08 junho 2010

TV - Não é o que parece


Desde que temos uma TV em alta definição, fiquei de certo modo hororizado, inclusive meus familiares com as pessoas na telinha. Até então, que pareciam ter uma pele perfeita, agora, com a alta definição se vê claramente que não. A maquiagem fica em evidência e destaque, de tal modo, que é como se as pessoas estivessem sujas e borradas e com uma camada enorme de maquiagem (inclusive os homens). Porém, não é só isso. A alta definição também nos mostra precisamente as rugas, os pés de galinha, os poros, espinhas, deformações, pintas, buracos, rachaduras, cravos na pele das pessoas. E realmente vemos, que toda aquela imagem é falsa. Algumas pessoas, como a Ana Hickman chegam a ser nojentas, e nos faz questionar se de fato são belas. Aliás, já dizia minha prima que certa vez se hospedou no mesmo hotel da Sheila Carvalho (a que rebolava) e a viu ao vivo, sem maquiagem alguma, e disse que ela é simplesmente "horrível".

Sinceramente, eu não gosto de pessoas maquiadas [Quer dizer, das pessoas gosto, mas preciso muitas vezes de um esforço além do natural para olhar a humanidade da pessoa e não o exterior, quando se coloca tantas "luminárias" no que os olhos vêem, assim é tenho que lutar contra o meu natural de começar a reparar e julgar a pessoa pela aparência, se é bonita ou não, se é atraente ou não. E não ser tomado pelo nojo (é uma sensação semelhante a unhar o quadro negro, ver uma pessoa maquiada) - coisas do Evandro; acho que deve ser algum trauma de infancia relacionado a disciplina de Artes, pois eu odiava e tinha nojo de mexer e sujar com tinta, cola, purpurina e coisas do tipo.]. É de algum modo nojento, como se houvesse uma sujeira grudenta. Ao mesmo tempo, me frustra não poder ver a imagem real, a pessoa verdadeira como é, e assim, poder aceitar e relacionar com ela de fato, e não com uma imagem que não passa de um estióripo artificial. Ao mesmo tempo, que meu senso critica fica me atormentando: "O que queres esconder?", "Do que tem medo?", "Por que não se contenta consigo mesmo?"

Bem, a industria do cosmético é uma das mais fortes no Brasil, e investe pesado e brutalmente em propaganda; de modo que o povo brasileiro tem um indice de vaidade absurda em algumas cidades, como a minha Santo André, a qual certa vez foi considerada a cidade mais vaidosa do Brasil. Nas bancas de jornais é comum ver, principalmente mulheres, olhando para as revistas de moda, ou de 'pseudo-beleza', com aquele olhar de inveja, insatisfação e desejo de vaidade e se tornar bela tão quão. Porém, imagens publicitárias estão longe da realidade de como de fato é a pessoa depois de um banho, nos filmes e novelas também. (ou seja, as referências são todas artificiais!).

Neste ambito, as TVs em alta definição acabaram sendo vilãs para a industria de cosméticos, e sua publicidade. Mostrando claramente a mascara, e uma imagem simplesmente nojenta das pessoas. Contudo, nem todos, em geral, os programas estrangeiros não se percebe isso; talvez exista uma linha especial de maquiagem para gravação em HD, porem, por enquanto, ainda não se vê nos canais brasileiros.

Isto apenas me fez apreciar ainda mais as pessoas naturalmente, como de fato são. E de algum modo, me senti justiçado, como se tivessem desmascarado que eu estava sendo enganado este tempo todo (ops! quer dizer, a vida toda).

0 comentários: