29 maio 2006

As Pedras Falaram de Novo

Frutas Cítricas

Estudos realizados nos últimos meses mostram que o consumo de frutas cítricas - como laranja, limão, e tangerina - faz bem à saúde. elas contëm substäncias conhecidas como flavonóides cítricos, que estimulam o metabolismo dos lipídios. Ou seja, ajudam a elimnar as gorduras de forma saudável.

Pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) afirmam que ingerir suco de laranja ou tangerina todos os dias ajuda no tratamento e na prevenção de doenças cardiovasculares por causa da presença desses flavonóides.

Receita do Bom-Humor

Sabia que seu estado emocional pode estar intimamente ligado à sua alimentação?
Pesquisas comprovam que alguns alimentos estimulam a produção em seu oranismo de substâncias como a serotonina, que são responsáveis pelo humor do dia-dia. Confira alguns alimentos que podem deixá-lo mais calmo ou até mais feliz:

Mel: estimula a produção de serotonina, substância do cérebro responsável pelo prazer e pela sensação de bem-estar.
Banana: ajuda a controlar a ansiedade e a ter um sono mais tranqüilo, dois fatores que diminuem o stress.
Alface: é rica em fosfato. Se esse mineral faltar no organismo, podem aparecer depressão, confusão mental e cansaço.
Espinafre: garante o bom funcionamento do sistema nervoso e ajuda a estabilizar a pressão.
Maracujá e jabuticaba: têm efeito calmante e antidepressivo.

Fumante Passivo


Se você sofre com os fumantes à sua volta e não sabe como se proteger, uma alternativa é fazer uma alimentação preventiva contra o câncer de pulmão. Uma pesquisa realizada em Nova Jersey (EUA) comprovou que fumantes passivos tiveram uma redução de até 90% na tendência a essa doença ao consumir diariamente vegetais de cor amarela e laranja, folhas verdes frescas, produtos à base de soja e peixe fresco.

Alguns exemplos de alimentos que ajudam a prevenir o problema: abóbora, alface,batata-doce, brócolis, cenoura, chá verde, couve, couve-de-bruxelas, espinafre...

Quantia Certa

A OMS (Organização Mundial da Saúde) indica que, para ter uma alimentação saudável e balanceada, deve-se ingerir diariamente de 400g a 800g de frutas, verduras e legumes. Isso significa incluir vegetais e frutas em todas as refeições.


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fonte: Revista Coop, Ano XXIV, n. 264 - Fevereiro de 2006, pag. 14

2 comentários:

Ana Lígia disse...

Que ótimo saber disso, vou tentar aprimorar minha alimentação.
E p/ inteligência, o que que é bom?

Evandro disse...

Além de simplesmente seguir os principios de saude... assim deixando a mente preparada.

O passo seguinte é EXERCITÁ-lA.. para desenvolver.

exercicios mentais, estudar calculo (hehe)... estudar, etc.

Inteligencia como memória todos temos.
Porem, poucos são os que as usam adequadamente. Enquanto para uns é uma biblioteca bem arrumada. Para outros é um vestiário de time de futebol no intervalo de tempo.

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Dizem que leticina de soja é bom pra memória.