30 janeiro 2011

Televisão - Puro Lixo

Há muito tempo que eu quase não assistia TV, não tinha nem idéia de como estava a grade de programação, até que nessas 2 últimas semanas, fiquei de molho em casa, e acabei até que vendo bastante (apesar que logo me entediava e ia fazer outra coisa). Bem, quem diria, que com 24 anos, ainda veria um episódio inédito do Chapolin.

Mas o que me impressiona é a enormidade de bobeira. Sobretudo na TV brasileira, como a Globo. Até mesmo nos jornais, parte (senão quase toda) são reportagens extremamente bestas. Quase que nos dá a impressão que o mundo está parado, ou todo mundo está numa festa embriagada. Fora isso, os comerciais também. Para se ter idéia, chegou a ter um comércio, no horário nobre deste domingo, em que durou quase 5 minutos. 1 minuto, (20%) foi apenas da propaganda de um novo programa da Rede Globo, com o nome "Amor e Sexo" que dispensa comentários. E então, praticamente, todo o restante de 4min. (80%), foi de uma propaganda bem apelativa de uma cerveja, com um cenário de sol, praia, pessoas em festa, ouvindo um batuque, dançando, todo mundo sorridente despreocupado com trabalho, uma mulher bem "gostosa" na roda e o grande mistério é se essa garota vai "tomar", e diz que vai, e ai, aparece uma celebridade (Ivete Sangalo) tentando convencer ainda mais, tudo com um som festivo de farra, e tons dourados, quentes.

Além disso, há comentários de algumas pessoas do BBB (nunca vi, nem quero ver), que este está praticamente o pior de todos... uma farra com muita suruba de tudo qualquer "fetiche" que se pode imaginar, só falta usarem animais. E hoje a tarde, minha mãe tentando procurar alguma coisa na TV, de repente, eu esculto ela soltar um comentário assim: "Só tem viado agora na TV." Pois num canal era um estilista gay falando das suas "grandes dificuldades de vida" que foi a de confeccionar uma peça de roupa Inca para um filme; noutro, eram travestis; noutro eram gays falando sobre preconceito; noutro, era aquele humor do tipo de homem fingindo de mulher. E por aí vai.

Meu! Isso é uma violência a sanidade e a nossa inteligencia! É um profundo ataque a moral, a cultura, e a sociedade brasileira. Como é que as coisas vão ficar? Enquanto isso, eu nunca vi nenhum programa sobre Arte, Antropologia, Literatura, Lógica na TV (desculpe, mas o que raramente se vê na TV Cultura, não representa). Aliás, o que a TV mostra como sendo música, nem merece esse nome, é apenas sensação, momento de sucesso e entretenimento, nunca algo sério e artistico. Como é difirente da Alemanha quando mostra concertos ao vivo da Filarmônica de Berlim. Debate religioso então? Mas sim, há muita sátira e escárneo, principalmente, nas novelas, sempre com um estereótipo simplório.

As séries então? A TV fede lixo. Os filmes então, agora tem até o canal Space, que basicamente é voltando apenas para filme de violência e ação sem sentido ou de terror. E boa parte dos filmes dos demais canais, tem seguido essa linha. Peguei vários filmes essa semana, um que assisti achei muito bom, chama "Um Sonho Possível" (The Blind Side) no qual o filme não apela para sexo ou violência, mas sim uma história verdadeira de altruísmo de uma familia que acolhe um garoto de rua e lhe dá um lar, educação, uma vida e tudo com muito amor; e mais raro ainda, num lar que parece que tudo vai bem, em que a mulher não tem problemas com os filhos, nem com o marido, e há sempre um aroma de respeito, harmonia e felicidade no lar; algo praticamente extinto dos filmes, séries e novelas. Se bobiar, as pessoas nem sabem mais o que é isso. Mas dúvido, que um filme como esse vá parar na tela da TV, como da Globo, talvez, um dia, passe uma única vez; ao invés.

Até mesmo o Discovey channel, tem diminuido drásticamente o número de documentários entre outros. E mostrado mais programas sensacionalistas. Sim, eu gosto pacas do Bear, e do A Prova de Tudo, porém, deixou de ser mera curiosidade, se tornou um amuleto do canal, mostrando muitas e muitas vezes, e agora com um carater muito mais exploratório, aventuresco e sensacionalista do que antes que era mais voltado para "técnicas de sobrevivência". Além disso, tem o programa "Sem Cortes e Sem Suro" que são puro videos sensacionalistas. Os demais programas são recheados de "assombrações", "monstros", "criaturas bizarras", DESTRUIÇÕES (quantos!), coisas sobre Guerra Ao Tráfico, sobre Terrorismo.

Além disso, quando tem retrato sobre o Brasil é sempre o Rio de Janeiro, ou a Bahia, ou algo em torno, de mulher de biquini e bunda bem "arrebitada", ou Carnaval, ou samba/pagode(e essas coisas), e uma imagem de beleza, preservação e biodiversidade da Mata-Atlantica tocamente longe da realidade. Mas por que Rio de Janeiro? Que é "um minusculo pedaço do Brasil". Ora temos o Distrito Federal, onde reside o poder politico da nação. Ora, temos os Paulistas, a maioria, que em geral é marcada por pessoas que estão longe da praia (talvez em alguns feriados), onde muitos não gostam de carnaval, e são caracterizados por serem muito trabalhadores, sem mata, sem praia, e com pessoas vestidas e terno, ao invés de gente semi-nua na praia tomando cerveja. Ou então, se partir para o Interior rico do nosso pais, encontraremos uma cultura ainda mais forte, em que a maioria (SIM A MAIORIA) não é carnavalesca, mas ainda de forte tradição moral, muitos, até mesmo carrancudo. Temos o calor infernal da Amazonia e o povo mais preguiçoso do mundo, segundo meu amigo que reside lá, que só quer saber de comer e dormir na rede (e sem praia), ou então, aqueles que vivem nas duras regiões áridas e sem infra-estrutura alguma, que em maioria, são aqueles que produz boa parte da Alimentação da nossa nação. Ou então, temos o nosso Sul, como o extremo sul do Rio Grande Sul, lugar super gelado, frio, longe daquela imagem de calor nas praias do Rio de Janeiro, e lugares de ainda forte tradição de uma cultura européia, muito diferente, da imagem divulgada de um Rio de Janeiro. PÔh! É um pais que tem a OSESP, que está entre as 50 melhores Orquestras do Mundo. Que tem o Teatro Municipal de São Paulo, e o MASP, que tem alguma riqueza arquitetonica ao invés de apenas favelas e quiosques. Também temos a Cidade Universitária da USP (SIM! TEMOS A USP) e a Unicamp!!! Quantos filmes não vemos no EUA sobre suas queridas Universidades, já no Brasil, tanto filme, quanto novela, fogem das escolas, pois aliás, brasileiro gosta de estudar?

Poh! E Futebol!!! Mais futebol!!!! O Brasil tem um dos melhores times de Volei do mundo, teve grandes feras na Natação, Judo, até mesmo no Tennis, hipismo, Basquete; há até Rugby, até mesmo Futebol de Salão (futsal). Mas não, é só futebol, só futebol de campo, e um pouco, de futebol de areia (ou melhor, DE PRAIA).

Que é isso! Sinceramente, se continuar assim, pouco motivo terei para ter uma TV quando tiver minha casa, se tiver, apenas será para usos selecionados. E claro, como andam as coisas, vou ter que impedir meus filhos de ver TV. Pois só vão ficar com ti-ti-ca na cabeça.

Ainda há um pouco de alivio na TV Cultura, por algumas programações, como o Prelúdio (ou é Interlúdio), alguns debates, por ainda mostrar concertos da OSESP (porém, precisam aperfeiçoar a gravação, o som transmitido não fica legal, totalmente sem sal, talvez, devessem entrar em contato com a Berliner).


Sim estou revoltado. Se a midia queria liberdade de imprensa. Jogaram ela pela janela, trocando liberdade por libertinagem, só mostrando escória e lixo.

2 comentários:

    Naath# disse...

Noooooooooooossa falou tudo, são exatamente por esses motivos que eu não vejo TV! Nem os filmes prestam mais.

Anônimo disse...

Muito "show" seu texto.tambem acho que o jeito e jogar a televisao no lixo(pelo menos vai economizar energia,rsrsrsrs).ela so tem utilidade mesmo pra ligar o DVD ou o VIDEOGAME.e esses caras que estao na teve tem a cara de pau e o cinismo de dizer que trasmitem alegria,valores,momentos de lazer e cultura.eles acham que nos identificamos com o BBB.como se eu fosse um pervetido sexual,primitivo,ignorante,um boçal sem escrupulo e sem educaçao,