09 abril 2007

O Convite da Sabedoria

Abra a sua Bíblia no maravilhoso, incrível, extraordinário livro de Provérbios que fica logo após Salmos.
O que esperar desse livro? Talvez essa seja a sua pergunta: “O que tem demais?” “O que ele pode fazer em mim?”
Caro amigo, uma coisa eu lhe digo: Talvez você já tenha lido centenas de obras, desde um conto infantil, ou um Lusíadas de Camões, um Brás Cubas de Machado de Assis, um Saramango, um Guimarães, Drummond, um Cálculo, ou mesmo muitos livros da própria Bíblia; mas Provérbios é único!
Poética, notória, estrutural, filosoficamente, fora seu conteúdo, fazem desse livro uma jóia, algo incrível, maravilhoso, saboroso tanto para os mais intelectuais, como para mais ignorante, do mais novo ao mais idoso, do rico ao pobre, do consagrado ao ímpio, do crente ao ateu.
Seu autor é nada mais nada menos que o rei Salomão, filho de Davi; um dos homens mais sábios que viveu em toda face da Terra, talvez apenas Jesus tenha-lhe ultrapassado em sabedoria.

Certo dia Deus apareceu a Salomão e perguntou:
- O que você quer que eu lhe dê?
E Salomão respondeu:
- Você já foi muito bom com Davi, meu pai. E agora me colocaste no lugar dele para governar esse povo (Israel), dá-me sabedoria e conhecimento para que eu possa governa-lo. Se não for assim, como poderei governar este teu grande povo?
Então Deus disse:
- ... Eu lhe darei também mais riquezas, bens e honras do que qualquer outro rei teve antes e você ou terá depois.
II Crônicas 1:7-12


E esse homem altamente instruído, que recebeu sabedoria divina, que passou pelas mais diversas experiências, simplesmente escreve uma “carta” para toda humanidade, inclusive você e eu, carta qual está repleta de altruísmo.

Que livro é esse? Por que lê-lo? Como ele pode me atrair?
Bem, eu não tenho palavras para isso, portanto, deixemos Salomão contar para nós:

Introdução a Provérbios

“Provérbios de Salomão, filho de Davi, e rei de Israel.
Estes provérbios nos ajudam a dar valor à sabedoria e aos bons conselhos e a entendeu os pensamentos mais profundos. Eles nos ensinam a vivermos de maneira inteligente e a sermos corretos, justos e honestos. Podem também tomar sábia uma pessoa sem experiência e ensinar os moços a serem ajuizados.
Estes provérbios aumentam a sabedoria dos sábios e orientam os instruídos, fazendo que entendam o significado escondido dos provérbios e dos ditados e compreendam os mistérios que os estudiosos procuram explicar.
(...)
Escutem! A Sabedoria está gritando nas ruas e nas praças. Nos portões das cidades e em todos os lugares onde o povo se reúne, ela está gritando alto, assim:
- Gente louca! Até quando vocês continuarão nessa loucura? Até quando terão prazer em zombar da sabedoria? Será que nunca aprenderão? Escutem quando eu os corrijo. Eu darei bons conselhos e repartirei a minha sabedoria com vocês. Eu chamei e convidei; mas vocês não me ouviram e não me deram atenção. Vocês rejeitaram todos os meus conselhos e não quiseram que eu os corrigisse. Assim, quando estiverem em dificuldades, eu rirei; e, quando o terror chegar, eu caçoarei de vocês. Então vocês me chamarão, mas eu, a Sabedoria, não responderei. (...). Os tolos morrem porque rejeitam a sabedoria; os que tem juízo são destruídos por estarem satisfeitos consigo mesmos. Mas quem me ouvir terá segurança, viverá tranquilamente e não terá motivo para ter medo de nada.”
Provérbios, cap. 1, NTLH
(confira também a poesia da versão Almeida)


Não existe nada semelhante! Que discurso incrível! Não há livro em que se encontra uma introdução como essa! Onde o tema simplesmente é “a vida do leitor”, “a sua vida”. Mostrado com uma firmeza, sinceridade e convicção tal que impressiona, choca, atinge o coração até mesmo dos mais endurecidos.
Que convite!
Você vai perder uma festa dessa?
Como o próprio anfitrião disse:
“Quem me ouvir terá segurança, viverá tranquilamente e não terá motivo para ter medo de nada.”


Simplesmente, você encontrará nesse mundo o que mais falta e mais procuram no mundo hoje.

Te desafio a ler este livro. E creio que no mínimo você vai suspirar: Ual!!!

0 comentários: