19 abril 2007

Jesus impos um novo mandamento?

"E enviaram-lhe alguns dos fariseus e dos herodianos, para que o apanhassem em alguma palavra." (Mar. 12:13)

A história de Jesus foi repleta de desafios. E este talvez seja um dos desafios mais intrigantes. Mas como sempre, Jesus deixou-o os questionadores calados e intrigados com sua sabedoria. Porém, por incrivel que pareça, não são poucos aqueles que interpretam as Escrituras de forma subjetiva, adaptando para com seus "gostos" vamos assim dizer. E até mesmo desse fato em que Jesus deu uma incrivel lição não só aos fariseus, mas a nós, tais pessoas distorcem o que o texto quer transmitir.

Jesus, acabara de explicar uma DURA e REPREENSIVA parabola a qual alguns não gostaram de ouvir não. E como já não gostavam muito de Jesus, como o verso diz, enviou alguns fariseus e herodianos, para tentar pegar Jesus na astúcia.

E perguntaram-lhe, se deviam pagar tributos a Cesar ou a Deus. Aquele tipo de pergunta bem indutiva, que tenta prender a pessoa diretamente entre duas alternativas pré-formadas pelo questionador. Mas Jesus não foi nada simplice na sua resposta, apesar de ter sido tão simples que todos entenderam. O que demonstrou ainda mais a Sua sabedoria.

Então, agora é o ESCRIBA que entra na jogada.

"Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos?" (Marc. 12:28)

Aparentemente, Jesus entrou numa emboscada. Pois Jesus elevaria um, e rebaixaria outro. Por fim, os dois não teria a mesma importancia. Ou seja, se uma pessoa pega num mandamento menor, seria injusto se ele tivesse a mesma pena daquele que peca num mandamento maior. E como diz a Biblia, o salário do pecado é a morte.

"Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." (v.29-31)

Destaco então ele resume em DOIS MANDAMENTOS:
1 - É o amor VERTICAL, o HOMEM x DEUS
2 - É o amor HORIZONTAL, o HOMEM x HOMEM

Felizmente, vemos no decorrer da história algo bom, um RARO escriba sincero, humilde, que realmente apesar de talvez poder tentar "enganar" Jesus, como fizeram na pergunta anterior. Mostrou que ele estava disposto a aprender. E reconheceu que Jesus realmente tinha a verdade, era sábio.

"Disse-lhe o escriba: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que ele é o único, e não há outro senão ele, e que amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios.

Vendo Jesus que ele havia respondido sabiamente, declarou-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém mais ousava interrogá-lo." (V.32-34)

É incrivel notar, que o escriba simplesmente diz claramente de forma implicita, para alguns, talvez, que o que Jesus disse simplesmente é a Lei de Deus. Primeiro, porque o escriba se refere como os dois mandamentos de Jesus como um só ("que ele é único"), então inclui o amor para com Deus e ao próximo dentro desse único. E mais, diz que esse ÚNICO, excede todos os holocaustos e sacrificios (as Leis Cerimoniais). Portanto, aqui o escriba nas dá uma boa lição de que muitos hoje tem dificuldade para entender ou aceitar, que existem DUAS LEIS na Biblia, a Lei de Deus e as Cerimoniais.

Não me recordo da Biblia mencionar de outro escriba, se não esse, que é um bom exemplo. E também acho incrivel, o fim do verso 34: "E já ninguem ousava interrogá-lo".

Porém, o evangelho de Lucas revela uma outra situação, de certa forma um pouco semelhante. Mas o que mais impressiona é a resposta de Jesus.

"E eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o intuito de pôr Jesus à prova e disse-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas?
A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.Então, Jesus lhe disse: Respondeste corretamente; faze isto e viverás." (Lucas 10:25-28)

Novamente, aquilo que Jesus tinha dado como os dois maiores mandamentos, agora é enquadrado como sendo UMA LEI.

Agora pergunto-lhe: Jesus inventou isso? Esses dois mandamentos eram coisa nova?
Bem, vamos voltar um pouco na Biblia, lá no pentateuco.

"Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR." (Lev.19:18)

"Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força." (Deut. 6:5)

Incrivel não? Confeço que faz pouco menos de uma semana que fui encontrar esses versos no velho testamento e associei com o caso de Jesus. Certamente tinha já lido no Ano Biblico, mas não tinha reparado bem.

E quanto mais você lê a Biblia, estuda, mais você percebe que Jesus não disse nada de novo. Até mesmo as profecias. Apenas deu mais detalhes sobre algumas coisas, que no Antigo Testamento já dizia. Talvez aquela profecia sobre a destruição de Jerusalem, mas acho que se eu pesquisar direito, acho que encontro-o em algum livro dos profetas.

Por fim, Jesus não disse nada de novo para o Escriba, entre outros (veja Joao 13:35, I Cor. 13). Ele apenas estava restaurando a verdade, REFORMA, re-lembrando as coisas já anunciadas no passado. E que as pessoas culturamente, a maioria, havia esquecido de seu verdadeiro significado.

Agora, onde é que encontramos essa LEI - a qual constitui os dois mandamentos mais importantes - escritos no Antigo Testamento? Você pode pesquisar, reveriar trocentas vezes a Bibila, e apenas irá encontrar em um lugar: Na Lei de Deus, o Decálogo, os Dez Mandamentos, escritos por Deus em tábuas de pedras e dadas a Moisés no monte Sinai.

A LEI DE DEUS

1- Não terás outros deuses diante de mim.
2- Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
3- Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
4- Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.

5- Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
6- Não matarás.
7- Não adulterarás.
8- Não furtarás.
9- Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10- Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.
(Exodo 20:3-17)

Repare bem nos primeiros 4 mandamentos em vermelho. Conforme o mandamento mais importante de Jesus, esse mandamento é o que anuncia o amor VERTICAL, do HOMEMxDEUS. E se você reparar os 6 mandamentos restantes, mostra o amor HORIZONTAL, do HOMEMxHOMEM.
Enfim, essa é a ÚNICA LEI, escrita, em toda a Bíblia, que possui os dois maiores mandamentos segundo Jesus.


<---> Infelizmente, algumas pessoas fecham seus olhos para isso, e dizem que Jesus simplesmente destruiu, eliminou essa Lei quando morreu na cruz. Ou então dizem algo ainda mais pior (talvez), que é em dizer que Jesus deu aqueles 2 Novos Mandamentos, ou seja, rejeitando a Lei de Deus. O que é um absurdo, pois como vimos, tais simplesmente remetem diretamente para a Lei de Deus. É praticamente um ATALHO NA AREA DE TRABALHO do seu micro, que quando você clica, você diretamente vai para os Dez Mandamentos.

E a questão de que a Cruz ABOLIU os DEZ MANDAMENTOS é um tremendo absurdo! Pois simplesmente veja bem, O DECÁLOGO não é apenas o quarto mandamento (Guardar o sábado) - que é o alvo de critica e desdem de todos esses criticos. Mas de 9 outros mandamentos, como a questão de matar, honrar o pai... e até mesmo o primeiro mandamento, em que mostra que Deus é o Deus unico! Imagine se tudo isso fosse abolido. Seria um CAOS, para TODA A BIBLIA! Seria um prato cheio para os criticos da Biblia, pois encontrariam milhares de contradições.

Aliás, repare bem no quarto mandamento, no sábado. Ele não diz apenas que se deve guardar o sábado. Mas diz "o motivo", a "razão", pela qual se deve guardar. Não diz assim: Você deve guardar o sábado, porque Eu estou dizendo e ponto! - Não! Diz claramente, "porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou."

PORQUE Deus criou a Terra em seis dias. Com outras palavras: "Porque Deus é o criador!" - É por isso que diz que devemos guardar o sábado. Como reconhecimento, como culto, adoração ao Criador. Simplesmente por isso! - Como que isso poderia ser Ab-rogado, Destruido na Cruz? Que loucura!

Alias, qual é a Mensagem Angélica para os ultimos tempos, que nos é anunciada em Apocalipse?
"Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas." (Apoc. 14:6e7)

Percebeu? Adorai o Criador. E a Biblia é explicita em dizer, que o sábado é para adorar o Criador!

Não seja descauteloso. Perceba bem, que a questão da adoração é o ponto em que Satanás mais luta. Porque Satanás não quer que Deus seja adorado, mas profanado, maldito por suas criaturas. Ele faz guerra contra Deus. E esse certamente é a base do seu plano. E talvez, uma das formas mais fortes dele atacar isto é fazendo o homem não reconhecer Deus como o Criador, ou não adorá-lo por isso. Fazendo o homem "não lembrar-se" do dia de sábado porque Deus criou o mundo em seis dias.

É isso. Estude bem. Leia tudo isso novamente. Pegue a sua Biblia, e leia os versos, o contexto etc. Com mais tempo, analisando melhor, aprofundando. Certamente, encontrará muitos tezouros! Aliás, relacione com o "evolucionismo", e veja o que a Biblia diz sobre tal. Compare com tal hoje.

0 comentários: