03 agosto 2007

Salmo 51 - Confissão e Arrependimento

"Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões.
Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado.
Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.
Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.
Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazer conhecer a sabedoria.
Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve.
Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste.
Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades.
Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.
Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito.
Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espirito voluntário.
Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti.
Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua exaltará a tua justiça.
Abre, Senhor, os meus lábios e a minha boca manifestará os teus louvores.
Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos.
Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compundigo e contrito, não o desprezarás, ó Deus.
Faze bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.
Então, te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; e sobre o teu altar se oferecerão novilhos."


Era uma noite de quinta-feira, por volta das 2 da madrugada, quando após chegar da faculdade fui repousar-me. Estava num período conturbado, diversas situações, no minimo, stressantes; problemas com matricula na faculdade; cobrança exagerada por parte de um professor; a busca do emprego; o emprego que tanto almejei mas que não obtive.
No fundo, estava triste, revoltado. Sentia aquele vazio do amor de Deus. Ao mesmo tempo, uma fome imensa de abrir da Palavra de Deus; alimentar do pão de Deus. Logo peguei minha biblia em Almeida - gosto mais dessa linguagem; abri no cap. 51 de Salmos, que era o capitulo seguinte do ano biblico (me atrasei um pouco rs). E eis que sou abraçado.
Algumas lições que pode-se retirar desse salmos:
"...eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim." v.3
Do reconhecimento ao arrependimento. Isso é essencial para todo o pecador. Reconhecer as suas transgressões. Não é acariciar pecado. Não é defender pecado, defender palavras e atitudes erradas. Não é colocar a sua alma na comodidade. É ter humildade e reconhecer. Eu reconheci o que tinha feito, sabia que tudo aquilo que estava sofrendo era parte consequencia de atos passados e parte negligenciar a oração e o ato de lançar todas minha ansiedades no Senhor. Mas reconheci. Confessei ao Senhor, pois tais coisas estavam diante dos meus olhos, como agulhas perturbavam a minha mente, minha consciência; não estava bem, não estava leve, mas sim, carregando um fardo duro. E por mais que tentava lutar com as minhas forças, ele sempre estava ali, sempre me deparava com ele... como é dificil romper maus hábitos!
"Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado." v.2

Então roguei a Deus por perdão. Livrar-me da minha iniquidade. Vencer o pecado. Forças para lutar, resistir, vencer, abandonar tais hábitos e adquirir os bons.
"Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve." v.7
O perdão de Deus. Ele nos limpa, nos lava. Retira toda mancha de nós. Retira toda culpa, todo peso, todo fardo. E mais, deixa-nos limpos de modo qual, como se nunca houvera pecado praticado por nós.
A Consequencia do Verdadeiro Perdão
"Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.
Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito.
Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espirito voluntário."
v. 10-12
O verdadeiro perdão, o verdadeiro arrependimento, a verdadeira confissão não só trazem a pureza do perdão. Mas resgatam a comunhão com Deus. A união do homem com o Todo-poderozo. E busca a REFORMA! "Cria em mim, ó Deus, um coração puro". Não apenas a reforma dos nossos hábitos, pensamentos, ações, palavras... mas em trazer confiança, fé, coragem de modo INABALÁVEL! Ou seja, haverá resistência total as tentações e ao pecado, mediante a comunhão com Aquele em que pecado algum mora.
Outro fruto do perdão é a restituição "da alegria da salvação". É a alegria de estar salvo. De viver na atmosfera de um filho de Deus que já desfruta da garantia da salvação, de estar livre, salvo, desfrutar de todo esse gozo. Contudo, a comunhão deve ser mantida, ou o pecado pode jogar tudo isso por água abaixo.
Ao mesmo tempo, o verdadeira arrependimento produz um "espírito voluntário". É o cristão verdadeiro. Ele por uma atitude voluntária deseja servir a Deus, guardar os Seus preceitos, fazer a Tua vontade. Ajudar os outros, pregar, buscar praticar boas obras etc. Mas por que isso? Por que ele está salvo? Não. Mas porque ele já desfruta da alegria da salvação, e agora, por um espírito voluntário faz a vontade de Deus.
"Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti." v. 13
Outro fato do perdão, da salvação, do espírito voluntário: A OBRA, a pregação, o testemunho. Sua espada fica forte e poderosa. A luz de Deus reflete, resplandece! As pessoas são nocalteuadas pela glória de Deus, quando a face de Deus resplandece em seu filho. E esse poderoso testemunho, fará com que muitos venham buscar a Deus; pois estão cansados, vazios, fadigados e com um enorme fardo; e querem brilhar como este que agora fora transformado pelo perdão divino. E então, muitos se converterão.




Reflitam nisso.

1 comentários:

Tatiane Barbosa disse...

Vc me ajudou muito atraves desse blog. Precisava ler o que li aqui.. O salmo 51 faz parte da minha vida a partir de agora!!!