30 março 2006

Analisando as Cidades Grandes

6 comentários
As Cidades São Viveiros de Vícios

A sucessão de prazeres e divertimentos centraliza-se nas cidades. Muitos pais que escolhem um lar na cidade para os filhos, pensando dar-lhes maiores vantagens, são desapontados, mas demasiado tarde se arrependem de seu terrível erro. As cidades de nosso tempo tornam-se depressa como Sodoma e Gomorra. Os muitos feriados animam à ociosidade. Os divertimentos - o teatro, corridas de cavalo, jogos, as bebidas alcoólicas, banquetes e orgias - estimulam ao extremo todas as paixões. A juventude é arrastada pela corrente popular. Parábolas de Jesus, pág. 54.

Foi-me revelado que as cidades se encherão de confusão, violência e crime, e que estas coisas aumentarão até ao fim da história da Terra. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 115.

Em todo o mundo as cidades se estão tornando viveiros de vícios. Por toda parte se vê e ouve o que é mau, e encontram-se estimulantes à sensualidade e ao desregramento. A Ciência do Bom Viver, pág. 363.



-------
Pensando bem, esses textos acima têm total razão. Isto que foram escritos no final do século XIX, imagine nos dias de hoje então, como essa questão se agravou.

Eu estava pensando durante a semana enquanto tinha aqueles longos periodos de reflexao até chegar na cidade universitária qual era a causa dessa desgraça nas cidades grandes. Então percebi quando veio em mente aquele versiculo:

"O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males."

Bingo! (termo proposital)
O amor do dinheiro traz de tudos e todos sabem o quê. Imagine numa cidade grande onde o motivo de sua existência é exatamente o que implica nesse verso. Ou seja, a cidade é uma Gomorra do capitalismo!
As pessoas vivem ali como escravas, trabalhando para tentar sobreviver sem nenhuma qualidade de vida. E apenas um trabalho que dê um dinheiro maior é o que poderá dar uma "qualidade de vida melhor" (atenta para as aspas)... pois as pessoas por ficar vendo TV, gente rica, e sempre sorridente, bonitas (maquiagem) etc... pelas cameras... acreditam que o dinheiro é o que dá felicidade. Porém, essas mesma pessoas que aparentam ser felizes, sao raras as que não sao dependentes de alguma droga (alcool conta) e antidepressivos... fora os que se suicidam etc.

E vendo por um outro angulo, vê-se claramente que as cidades rompem com o sistema da Criação de Deus. Ou seja, a interassão com a natureza. Perdeu o contato com as atividades ao ar livre, contemplar a natureza (nem mais estrelas se vê por aqui)... tais atividades que tranquilizam a alma, e faz você ser paciente e ficar saudavel e ocupado.
Mas na cidade não existe isso. Porem existe uma necessidade nossa de fazermos alguma atividade para distrair a mente dos trabalhos diarios. Entao surgiu com força total a INDUSTRIA DO ENTRETENIMENTO.
E os jovens estão devorando ela. Destaco algumas coisas: baladas, casas noturnas, bares, shows, jogos, GAMES e "esportes".
E essa então passou a ser vamos dizer, "a interessão das grandes cidades". O que acaba gerando uma BOLA DE NEVE.

E as pessoas estão dão adaptadas a tais, que não percebem suas malignitudes. A tal ponto de pensarem que os "bobos" são aqueles que não participam de tais. Mas como diz o provérbio:

"Os tolos se divertem na tolice, o mesmo é a sabedoria para os sábios." (tá escrito com outras palavras)

É muito distinto um servo de Deus que vive numa cidade grande dos demais. Pois ali na cidade TUDO foi feito por mãos de impios e para satisfazer os desejos e ambições desses. E um homem de Deus não se satisfaz com coisa alguma dessas. E assim não participa de tais. E os impios ficam CHOCADOS com tais homens. E como sempre há 3 reações, tais podem ser:

- Zombar.
- Adiar. Ou seja, deixar o tempo dizer, pra depois.
- Buscar mudar sua vida, e seguir o exemplo dos sábios.

E estatiscamente sabemos que a minoria opta pela ultima opção.

Essas cidades são muito perigosas mesmo. Não se pode sair de casa sem a proteção de Deus, por um instante sequer. Pois, se você bobiar, na sua sala, você convida o diabo a entrar no seu lar. Imagine então quando se pisa fora de sua propriedade. É TUDO uma obra-prima do diabo.
Indo para USP notei isso claramente, para onde se repousava os olhos se via claramente a sua imagem e a do pecado. O grande alivio é quando chega na USP onde possui uma certa abundancia da natureza, mata... pena que não é de dia, pois daria para desfrutar dos canticos dos passáros.

Segunda parte
Lá estava eu no chuveiro quando conclui alguns pensamentos. Sobre o que a "vida moderna", principalmente, por causa da "mídia" e da "imputação" que os lideres capitalistas fizeram ao povo, fez com a mentalidade de tantas pessoas, principalmente dos jovens.

E olha o ponto que chegou:

O censo comum é que "felicidade", "alegria" vem da DIVERSÃO e do PRAZER... em outros palavras, desfruir da industria do entreterimento.

Você já ouviu alguem dizer coisas do tipo: "Vida de indio deve ser chato." "Aquelas pessoas que viveram antes da tecnologia tinham uma vida tão chata." "Se no Céu não ter futebol e não vou." "O Céu vai ser uma chatisse porque não terá diversão."

Foi ai que tirei meu pensamento.

As pessoas associaram o "viver", "ter alegria", "felicidade"... em participar de coisas como: bares, shows, jogos, competições, jogos eletronicos, baladas e etc. etc. etc. - tudo aquilo que a industria criou nas cidades, mais fortemente nas grandes.
E se notar, todas essas coisas, gastam $$$. Ou seja, se associa "felicidade" com "dinheiro".

Certamente, daí podemos compreender melhor o porquê da grande ganância que rodeia no mundo, essa vontade dos ricos de acumular mais riquezas etc.
Também, é certo afirmar que MUITAS pessoas "trabalham" para ganhar "$$$"... para ser "feliz". Ou seja, para poder gastar com tais coisas.

Pense um pouco na "bola de neve" que isso provova. "no circulo vicioso". Nas "consequencias" morais, mentais, familiares, espirituais etc. Que isto provoca.

Quantas vezes eu já não fui abordado sábado a noite e fortemente atacado como se fosse a "escória" ou o "louco" ou "um infeliz" porque estava em casa, e não saia para ser "feliz" como os demais jovens fazem para ser.

Satanás conseguiu inventer completamente os valores. E ainda fez uma reta paralela para tais. E o IMPOS no mundo. E nas grandes cidades esse vigor é quase que uma LEI. Que perigo é morar nas cidades. Mais dificil ainda é "vigiar" para não cair nessa cilada.


Pense sobre isso.

25 março 2006

Reflexões

2 comentários

Bem, lá vou eu:

Para variar eu estava muito pensantivo, na semana... e principalmente na sexta e no sábado; para com várias coisas... deixe eu vomitar algumas.

USP
Eu percebi que estava sendo um grande tolo e ingrato ao meu Deus. Pois eu sei que foi apenas por Ele que eu entrei na mais cobiçada Universidade do Brasil. E para quem conhece a minha história, como foi meus anos de cursinho e, sobretudo, o ano passado, sabe muito bem que foi por Ele.
Confesso que fiquei um pouco assustado de inicio com o desafio - pois foi uma recaida; pois a faculdade, o curso é muito puxado e dificil. Para quem pensava que após o cursinho tudo ia ser molesa, bateu a cabeça e acordou.
E no fundo, agora vejo e sinto uma enorme gratidão. Pois tudo deu conforme a vontade dEle, eu sabia que era tal, e mesmo assim desconfiei, prestando vest. para Unesp e FSA, as quais também passei. E agora percebo, o quão grato devo estar, ver quantas pessoas tentaram e não conseguiram. E que tenho que aproveitar, honrar, mandar a ver etc. E ser um grande instrumento ali.

Uma questão que me encucou um pouco. É que alguns estão me idolatrando em pequeno grau, por ter feito essa façanha. Ohh, o cara faz USP etc. O cara passou na fuvest... ohh!! - Tipo, eu não mereço NENHUM - repito: NENHUM - elogio. Os méritos são todos e unicamente dEle.
A matéria do cursinho, acredito que já devo ter esquecido uns 50% de tudo. Pois aquilo não é ensino, nem apreendizado... mas uma "arma" que se usa no vestibular, e que as balas perdem a validade alguns meses após.

pessoas da USP
Eu fiquei um um tanto inconformado com uma coisa que reparei nesse pouco tempo. A maioria, tipo 90% ou mais, do pessoal ali da USP não mereciam estar!!! E é sério...
Tipo, a maioria são filinhos de papai e não precisavam de uma publica.
E a maioria tem aquele "carater de garoto colegial". Tipo, não querem estudar, prestar atenção na aula. Mas sim, ficar de zueira, copiar a lição, fazer trabalho de ultima hora. E quando chegar a prova, estudam apenas para passar nela. E assim vai. O extase deles são as "cervejadas", sair para zuar, beber, shows e coisas do tipo.
Não consegui ver ainda nos olhos de ninguém, estar fazendo o seu curso de coração. Para um bem maior. Mas apenas vendo um claro egoismo em querer se dar bem na vida, ganhar uma bolada de dinheiro, meio que sem muito esforço... para ficar CURTINDO a vida.

Lamentável... deveria colocar uma avaliação mental também na Fuvest... seria muito legal.


Minha vida ultimamente
O grande problema na verdade é que estou negligenciando as meditações matinais da Palavra de Deus. E isto está gerando uma série de outros problemas. Um efeito dominó, uma reação em cadeia... na qual eu poderia ir muito longe descrevendo-a. Mas tal não é importante, pois curando a causa, o efeito some.
Porem, tenho usado várias desculpas incábiveis, dizendo: a faculdade é muito puxada; não tenho tempo; fico o dia todo estudando etc. - Mas como usar tais desculpas, sendo que devo colocar Deus em primeiro lugar... isso acaba com qualquer desculpa.

Outras questões tem melhorado e muito. Muitas bênçãos mesmo do Senhor, verdadeiros presentes. OS quais ficaria horas digitando. Pois tudo está claramente com um TEMA, a minha vida possui um TEMA. Assim, não faço parte da maioria da população que vive apenas de MOMENTOS, porque não tem um tema na sua vida. E sim, sua vida é feita de várias fitinhas de tempo, e elas só querem aproveitar o momento, e assim fazem escolhas equivocadas e precipitadas, depois colhendo aflitas consequencias.

Algo que estou muito encucado é com os desbravadores. Pois por causa desse periodo de atrofia espiritual, perdi o discernimento necessário para saber que atitude tomar diante do clube: Saiu, fico, pego no pé, vou para outro etc. - e até tomar conhecimento do ideal...

Minha mente
Por muitos lados ela anda melhor do que nunca, como na matemática. Está se desenvolvendo e trabalhando legal quanto ao raciocinio. Porém, estou ficando bitolado nisso. Estou com dificuldades para lembrar da História, Geografia, Literatura, das poesias, entre outras coisas. É como se estou deixando essas partes de lado e apenas colocando uma. Isso é péssimo! POis deve haver um equilibrio entre todas as faculdades mentais.
Porem estou com ótimas expectativas, que logo superarei essa fase de "descontrole". Porque todas as MUDANÇAS requer uma "rebelião", a qual traz alguns riscos, descontreles, desestabilidade... até que se ajeite as coisas no lugar. Então minha vida voltará ao equilibrio. E estou andando na fé para que isso ocorra o mais breve possivel.

Auto-filosofia
Estou chegando à uma conclusão, que ficar pensando em minhas ações, como tentando trazer meu passado para o presente. Não é nada bom. Claro que devo me auto-reconhecer, mas isto não implica, a ficar vivensiando mentalmente o já passado, mas sim apenas fazer um estudo de tal eventos e tirar proveito, lições, para fazer de tais "o triunfo".

Até dois minutos estava decidido a falar de algumas pessoas. Porem, vi que o que diria não ia ser de acordo com a prudência. Então apenas vou dizer do feito das pessoas e não delas.
Fico inconformado de como as pessoas não tomam o minimo de cuidado em suas expressões em palavras. Tão sutis, mas que proclamam mensagens satânicas, até no meio do culto! E outras vezes demonstrando um lago de ignorência. Deveriam pensar muito mais. Os termos, as palavras usadas, cada detalhe... carrega uma abundância de coisas implicitas e ocultas, que faram muita diferença.

É como um PONTO qualquer. Se você analisar por um outro angulo o ponto, ele na verdade se tornar uma reta, e se vc ver a reta por um outro angulo vc encontra um plano alfa, com n retas, pontos, e conjuntos numéricos, que na verdadeu tende ao infinito.
E tudo isto pode estar na simples forma como você cumprimenta uma pessoa.

Continuação...
Ao estudar um capitulo do Grande Conflito, não me recordo qual dentre esse conjunto = {31, 32, 33} percebi uma grande coisa, e uma grande reprovação. Que é quanto a associação com os ímpios, as más companhias, a confratenizar-se com eles e em suas atividades. E a primeira coisa que venho a minha mente foi o "poker", que eu estava jogando lá na Van, tanto que fizemos primeira e segunda divisão, e eu até ontem era o lider da primeira divisão.
Veja as seguintes passagens:
"Satanás bem sabe que todos quantos negligenciam a oração E O exame das Escrituras serão vencidos por seus ataques." - EGW, Grande Conflito, pag. 296 (ed. condensada)

"QUem quer que resista à tentação, suscitará a ira de Satanás. Cristo e Satanás não podem harmonizar-se. "Todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus, serão perseguidos." II Tim. 3:12. - pag. 288

"Por que Satnás não encontra maior resistência? Porque os soldados de Cristo têm tão pouca comunhão genuína com Ele." - pag. 288

"Quando os cristãos escolhem a sociedade dos ímpios, expõem-se à tentação. Satanás esconde-se das vistas e estende sobre os olhos deles o seu véu enganador." pag. 289


- interessante, a principal passagem agora não encontro.

Saindo desse ponto, relatarei uma analise que agora consigo perceber tão facilmente.
Repare as pessoas.
Veja os olhasres delas.
A expressão, fisionomia.
Repare bem só de olhar.
O que elas refletem?

E pude perceber uma grande generalização de "egoismo", "vaidade"... mas PRINCIPALMENTE, sobretudo, de "infelicidade e vazio". Repare bem. Elas possuem um certo sentimento de ignorância. Outras talvez pessoas bem "lapdadas", porem, ainda assim, "infelizes e vazias".
Me recordei disso quando ouvi aquela musica do Arautos do Rei "Busque a Jesus"...

Cada dia posso ver
perceber em seu olhar
as pessoas tão vazias
cheias de pesar
...
Vivem cada vez mais sós
morrem sem amor
Um sorriso esconde a dor
só Jesus o vê.
..
coro.

Então eu fiz uma experiência, comecei a reparar mais no olhar das pessoas e fisionomia. Na maioria você percebe claramente "enfermidade", falta de saúde, sendentarismo, ansiedade, indisposição fisica. Mas olhando no olhar delas, não conseguia ver paz, confiança plena, sem medo; aquel TCHAN que demonstra que a vida dela está em plenitude e que ela poderia morrer tranqüilamente.
Aquela pessoa que não precisa de experimentar um doce para se sentir melhor. Aquela que não precisa usar uma roupa nova, um ter um cabelo bonito, para sentir-se plenamente satisfeita com seu corpo. Aquela pessoa que alguem pode tirar tudo que ela tem e mesmo assim ela fica em paz. Aquela que mesmo que surge uma dezena de ladrões para matá-la, não teme. etc.

Ai outro dia vendo TV, olhava para as pessoas, e nenhuma possuia o "coração cheio", pelo contrário, "vazios". E sentiam uma carência de "fama, dinheiro, beleza..." como se tais fossem o que está "faltando" para encher o coração. Quando na verdade, estava faltando TUDO. E elas não possuiam nada além de "ar". - num sentido que apenas algo sólido poderia preencher.
Olhei nas ruas, e percebi um olhar mais generico de "estou correndo atrás de algo". Mas atrás do que estão correndo? (ansiedade, intereces, problemas...) E se podia ver claramente um olhar de "pressa, ansiedade e preocupação"; e em alguns casos "uma certa depressão quanto à vida", desesperançados.

Em fim, conclui que o mundo está ENFERMO. Doente. E não só fisicamente, mas de coração (mente) e de espirito. As pessoas estão virando um verdadeiro bagaço de mixirica. Algumas tentam disfarçar com alguma espécie de tratamento. Podendo ser estético, ou atividades alternativas como yoga...
E na verdade, o que falta para eles é Jesus. Pois como diz a Palavra: Aquele que não crer nEle não conhecerá "a vida".
Ou seja, na verdade, a maioria das pessoas não estão VIVENDO, mas sim MORRENDO. Não possuem um plena vida! (uma saude e plenitude total do corpo, da mente e do espirito), mas apenas, "caminhão para a morte". E estão procurando nessa "trilha da morte", alguma "arvore que dê frutos". Ou seja, ali, estão se alimentando de frutas mortas, como se tais fossem dar-lhes vida.
Sendo que o caminho da vida. Onde possuem aquelas arvores majestosas e repletas de frutas vivas e deliciosas, aquelas que só de bater o olhar já sasia a alma... estão numa trilha totalmente paralela.

E pude ver, felizmente, que eu estou nesse caminho. Que eu possuo vida. Não tenho medo. Não tenho ansiedade. Estou sempre tranquilo e calmo. Paz, alegria. Meus pais podem estar se matando e mesmo assim, eu estou feliz. Pode estar tudo de errado na minha vida externamente. Mas eu estou em plenitude e perfeita felicidade. Simplesmente, por causa dessa "fonte de água viva" que é o amor de Deus... ele dá tanto tanto, mas tanto, que transborda e jorra para fora. E é assim a minha vida. Estou tão lotado por dentro desse amor, que nenhuma influência má, contrária ao amor, consegue entrar dentro de mim porque já estou lotado; não tem espaço.

E aquilo que mais me intriga no momento é que percebo aquele olhar vazio em muitos amigos meus, pessoa que eu gosto muito. Mas quero que eles também participem da vida. Que sintam na pele a felicidade, a bênção, a plenitude que é " ter vida", estar vivendo; e não morrendo. - Porém para isso, é preciso apresentar-lhes Jesus. E eles devem aceitá-Lo. Pois ELe é a fonte de tudo isso! E sem Ele não tenho como dar essa "vida" para tais. Porem, para aceitar a Ele é preciso renunciar a si mesmo, porque a "sabedoria humana" faz o homem querer caminhar na trilha da morte; quanto que a de Jesus faz querermos caminhar no "caminho da vida". E o problema é este, a maioria não está disposto a renunciar a si mesmo.

É loucura, simplesmente loucura! Trocar a vida pela morte.. apenas para ter uma vida infeliz.

Mas como colocar isso na cabeça deles? Como dizer-lhes que aqui é muito bom - muito bom é pouco - é TUDO!!! - De tal modo que eles escolham trocar de caminho?

Como disse Pedro: "Mesmo que eu fosse morto, mesmo que Deus me matasse, mesmo que o mundo todo se revolte contra mim, mesmo que eu fique doente e morra, etc. Mesmo que a pior coisa do Universo aconteça com ele. Ainda assim compensa caminhar no caminho da vida." Porque é bom demais.


E aindei pensando. A melhor maneira disso é o testemunho. E as pessoas conseguirem ver essa PLENITUDE em mim. E assim desejaram tal. E percebi que muito, mas muito mesmo tenho que mudar, no meu comportamento, palavreado, na maneira como analiso as coisas, e até nas coisas que posto aqui no blog.

...
Um momento que achei muito intrigante foi na van, voltando da USP, onde estava passando a final do BBB. Eu não me conformei no que vi. As pessoas ligavam para isso e aquilo. Olhavam para a TV, como buscando um exemplo, ou algo com o que se "identificar". Ou seja, "um ar que preencheria o vazio".
E logo depois que acabou? Que aconteceu? Nada! - Assustador não. QUanto tempo perderam, e dinheiro... para no final, na ter colocado nada no coração além de ar.
E logo depois, foram jogar poker. Pra quê? Pro tempo passar. Por quê? Porque é um tédio não se distrair com algo enquanto se caminha para a morte. Pois não possuiam um altruismo tamanho que podiam sentir em plenitude, felicidade, gozo... simplesmente, parados, pensando, ou refletindo na vida... ou simplesmente, aguardando 2h para chegar até em casa, sem nenhuma distração.

Pois quando não se tem com o que distrair. Elas abrem a porta do seu coração, e percebem que ali não possui nada além de ar. E assim ficam TEDIADAS. - Difererentemente, eu posso estar na pior situação que for, como mês passado, deitado numa maca no hospital, sem ter nada com que distrair a não ser olhar as gotas do soro cair por aquele fio e entrar em minhas veias. E mesmo assim, me sentia muito bem (menos fisicamente), cheio de paz e gozo pois abri a porta do meu coração, e reparei que a dispensa estava lotada, e quase que caindo pra fora de tão cheio!



Não consigo pensar em outra coisa. E essa é a minha finalização: "Experimente caminhar no caminho da vida. Te garanto que não irá se arrepender."

22 março 2006

Arca de Noé Encontrada

37 comentários

Recentemente, um satélite retirou uma foto intrigante do monte Arafat, o qual, de acordo com algumas provas, é nele que está escondido um dos maiores tezouros da História que pode mudar de forma radical a ideologia do mundo antidiluviano e cetista.

A imagem do satélite mostra uma região da montanha que é remota - de dificil acessibilidade - e que está acima dos 5 mil metro de altitude; nessa região é possível ver claramente um formato distinto do gelo, algo de formato escuro (quase que preto) podendo ser uma madeira ou rochas. Porém, esse assim vamos dizer "objeto não indentificado" possui um formato muito intrigante, pois possui uma ponta em uma das extremidades formando um triangulo, muito distinto de qualquer construção natural e das condições locais.

De acordo com alguns cientistas e pesquisadores, não há dúvidas que encontraram a "Arca de Noé"; que tal objeto é ela. Tal conclusão é reforçada com uma analise em laboratória da imagem do satélite, dizendo que uma das dimensões do objeto possui cerca de 150m, o que bate com as referências bíblicas das medidas ordenadas por Deus à Noé.

A Biblia diz que Deus ordenou a Noé que construisse uma arca gigante, enorme, talvez o maior meio de transporte flutante da História. E nessa arca, Moises, sua familia, alguns tipos de animais e aqueles que aceitassem a mensagem, entrariam na Arca. Pois Deus enviaria uma tempestade (o Diluvio) - sendo que até ai, nunca havia chovido na Terra, apenas havia o sereno da noite. Então após muitos anos, Deus enviou uma chuva, e não foi uma chuva qualquer. O Espirito de Profecia (consultar por Ellen G. White) diz que os alicerses da Terra foram comovidos, as estruturas da Terra se locomoveram, os lençois freáticos em enormes feixes (como num terremoto) expeliram água como geisers, fazendo muralhas de água sendo espirrada a quilometros de altura. E sem contar que a chuva foi super intensa, como NUNCA mais houve na história da Terra. E assim chouveu por 40 dias e 40 noites sem parar, por TODA TERRA. E após parou, e depois de muito tempo as águas recuaram, e os dados Biblicos, dizem que a arca repousou no monte Arafat (a região mais alta da Turquia).

De acordo com a proposta divina, o diluvio foi responsavel direto pela separação dos continentes, entre muitas outras mudanças no bioma da Terra. Como que a partir dai passou a existir "arco-iris" no planeta, passou a chover, passou a existir muitas montanhas, vulcões etc. E existe uma teoria que essa "erupção freática" que ocorreu na Terra, abalou de tal forma as estruturas da Terra, que tal foi o responsável pelo surgimento ou desequilibrio das placas tectonicas. E assim, a partir do diluvio elas entram em movimento catastrófico (ou seja, com rotas de colisão). E passou a ocorrer terremotos, vulcões etc.

O diluvio implica a ocorrência de série de outras coisas, e simplesmente a RUINA TOTAL e DESTRUIÇÃO do "evolucionismo", da "datação cientifica", do "ateismo", do "cetismo"...

Algumas referências do Espirito de Profecia declara que conforme aproximasse a volta de Jesus, mais e mais provas do Diluvio, de Deus, de Sua criação etc. surgiriam; algumas, irrefutáveis. E possivelmente, a arca de Noé. E que os principais locais seriam: nos topos congelados de montanhas, entre a areia dos desertos e nas profundidades dos oceanos.

Existem alguns relatos de moradores locais que dizem já terem visto a arca. Já outros, que até tiraram fotos mas que por alguma razão não conseguiu revelá-las nitidamente.

Embargos
A grande dificuldade para solucionar essa interregoção é a "acessibilidade", "ignorância" e os "antis".

Acessibilidade: A montanha é enorme, gigante, e com locais de muito declive, gelo, calotas de gelos, avalanches. Fora que a alta atitude dificulta muito a acessibilidade, para meios pesados de transporte, como que torna perigoso o uso de helicópteros e semelhantes. E precisaria de um grande investimento para cobrir os gastos na montagem de uma estrutura que permitisse uma expeção local.

Ignorância: A montanha é muito superficialmente conhecida, pouco se sabe dela. Muitos locais ainda são considerados "virgens" (onde o homem não chegou). E pouco de sua geologia e interior se sabe, muito menos, o que há por debaixo de todo aquele gelo.

Antis: Existem milhares, senão milhões de pessoas que não querem que a arca seja encontrada, se tal existir. Esses são os evolucionistas, céticos, ateistas, anti-diluvianos etc. Os quais não querem permitir nada que se contrapõe a seus "inventos". E até investem pesadamente para encobrir provas e para boicotar o encontro de novas provas. Tão quanto investem para divulgar sua "ciência" a qual propagam ser um fruto da "racionalidade humana", mas que na verdade, de racional não há nada, é puramente irracional. Mas esses, por cima, através da mídia que por eles são controlados (com o apoio de Satanas) conseguiram colocar algumas idéias na sociedade, como:
- não existe racionalidade nenhuma na fé, nem ciência.
- não se pode assimilar fé com ciência, ou mesmo Deus.
- as pessoas que tem uma religião são bobos que apenas "creem" em algo que não há provas de sua verasidade.
- o evolucionismo e suas "descobertas" são as verdades. Pois você já viu o que nós fizemos. Conseguimos "reconstituir" como eram os dinossauros, como a coloração de sua pele, olhos, movimentos, habitos alimentares, batimentos cardiacos etc apenas, a partir, de alguns ossos. Para ver como nossa ciencia é incrivel. (anexo: investem pesadamente em seriados, videos, filmes etc. em cima de dinossauros e das "idéias" evolucionistas.)
- aqueles que se "matam" de correr atrás de provas biblicas, são fanáticos, não batem bem da cabeça, são loucos, e não merecem que acreditemos em suas palavras e descobertas.
- etc.


Bem, mas apesar de tudo isso. Certamente algumas expedições ao local logo serão feitas. E dentro de alguns meses já teremos noticias de "alguma amostra" ou "informação" que possa chocar o mundo; ou que os evolucionista usem para difamar dos cientistas crentes.
A rede Band, no jornal da Noite já publicou a noticia. Interessante como o mesmo não foi divulgado pela Globo a qual tem muitos laços com a "nova era", "satanas", "evolucionistas", "espiritas"... E o SBT que é muito subordinada a Globo.
Mas como sempre, qualquer assunto que leve muito a visão das pessoas para alguma coisa biblica, trazendo curiosidade quanto a esses assuntos. Logo são arrazoadas pelos "antis". E raramente permitem que o assunto seja muito exposto na mídia.

Porem, uma coisa é certa, as evidências irão surgir de forma acelerada e quantitava, e muitas, irrefutáveis. E em breve. E isso não quer dizer daqui 20, 30 anos (antes ou depois). Mas nos próximos anos, quem sabe, não nesse. Hoje, o evolucionismo, darwin... estão em CHEQUE, e muitos cientistas - mesmo céticos - estão questionando, e desacreditando nessa farsa da mente humana; com muitas provas que chocam-se contra.

...
Assim como houve a "Paz Armada" antecipando a I Guerra Mundial, mostrando que o cenário estava sendo preparado para tal, e que tal erá iminente. Da mesma forma, estamos numa espécie na "Paz Armada" do desfeixe das grandes obras que viram por acontecer que abalaram e mudaram o mundo, e que pré-anunciaram a volta de Cristo Jesus, como declaram as profecias.

Tudo está se cumprindo perfeitamente. É apenas uma questão de tempo.

-------------------------------
4 de Agosto de 2008

Nesse tempo já assiti uns 3 documentários no The History Channel sobre o assunto. E no fim, é tudo algo bem questionável, mas ainda nada provado. E certamente, se um dia isso for realmente provado, você eu saberemos disso através da mídia.

-------------------------------
30 de Abril de 2010

Posto aqui por nos últimos 2 dias ter havido uma explosão de acessos a este post, especialmente decorrente a "nova notícia" (contudo, observe que esse meu post é de 2006, então dizer que é algo novo é questionável) de que o pesquisador chinês Yang Ving Cing diz ter encontrado uma estrutura antiga de madeira no monte Ararat (O que supostamente pode ser a Arca de Noé). (Notícia no Portal Terra).

Mas como já disse, isso é uma história longa; agora mais uma. Parece ter havido um pedido para a Unesco de transformar o monte em patrimonial da humanidade e dar segurança ao local para mais pesquisas e, assim, talvez descobrir a arca. Contudo, me pergunto: "O que poderia evidenciar, do que sobrou, ser uma arca?", "Mesmo que seja uma arca, o que provaria ser a de Noé?" Assim como em outro documentário, há um questionamento de que esse monte apenas recebeu tal nome Ararat recentemente, de modo, que é totalmente um absurdo se "advinhar" qual é o monte que a Bíblia realmente se refere.

No momento estou tão cético quanto um cético pode ser do assunto. Mas acredito que tudo seja uma questão de tempo. Talvez seja, talvez não.

21 março 2006

Professor de Matemática

0 comentários
Aula particular de matemática para:
- Ensino Fundamental e Médio;
- Cursinho;
- Revisão para provas, concursos e vestibulares;
- outros.

Também ofereço serviços de consultoria em matemática. Especialmente no desenvolvimento de modelos, algoritmos, análise, logística e estatística.

Sou aluno de Licenciatura de Matemática da USP.

Lecionou, de preferência, para o ABC paulista:
- Santo André
- São Bernardo do Campo
- São Caetano

Caso for São Paulo, vai depender da localização.


Contato
e-mail: eco@usp.br
celular: 9886-7691
Evandro

19 março 2006

Sábado - "E Deus o abençou, santificou..."

2 comentários
A semana foi super-hiper-mega corrida, cheia de coisas, de informações, de muita coisa mesmo. Foi tão corrida que passou num piscar de olhos. Com coisas interessantissimas. O melhor foi que comecei a "administrar meu tempo de forma saudavel".


Domingo
Acordei rapidao, e num vapt-vupt cheguei lá no colégio (um pouco atrasado) para ir para o parque do Carmo com os desbravadores.
Chegamos lá, e fizemos uma boa caminhada de quase 1h no parque para chegar ao planetário.

O Planatário é incrivel, e não estou falando de suas confortáveis poutronas. Nele, de repente, fica tudo escuro, mas bem escuro mesmo. Então são projetadas mais de 3000 estrelas! É extraordináriamente INCRIVEL e MARAVILHOSO, NÃO TEM COMO DESCREVER AQUILO!!! Tudos fizeram OOOOhhhhh, e muitos começaram a bater palmas. "Pois como diz a Biblia, os céus anunciam o firmamento e a glória do Senhor."
E algo que deixa triste, aquele era o céu que deveriamos ver em Sao Paulo. Aquelas milhares de estrelas, que não dá para contar, que mais parece um formigueiro de pontos brilhantes numa imensidão do tamanho do amor de Deus. E não vemos aquilo por causa da poluição luminar e atmosférica que há em Sao Paulo.

Isto era o mais impressionante. Depois mostraram umas coisas bem simples e superficiais, como o Sol (com dados errados) e os planetas do Sistema Solar, ah e um cometa.

O interessante é que ali eu conclui e percebi que ver um céu daquele é uma necessidade humana, talvez até como respirar. E que na verdade nos sentimos sufocados por esta vida urbana, com a minima interação com a maravilhosa criacao de Deus (a natureza), e que estamos prestes a ficar sufocados!!!

Após o planetário demos umas voltas no parque e fomos embora. Fiz um culper até em casa (uns 40min), com uns 3kg na mala, num percurso que dá uma média de 4-6km. Ai o plano era tomar um banho comer melhor e ir pro Clube de Lideres, ii.. mas nem deu. Imprevistos ocorreram.
Ai dei uma revisada numas coisas da faculdade, dei uma organizada no que corresponde a internet. e Puf... acabou meu dia.

Segunda
Acordei, estudei um pouco. E tipo, tudo muito correria. Ai almocei e fui pra Sao Caetano dar aula particular. Ai ensinei Binomio de Newton, Triangulo de pascol e fatorial para Juliana. Espero que ela tenha entendido bem mesmo hehe. Ai voltei correndo, rapidao. CHeguei em casa, jantei e em questao de minutos chegou a van para ir pra USP.

E ai lá via a van... e moises com suas cagas no transito. Interessante que deu para dar umas cochiladas no caminho. O ruim é quanto chega na bandeirantes, aquele transito e poluição, simplesmente são destruidores. Mas graças a Deus, sobrevivi.

Na USP, já cheguei no inicio da aula de optica. Foi bem simples, porem com algumas coisas mais complexas e interessantes, como uma experiencia feita lá com laiser e um prima. Só não sei pra quê daquele projetorzinho.
Depois uma aula maluca do laboratório com muitas coisas bem malucas, complexas dificeis. Contas e mais contas ENORMES. Formulas gigantescas... aff! E o pior que no fundo é dahora porque é muito dificil, e vamos dizer força muito o raciocinio, é como se você usasse seu potencial mental ao maximo e o forçava para se desenvolver para ir além e etc. E tinha umas contas que nem vou dizer. Apenas a lição pra casa que foi:
Ache o RESTO da divisão: 129(elevado a: 1234567890) dividido por 7.

- só volto a falar dessa conta quinta-feira.

E então acabado a aula, finalmente volto para casa. Detalhe, minha bunda estava doendo de tanto que fiquei sentado no dia. E ai na volta, deu para tirar uns cochilos dos bons. Melhor ainda quando entrega o pessoal ali pro centro de SA, ai dá para ir deitado e dormindo até em casa (uns 20min).
Novamente chego em casa lá para 12:30 da madrugada. Como alguma coisa, assisti um pouco de JO Soares (afff) e fui dormir.

Terça-feira
O dia foi ainda mais corrido. Levantei cedo, e logo comecei a terminar a ficha de Calculo. E ainda faltava muita coisa. E muitas contas e contas, detonando a borracha, raciocinio etc. Só sei que das 9h-14h passou num piscar de olhos, fazendo essas contas.
Ai fui pra SCS dar a aula sobre Geometria Espacial, bem simples, mas ainda tenho que complementar algumas coisas.
Ah e o interessante, é que eu fui desde daqui em casa até lá fazendo os exercicios no onibus. O pessoal devia estar me achando um maluco. Aliás, ler, estudar, fazer exercicios de matemática etc. Já são considerados pelos "fantoches da Globo" coisa de maluco, quanto mais num onibus.
E na volta também a mesma coisa. Só que no meio do caminho consegui terminar! ufa!

E quando eu chego em casa, na verdade só deu tempo de lavar a mao e tomar um copo de agua. E a van chega. Lá vai yo novamente ficar 2h30min sentado até a USP. Sendo que até ali fiquei desde manha sentado fazendo exercicios, ou no onibus, ou dando a aula. Momentos em pé (casa ao ponto - ponto ao predio da aluna - predio da aluna ao ponto - ponto até em casa (o que no total se deu 1h30min. foi muito). E novamente, um baita transito. E eu tirei um chochilo dos bons desde SBC até na PInheiros.
Chego na USP ai um pouco mais de tranquilidade, porque a primeira aula era CEC (NADA, aula vaga). Ai fiz algumas poucas coisas que tinha pra fazer lá.. fui pro seque, e fiquei vendo uns e-mails e mandando uns e-mails, e vendo umas coisas na net. Só checando. Depois fiquei dando umas voltas lá pelas redondezas do IME, respirando aquele ar puro da rua do Matao. Ai volto... e lá vem a aula de calculo. Entramos em funcoes, e analisando de varias maneiras, e umas coisas muito locas, mas legais, tipo dahora mesmo!
E depois volta para casa...

Quarta-feira
Bem, após ir dormir as 2 da madrugada, acordei as 7h. Para ir para UMESP, ai lá levo uma bronca por ter chegado um pouco alem do combinado, e fico com aquelas borrachinhas bem simpáticas nos dentes. E na volta, não aguentando mais o sedentarismo, e meu corpo quase que entrando em sindrome de abstinência... eu fui no parque do Ipiranguinha, e me exercitei legal. Depois voltei para casa correndo. E tomei um banho frio.... AAAhhhhhhh que delicia!! Meu, apesar do sono, me senti MUITO BEM. Mas muito bem mesmo!!!
Nao sei explicar... era um tremendo alivio e bem estar. COmo se todo meu corpo estivesse grato, cheio de vitalicidade.
Ai depois, tirei uma soneca das 11h -14h que eu nao tava aguentando mesmo.
E lá vai a van novamente.

Na USP, moh correria, a aula de Calculo... ensinou a funcao composta, e como que o carinha lá foi chegar no famoso DELTA (b² - 4ac) quando se tem uma equacao de segundo grau ax²+bx+c. E também como que o cara foi chegar no gamoso (-b +- RAIZdoDELTA): 2a - meu, a coisa é muito complicada, complexa, loca.. Umas contas gigantes. E tudo partil da funcao composta.
E depois deu uma introdução a funcao exponencial.
Após aquelas aulas "mavilhosas" (ironia) de geometria analitica sobre os vetores. Aff! E fiquei sabendo que tinha uma lista para sexta-feira para entregar... Ai... simplesmente. MAIS CORRERIA!!!
E a van pra casa. Foi até legal na volta, mais discontraido os papos. O ruim é que o pessoal lá ou só fala bobeira, ou só sobre futebol. Ninguem merece. Papo bom, nao presenciei ainda nenhum.

Novamente, em casa, bem tarde. E fiquei até um pouco mais tarde acordado por causa duma entrevista do JO Soares com o Sid Moreira, mas cortaram na parte mais interessante, quando ele toca sobre a vida espiritual e o coral lá canta.

Quinta-feira
Eu já estava com a conciência muito pesada, porque passou praticamente toda a semana, e eu não dei nenhum tempo para meditar na Palabra de Deus, a uma oração mais profunda. E isto estava acabando comigo. Sentia minhas baterias espirituais, mentais, fisicas já quase esgotadas.

Acordei 6 e pouco... ai fui rapidao para UMESP. Ops. agora que lembrei... as borrachinas nao coloquei na quarta, mas sim na quinta bem cedo. Ai depois foi colocado o aparelho o tal do Hirax.
Ai volto pra casa...

E fiquei estudando. Só que ai finalmente, dei uma "pegada" na Biblia e um breve momento com Deus. Mas tipo, apenas pra deixar com mais agua na boca. Nada que satisfizesse.
E lá vai a VAN. Só que saimos mais cedo 30min antes. E começou a chover lá em Sampa, ai foi mó lentidao... fora o Moises passando com tudo nas poças.
Chega no IME... e acabamos nao chegando adiantado. A aula logo começou do laboratório. Lembra daquele exercicio de Terça é. Ninguem conseguiu. E foi quase que a aula toda (2h cada aula) fazendo-o. E tipo, era umas coisas bem dahora. No fundo não era tão dificil assim. O problema era a INTUIÇÃO conseguir encontrar um caminho para a solução.
Meu essas aulas do Laboratório, meu são muito cabulosas. Tipo o problema é que acredito ser muito forçado para o pessoal do primeiro semestre, para os veteranos é mais tranquilo.
Depois a aula de Calculo, e os expoentes sendo analisando mais a fundo. O problema foi quando entrou numas funções muito malucas!!! e umas compostas mais malucas ainda. E minha concentração já estava bem baixa. Ai foi a parte mais UAL!! da aula... quando o professor falou do tal do buraco na reta real.
Um exemplo tosco disso:

2²=4 <-> (entao, portanto) 2(elevado a n, sendo que n<2)>=4.

E esse é o tal do buraco. E existe uma outra propriedade que faz com que tal buraco seja preenchido e tal não ocorra. Mas o professor não entrou em detalhes, disse que essa coisa é mais estudada no curso de Pura (Bmac = Bacharelado em Mat.)

Ai voltei na Van. E até um dado ponto da pinheiros, o assunto ali na van foi esse. O buraco da reta real. E o pessoal da FEA (administracao, economia, contabilidade) falando de suas aulas que os professores apenas faz a galera debater. E de uns malas na sala.

Cheguei em casa mais cedo 12:10, só que após comer, comecei a fazer a ficha de GA (geometria analitica), ai fiquei até umas 2 da madrugada, e apenas consegui fazer a alternativa a do primeiro exercicio.


SEXTA-FEIRA (ta chegando)
Eu tinha distribuido meu horário de tal forma que conseguisse tudo que tinha para fazer antes do por-do-sol. Mas... foi ainda melhor do que o planejado.

Acordei 1h após o planejado, ou seja, as 8:30. Ai rapidao, como e etc. Arrumo a mochila... e vou pra USP.
Pega onibus... pega trem (40min).. ai chega na LUZ, pega o metro.. vai até paraiso, pega o metro linha verde até Vila Madalena... e pega o ORCA até a USP. Cheguei na USP umas 11:40. Um sol muito forte... e os ciculares que nunca passam, ai fui a pé mesmo. Ai ando uns 20min... até a praça dos bancos, paga umas contas, ai fui pro IME... umas 12:40 chego lá. Vejo o que tinha que ver na sessao de alunos, vou lá deixar minha ficha de exercicios com a professora (ah, eu fui fazendo a ficha de exercicios no trem e metro). Dou uma passada no CEC. E vou para Biblioteca, e ficou um bom tempo lá tentando achar os livros que precisava. E no fim nao consegui. Os livros bons já estava todos pegos de Calculo. APenas peguei uns de GA, que nem eram do Boyle.

Ai eram 1:30 quando sai do IME. E 2h quando cheguei lá na P1. AI ligo para a aluna falando que ia chegar mais tarde para a aula, e felizmente, ela disse que ia sair que nao ia dar para fazer a aula. Primeiro foi bom por causa do horario, e segundo, porque ainda nao acostumei com o aparelho e to falando meio estranho.

Lá vai novamente: Orca-MetroLOTADO-MetroLOTADO-TremLOTADO-Santo André. Ai vou no centro, compro um material escolar e vou pra casa.

Em casa 4 e tantos da tarde. Almoço, faço uma preparaçao pro sabado. Arrumo umas coisas. E bla bla... e finalmente entra no sábado.
Ai vou pro ensaio do coral. E tipo, nunca o sabado pareceu tão significativo para mim, quanto ao requisito dia de descanço. Logo comecei a sentir o refrigério de minha alma. NOsa muito bom! E o ensaio foi bom. Esse aparelho, ele ajuda muita pra cantar, eu conseguia a fazer as notas graves com mais facilidade e com mais potencia de voz. Ou como o Rafael disse: parece que eu coloquei um amplificador na boca. Acredito que isso se deve ao fato dele diminuir o diametro da boca por onde passa o ar, e isso faz que o ar seja mais comprimido e aumente a pressão e assim o volume, e isso também diminuia a amplitude das ocilações, o que ajudava a fazer as notas mais baixas. E o baixo estava super empolgado. DETONAMOS!!! QUem diria, o destaque do Pedra pode ser o baixo esse ano... - hehe adios tenor!

Após o ensaio, logo vou pra casa. Mas antes, claro, nada como falar com alguns bons amigos após uma semana bem tribulada e sem muito buscar o maior poder (Deus). Ai voltei pra casa. E me sentia ótimo, cheio de energias, animo... não sei explicar. Isso se devia ao sermão no ensaio, e aos louveres etc. Estava com a alma vivificada, explodindo de harmonia.
Ai chego em casa, finalmente, após uma semana inteira vou estudar a Lição a qual estava muito boa, deliciosa de estudar. Diferentemente daquela apostila pro concurso publico do BB.

Sábado
Dormi até dizer CHEGA. Foi meio que tudo ótimo, muito bom. Cada minuto desse dia era como contemplar um bélissimo por-do-sol no topo de uma montanha bem alta após um trekking daqueles e ter passado por parasidiacas cachoeiras. hehe

Fui para a Igreja, e tudo parecera correr bem. Lá na sala dos JOvens 2.. sei lá, foi tudo muito bom. Até a lição sendo passada pelo Mario Pavan, o qual eu estava meio encucado com ele pensando que ele ia falar alguma rorota, mas foi tudo bem, ótimo. Apenas podia tocar em alguns pontos mais fortes da lição que passou de forma muito suave. E não deu para concluir direito por causa do tempo que se esgotara.
Então converso um pouco com a Paulo, e queria falar mais, sei lá, estava com uma carencia de conversar com os grandes amigos depois dessa semana. Mas isso durou até a porta para a sala do coral. hehe
Bem, tudo parecia perfeito até que chegou a musica do coral, com aquele maledito playback que é bateria pura daquela musica do Arautos: Irmao.. te erguerei, e o temor passará, dá-me a mao... vamos orar... e assim... - mas até que saiu bem a musica. Porem aquele playback funciona como um calcanha de Aquiles para essa musica. - O problema foi o baixo, o pessoal só fez melodia, e o segundo tenor tambem... só o primeiro tenor, que apenas numa hora fez sua nota, e uns segundos tenores perdidos subiram juntos. DO baixo só eu fiz o baixo, só que meio perdido, tenho que dar uma olhada na partitura hehe... mas como digo "eu erro com convicção". (ou seja, mesmo que esteja errado as notas etc. eu canto convicto com tudo, como se fosse meu ultimo cantico).

AI depois teve umas boas vindas ao toninho e o outro que esqueci o nome. E um PEFEITO sermão (nem sei como elogiar, estou sem palavras) feito sobre Luc 15, em suas 3 parabolas. Olha incrivel... talvez, quando tiver tempo, eu coloque suas lições e analises no ociokako.

Na saida, convercei com o Fernando... que lega. Depois com a Dani e o namorado dela, que sempre esqueço o nome. Ai nisso o resto do pessoal que queria falar foi embora. E no final pego o Michel e ele empresta seu livro de Calculo do Stuwart, que eu nao consegui lá na Bibli. do IME.

Fui pra casa da vó e um ótimo almoço, com uma incrivel e expetacular torta de milho que meu! Apenas fez com o dia ficasse PEFEITO ao quadrado.

Depois fiquei o resto do dia em casa, descançando da semana. E fazendo o que pouco fiz em toda a semana, conversar com Deus. Foi muito bom, muito bom mesmo... cada coisa que ele me disse... nossa! Como Ele é bom e sábio.
Apenas quando o Dudu chegou, ai empacou um pouco meu por-do-sol.

Bem, e aqui estou.

Revigorado! Novo em folha. Preparado para mais uma semana. E um domingo de muita matemática. - hum... só quero ver como vou fazer com o clube.

conclusão:
Acredito que foi talvez a primeira vez que o sábado foi tão completo. Nunca a parte quanto ao "dia de descanço" e "abençoado" foram tão fortemente explicitos em minha mente. Foram muito fortes nesse dia. Foi MUITO BOM mesmo. Nossa! To empolgado... quero elogiar e elogiar, e dizer dessa magnitude, dessa virtude... desse dia.
Um grande problema aconteceu, Satanas trabalhou de tal forma para me OCUPAR me encher de coisas, principalmente minha mente, para não ter tempo para Deus. E acebei permitindo que isso ocorresse. Mas nessa semana, meu horário começou a se adaptar; comecei a encontrar um caminho, uma solução.. para assimilar: USP, aulas, estudar, exercicios e Deus... de uma forma harmonica e equilibrada. APenas não dará para ser totalmente perfeito por causa do horário que estudo que é de noite. Mas logo logo, o problema não mais ocorrerá.

05 março 2006

Dicas Sobre Trekking

3 comentários
Cuidado com os pés
A parte mais importante do seu corpo numa trilha é o pé. É ele que sustentará todo seu peso, fora o da mala (podendo variar até 50kg), que passará por lugares de solo acidentado, pedras, areia, terra, água etc.

Quando seu pé fica "doente" numa trilha, então essa trilha ou vai acabar para você, ou você terá uma longa e dolorosa trilha; o que era para ser algo agradável e prazeroso torna-se numa tormenta.

O que seria um pé doente?
- Bolhas
- Queimaduras (deixa o lugar sensível)
- Feridas
- Rachaduras
- Torções
- Dores musculares
- Micoses
- Hipotermia local
- Unha encravada
- etc.

Imagine você no meio de uma trilha de mais de 40km de percurso, num local bem acidentado e de difícil acesso. Então seu pé fica ruim. E além de carregar sua mochila cargueira com uns 30-40kg de itens, agora você também tem que carregar o fardo do seu pé. - Simplesmente a trilha acabou para você.

Então a grande dica para não ter problemas quanto aos pés numa trilha, vai desde uma preparação anterior até coisas que se faz durante a trilha.

Preparação:
- Banhos frios: 1 ou 2 semanas antes da trilha - principalmente se forem longas e difíceis - costuma-se a tomar banhos frios, pois tal melhora MUITO a circulação sanguínea dos pés, dos vasos etc.
- Evite fazer atividades, ou mesmo esportes 1 semana antes, que possam prejudicar ou mesmo machucar seu pé.
- Ande o máximo possível descalço ou de chinelo. Evite tênis e sapatos.
- Corte as unhas e limpe-as, uns 3 - 5 dias antes. Nunca corte muito próximo da data.
- Se tiver alguma micose, trate-a antes de ir se aventurar.

Dia da trilha:
- Alongue seu pé BEM MESMO, cada pedacinho dele, faça uma massagem.
- lava seu pé com água morna e depois fria.
- Passe talco e algum creme hidratante. (alguns passam manteiga sem sal). Principalmente entre os dedos, e na cabeça dos dedos.
- coloque 1 ou 2 meias-finas sobre o pé. Após uma grossa. (mas que sejam ótimas para transpiração). (algumas lojas de esportes vendem meias especiais para isso).
- Se possível vá até o inicio da trilha de tênis, ou de chinelo. E apenas lá coloque o calçado especial.

Escolhendo o Calçado:
- Veja que nível a trilha exige.
- Couro não é muito recomendado porque quando molha fica pesado e é chato para secar. Além que não permite uma transpiração fácil.
- Se optar por um tênis, use um que já está bem acostumado com seu pé. E que seja tênis feito para caminhadas ou correr. Não use tênis de futball. Ele tem que ser acima de tudo bem confortável e macio.
- Se optar por uma bota, escolha uma boa mesmo, e que não traga qualquer desconforto. Seja aquele cliente bem CHATO na hora da escolha de testá-la. Existem algumas como da "Diplomata" que são muito macias e confortáveis e permitem transpiração e fácil secagem. E lembrem-se, a tecnologia vale muito, existem botas especiais para trekking que podem variar de 150 reais - 3000 reias. Mas nunca tive problemas com as de 200.
- Coloque o calçado com cuidado no pé, de forma que todo seu pé fique perfeitamente colocado e relaxado. E não tome o descuido de deixar que uns grãos de areia ou pedrinhas... fiquem dentro da bota.

Durante a trilha:
- Tome cuidado com os paços.
- Em TODAS paradas', se possível, tire o calçado, as meias... limpe as meias, ou troque-as, massageie o pé, passe talco, tente tirar o maximo de sujeira do calçado por dentro.
- Massageie-o, alongue-o...
- Tente ficar o máximo tempo possível descalço com o pé tomando ar.
- Se ele ficar com hipotermia, por causa de muito tempo molhado: massageie-o bastante, e existem algumas pomadas térmicas para isso.
- Quando for dormir nas barracas etc. Deixe-o de tal forma que possa transpirar o máximo possível.

...
Tomando essas medidas você praticamente não terá problemas com seu pé. E terá um desempenho muito melhor na trilha, cansará menos...
Acredite, a diferença é brutal.

...

No caso de pé doente:
Existem várias drogas disponíveis no mercado, pomadas e pastas. Que melhoram muito, algumas até curam. E a maioria, apenas alivia um pouco.
Por experiência própria, e conselhos de pessoas bem experientes na área, ai vão algumas dicas:
- Leve uma sandália de trilha. Elas podem permitir que continue a caminhada sem dores, ou problemas com o pé. Apesar de deixar o pé desprotegido de coisas externas. Por isso, tome mais cuidado.
- A menor dor, desconforto que você sentir no pé. Se possível, pare no local, e tome as medidas apresentadas anteriormente, na maioria dos casos resolve-se o problema.
- Diminua o peso da mala. Divide com os demais. Claro, mas também não vai ser "folgado".
- Em casos muito ruins, como feridas, inflamações etc. Pare no local, não prossiga (a menos se tenha resgate próximo), fique o tempo que for necessário ali (às vezes, 1 ou 2 dias). Lave bem o pé, limpe-o, se tiver água oxigenada e essas coisas seria bom para limpar. E use alguns remédios naturais que são EXCELENTES:
- Argila e barro (do tipo bem lama): é o melhor, as vezes, em 2horas fazem verdadeiros milagres. (assim que a argila ou o barro secar troque-o).
- Água de coco. Pegue panos limpos, molhe-os com a água do coco (como se fosse fazer uma compressa) então enrole no pé.
- Casca de banana e de pepino tem propriedades cicatrizantes.
- Em caso de infecção, um dos melhores mesmo, é você misturar muito bem mesmo mel com coco e a água do coco; até que fique uma gosma meio grossa. Então aplique ela sobre o ferimento, e também tome uma colher daquilo a cada 5h. (é, talvez, o melhor antibiótico que existe).

Normalmente, com isso, em pouco tempo seu pé estará bom novamente para continuar.

Em casos de ferimentos muito graves, como ser perfurado por um graveto, fratura, fraturas expostas, torções...
Então se entra na área de primeiros socorros. E aí não tem como continuar a trilha. O objetivo passa a ser "sair da trilha e buscar ajuda". - Normalmente, bons guias e monitores estão preparados para isso.


...
É isso. Espero ter contribuído para que não tenhais problemas quanto aos pés numa trilha.


...

Outras ótimas dicas:
http://www.trilhaseaventuras.com.br/atividades/lista_superdicas.asp?id_atividade=9