29 maio 2007

Rindo até chorar.

Infelizmente, tenho que relatar uma experiência, que por si já foi um desastre: depois de anos, fui ao cinema. Bem, não vou falar o motivo pelo qual eu fui, creio que qualquer pessoa que me conhece bem sabe tal; todavia, de modo algum defendo essa minha atitude, mas antes a condeno. - É eu não dou moleza para mim mesmo, assumo meus atos.

Bem, o filme que assisti foi o Piratas do Caribe 3. Fiquei intrigado, não só com o filme, mas comigo mesmo, e como facilmente fui vencido no momento por ações que a serpente queria provocar, e era simplesmente uma desonra para com Deus e o meu amortecimento para com "os valores" da sociedade que o filme transmitil.

Posso dizer, ou mesmo você, "eu não concordo", "aquilo não me influenciou". Mas eu ri, e provavelmente você riu. E todos ao meu redor riram.

Não foi por menos que uma seria reflexão tomou-se minha mente nessa tarde, quando estapava naquele processo de arrependimento. E eis que abordo alguns pontos que considerei cruciais em minha reflexão.

Piratas do Caribe 3
Se for colocar o filme num liquidificador, o seu sumo é chocante! Classifico como um marco, um culto especial de adoração a Satanás e de blasfemias a Deus através do Espiritismo e New Age0.

Para começar, você se pergunta: Quem é o mocinho? Bem, e você vê bem a história, e não tem mocinho. No máximo, personagens mais importantes e outros menos. Porém, algo há em todos: A falta de caráter. Claro, que isso se associa bem com o contexto filme, pois todos são piratas. E quando não, são soltados subordinados, ou burgueses ambiciosos ou então uma feiticeira pagã. Aliás, talvez os dois personagens "melhores" seriam o pai da moça, e aquele que era o comodoro. Mas em todos, era desenvolvido a ambição, orgulho, egoismo; e tais pessoas, não reinvidicavam tais, mas antes se conformavam como aquilo fazendo parte essencial deles.

E uma das coisas mais satânicas que você percebe ao analizar a questão do "MOCINHO". Que por fim, as ambições, traições, desejos de cada um daqueles sem caráter, se cruzam no final do filme, de modo que alcancem uma suposta paz! Que absurdo! Desde quando o pecado, as paixões e concupiscência da carne promovem a paz! Mas sim ela, unicamente, pode vim das mãos de Deus. E não do modo como o filme supõe.

Calipso
Outra coisa que me incomodou ali na luxuosa poutrona, foi quando deparou-se claramente com uma entidade pagã no filme, e que tal foi adorada, dita como poderosa. Essa era a deusa Calipso. Que inicialmente há uma certa confusão entre a "mocinha" e a feiticeira, mas que depois mostra-se claramente que é a feiticeira. A feiticeira faz parte do terceiro filme da saga, a qual guia e orienta em muitas coisas. Em outras ocasiões faz rituais satânicos para invocar "poderes", entre outras coisas. Como a buscar a "alma perdida" de Jack Sparrow (que estava morto), e encontram sua alma "no além", e que esse além (fica, de certa forma, nessa Terra); e o traz a vida. Ou seja, uma deusa pagã, com rituais satanicos é que traz a vida. Quando a Biblia, em João 11 alguma coisa Jesus diz: "Eu sou a ressurreição e a vida."

E por fim, a deusa Calipso é libertada. Pois os homens chegam a conclusão que é melhor o mundo ser governado por essa deusa pagã do que pelos homens. E assim fazem um ritual para libertá-la. Onde o nome dela é invocado com paixão e desejo. E todos os homens no Pérola Negro curvam diante dela, especialmente o capitão Barbosa que pede misericórdia.

Não percebes? Veja os 10 Mandamentos de Deus, especialmente os 3 primeiros. Percebes a VIOLÊNCIA espiritual que é esse filme? Como tal agride a Deus? E o pior é não só saber que esse zé mané aqui foi reverenciar Satanás e ofender a Deus, mas que muitos outros "cristãos" também fizeram o mesmo, e talvez acharam "nada demais".

A Ressurreição dos Mortos
Essa abordagem do filme foi o mais puro espiritismo possível. Jack morreu, morreu. Mas ai, é dito no filme pela feiticeira "seu corpo morreu". Mas a alma dele ficou presa num lugar meio que no meio do gelo com o Pérola Negra e ele sozinho meio doido, ops, quer dizer, a alma dele. E ali ele ficaria eternamente, se não fosse "os homens" por seus esforços irem resgatá-lo da morte com a ajuda da feiticeira (deusa pagã).
Além de trazer clarissimas abordagens sobre o espiritismo, há também a idéia de que através do esforço humano junto com os poderes pagãos é possível resgatar almas mortas. Isso não lhe diz nada?

A Imortalidade
Outra coisa que o filme mostra, desde o primeiro, é a imortalidade da alma. Porém, no terceiro você vê algo pior ainda. Que é Turner tornando-se imortal, tornando-se o capitão do Doutshman (algo assim). E ali, ele teria sua vida imortal. Porém, como seria essa imortalidade? Numa vida com funções "espiritas", de guiar os mortos, entre outras coisas. O filme traz claramente a mensagem: "a imortalidade está em viver com os valores espiritas", acho que apenas não foi dito isso. Aliás, no final do filme, parece que há uma proposta de um quarto filme. Quando Jack Sparrow, na sua busca pela imortalidade, descobre que no mapa lá dos chineses há a rota da "Fonte da Juventude".

Pense nisso, e compare com o contexto biblico. Veja O QUE É A MORTE. O QUE É O PECADO. Como é terrível a idéia de vida eterna para o pecado, para o homem pecador, de modo tal que possa continuar pecando. Aliás, não seria a fonte da juventude uma analogia a biblica "arvore da vida"? (bem, não se precipite na sua resposta)

Fora que no filme também se vê coisas do tipo "os mortos" ajudando os vivos. Mas tipo, como o pai de Turner. Mais idéias espiritas. Mas de tudo, o que mais me intrigou mesmo foi perceber que há muitas coisas que paradoxam a Bíblia.

Simbolos Biblicos
Há de monte. No filme, talvez os dois mais claros são "a morte de Turner" e "O Código dos Piratas".

Há uma reunião, um Comissio dos piratas, os quais se unem "para decidir o mundo", se iriam libertar Calipso ou o quê. E ali, como piratas sem caréter, em pouco tempo começam a brigar. Até que é rogado O CÓDIGO DOS PIRATAS. E ali acontece uma das cenas mais solenes, talvez a mais solene de todos os três filmes. Todos ficam num silencio total, cheios de temor e respeito atentos para o que irá acontecer. E então aparece uma nova figura, um outro pirata importante, o qual todos temem, com uma clara simbologia como Moisés. (porém, com carater de pirata). E então esse homem traz em suas mãos um enorme livro, que escancaradamente, os autores do filme buscaram isso como uma simbologia da Biblia. E então, esse homem coloca a robusto e pesado livro sob a mesa, e todos no mais sonele temor ficam atentos e mudos, e então o homem abre o livro, e lê "O CÓDIGO". E ninguém ousa opor-se ao código, como se tal fosse a máxima autoridade e revelação de suprema importância, algo que estava além deles mesmo.

Outra escancarada foi Turner. Na luta final entre as duas embarcações, e Jack tentando matar o tal do David Jones, quando ia matar, tal enfia a espada em Turner, e então, fazem com que turner apunhale o coração de Jones e este morre. E então, este "sacrificio" (que ele já planejará desde o inicio do filme - "para libertar seu pai, preso na morte e prisioneiro de Jones") salva o dia! Logo após o seu coração é retirada pelos tripulantes do navio. Compare isso com o sacrificio de Jesus. E então, com isso, Turner comandando o Durshtman, junto com o Pérola, conseguem destruir o principal ship inglês, e botão os outros para correr. E assim, salvam, "temporiamente" o mundo das garras das ambições da coroa inglesa.
E ai, depois o Turner, morto, porem agora imortal, tem até mesmo relações com a muié viva. E não é de duvidar que se houver um próximo filme, haja um primogenito.

Para alguem que não respeita a religião, as Escrituras, a revelação de Deus, que não respeita a Divindade. Certamente me verá como um louco fanático de extrema bla bla bla. Mas para aquele que teme a Deus, seu sentimento será semelhante ao de Davi, quando ouviu as palavras de blasfemias de Golias, profanando o nome de Deus!


O Mais Triste
O mais triste de tudo é que o filme teve uma excelente direção, efeitos especiais etc. E foi recheado de "humor", e na grande maioria das vezes, se não for em todas, um humor super negro. A adrenalina e extase da música, do som incrivel, do ambiente, aquela "bitolação" no filme, de modo qual como se nós estivéssemos vivendo aquele filme. E uma interação tão aceitável. Que não houve um momento, em que ver uma dessas "manchetes espiritas" eu chorei, mas sim ri, ri e ri muito. E até pensei: "Esse filme é demais!" "Que comédia!" E ri com o fundo do coração, não porque era meramente uma piada, mas eu achei engraçado aquilo, gostei, me satisfez por momentos que fosse. Que horrível!

E hoje, na reflexão, fortemente um pensamento que havia lido no livro O Retorno da Glória, de Randy Maxwell, martelava minha mente, e eis que o escreverei a seguir, concluindo meu pensamento, porém, esse texto, creio que lhe fará refletir muito, mesmo após ler esse post, e mais um testemunho do que é ser tolo.

"Como Nero, tocamos harpas enquanto o mundo quima."
"Não importa se a moral e os valores estejam em direto conflito com a revelada vontade de Deus em Sua Palavra. "Foi divertido!" A. W. Tozer estava certo em dizer: "A América está rindo em seu caminho para o inferno." E enquanto ela ri, a igreja ri com ela."

12 comentários:

edz disse...

Camarada do céu..
Eu não te conheço e você não me conhece, mais alguém de uma comunidade do orkut que eu frequento, postou suas palavras com relação a Piratas do Caribe 3.
Eu não pude ficar quieto, pois eu tenho quase certeza de que nunca ouvi tantas asneiras em toda a minha vida.
Anyway, se quiser debater sobre o assunto, a comunidade é essa http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=24585636&tid=2549353827297034050&start=1

Enquanto vc estuda na federal e aguarda a vinda de Cristo, tem gente na África morrendo de fome todos os dias. Será que eles vão ter que esperar o seu Cristo chegar pra pararem de sofrer dia após dia?

edz disse...

correção
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=24585636
vai no topico piratas 3 la se quiser

Captain disse...

Você é tão extremista quanto os talibãs...
Quem não concorda com suas teorias é tachado de ADORADOR DO DEMÔNIO... Tudo isso imbutido na sua cabeça por pastores corruptos que precisam que você mantenha esta idéia fixa para poderem fazer mais e mais dinheiro.
Desprenda-se da BITOLAGEM meu amigo, acorde pra vida, ninguém tem intenção de adorar diabo algum, são apenas histórias fantasiosas que utilizam teorias diferentes das que você prega... Aprenda a respeitar isso.
Eu fico imaginando, por você só existiriam filmes sobre Jesus... Afinal, todo o resto é do Diabo. Patético, pensamento digno de uma pessoa do século XVIII.

Diego Goiás e Palmeiras disse...

Eu só digo uma coisa

"Quem tem ouvidos para ouvir, ouça"

Não adianta as pessoas estão "cegas" para as coisas neste mundo, e não adianta nada disso já que o Mundo já está no maligno...

Gostei dessa análise...e realmente o homem sábio tem o temor ao Senhor!

Anônimo disse...

Não Acredito que vc conciga ser tão panaca a esse ponto, não acredito que uma pessoa que se julga inteligente e estuda um pouco de tudo, concegue cometer um erro tão grande como este e cometer um ato de eztrema imbecilidade como este, de comentar tais palavras sobre um filme de mero entreterimento.
Cara vc precisa expandir a sua mente, crescer um pouco e analizar o seu conceito de realidade, sou um pessoa que acredita em Cristo mas a palavras que vc proferiu vai de contra ao que vc é , pois como vc vai crescer e melhoar como pessoa se vc é tão intolerante ao de fazer o mesmo o que fozeram com Cristo.
Foram os intolerantes que crussificaram Cristo , então eu te fasso uma pergunta:
Vc é intolerante ou não?
Se não eu lhe passo um concelho, cometa um ato de extrema nobreza, mude seus atos pessa desculpas e evolua para um novo estagio.

Anônimo disse...

isso é extremismo

é d+

pra mim isso é o demonio ve maudade em tudo que vee

Ana Lidia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tadeu disse...

Respeito a sua opiniao, cada um fala e ve o que, mas nao me recordo de ver essas 'mensagens' subliminares q vc viu nao! acho q vc exagerou um pouco e foi infeliz nos comentarios.
mas cada um com o seu..
ah.. ja deu pra perceber o motivo de vc nao ir muito aos cinemas

Ursao disse...

monte de lixo,religioso extremista..e por causa de caras como vc que temos tanta merda religiosa no mundo.

Evandro Costa de Oliveira disse...

Ual... to surpreendido de quantos comentários.

Agora, mensagem subliminar? Não. A era do subliminar já passou. Hoje, inclusive tal filme era explicito mesmo.

Evandro Costa de Oliveira disse...

Ursão

Crio que há mais problemas em pessoas como você do que nas como eu. Que vem nem me conhece e já vem fazendo suposições, certamente sem fundamentos e equivocados, sobre a minha pessoa. Quando nem mesmo falei nada sobre você.

Apenas uma análise subjetiva de algumas mensagens transmitidas pelo filme. Quer goste ou não, aceite ou não, creia em Deus ou não, foram transmitidas.

warley disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.