09 outubro 2009

Nem lá, nem cá.

Confesso que ultimamente tenho tido um pouco de decepção com os sites e blogs cristãos e adventistas – os mais famosos pelo menos. Vejo uma frieza e mornidão qual vejo na igreja. E destaco que grande parte dessa decepção foi por tais terem tomado uma linha de “noticiário” e “marketing virtual” como os seculares.

Notícias

Repare nos blogs, e verá que 90%, senão mais, se trata de reproduzir sobre conteúdos publicados na Internet, em sites como Folha.com, Estadao.com, G1.com, entre outros. E pegam essas noticias do mundo, e comentam em cima, fazendo alguma critica, e em geral, essas criticas tem, por principais esses objetivos:

1. Mostrar que o critico [blogueiro] não é burro, e sabe muito bem o que está acontecendo;

2. Quando é algo, que supostamente contradiz o que o blogueiro crê, então ele ficava fazendo tiradas (muitas vezes, cheio de sarcasmo), ou colocando considerações do tipo: “O que eles afirmam é especulação, ou equivoco; ou nossa explicação também tem um bom argumento; ou, o argumento do cara é incoerente; entre outros...”

3. Atrair fama e publico.

E as noticias preferidas são as relacionadas com: Tragédias, noticias sensacionalistas (que normalmente sai nos sites já mencionados), evolucionismo e crenças.

Quanto a tragédias, tudo aquilo que for evento da natureza que alguém morre, como furacão, terremoto e por aí vai. Eles colocam sempre associando isso para aquele “alarmismo de tempo do fim” (São os últimos dias! As dores do parto!). Ligando isso as profecias, dizendo: “Está vendo isso? Cristo vai voltar.” (bem, talvez outro dia eu venho fazer uma analise mais profunda sobre essa questão, e esse tipo de noticia-foco).

Noticias sensacionalistas é quanto a dar aquele teor – não só no titulo da noticia – como no conteúdo, daquilo que for noticia mais quente do momento e curioso. Coisas do tipo: “Prova do ENEM vazou” (o que isso tem a ver com o tema do site/blog?). E por aí vai. Além das imagens. Há até aqueles que gostam de colocar uma foto de “uma boazuda” para atrair leitores.

Evolucionismo: tudo aquilo que sai sobre ciência que fale sobre BigBang, evolucionismo, descoberta de um fóssil, datas (muito grandes) etc. Lá se tem a noticia – reproduzida de outro site – com os trechos selecionados. E os comentários do blogueiro tem o intuito de questionar, simplesmente, a validade daquela visão do atual paradigma cientifico naturalista (e fortemente aliado ao evolucionismo, ou melhor, a um sentimento anti-criacionismo). E no fim, deixa aquela idéia: “Isso se encaixaria muito bem na idéia do criacionismo”.

O que falta?

Ao meu ver é o que mais falta. Pois tais lugares são massacrados por essas coisas, sem contar quando não é propaganda; seja de shows, eventos, produtos, imagem e coisas do tipo. Poderiam, talvez é um dever, publicar mais experiências. Contar mais sobre as próprias “experiências religiosas”, vamos assim dizer. Por exemplo, o que foi de novo que aprendeu ao abrir a Palavra de manhã; testemunhos que aconteceu no dia; como Deus abriu portas, janelas para conseguir conversar com outras pessoas naquele dia; entre tantos outros.

Trabalhar mais a idéia de que o blogueiro é um produtor, uma fonte de conhecimento, de experiências; ou seja, logo, ali se tem uma proposta, se propor, provocar os outros; ao invés de apenas pegar o que os outros falam, amassar com as mãos e jogar lá. Quanto a isso, encontrei alguns blogs como uma iniciativa do tipo. Contudo, o triste, foi notar que boa parte das pessoas vivem uma vida tão vazia, inútil, egoísta, e vã, que acabam por “não ter essas experiências”; são tão perdidas quanto a si mesmas, que nem tem o que propor.

Felizmente há esses poucos casos. Um em especial que acho muito interessante, é o caso do George Silva de Souza. Que pedalou pela América do Sul, e nisso, também aproveitava para fazer um “trabalho missionário” (em segundo plano, no mínimo) e que agora está com o Projeto Atlanta (de ir até lá pedalando); mas que vem contanto suas experiências no blog do Michelson Borges.

Outra coisa que falta é aquela forte abordagem teológica. Não de ficar tratando dos assuntos sensacionalistas, que de fato, já foram respondidos, no sentido de ficar muito bem claro a vontade de Deus, o ideal. Mas, por insistirem em ficar falando sobre isso, fazendo palestras sobre tal, dando sempre enfoque (nisso que atrás atenção); a coisa nunca chega a lugar nenhum! Mas sabe, pegando desde simples histórias na Bíblia, tirando lições dali, importantes – se propor – ao invés de também ficar reproduzindo o que um outro já falou em algum outro blog ou sermão.

Que tal para de pegar as lanternas dos outros para tentar iluminar os outros, ou tentar convencê-los que estão na escuridão; e encontrar (se é que tem) a própria lanterna, e ligá-la? Essa sempre foi a minha linha com este blog.

1 comentários:

João Batista disse...

Belas palavras.
Espero que eu não seja um desses.
rsrsrsrsrs

Sei que faço muitos copy and past, mas acredito tá seguindo o tema do blog: "Ecos da Fé".

Quero mais é ser diferente e apresentar coisas que Deus me ensinou em sua palavra.

Não prometo parar de colar artigos que acho importantes serem divulgados, mas posso tentar vencer a preguiça de escrever as coisas que Deus me revelou.

Obrigado pela mensagem.