- O item mais comum e impactante, sem sombra de dúvidas é o trabalho. Muitos sabatistas perdem o emprego; não conseguem empregos; são mal-vistos no mercado (há até quem julgue como 'preguiçosos'); frequentemente, são testados por saírem mais cedo na sexta-feira e não trabalharem durante o dia de sábado. Perdem viagens, cursos, treinamentos, promoções para cargos de confiança, por requisitem participação no sábado. Isto é terrivelmente comum, sobretudo para pessoas de baixa instrução que não têm muita capacidade de barganha para uma vaga;
- É mais trabalhoso. Apesar de um sabatista descansar do trabalho no sábado. Ele precisa 'compensar' este um dia util a menos, além de se 'preparar' para o santo dia. Isto significa que geralmente ele trabalha mais nos demais dias adiantando demandas com prazo na sexta/sabado além de limpar, arrumar sua casa e preparar alimentos entre quarta-sexta. Isto faz com que a vida de um sabatista que trabalha/estuda seja sempre muito atarefada, sempre muito ocupada, com coisas para fazer durante a semana. Sem contar de que geralmente é ativo em demandas de atividades religiosas que tambem precisam estar preparadas para o sábado.
- Dificuldades no estudo. Sobretudo para os sabatistas que estudam no periodo noturno. Praticamente todos sabatistas já experimentaram duras dificuldades por questão da sexta-feira a noite. Problemas com faltas, reprovações, 'perder matéria e provas', ter que lutar para justificar e conseguir fazer a prova em outro dia ou correr atrás de alternativas. É sempre muito custoso e trabalhoso. O sabatista precisa correr por fora, se virar por conta própria nos estudos (às vezes, colegas ajudam, passando informações e a matéria perdida... esses amigos fazem uma diferença ENORME). Porém, mesmo assim, é muito comum um sabatista ter sua formação atrasada por causa do sábado. Quando há aulas e atividades aos sábados, as dificuldades aumentam ainda mais.
- Praticamente todo sabatista já enfrentou situações de professores que 'não respeitam a fé' e acabam perseguindo, dificultando, não dando alternativas, até mesmo reprovando propositalmente (sim, isso já rendeu processos judiciais e até algumas leis foram feitas por causa disso, em alguns lugares em que há respeito pela liberdade religiosa).
- Como o sabatista não vai 'estudar' no sábado. Os demais dias ficam ainda mais sobrecarregados para compensar o menor tempo disponivel para estudar e fazer atividades da escola, faculdade, cursos...
- Compras e manutenções. Quem não guarda o sábado e trabalha durante a semana, geralmente, resolve suas pendencias pessoais, manutenções do lar/carro, faz compras diversas, todo tipo de viagem, negócios pessoais... no sábado e no domingo. O sabatista não. Ele tenta fazer tudo no domingo, porém boa parte dos estabelecimentos comerciais não abrem/funcionam aos domingos, o que incrementa alguns desafios. Por fim muitas coisas são postergadas ou, exprimidadas com jeitinho para se fazer durante segunda-sexta, tornando-os um pouco mais denso.
- Nos grandes centros urbanos é comum o sabatista enfrentar problemas com trânsito ou falta de opção de atividades de acordo com os principios desse dia. As vezes, é comum ter 'incomodos' com vizinhos fazendo festas ou músicas inapropriadas para o dia, além da falta de contato com a natureza.
- Devido a semana ser tão atarefada é comum, por vezes, a pessoa chegar no sábado já exausto. De modo que lhe falta energias para aproveitar o dia com toda a disposição. Por vezes, acaba por tentar tirar o sono atrasado e repousar um pouco mais o corpo e a mente.
- Não raramente, você é mal compreendido por outras pessoas. Principalmente por amigos que queiram fazer atividades sociais ou lazer não muito apropriados para o sábado, dai pensam que pode ser algo 'pessoal' ou um fanatismo quando o sabatista diz que não poderá participar ou tenta propor algo diferente.
- Frequentemente, as atividades propostas pelos sabatistas para este dia são pouco acolhidas ou aceitas pelos demais (quais geralmente tem outros tipos de atividades em mente).
- Algumas tradicionais familias sabatistas podem ter herdado conceitos muito restritivos quando ao dia de sábado.
- 1/7 ou 14% do seu tempo é muita coisa. Não? Bem, este é o maior desafio do sábado. Doar uma grande parcela da sua vida para a abnegação total e, ao mesmo tempo, firmando sua única motivação e esperança é Deus. Por vezes, a luta contra a própria consciência reclamando de que você está perdendo muito do seu tempo gastando com outros, quando você já está com falta de tempo e recursos, pode ser algo tremendo. Não poucos, preferem dar 10-20% dos seus ganhos para os outros do que abdicar 1/7 do seu tempo de interesses pessoais.
- É muito comum encontrar sabatistas que consideram que apenas não se deve trabalhar no sábado e fazem qualquer outra coisa. E, por vezes, eles te atacam caso você amplie o conceito de guarda do sábado para algo que contrarie suas práticas.
- Por vezes, é dificil refugiar-se na natureza ou ter um lugar calmo e tranquilo para passar momentos mais introspectivos com Deus.
Veja também: