas de pessoas à uma atitude de ANTI-REFORMISMO quando a reforma mais é necessária. Não suportam a restrição, resmugando de todas as restrições; alegando que necessitam de um puro liberalismo, pois basta fazer de coração para Deus, que assim se tem a Sua aprovação. Bem, pergunte para Davi ao transportor a arca do concerto para Jerusalém se é assim.

Outra atitude detestável é como eles mudam o foco das coisas. Chega uma pessoa repreendendo e reprovocando o pecado e as atitudes erradas. Então o transgressor muda o foco acusando aquele que repreende; como se ele é quem estivesse errado, como se ele fosse o pecado. Mas não negando seu pecado, nem reprovando o seu próprio pecado, mas em pecado repreendendo o outro. Totalmente incoerente com o ensino de Jesus:

"Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da vifa que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: 'Deixe-me tirar o cisco que está em seu próprio olho', quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão." Mateus 7:3-5

Além dessa atitude hipócrita para com os reformistas. Totalmente de uma atitude semelhante à Acabe para com Elias: "És tu, o perturbador de Israel?" I Reis 18:17. Acusam o reformador, aquele que quer edificar, que por motivos altruístas, amor, quer o melhor do próximo e de todo o povo, como ele sendo o "perturbador", o problema, o que está agindo errado, pecando. Querem formar um status quo com todos, então, que ninguém venha a repreender o próximo.

É provavel que esse tipo de coisa já tenha acontecido com você. Bem, comigo já, e poucas não foram às vezes. Principalmente quando se expõe verdades impopulares, que contrariam a moda e àquilo que grande parte das pessoas estão acostumadas. Contudo, compare o fim que teve Elias e àqueles que não quiseram dar ouvidos a sua mensagem de repreensão, de reforma.

Complementando o verso inicial de Provérbios, Jesus, também disse algo, no mesmo sentido: "Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem seus pérolas aos povos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão." Mat. 7:6

Contudo, mas quão duro é para o sábio, para o altruísta, àquele cheio de amor ao próximo, vendo-o destruir a si mesmo, vivendo e cometendo pecado; se deteriorando cada vez mais; não tomar nenhuma atitude por tal, sem lhe dizer algo, sem lhe repreender. No minimo oram por ele, a fim de que de algum modo, faça com que tal pessoa se atendam a ouvir "as palavras da profecia deste livro" Apoc. 22:18.

Pois quão triste são àqueles que não dão ouvidos a Palavra de Deus, com humildade, dispostos a sujeitar-se às determinações e restrições do Senhor. De modo que até mesmo Jesus declarou:

"Ele lhes disse: A vocês foi dado o mistério do Reino de Deus, mas aos que estão fora tudo é dito por parábolas, a fim de que, 'ainda que vejam, não percebam; ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados!'" Marcos 4:11 e 12 (ver Isa. 6:9-10)


Leia também: Reforme ou ficará dando voltas