30 julho 2006

O Tempo Melhora

0 comentários
Depois de um mês sofrendo com a inversão térmica, as elevadas temperaturas, a poluição, que contribuiram para imagens horríveis, como a que saiu na revista VEJA nas páginas 78 e 79 (2 de agosto de 2006), finalmente melhoras.


Como demonstra a imagem ao lado, uma frente fria chegou no sudeste. E como todos sabem, o choque de massas de ar frio com o quente, faz precipitar, ou seja, faz chover, aumenta a umidades do ar, como também esfria, as temperaturas caem.

Beneficios: Aumenta a qualidade do ar, algo que estava horrível. Em alguns locais em São Paulo, a umidade estava menor do que em desertos. Como também aumenta a circulação do ar - ventos - isto espalha os agentes poluidores. Também chove, e assim, eliminando a poluição do ar.

Problemas: A queda rempentina provoca um choque térmico nocivo para o sistema imunológico humano. Já, que de um dia para o outro, o corpo que estava adaptado para altas temperaturas, ar razoavelmente quente; agora tem um enorme esforço de se adaptar o quanto a antes a temperaturas baixas e um ar frio.
Sendo que também levará alguns dias para que o ar fique com uma baixa taxa de poluição. Este choque térmico, provocará algumas reações imunitárias:
- como um pouco de preguiça (devido a inadaptação do organismo ao ambiente),
- nariz escorrendo (a quantidade se secreção estava acostumada para um quente e seco, e assim, sendo "usada conforme liberada", já com essa rápida mudança, haverá um tempo de adaptação, assim, até lá, a quantidade de secreção será maior do que seu uso; por isso, não vá confundir com gripe e resfriado, e se entupir de remédios).
- dor de garganta. Devido ao ar frio, a garganta é obrigada a aquecer o ar até uma temperatura saudavel para os pulmões. Porém, a garganta estava acostumada com o ar quente, agora seu esforço é em dobro (e olha lá) para aquecer o ar frio, até se organizar novamente.
- Queda imunitária. Todas essas rápidas alterações climáticas, do ambiente. Faz com que um sistema imunológico não bem fortalecido, se enfraqueça muito. Assim dando oportunidade para doenças oportunas, como a gripe e o resfriado. Como também ataques alérgicos, entre outros.

Dicas:
Se alimente muito nesses primeiros dias de frio, deixe a gordura, fritura de lado, deixe a carne, e os láctios (ácido lacteo enfraquece muito o sistema imunilógico). E se alimente muito de verduras, frutas, alguns chás como hortelã. Principalmente frutas ricas em ácido fólico como a laranja, maracujá, limão que fortalecem o sistema imunológico. Também se abasteça de complexo B, sendo as leveduras de ceveja, uma das mais ricas fontes.
Não tome banho quente. Sempre de morno para frio, se possível, só frio (mas não algo gelado também). Pois além do banho frio contribuir para o fortalecimento imunitário, também melhora a circulação sanguinea (diminuindo a sensação de frio), ajuda o organismo a se adaptar mais rapidamente ao frio. Sendo que o banho quente, retira a oleosidade natural da pele (assim tendo doenças de pele por causa dos ventos frios), enfraque a imunidade, e não permite que seu corpo se adapte ao frio com facilidade, além do mais, faz com que você sofra ainda mais com choques térmicos.


Bem, mas uma coisa é certa, esse tempo é muito bem-vindo. Apesar de que certamente muitos ficarão doentes nesse inicio (porque não cuidaram bem da saude antes), a qualidade do ar melhorará. Sendo que estava praticamente quase insuportável aqui na Grande São Paulo. Foi uma resposta de Deus a muitas orações, pois, até as atividades físicas tornaram-se nocivas (proibidas em algumas escolas) devido a grave poluição.

23 julho 2006

O Ar Poluído de São Paulo

0 comentários
Em plena Grande São Paulo fica díficil não sofrer com a qualidade péssima do ar. Além da imensa poluição por causa da grande frota de veículos, indústrias numa única região; há escassez de vegetação e terra a céu aberto, como também chuvas; o que se agrava pela má circulação do ar por causa das construções, o efeito estufa, ilhas de calor e a agravante "inversão térmica".

Como resultado, o horizonte torna-se mais curto e cinza, parecem até que roubaram alguns prédios. As filas nos hospitais aumentam, a maioria, com problemas respiratórios, atingindo principalmente as crianças e idosos. No dia-dia, as pessoas sofrem com um nariz seco, ou escorrendo, a garganta seca (às vezes, ardendo), sem muito folego para as atividades fisicas, moleza, preguiça etc.

Irei apenas esclarecer alguns desses fatores:

Poluição
No ar, se deve a concentração de partículas nocivas a saúde, ou em altas concentrações. O que também está associado a diminuição da umidade do ar. Sem dúvida, o maior causador são os automéveis, carros, caminhões e motos que usam gasolina ou diesel. Pois o alcool polui bem menos, e o Gás Natural, pouquíssimo. E essas partículas, por serem leves como o pó, ficam inertes no ar.

Para a diminuição da poluição é preciso que tal seja retirado da atmosfera e levado ao chão. E isto ocorre principalmente pela ação da chuva. Que leva essas partículas ao solo, limpando, assim, o ar. Ou reagindo a água com o gás carbonico, formando ácidos. E dessa forma o ar é despoluído. E também mantendo uma boa quantidade de umidade no ar, o que ocorre com grandes quantidades de mata e terra umida.

Respiração
É a nossa maior fonte de energia, indispensável. Alguns minutos sem respirar e ficaresmo com sérias seqüelas, ou até mesmo morrer. Para o ar chegar aos alvéolos (unidades dos pulmões que fazem a troca gasosa com o sangue), é preciso que chegue a uma temperatura de 37 graus e com 100% de umidade. Pora assim chegar ao sangue, e do sangue ao corpo.

Um dos motivos pela garganta ficar seca é porque toda a água local é utilizada na tentativa de umidecer o ar inspirado, e também para aquecer o ar (quando este frio). E com isso, então dá para entender as dimensões dos problemas respiratórios, entre outros, que simplesmente podem ocorrer por causa da poluição e baixa umidade. Um dos mais notáveis é a "moleza", "fadiga", "falta de folego", "alergias"...

Umidade do Ar
A natureza possui meios perfeitos de manter a umidade do ar sempre boa, que é a vegeteção e a terra a céu aberto. Pois tais possuem grandes quantidade de água, que por um processo de transporte, ele envia água para o ar aos poucos, assim mantendo sempre constante. O que aumenta muito ao entrar a noite, porque o calor diminui, e assim menos água é evaporada (formando garoas, neblinas etc.). E durante a noite continua, formando o orvalho etc.

As grandes cidades destruiram este sistema, acabando com a vegetação local, ou diminuindo a quantidades insignificantes e tampando a terra com asfalto, impedindo o transporte de água para a atmosfera.

Circulação do Ar
Os agentes poluentes também são dispersos pela ação do vento, que naturalmente vem do mar, do interior e das massas polares. Porém, as cidades ocupam grandes espaços, e com muitos prédios, paredes etc. Formando barreiras, e uma espécie de labirinto, que simplesmente faz com que o vento não consiga deslocar significadamente esses poluentes. E por causa do labirinto, de certa forma, não conseguem sair dessas ilhas.

Efeito Estufa
Alguns poluentes funcionam como um cobertor sobre uma determinada região. E o que um cobertor faz? Não permite que o calor escape, e assim mantem o local bem aquecido. E é isso que acontece. Por causa da poluição feita pelos automóveis, industrias etc. Formou-se verdadeiros cobertores sobre a Terra, de tal forma, que isso a faz aquecer e aquecer. E a cada ano que passa tal aquece mais.

Devido ao aquecimento, as substâncias tendem a evaporar, e as particulas a tornar-se leves. E com o calor, o ar mais quente tende a subir. E isso faz com que aumento a poluição, ou seja, o número de partículas nocivas a saúde do homem no ar. Grande parte vindo da poeira, sujeira organica (que possui carbono, como graxa, motores de carro, pneus etc.), como há em grande quantidade no asfalto nas ruas. Já queimou pneu? Sentiu o cheiro? Percebeu o ar mais pesado? Bem é isso o que acontece, as cidades ficam fedendo pneu queimado, só que numa escala bem menor do que numa fogueira local.

Ilhas de Calor
São locais, regiões (por isso, ilha) onde a temperatura local aumenta muito, porque as estruturas locais tem maior capacidade de absorver calor, como o concreto, prédios, asfalto, poluentes, carros, caminhões. O que ocorre na cidade. Isso faz com que a região fique mais quente. Por exemplo, se você medir a temperatura no centro de São Paulo e em Santo André, ao mesmo tempo, perceberá que no centro de São Paulo a temperatura estará mais elevada.
E mesmo em Santo André há ilhas de calor, em escalas menores. Por exemplo, se você for na periferia da cidade, como no pq. do Pedroso (mata atlantica) e andar uns 5 km até próximo ao centro, perceberá também uma notável diferença (o entro estará bem mais quente).

Inversão Térmica
Ocorre especialmente nos invernos, é um fenomeno natural. Onde as camadas de ar sofre uma reflexão. Assim o ar de baixo não consegue subir, ficando preso numa camada. Isso não é algo que dê muitos problemas, nenhum. O problema é quando se trata de uma região poluída. Pois a poluição não consegue subir para além dessa camada, ficando preso, e congestionando este pedaço.

Por isso, no inverno, quando você vê o horizonte, você vê claramente que do chão até uma certa altura o ar fica bem cinza, e de repente acima disso o céu está bem azul.
Mais informações: Wikipédia

Qual é o grande problema então?
É que quem mora numa cidade da Grande São Paulo, ira sofrer muito com isso nos invernos. Porque aqui no inverno, não chove, porque há muita poluição, e é uma enorme ilha de calor (bem aquecida mesmo).
Então morar em São Paulo nessa época, é o mesmo de morar dentro de uma caixa fechada bem poluida, e quando mais tempo passa, mais o ar dentro dessa caixa fica concentrado em poluentes.

Enfim, temos que orar muito para que chova. Além de ter mais consciência, e assim, preferir transportes coletivos e evitar poluir o ar. Até que, pelo menos, termine o inverno e se vá a inversão térmica.

Veja na imagem següinte os níveis de poluição no Estado de São Paulo.


Quanto mais vermelho, mais poluído, quanto mais azul, mais suave. Onde está sem cor, está limpo (puro). E onde está branco - como no centro da Grande São Paulo - é que está no mais elevado nível de poluição.

22 julho 2006

A Tecnologia Profetizada

0 comentários
Lá estava eu vendo a VEJA, a qual veio uma edição especial, número 71 - Julho de 2006. (exclusivo para assinante). Onde vem falando da TECNOLOGIA, das novidades que vêm por ai, nos próximos 20 anos. E muitas coisas são realmente surpreendentes. Há um grande destaque para a "nanotecnologia" algumas coisas incríveis, e algumas "já suspeitas"; apesar da linguagem totalmente parcial da VEJA em apoiar, não mostrando NENHUM "contra", ou efeito ruim que tais podem trazer, de tal forma que fica até difícil imaginar que possa haver um - como foi ao tratar sobre os trangênicos, o sub-título era:
"Alimentos geneticamente modificados vão trazer benefícios diretos para os consumidores e não só para a indústria e os produtores." (parece até que todo mundo está feliz.)


Porém, existem algumas excelentes coisas que vêm por ai como a Biblioteca Universal, e a "Web Semântica" que promete revolucionar o sistema de interação entre os programas e dos mecanismos de busca.

Também houve uma intrigante, na construção de um robozinho, que possui uma capacidade de processamento de informações equivalente à de uma ameba, e que pode "raciocinar" segundo a análise dos "criadores", Jeffrey Krichmar (um dos). E a sessão termina com esse trecho intrigante:

"Assim que o computador alcançar o nível da inteligência humana, ele a ultrapassará", disse Kurzweil (Ray) a VEJA. Se for assim, resta esperar que, se um dia as máquinas adquirirem a inteligência da ficção, ao menos não aprontem a bagunça que costumam armar nas telas do cinema." - Página 53.

Também foi interessante algumas novidades como o Kanguru Flash Drive Max, um pen drive, de 2,5cm de largura por 9,2 de altura, que simplesmente tem a capacidade de armazenar 64 gigabytes! - ual! Me recordo da época onde o HD mal possuia 1 gb. E outra novidade, o 3D WOW da Philips, que é nada mais que um televisor que produz um efeito 3D em suas imagens.


Mas o que quero destacar aqui é a ligação disso com as profecias pré-advento da Bíblia. E aqui vai um breve vislumbre desse maravilhoso assunto.

"Tu, porém, Daniel, encerra as palavras e sela o livro, até o tempo do fim; muitos correrão duma para outra parte, e a ciência se multiplicará." Dan. 12:4


Quando é o tempo do fim? A Bíblia o diz:
"Alguns dos que são sábios, cairão, para os acrisolar, purificar e embranquecer até o tempo do fim; pois ainda será para o tempo determinado." Dan. 11:35

O tempo do fim, coforme é revelado por este texto, foi desde então, nos dias de Daniel, um tempo determinado, na mente divina. Isso não é estranho, se aprendemos que nas Escrituras tanto o juízo como o fim são designados como tempos determinados. (At. 17:31 e Dan. 8:19) O fim do período concedido a esta perseguição (1798) deveria assinalar o começo do "tempo do fim".

Pois essa perseguição trata-se do período onde a Igrejá Católica governaria o mundo, ou seja, o periodo chamado por Idade das Trevas, a Idade Escura. E a própria Bíblia relata sobre este tempo:

"E proferirá palavras contra o Altíssimo, ... e eles serão entregues na sua mão por um tempo, e tempos, e metade dum tempo." Dan. 7:25

O que com um estudo mais profundo, sabemos que 1 tempo equivale a 1 ano. E comparando-se outros versos da Bíblia sabemos que o temo "tempos" se refere a 2 tempos. Ou seja no total temos:

3 tempos e meio. = 3 anos e 6 meses = 3.12 + 6 = 36 +6 = 42 meses = 1260 dias

Ou seja, 1260 dias, que no principio profético biblico: "1 dia profético = 1 dia real". Então temos 1260 anos. Esse é o período. O período da Idade Média, o período que a Igreja Católica governou.
É uma simetria perfeita!

Ou seja, através da profecia, 1798 d.C. Marcaria algo fenomenal na História: "a ciência se multiplicará"

Bem e a História é uma testemunha fiel desta profecia. Bem, não precisa ter um Ph.D em História para saber que a Idade Média foi, também, caracterizada pela obscuridade da ciência, onde ela pouco se desenvolvera. Como quando Copernelli percebeu que a Terra não era plana e nem o centro do Universo, mas a Igreja o silêncio (apesar de sua teoria estar de acordo com o que a Bíblia já afirmava). E que os métodos militares que eram usados no Império Romano, eram praticamente os mesmos usados no inicio da Baixa Idade Média (o fim).

Então foi incrivelmente notável o aumento da tecnologia que houve após o fim desse período, onde proibiram a leitura da Bíblia (em geral) e os demais avanços da ciência. Vejamos alguns destaques (invenções e descobertas):

1798 - Gás de Iluminação
1803 - Prelo a Vapor
1807 - Navio a Vapor
1814 - Locomotiva
1820 - Fósforo
1834 - Ceifeira
1837 - Electrotipia
1838 - Transatlântico a vapor
1839 - Fotografia
1841 - Máquina e costura
1844 - Telégrafo e Anestesia por Óxido Nitroso
1846 - Anestesia pelo éter
1858 - Primeiro cabo submarino
1807 - Máquina de escrever
1872 - Freios automáticos
1876 - Telefone
1877 - Fonógrafo
1878 - Luz elétrica
1880 - Sismógrafo
1883 - Turbina a vapor
1886 - Linotipo
1889 - Carros elétricos
1890 - Automóvel
1895 - Raios X
1895 - Cinematógrafp (espécie de uma filmadora)
1896 - Telégrafo sem fios
1898 - Radium
1902 - Telefone sem fios
1906 - Aeroplanos, primeiro vôo de Santos Dumont
1921 - Rádio
1924 - Telefotografia
1936 - Televisão
1938 - Penicilina
1938 - Radar
1945 - Bomba atômica
1947 - Transistor
1954 - Bateria Solar
1958 - Laser
1962 - Primeiro satélite de comunicação
1972 - Linguagem C (computação)

Só nas últimas décadas tivemos:
Internet, fibra ótica, submarinos nucleares, exploração do universo e planetas, construção de prédios com meio quilômetro de altura, carros incrivelmente velozes, pessoas indo de um lugar a outro do mundo em poucas horas (pelos ares), a engenharia genética, a era da digitação, a nanotecnologia, a proliferação dos aparelhos celulares, o mundo totalmente mapeado (praticamente cada centimetro) por fotos de satélites, apelhos de LCL (cristal líquido), DVD's etc.

Isso vamos dizer, só na área da tecnologia. E quanto a área da matemática, física, química, biologia, medicina etc.

Enfim, de certa forma, está até díficil acompanhar o ritmo frenético em que a ciência se aumenta hoje. A cada 2 meses que passam seu PC já não é mais algo de ponta. E por ai vai.

.......

Bem, eu estou apenas analisando "um lado". Um angulo, dessa profecia sobre o fim dos tempos.

E o que a Bíblia diz além disso?
"E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim." Mat. 24:14

(o fim se refere a Volta de Jesus, a redenção do povo de Deus.)

Ao vermos todas estas coisas, que devemos saber?
"Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que Ele está próximo às portas." Mat. 24:33

18 julho 2006

Mudando o Mundo

1 comentários
Já parou para pensar naquele verso da Bíblia: "A boca fala do que o coração está cheio." ?

Bem, acredito que pode-se fazer uma paradoxo com tal, formando a proposição:
"O mundo vive do que a mídia está cheia."

Claro que 'mundo' está no sentido generalizado - existe os que não participam. Mas é certo, que principalmente no "mundo ocidental", isso vale para a grande maioria. Como no Brasil, ou no EUA, ou no Japão.
As pessoas estão vendo a mídia como o "ídolo", o modelo a ser copiado. Algumas vezes isso chega a tal ponto, que alguns expectadores de desenhos, chegam a se vestir, maquiar, cortar o cabelo (às vezes, até cirurgia plástica), para que sejam semelhantes a tal personagem animado. Ou, às vezes, tentam se assemelhar com um ídolo da TV. Um exemplo, os tais dos "EMO's", onde as personagens de animes e Rebeldes são os preferidos.

A mídia tem muita responsabilidade por muitas pessoas repugnarem Jesus, e a Bíblia. Pois tais pouco são apresentados na mídia, e quando são, é de forma deturpada ou rídicula. Mas há um detalhe interessante publicado lá no blog do Michelson:


Supercoincidência?


"Há um pouco da história de Moisés na origem do Super-Homem – os pais que mandam seu filho rio abaixo para cumprir seu destino. Há uma alegoria cristã bastante forte, ao mesmo tempo, particularmente em nosso filme, que trata de salvadores e sacrifícios. Eu estava bem consciente disso" (Bryan Singer, diretor de Superman - O Retorno. O filme estréia no Brasil na próxima semana).

"A única razão pela qual uma figura salvadora como o Super-Homem toca tão profundamente as pessoas é que a imagem de alguém que veio para salvar a humanidade já está gravada em nós desde sempre. É Jesus Cristo, quer as pessoas o chamem assim e percebam que estão falando dele ou não" (Stephen Skelton, autor do livro The Gospel According to the World's Greatest Superhero).
...........................
Publicado por Michelson Borges, no blog Michelson Borges

Com isso podemos perceber que se a mídia investisse mais em Jesus, a mostrar mais "heróis de bom carater, com poderes incriveis e sempre lutando para o bem", certamente a sociedade mudaria consideravelmente.

Por exemplo: Hoje temos a famosa Bíblia falada por Sid Moreira, imagine se ela fosse ilustrada como que em um filme. E esses filmes fossem passados no lugar das novelas da rede Globo. Ou então, um programa onde é mostrado biografias de pessoas como Ben Carson, Gandhi, Paul Rusesabagina... fosse passado no lugar de Rebeldes no SBT.

Já pensou como mudaria consideravelmente a sociedade?

Alguns pensariam que isso seria bobeira. Mas o que é bobeira? Bons exemplos de carater, pessoas integras, heróis, ações que refletem verdadeiro amor, boas atitudes, respeito e amor ao próximo. Isso é bobeira?

E já assassinatos, violência, briga toda hora (veja os desenhos mais badalados), traição, infidelidade, maus exemplos?

Bem, percebe-se que a sociedade bitolou-se tanto em ver o mal, o lado sombrio, as trevas. Que já não consegue ver a luz. Tal ofusca tanto, que eles fogem e a desprezam. Ou seja, para haver essa mudança, vai haver batalha. Como toda mudança, iria incomodar muito de inicio. É dificil mudar o caráter, os hábitos, os gostos. E a menos que não se trave esta luta com determinação e o poder concedido por Deus, resumo o mundo a frase bem maquiveista do meu pai: "Não tem mais solução. As pessoas são ruins e vai ser sempre assim."

Caos moral e aumento da sexualidade. Por quê?

0 comentários
Nos deparamos com um mundo incrivelmente hostil, não só por ataques físicos, bombas, guerras, mas sobretudo por ataques morais.

O Estado brasileiro é uma vergonha; a seleção brasileira, uma vergonha; as novelas brasileiras, uma vergonha; os filmes, uma vergonha; as músicas populares, uma vergonha; ...

É uma epidemia mundial!
Não há mais limites, tudo é depravante. As pessoas vivem para ter "prazeres", e trabalham para ter dinheiro para poder "manter" o prazer. E isso apenas se agrava, parece não haver mais bom senso entre as pessoas; elas tratam isto com tamanha naturalidade, como se fosse o NORMAL, o famoso "era para ser assim". Talvez, até pensam que "esse é o correto"; "todo mundo faz, então não tem problema". Etc.

A indústria pornográfica a cada ano que passa ela só cresce e cresce. Mais boates, mais moteis, mais casas de artigos eróticos, mais revistas pornográficas, mais filmes pornográficos, as músicas cada vez mais sensuais, e por ai vai.
E o que acontece?
"O contemplar transforma" afirma a Bíblia.
E isso se reflete na sociedade. A brincadeira de criança hoje é "namorar e ficar". O programa de TV favorito da criançada é "Rebeldes". E o número de atos sexuais, só aumentam. A tal ponto que a CULTURA brasileira ficou conhecida por uma cultura sexual (carnavais e o famoso Macunaíma). Porém isto também atinge o mundo a fora.

Mas POR QUÊ?
POR QUE, meu Deus?

Então, há, mais de, 100 anos atrás, Deus responde:
Os que condescendem com o comer carne, beber chá [estimulante] e a glutonaria, estão semeando para uma colheita de dor e morte. A comida prejudicial introduzida no estômago fortalece os apetites que combatem contra a alma, desenvolvendo as propensões inferiores. Um regime de carne tende a desenvolver a sensualidade. O desenvolvimento da sensualidade diminui a espiritualidade, tornando a mente incapaz de compreender a verdade” (Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 382).

Interessante, recentemente, a revista Men's Health admitiu que a carne estimula o sensualismo.


A questão está DIRETAMENTE ligada com a alimentação. Afinal, o passatempo favorito do brasileito não é: "churrasco, cerveja e muié."

Perceba bem a ordem:
  1. churrasco
  2. cerveja
  3. mulher

A ordem diz tudo. E quando não é churrasco é filme de sábado a noite: "pizza, filme e muié."

Ou quando não é assim é: "Shopping e muié." Ou "Casa noturna..." e por ai vai.

A alimentação sempre está ligado, podendo ser no "ato" ou "antes". E que no fim sempre leva a: drogas, doenças e remédios (drogas), ou a alguma coisa estimulante (pular de bang-jump, racha, etc) que provoque a liberação de muita adrenalina, e assim a sexualidade. E com isso, hoje temos um dos frutos mais amargos da História:

"O FICAR."

Não só aquele ficar de dar beijinho, ou aquele de passar a mão... mas como também aquele de casais, que mal conseguem manter um namoro, um casamento... ou que buscam outros parceiros sexuais, que traem etc. - No fim, é TUDO FARINHA DO MESMO SACO!

Por que uma das maiores dificuldades dos jovens é - o que eles dizem - "controlar os hormônios"? Porque sua mente, suas glândulas, estão um caos! Por causa da alimentação errôena e o estilo de vida 'desracional' que praticam.

Por que de toda essa violência no Brasil? (em especial o PCC)

Porque a alimentação, em geral, do Brasil é péssim - principalmente nas grandes cidades. Além da maioria não conhecer a Deus de verdade, elas acham que comida é: "pão frances", "manteiga", "arroz branco e feijoada", "churrasco", "leite de vaca", "refrigerante", "nescal" etc.

E então o que acontece? A mente dessas pessoas ficam predispostas as "vontades da carne", ao pecado... perdem ainda mais a capacidade de ouvir a voz do Espírito Santo dizendo qual o caminho a trilhar. E ajunta-se isso a um ambiente onde oferece, tensões, miséria, injustiça, violência... então qual o resultado?

É algo triste, mas é um fato. Esse é um dos resultados da maior investidade do diabo na História: "DESTRUIR A ALIMENTAÇÃO DO HOMEM", de forma que fique diferente com a que Deus propôs. E isso começou lá no Éden, quando ofereceu "o fruto" proibido à Eva. E hoje é muito mais intenso. Hoje até há os que riem da alimentação natural, e também "A DOENÇA DO SÉCULO" (depressão e stress)

Para encerrar, colocarei a passagem novamente:

Então, a mais de 100 anos atrás, Deus responde:
Os que condescendem com o comer carne, beber chá [estimulante] e a glutonaria, estão semeando para uma colheita de dor e morte. A comida prejudicial introduzida no estômago fortalece os apetites que combatem contra a alma, desenvolvendo as propensões inferiores. Um regime de carne tende a desenvolver a sensualidade. O desenvolvimento da sensualidade diminui a espiritualidade, tornando a mente incapaz de compreender a verdade” (Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 382).

Sugiro a leitura:

Alimentação e depressão

Quem come carne vive melhor?


16 julho 2006

Códigos da Bíblia

0 comentários
Estava assistindo aquele programa da Cultura que passa nos domingos, Mundo, onde é mostrado vários documentários. Então começou a falar de Bíblia e profecia, coisas que eu me interesso e muito. Até que inicou-se o comentário, então deparei-me com um dos maiores absurdos que minhas retinas já testemunhou.

O que é o código da Bíblia?
Trata-se de você procurar, o que alegam ser "mensagens escondidas" em CÓDIGOS, como uma criptografia, na Bíblia.

Esse método é usado muito por militares, agências de inteligência, como CIA, para que os "espiões" não consigam desvendar as informações secretas. Isso começou a ter uso, principalmente no fim da Segunda Guerra Mundial. E extremamente usado na Guerra Fria. Um exemplo disso, você pode ver no filme Uma Mente Brilhante, onde o matemático John Nash certa vez vai para o Pentágono, e entra numa sala, e depara-se com umas telas enormes com centenas de sequencias e blocos com números. Então John começa analisar aqueles numeros, de tal forma que consida desvendar o código, e no final descobre que são informações de algumas coordenadas de pontos de entrada (ou invasão) dos Russos nos EUA.

Por que "da Bíblia"?
Algumas pessoas ignorantes das Escrituras - do que elas dizem com suas próprias palavras - que gostam de coisas SENSACIONALISTAS, acreditam que a Bíblia é um livro meio que cheio de "mágia", algo do tipo "livro dos mortos"(Um mito Egito), e que a Bíblia, através de códigos escondidos, criptografados, possui "profecias" que falam sobre TUDO, todos os eventos da História, coisas do tipo: "A morte de Kennedy"; "o numero da loteria"; "Adolft Hitler"; "o Dia D"; "A Segunda Guerra Mundial"; "Que daqui dois dias você verá uma frase x no metro" ...

Indignação
Estou perplexo no sentido inconformado do tamanho absurdo disso. Primeiro, REJEITÃO a própria Bíblia, o que ela mesmo diz. Suas divisões, como quando ela trata de assuntos proféticos (ela mesma diz). Sendo que a própria Biblia diz quais são as CARACTERÍSTICAS de uma verdadeira PROFECIA, e as principais é:
  • Deus é sempre colocado como AUTOR da profecia e REVELADOR, o que dá a INTERPRETAÇÃO.
  • Ele sempre dá suas profecias por meio dos PROFETAS, apenas através deles, ela veio ao conhecimento do homem, foram escritas em palavras. E como é um profeta? A Bíblia deixa também bem caracterizado tal, como também afirma que existem FALSOS PROFETAS, principalmente nos dias de hoje, mostrando quais são suas características.
  • A profecia sempre engrandece o nome de Deus.
  • Ela serve para AVISAR, ou PREPARAR, ou ALERTAR, o povo de Deus, e este ao mundo, sobre o que há de acontecer, afim de levá-los para um crescimento espiritual.
  • Seu principal foco é levar as pessoas a pensar na oniciência de Deus, e na preparação para a vida eterna.

Nesse sistema de códigos, nega-se tudo isso. Tudo isso é posto de lado, negligenciado quando não é ignorado.

Combinação (algo que parece nenhum pensar, mesmo alguns sendo 'grandes' matemáticos)

Se você pegar 60 letras, repetidas ou não, tendo pelo menos todas as letras do alfabeto. Só com isso, através desse método de "cógido", você pode inventar INFITOS CÓDIGOS. Ou simplesmente, QUALQUER PALAVRA do alfabeto, ou nome.

Agora imagine na Bíblia, onde eu não faço nem idéia da quantidade de palavras que há ali, muito menos de letras. (acredito que deve passar de 1 milhão). Então simplesmente você pode encontrar até palavras como "World Trade Center", "Osama Bin Laden", "homosapiens", "estreptococos", "leão marinho", "tem um tatu no quintal de minha casa", "Bill Clinton é releito" etc.

E o que acontece? Esses franos que teimam em dizer que estão desvendando "códigos secretos", encontram, após fazer um tipo de "fórmula, ou teorema etc." montar algo tipo que "Cruzadinhas" - ou é "Caça-palavras"? - e então começa a procurar letras, e palavras, que de alguma forma formem algo que eles acreditem ser uma profecia, ou fato, ou algo conhecido. Como foi quando um desses "falseadores" (não são pesquisadores) encontrou na horizontal a palavra "Trotan" (algo assim, que em uma lingua significa MORTE, MORRER, ASSASSINATO, HOMICIDIO), e na vertical a palavrar "Kennedy". Então ele ajuntou isso e interpretou:

Trotan + Kennedy = Kennedy será assassinado

A conclusão do FALSEADOR foi: "A morte de Kennedy foi uma profecia, predita no passado. E TEM BASE BIBLICA." (essa frase em vermelho é a que mais me enraivesse).

O Maior Absurdo

Satanás conseguiu conquistar a mente de algumas pessoas, de tal maneira com isso, através de emoção. Que alguns lançaram uns livros por ai, onde dizem com toda convicção e "fé" que o mundo vai acabar em OUTUBRO desse ano (2007). E que isso é PROFÉTICO. E que estava na Bíblia.

Ou seja, o maior absurdo que pode existir nisso é a pessoa chegar ao ponto de acreditar que isso é VERDADE. Talvez possa até ser divertido para desenvolver o raciocinio lógico no sentido de desenvolver a capacidade de analisar e desenvolver códigos. Até mesmo com a Bíblia. Mas de modo algum, dizer que estas mensagens foram de deixadar por Deus na Bíblia, que são verdades etc.

E então o documentário termina, e a apresentadora do programa da cultura, termina com a pergunta:

"Quem é capaz de provar que isso é mentira?"

Quem? Quem? EU, e mais um punhado de pessoas que estudam a Bíblia com seriedade.

O Que a Bíblia nos diz sobre si?

"Examinais as Escrituras porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam." Joao 5:39

"Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti." Salm. 119:11

O que ela faz? "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho." salm. 119:105

Para que ela serve? "Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra."II Tim. 3:16-17

Qual é o seu poder? "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." Heb. 4:12

Quanto as profecias:

"E temos mui firme, a palavra dos profetas, a qual bem fazeis, em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.Sabendo primeiramente isto; que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." II Ped. 1:19-21

Ponto 1: NENHUMA PROFECIA DA ESCRITURA É DE PARTICULAR INTERPRETAÇÃO. Ou seja, cada profecia, diz a respeito de apenas uma coisa. Não tem como um simbolo, uma profecia, falar de mais do que uma coisa ou um evento, não há mulitiplicidade. Fora isso, a própria Bíblia se interpreta a profecia (veja o caso mais simples: Dan. 2:26-45). O que acontece é que algumas outras profecias dá um pouco mais de trabalho, MAS SEM EXPECULAÇÃO, basta pesquisar mais com muita atenção na Bíblia.

Ponto 2: A PROFECIA NUNCA FOI PRODUZIDA POR VONTADE DE HOMEM ALGUM. Está mais do que claro, não foram os homens, ou por suas vontades que foi produzido as profecias. Não foi a oração suplicante de Daniel (em Dan.2) que fez Deus produzir tal profecia. Pois ela foi dada primeiro para Nabucodonosor, sem que ele quisesse, tanto que tal sonho, deixou-o muito aflito e perturbado. Em controvérsia, nesse tal de código é nada mais do que O HOMEM PRODUZINDO A PROFECIA; é ele procurando, e tentando achar, encontrar (melhor seria INVENTAR) uma profecia.

Ponto 3: Os HOMENS SANTOS DE DEUS FALARAM INSPIRADOS PELO ESPIRITO SANTO. Veja só como que é o próprio Deus é colocado com a fonte, e os HOMENS SANTOS foram os instrumentos pelos quais Deus usou para FALAR. Ou seja, Deus revelava-os as profecias primeiro: falando com eles, ou escrevendo uma mensagem (como foi numa festa em Babilônio, veja Daniel 5). A coisa não se originou diretamente NAS MÃOS DOS HOMENS. Mas Deus falou-lhes através de sonhos, ou pessoalmente, como anjos e por assim vai. E não por coisas já escritas, onde apenas foram vistas de formas diferentes (códigos). E o mais importante é sempre explicito, nunca é escondido (alguma vez já viu algum profeta ir até a marca X, num mapa que ele inventou, cavar e ali encontrar uma profecia?).

Algumas Ciladas e o Poder da Palavra de Deus

Satanás tenta enganar as pessoas de diversas maneiras. Porém, TODAS AS VEZES, que essas pessoas não possuem a convicção da verdade e a Palavra de Deus "guardada em seus corações" (como diz o salmista) elas SERÃO ENGANADAS POR SATANÁS SIM. Jesus no deserto mostrou qual é o ÚNICO meio pelo qual se pode escapar das ciladas de Satanás:

"Assim diz a Palavra..."

Se não conheceis verdadeiramente o que dizem as Escrituras, como escaparás do grande enganador?

Os Profetas. O que a Bíblia dizem sobre eles - os verdadeiros?

"A Lei e o Testemunho! se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva." Is. 8:20

"Buscai no livro do Senhor, e lede; nenhuma destas coisas falhará, nem uma nem outra faltará; porque a minha própria boca o ordenou, e o seu espírito mesmo as ajuntará." Isa. 34:16

"Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos." Luc. 16:29

A profecia tem que vir de um profeta. E não de qualquer um que aventura-se em recobinar as letras desse livro milenar (em anos e em palavras).

"Porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim." At. 17:11 - Ou seja, toda profecia, todas verdades, tudo que se acredita possa ter vindo de Deus, se é verdadeiro ou não. TEM QUE SER PROVADA SE ATENDE AS ESCRITURAS.

Lá no fim da Bíblia temos:

"E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer."

O verso deixa bem claro: ESTAS palavras, as que estão escritas na Bíblia, essas que vemos com os nossos olhos etc. E não as palavras formadas pelo código.

continuando: ""Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro [apocalipse]."

E para encerrar. As palavras mais claras possíveis da Bíblia quanto a sua CONDENAÇÃO a esse tal "código da Bíblia":

"Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que se alguém lhes ACRESCENTAR ALGUMA COISA, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;" Apoc. 22:19

"Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso." Prov. 30:6

Bem, e assim encerro. Estudeis as Escrituras, procurai saber o que Elas dizem. Não caia em qualquer sensacionalismo e vento que surge por ai, pois a quantidade é imensa, e o único modo de se manter firme no caminho da verdade, é estar firme na Rocha forte que é Jesus. E como? Guardando a Palavra de Deus no seu coração (sua mente), nos seus dias, nos seus atos, a todo o momento.

Quanto a TV Cultura. Por que não coloca algum documentário feito pelos Adventistas do Sétimo Dia? Porque não consulta os BONS teologos adventistas? Porque não nos deixai falar sobre as verdadeiras profecias biblicas? Ao invés de colocar estes "manés" que jogaram a Bíblia no chiqueiro com esse documentário.

Um por exemplo: Eventos Finais

15 julho 2006

Inconformidade com a "Ciência"

0 comentários
Está semana dei umas boas estudadas e umas pesquisas sobre artigos em volta do tema "evolucionismo" (essa que finge ser uma ciência e um fato). E me deparei com várias informações, e simplesmente percebi uma coisa:

"Darwin está na UTI."

Entendeu?
Bem, deixe-me explicar:
Tem muitos cientistas que adotam o tal do neodarwinismo como sendo um FATO, assim como respiramos ar. Quando na verdade esta afirmação seria o mesmo que eu dizer:

"Eu posso voar, provocar um furacão apenas com meus pulmões, ou derrubar o Coliseu com a força do meu pensamento. Há e isto é um FATO."


Então, a brincadeira da evolução está de mal a pior, destruida, arrazada. Ela foi atropelada por um caminhão de 10 tolenaladas, e depois um boeing a 500km/h caiu em cima. E seu estado de saúde é grave mesmo, para falar a verdade, a "medicina" está tentando usar de meios "além da ciência e do possível" para tentar que Darwin não morra na cama de UTI, da qual já não sai a muito tempo, principalmente desde uns 10 anos para cá.

É tão absurdo que a "chefia da ciência" (vou chamar isso de "terroristas" da verdade) ainda continua insistindo com essa mentira. E pior, divulgam isso na mídia de tal forma, que ela (a formação de opiniões do povo ignorante) proclame: "A evolução é um fato. E a criação um mito, o qual é gostoso fazer sensacionalismo."

....

Bem, mas você pode me perguntar: "Como você pode afirmar uma coisa dessa?"

Respondo:
Não só eu, mas há muitos estudiosos pelo mundo a fora, cientistas, biológos, bioquímicos, caras com Dr., Ph. D. etc. Que também já está de SACO CHEIO dessa constante ameça dos terroristas.
Na internet, tem um ótimo blog de um deles, que recomendo a leitura "Desafiando a Nomenklatura Cientifica".

Um dos FATOS (esse sim) que destruiu o coração do pobre Darwin (ele vive com a ajuda de um coração artificial na UTI) foi a publicação de um livro "A Caixa Preta de Darwin" escrito por Michael J. Behe, que foi lançado a 10 anos, e os terroristas ainda não conseguiram destrui-lo com um de seus homens bomba.

E a ferida mortal: "O Design Inteligente". Que resumo da seguinte forma:

"Um relógio para funcionar é necessário de alguns peças essenciais, por mais simples que seja. Ele não vai funcionar se só existir o ponteiro."

Traduzindo: Um célula só pode ser viva, se desenvolver etc, se tiver algumas organelas e coisas ESSENCIAIS. E isso até para uma simples bactéria. Quanto mais para as eucariontes. Ou seja, não tem como ter ocorrido "evolução", o surgimento de uma proteino que se desenvolve futuramente numa organela e assim vai, por milhoes de anos até que se forme uma célula simples.

É o mesmo que dizer: "Uma pessoa que nasce sem seus órgãos vitais, ele vai ter filhos?" [se percebeu ele nasceu morto].

E isso é um fato da ciência, feita por pesquisas sérias, e comprovadas, na prática, hoje, se quiser podendo ver numa fita de video. E não numa fábula de história para fazer criança ficar burra (opa! quer dizer, dormir) que ocorreu a milhoes e milhoes e milhoes (ou bilhoes) de anos atrás.


.........................
Mídia
Estou revoltada, principalmente com a famosa midia norte-americana. Onde semana passada tive a infelicidade de ver um breve trecho do seriado Friendys (se nao escrevi errado), e nele foi dito com todas as palavras: "Como você não acredita na evolução? Eu estou por dezenas de anos isso. A evolução é um fato. Assim como respiramos ar..."

Fora os programinhas "pré-históricas" que de tempo e tempo está passando no Fantástico da Globo.

E também a Cultura que também trata a evolução como sendo A VERDADE, e a criação uma fábula. E que quando essa vai falar de "religião", tape os ouvidos, pois "lá vem mierda". Como alguns dias atrás em que passou um documentário falando sobre "Os Códigos da Bíblia". Que acredito que em breve desenvolverei mais.

...........
O impressionante é como que ninguem do grupo terrorista não mexe um dedo para acabar com essa pirrassa toda! E ao invés disso, ficam matando mais gente.
E apesar dos inúmeros esforços para acabarem com isso, os terroristas ainda continuam em não
deixar que o pobre do Darwin durma em paz em sua sepultura.

...........
Já houve várias reclamações no MEC para que eles MUDEM, principalmente a grade curricular do curso de biologia. Porque é um absurdo. Mas ainda insistem com isso.

Felizmente, no EUA, parece que o processo de verminação (os mortos são digeridos por vermes) do Darwin está numa derivada(velocidade) mais rápida onde os cidadãos, cientistas e professores norte-americanos conseguiram com que houvesse o ensino da criação no ensino básico e médio de duas formas: "ou os pais optam por evolucao ou criação", ou, "a mentira e a verdade são as duas ensinadas."

O que ainda infelizmente, parece que vai levar algum tempo para mudar aqui no Brasil. Para a infelicidade intelectual dos jovens brasileiros, que apesar de já sofrer com uma péssima educação, tem que aturar mais essa, para contribuir com seu crescimento retardado, burro, ignorante, sem opinião e mandado; e assim ficam igual bobinhos dando gasolina pros filhos dos deputados gastarem tirando racha das ruas de Brasilia.


.....
Bem, é isso. Botei pra fora da forma mais suave e simples que pude.

04 julho 2006

Féritas.... adios! adios babino!

1 comentários
Lá estave eu todo empolgado pelas férias. Porém, nessa terça recebo uma noticia pesada, que de inicio, feriu.

"Estou de REC em ótica."

Apesar de eu ter ido muito bem na SUB de ótica. Eu precisava tirar 7, e tirei 5,6. E com isso fiquei com 4,60 de média! Ou seja, por apenas 0,4 eu não sou aprovado!!!

E agora terei que ver com o professor na próxima semana como será a minha REC. Ou seja, as duas ultimas semanas de Julho. ADIOS Férias. Adios Sao José dos Campos. Adios etc's.

Bem é isso.


NOTICIA BOM
O trabalho de cálculo feito pelo Antonio e eu ficou muito bom. Os monitores disseram: EXCELENTE. Fomos aplauditos, e as pessoas ficaram maravilhadas com a nossa inovada na aula sobre Binomio de Newton.
Bem, logo chegará a véspera de Eventos de Projetos, e ali, nosso trabalho pode até ter chance de algo bem reconhecido.
Ainda não o disponibilzei no banco de dados pois estou tendo alguns problemas de intimidade com o linux, logo que superar isso o colarei em rede. Pois o objetivo éo alcance de TODOS terem um recurso, essa informação e esugestão de como melhorar o ensino brasileiro, que é péssimo.

02 julho 2006

O Dom de Lingua e a Bíblia

0 comentários
O dom de línguas, como a profecia e os milagres, tem uma falsificação. O dom originado no dia de Pentecostes consistia em idiomas humanos perfeitamente falados. A pronúncia de sons que não podem ser identificados como qualquer linguagem humana não é apenas uma perversão, mas uma falsificação do genuíno.

Em Atos 2, onde o dom de línguas foi mencionado pela primeira vez, é muito claro que "línguas" é a habilidade dotada pelo Espírito de falar em idiomas estrangeiros. De fato, a palavra traduzida como "língua" (como em I Cor. 14) é glossa, que significa "idioma".

I Cor. 14 deixa bem claro. TEM QUE HAVER INTERPRETAÇÃO, ou de NADA ADIANTA!

Veja:
"Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazzem som, seja flauta, seja citara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a citara?
Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?
Assim também vós, se com a lingua não pronunciáres palavras nem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar.
Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação."
I Cor. 14:7-10 (veja até o fim)

[Pulando alguns versos...]
"E se alguém falar língua estranha, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por uma vez, e haja intérprete.
Mas se não houver intérprete, ESTEJA CALADO na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.
(...)
Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.
(...)
Mas faça-se tudo descentemente e com ordem."
II Cor. 14:27,28, 33 e 40


A Bíblia deixa bem clara quanto ao dom de línguas. Só deve haver, se houver necessidade. Ou seja, alguém precise ouvir aquela mensagem "em um idioma" que ela possa ENTENDER.

Por que Deus deu o dom de línguas - a razão?
"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura.
E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
(...)
E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém." Marcos 16:15,17 e 20

"Portanto ide, ensinais todas as nações; batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém." Mat. 28:19 e 20

"Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós tidis, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé." Rom. 1:8

No inicío da igreja, havia necessidade do dom de línguas, ou o domínio de línguas estrangeiras. O evengelho precisava ser comunicado ao mundo, e a maior parte dos cristãos, depois da ascensão, não possuía o domínio de línguas estrangerias.

Em seu esforço de evangelização entre os pagãos, Paulo precisiva constantemente usar uma língua diferente do seu aramaico nativo - a linguagem comum dos judeus nos dias de Jesus e dos apóstolos. Corinto era um grande porto de mar e cidade comercial, com pessoas de muitas partes do Império Romano. Parece que algumas pessoas na igreja de Corinto usavam com arrogância línguas que outros membros não podiam entender prontamente. Paulo orientou a que não fizessem isso, a menos que tivessem um intérprete, visto que ningém na congregação, a não ser o pregador, podia ser eficado por isso (veja I Cor. 14:4).

Leia Atos 2:5-15.
E perceba algumas coisas: A festa de Pentecostes era um dia que comemorava o periodo da colheita. E viam gente de vários lugares do mundo, muitos que nem sabiam o idioma local até ali comemorar esta data festiva. Como mostra os versos 9, 10 e 11. E como vimos em alguns versos, eles possuiam um dever, de "pregar" a mensagem a TODOS, em todos os lugares do mundo, cada tribo e nação. E para isso, havia a necessidade dos apóstolos falarem num idioma que essas pessoas podiam entender. E para isso o Espirito Santo deu-lhes esse dom.
Com isso, um grupo de galileus, conhecidos como pessoas rudes do campo (não exatamente a elite sotisficada de Israel), de repente começaram a falar em todas essas línguas diferentes! Imagine o impacto daqueles viajantes ao ouvirem aqueles homens falando em seus idiomas. E também imagine as pessoas da cidade local, que apenas conhecia o idioma local; estes, acharam aquilo tão estranho que chamaram-lhes de estarem "embriagados".

A Palavra deixa bem claro. O Espirito deu esse dom para eles, para que eles pudessem transmitir a mensagem de Deus àquelas pessoas de forma que elas pudessem entender, compreender, de forma racional. (Pois, eles deveriam "ensinar".)
Se não houver essa necessidade, e se não há quem interprete. Paulo deixa bem claro: "FIQUE CALADO".

Naquela época conhecer outras línguas era algo muito erudito, apenas os grandes nobres, ou pessoas que eram servos com a função de "intérprete" normalmente conheciam mais de um idioma. Os demais praticamente sabiam o idioma natal, e não muito bem. Assim como a população analfabeta em qualquer lugar do mundo.

Porém hoje, pouca necessidade há desse dom. Já que a maioria tem acesso às "escolas de idiomas", e que o evangelho já é pregado em quase todo o mundo.
Tal dom é até uma mentira quando se tem um público que só sabe falar a sua própria lingua, inclusive o pregador. Não havendo necessidade alguma de falar-se em outro idioma. Quanto mais, ocasiões, em que pessoas dizem usar tal "ruído" para comunicar-se com Deus; ignorando os exemplos bíblicos onde todos os profetas e o próprio Jesus orava a Deus falando com o seu idioma de tal modo que qualquer um que ouvisse a oração entenderia.

Casos Hoje do Dom de Linguas
Conheço algumas histórias, como de um missionário (no livro Fogo na Montanha) em que ele foi para uma tribo na Asia das Manções, e chegado ali, não entendia o dialeto daquela tribo. Porém, em 2 semanas, milagrosamente ele já entendia e sabia expressar o suficiente para se comuniar com eles, e pregar-lhes a mensagem.
E também de um pastor peruano que foi para o EUA, sem saber o idioma, e estando numa estrada (aquela que corta o Canyon), o motorista começou a falar com ele, mas ele conseguia entender pouquissimas coisas que ele dizia. E o motorista estava sofrendo e precisava de consolo. E o pastor fez uma oração silenciosa. E milagrosamente conseguiu ler em sua Biblia na lingua portuguesa, alguns versos para ele em ingles de tal forma que o motorista conseguiu entender, e foi consolado.


Encerrando
"Algumas dessas pessoas têm formas de culto a que chamam dons, e dizem que o Senhor os pôs na igreja. Têm um palavreado sem sentido a que chamam língua desconhecida, desconhecida não só ao homem, mas ao Senhor e a todo o Céu. Tais dons são manufaturados por homens e mulheres ajudados pelo grande enganador. O fanatismo, a exaltação, o falso falar de línguas e os cultos ruidosos, têm sido considerados dons postos na igreja por Deus. Alguns têm sido iludidos a esse respeito." - Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, vol. I, pág. 412.