19 outubro 2006

Além da mediocridade

1 comentários
Semana passada tive o privilégio de passar alguns minutos conversando pessoalmente com um grande amigo, Elcio Pallone, estudande de letras da UEM - Universidade Estadual de Margingá.

Falamos sobre as Universidades e pude compartilhar de um mesmo sentimento entre nós, uma certa decepção. Ambos esperávamos muito mais das Universidades, quanto mais, por tais serem públicas onde possuem uma critica um pouco mais elevada; em especial da USP, a Universidade de São Paulo que é até idolatrada por muitos - na maioria, aqueles que estão de fora.

Por que? Porque esperávamos mais: um lugar onde fosse mais discutido as idéias, aquele lugar onde o raciocinio, a razão, o conhecimento, e a analise da realidade fossem incriveis. E o próprio sistema de ensino e a metodologia dos professores, coisas que saíssem do doentio convencional de "dar matéria", "lições" e "exames". Modo tal que essas coisas fossem superadas, e não se precisaria delas, pois o conteúdo todos o teriamos, na verdade, estariamos trabalhando e tentando desenvolver além do básico, do que se sabe.
Porém deparamos com um sistema de ensino "robotizado" - uma linha de montagem de mentes. No sentido que parece uma "programação", formando robos bitolados; que não consegue identificar, relacionar coisas além do que sua Inteligência Artificial, pré-programada, permite.

Gostei muito do exemplo que ele deu de um livro-ficção que ele está lendo, cujo qual esqueci o nome exato. Porém diz de uma nova sociedade futura, meio que a "la matrix". Na qual desde a escolha dos genes o individuo já é programado para ocupar tal função, pensar em tal coisa, e viver tal coisa por sua vida. Enquanto criança e bebe é colocado em salas especiais, alguns até em salas isoladas, onde então são aplicados esta individualidade, a fazer de tais a viver como robos. Por exemplo, uma pessoa ela pode ser programada a ser pobre e carpinteiro, outra, programada a ser rica, dominante do pobre e administradora de uma certa empresa. E o Elcio fez bem colocada analogia com a sociedade pós-moderna. - mais ou menos essa idéia com alguns incrementos meus: Desde que nascemos já começamos a ser "programados" a ser mediocres, ser consumidores e ter tal tipo de formação, apenas para poder trabalhar e ganhar dinheiro para poder consumir. E o ideal de cada um é ganhar o máximo de dinheiro possível para poder consumir as coisas mais caras e o máximo, quantitativamente, possível. Isto a televisão, revistas e mesmo as Universidades catetizam.

A USP se diverencia muito pelo "conteúdo" que informa o estudande. Sendo mais profundo do que as Universidades comuns por ai, e também mais exigente; além do qual os professores são todos "bem diplomados", porém, em poucos se vê qualquer capacidade de ser um mestre (no sentido de fazer discípulos).

As matérias são muito isoladas. Você decidir ser matemático é praticamente você estar rejeitando ter conhecimento de várias coisas como quimica, história etc. Então você aprende geometria do tal do Descartes (Geometria Analitica), e os quatro módulos de Cálculo, então você vai se "especificando" cada vez mais. Imagine um médico que ele se bitola cada vez mais em estudar a sujeirinha entre dois dedos do pé direito.
Enfim, não se vê tudo como um todo. Muito diferente do que o sistema de ensino adventista prega (no original, Ellen White, não necessariamente que as escolas tais seguem tal), e mesmo como relatos do ensino da Grécia Antiga fazia. Os "sábios", assim dito, eles tinham conhecimento de tudo. Pegue Pitágoras, Aristóteles, entre outros, tais tiveram incriveis e profundos conhecimentos de matemática, mas também de filosofia, politica, geografia, astronomia etc.

Isso me fez recordar de quanto fazia Karate, lá no Pedro Dell'Antonia. A sansei era incrivel para ensinar, todos aprendiam, com muito treino, lógico, e bem puxados. Porém, cada técnica, cada movimento, golpe, defesa, base, kata, uso da respiração, você encontrava um todo claramente a ligação entre si, de tal forma, que na hora do combate (komite), você manipulava muito bem todas as técnicas, tinha uma visão extremamente clara da batalha, conseguia analisar o adversário, perceber quando que ela ia atacar e como ia atacar, qual membro usaria, um pouco antes dele realmente fazer o movimento. E em frações infinitésimas de segundos você raciocinava as mil e uma possíbilidades, se defenderia, ou atacaria, ou recuaria, ou daria um contra-golpe, e também como seria, e mais, você até sabia o que aconteceria na pessoa caso aplicasse tal golpe, de tal modo, em tal lugar com tal força. E assim, estrategava sequencias (combos) de movimentos e golpes, até conseguir fazer o "ipon", "derrubar" ou mesmo "vencer" a pessoa.

Agora, na faculdade, você aprende maneiras mirabolantes de provar paralelismo entre planos. Tá mas i ai? Para que que serve isso? Onde eu posso aplicar isso? Ai os professores dizem: "vocês tem que ensinar assim para seus alunos no colegial, para que quando eles cheguem aqui na faculdade já saibam disso." - Inútil ao meu ver.

A grosso modo, as Universidades ensinam uma matemática para a própria matemática universitária. Parece uma redundância mas perceba bem: Não é uma matemática para a vida. De certa forma, você prende o conhecimento a uma lousa, a imaginação e ao raciocinio.
Pois ai você vai em casa montar um "cubo" simples de madeira, só uma pessoa tola, usaria os métodos mirabolantes para provar que as faces do cubo são paralelas as opostas para montar e verificar que aquilo é um cubo. Nem ao menos pensariam nisso, e rapidamente construiram sem muitas dificuldades um cubo perfeito.

É como na religião, alguns não percebem a infinita diferença entra "coisas biblicas" e "coisas religiosas". Religião é uma coisa, curiosidades biblicas é outra. Uma pessoa pode ter lido centenas de vezes a Biblia, decorado ela inteira, saber de cor quantos versos a Biblia tem, quantas vezes a mesma palavra é repetida, cada data etc. Mas simplesmente conhece NADA de religião.
Religião está diretamente envolvido com o "Estilo de Vida", a meneira da pessoa pensar e consequentemente agir no seu dia-dia. Em prol de adorar a Deus, amar o próximo e cuidar do mundo; buscando compreender e desenvolver um caráter semelhante ao de Cristo. Isto que é religião. O resto(caso não tenha essa base) é apenas "blablabla".

E como a Biblia diz: no final dos tempos(hoje), surgiriam muitos falsos profetas, fazendo coisas incriveis, e com tantas filosofias, idéias e argumentações que se fosse possível, até os escolhidos de Deus seriam enganados (mas tais não serão pois têm uma rocha firme e sólida como fundamento, o conhecimento da Palavra de Deus). E a assim diz a Palavra: "A lei e ao testemunho, se não disserem conforme essas palavras, nunca verão a alva." e "pelos seus frutos os conhecereis."


Enfim, as Universidades estão robotizando os seus alunos. A apenas servirem de espelho para a luz do conhecimento que tal possue; sem que os alunos passem a gerar sua própria luz. Os alunos estão se preendendo a decorar versos (fórmulas e provas), a saber quantas vezes as palavras repetem (quais métodos usar em tais casos), mas não são ensinados a "viver o que aprendem". A matemática simplesmente serve para a própria faculdade, para um dia alcançar um diploma bem reconhecido, e para poder usar tal para trabalhar, ganhar seu dinheiro e assim consumir.

Ou como disse Paulo, na segunda carta aos corintios, quando se tratava da apostasia de Israel; dizia: Eles apenas "comiam, bebiam e se divertiam". E não esta a realidade do mundo em que vivemos? Um mundo que apenas vive, melhor, trabalha para: comer, beber e divertir-se.

Bem-aventurados aqueles que consegue sair deste sistema, que superam a mediocridade. Que vive a religião. Que consegue viver o que aprende nas Universidades. Que consegue buscar os mais elevados ideais e pensamentos. Pessoas as quais se alimentam para viver, e a própria vida de sabedoria e trabalho são sua diversão.
Porém, essas sim sofrem uma astronomica oposição e dificuldade. Porque é dificil, e bota dificil nisso. Dificil tão quão é uma máquina pré-programada tornar-se um ser vivo, pensante, que consegue se desprogramar e se auto-programar conforme raciocinou ser o melhor devido ao que aprendeu, e que conforme mais aprende, mais se aprimora, as vezes, se reprogramando. (ao conhercer Jesus, percebe-se que só Ele é capaz disso)


Algumas vezes eu tive alguns vislumbres de como relacionar algumas coisas da matemática com a verdadeira ciência, a que vem de Deus. E a maior de Sua ciência, a da rendição, na qual transforma o homem-máquina em um homem-restaurado-a-imagem-de-Deus. Porém é dificil. Pois como disse, nas Universidades não estão procurando saber como Jesus vivia, relacionava com as pessoas, mas sim, se juntasse toda a areia que fica entre os dedos do pé dele ao longo de sua vida na terra, quantos quilos daria.

Ou seja, estão ensinando uma matemática para a própria matemática. Eu diria que enfrentamos uma Era de Isolamento Intelectual. Onde as pessoas não entendem mais de um prédio. E que para construir o "conteudo de informação" que formaria o prédio, seria preciso reunir: o especialista de areia, o especialista de pregos, o especialista de chumbo, o especialista de vidro, o especialista de colunas, o especialista x, y, z...

O ideal é que todos entendam tudo sobre prédio, e que poderiam construir um sozinhos. Porém, que certamente não conheceria todos os detalhes de cada milimetro cúbico, pois isto, nem os especialista sabem; e que conforme sabem do prédio, aos poucos vão aprendendo mais detalhes sobre os pregos e vam primorando o prédio. Este é o ideal da educação, na qual as Universidades tem deixado em falta. Não se vê coisas grandes "prédios", mas "o grão da areia". Não vem a obra final que querem formar, mas vão colocando um barra de ferro aqui, um prego ali, e no final tem "Uma parte de um prédio" (que, muitas vezes, é até dispensável para tal construção)

Caso fosse assim, não teriam construidos carros que poluem o ar, enchem as cidades de poeira. Mas sim, carros que não poluem o ar e que trazem pouquissimo impacto ambiental. Mas não, não aprenderam (nem foram pagos) para VER O PRÉDIO, mas apenas "a areia", e assim apenas viram "ele tem que se movimentar, ser rápido, ter tal cosumo de gasolina, tal durabilidade, estabilidade...", ajuntaram-se diversos especialistas e hoje temos o resultado: "efeito estufa e aquecimento global". Diferentemente é Deus, que viu todos os detalhes (detalhes tendendo ao infinito) de cada coisa. Os quais mesmo com a natureza em pecado, tal ainda possui um certo equilibrio, como a cadeia alimentar, que se interage de certa forma sustentável na Terra.

Assim deve-se ser também a religião. Tem que se ver o prédio que é Jesus e e a cruz, e a partir dai, passar para os detalhes. Pois tem gente que está mexendo no encamento e nem sabe que se está trabalhando na construção de um edificio.

Elcio, também penso que o temor ao Senhor, o conhecimento que vem do Alto, é que nos faz pensar acima da mediocridade - esses ideais tão alto -, assim como foi com Daniel e seus amigos na Babilonia. Pois o mundo bitolado não consegue ver além do trilho de trem - bitolados.

Precisamos é sair da mediocridade por nós mesmos. Pois somente um louco contaria que as Universidades primeiro mudariam para então ele mudar. E sim mudar por nós, para que futuramente, talvez, talvez, seja possível as Universidades mudarem um pouco. (o que eu dúvido muito diante das profecias dadas por Deus, e da forma como o homem cada vez mais se degenera a uma "bitola").

Já ouvi até uma frase assim: "Satanás está moldando os homens a serem bitolas, para ele poder passear com o seu trem."
Também ouvi uma incrível frase neste sábado: "Tudo que o que não é eterno é dispensável."

Gente vamos mudar isso. Comece por você mesmo. Diga um não a este mundo e diga sim a Jesus.

15 outubro 2006

Ciência - Um inicio de mudança de rumo?

2 comentários
Vivemos no século do einsteismo, onde é ele visto como um deus por alguns cientistas. Por causa da sua Teoria da Relatividade e da Gravitacional. Só que o interessante é que ninguem sabe como é a gravitacional, ninguem entende, ninguem prova, ninguem explica; mas aceita ela. Sinceramente, não vejo muita diferença entre isto e em acreditar que Deus Criou. Apenas muda o personagem,em um é Einstein, nooutro são Moisés, Davi, Jesus, Paulo, João...
Não estou contrariando o Einstein, pois aliás, eu não conheço o seu trabalho. Não busquei ver toda a sua teoria, como que foi desenvolvida, provada, não a senti, não a analisei. Tudo o que sei foi o que o professor me passou em sala de aula e cobrou na prova. Talvez ele tenha razão, ou talvez não. Alguns dizem que tal é a pedra de apoio da ciência para o futuro (A Física Moderna), já também ouvi que ele pode ser como o "geocentrismo" de Aristóteles.

Nessa semana eu ouvi lá na USP, meio que sem querer - nem conheço as pessoas que falaram - de uma nova teoria ai que se opõe a Einstein. E depois encontrei alguns artigos na Internet (o google academico é muito bom), ai me deparei até mesmo na lição da Escola Sabatina.

Bem, pouco vi sobre o assunto. Vamos dizer que apenas vi a embalagem. Trata-se das teorias da cordas. A qual o Wikipédia, resume de forma bem simples:

"A teoria das cordas afirma que as menores unidades constituintes da materia existente, das particulas elementares da natureza, sao minusculas cordas vibratorias oscilantes feitas de energia, e que variando a oscilaçao e vibraçao das cordas, produz-se a materia conhecida, em todos seus aspectos, incluindo as particulas componentes das forças fraca, forte, eletromagnetica e a propria gravidade."
(para sabe mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria-M)

Particulas elementares: Tudo que conhecemos por matéria é formado por átomos (já fizeram a anti-matéria, a matéria escura... mas isto é outros quinhentos), que são os elementos que encontramos na natureza, como o ouro, o cálcio, o ferro, o oxigênio etc. Esses átamos, a grosso modo são constituídos por eletrons, neutrons e protons. Porém, em laboratório, com incriveis aceleradores de particulas, conseguiram quebrar os protons e neutrons em outras particulas, que dizem que todas são por volta dos 63 (se não me falha a memória), o eletron, fóton e até mesmo o gráviton (não descoberto) são exemplos. Tais são as particulas.
Oscilação: É praticamente um sinomimo de ondas. Pegue um balde de água, deixe-o em repouso. e depois jogue uma gota de água. Aquelas coisas redondas que você verá é um exemplo de ondas, oscilações.


Agora lá vai eu ligar tudo novamente com a Bíblia.

"Pela fé entendemos que o mundo pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente." Heb. 11:3
E se você for ver lá em Genesis 1, a cada dia da criação, era assim: "E disse Deus" e "E Deus disse: "
.
Talvez esse verso seja muito mais literal do que alguns pensam (alguns não acreditam). O falar, dizer, são nada mais do que ocilações mecânicas, produzido pela ação que acontece do ar comprimido junto as ocilações das cordas vocais, então o som sai em diversas amplitudes, frequencias.
Bem, Deus, Onipotente, deve ter uma voz um tanto incrivel em poder. A qual não me arrisco a dizer como é, e suas propriedades físicas, pois não tive revelação sobre isso até o momento.
Então, há uma possibilidade, que haja uma ligação entre a Criação Bíblica, na qual "Deus disse", com o surgimento da matéria, de acordo com essa nova teoria. Repare bem. Outras pessoas, além de mim já pensaram nisso.
Não estou afirmando nada. Apenas estou dizendo que parece haver alguma ligação, uma lógica nesse pensamento. Aliás, a Teoria-M ainda nem foi provada, ainda está em fase de "laboratório" - assim vamos dizer. E quanto mais, ninguém pensou nessa teoria a fim de derrubar de vez o evolucionismo; o que pode acontecer como também não.
É esperar para ver o que acontecerá. De acordo com o que pouco pesquisei e vi sobreo assunto, parece que está tendo boas progressões. E também vi uns lugares falando, que também há umas idéias que o Einstein erro em dizer que a velocidade na luz é constante, que ela pode variar, e que em alguns lugares pode ser muito maior etc.
.
É isto. Talvez a ciência mude novamente seus rumos, ou seja, talvez a Física Moderna, vá por água abaixo.
.
Também encontrei uma excelente matéria num site interessante sobre ciência. Que é uma entrevista com um renomeado cientista do Imperial College, João Magueijo. Veja parte da entrevista:
.
- E o sr. acredita que parte do apelo tem a ver o com o nome de Albert Einstein, já que sua teoria contradiz a relatividade? Quando se fala em Einstein, normalmente as pessoas se interessam, mesmo quando o entendimento das idéias é superficial...
.
Magueijo: Não só por isso. Obviamente que esses assuntos são de interesse, o fato de a minha idéia estar em conflito com as idéias fundamentais do Albert Einstein. Mas acho que acima de tudo há uma certa curiosidade sobre o que é o mundo científico, e há muitos mal-entendidos sobre o que é o mundo científico. Pensa-se que somos muitos racionais, e não é nada assim. Somos muito emocionais em fazer ciência. E acho que isso é uma das coisas que desperta interesse no público, saber como realmente as coisas acontecem.
.
- Com relação ao livro em si e às críticas que o sr. faz ao sistema, houve alguma reação mais violenta? Eu imagino a seguinte situação: o sr. continua trabalhando no Imperial College, mas ao mesmo tempo critica fortemente a direção do Imperial College. Houve alguma reação de cima para baixo, do tipo, 'o que o sr. foi dizer'?
.
Magueijo: É claro que houve uma reação. Mas eu também digo muitas coisas boas. E de certa forma as coisas más que eu digo são ou podem ser entendidas como críticas construtivas. Eu acho que existe muita burocracia, acho que existe uma divisão entre cientistas e burocratas da ciência. Eu acho que isso é um fato, não é? E minhas opiniões sobre esse fato no caso são ácidas, é o adjetivo correto. Mas ao mesmo tempo são baseadas na realidade, e é uma realidade que muita gente conhece, e houve muita gente aqui no colégio que me escreveu, 'até que enfim alguém tem coragem de dizer essas coisas em público'. Então é claro que houve uma reação negativa de cima para baixo. Mas, considerando as coisas que eu disse, eu no fundo acho que poderia ter sido muito pior do que foi.
.
(Ver matéria completa)
.
Bem, é apenas isso. Uma boa semana a todos.

12 outubro 2006

A voz da Ciência ecoa até nós

1 comentários
Nesse feriado, entre outras coisas, aproveitei para dar uma estudada na História da Matemática, estudei um pouco sobre os principais simbolos da Matemática, Astronomia... enfim, da Ciência. E ali encontrei frases incríveis de tais que gostaria de compartilhar com vocês. (hum, a do Pascal é demais!)

"Uma vez que nós astrônomos, somos como sacerdotes do Grande Deus em relação ao livro da natureza, seu grande benefício para convosco não está em que se lembrem de nós com base glória de nossa mente, mas, acima de tudo, com base na glória de Deus." - Johannes Kepler

"Eu queria ser um teólogo, e por longo tempo fiquei inquieto de não ter terminado meus estudos. Agora, no entando, percebo que através de meu esforço, Deus foi celebrado na Astronomia." Johannes Kepler

"Embora minha mente tenha pertencido ao Céu, a sombra do meu corpo ainda permanece aqui." - Johannes Kepler

"Eu concordo que uma filosofia leviana fará sua mente humana voltar-se ao ateismo. Porém uma filosofia profunda fará sua mente voltar-se para a religião." - Francis Bacon

"O coração tem razões que a própria razão desconhece." - Blaise Pascal

"Aposto com vocês que, matematicamente falando, crer em Deus é mais lucrativo do que descrer dEle. (diz Pascal)
- Como? - (perguntam-lhe)
- É simples. (responde Pascal). Você pode, enquanto ateu ter tudo o que um crente possui: família, saúde, cultura, princípios, etc. Enquanto ateu, você pode ainda argumentar que ninguém pode provar-lhe, para longe de qualquer questionamento, que Deus existe. Logo, se você e um crente morrem, é possivel dizer que a vida de vocês terminou num empate. Tudo o que um teve, o outro também possuía. Assim, se você estiver certo em seu ateísmo, o empate continua, pois ambos terão o mesmo fim. Porém, se o crente estiver certo. Então haverá um desempate, pois não será possível que ambos desfrutem da mesma sorte diante do juízo de Deus.
(concluindo Pascal)
- Se eu aposto por Deus e Deus existe - meu ganho é infinito.
- Se eu aposto por Deus e Deus não existe - não perdi nada.
- Se eu aposto contra Deus e Deus existe - então minha perda será infinita."
Blaise Pascal

"Por favor, meu Deus, jamais me deixe sozinho." - Ultimas palavras de Blaise Pascal

"A Sabedoria de Deus Manifesta nas Obras da Criação" - Obra de Robert Boyle

"Vejam vocês a que ponto pode chegar o cérebro desse homem que descobriu a gravidade e nos revelou maralhas admiráveis. Ao ficar velho e caduco, Newton começou a estudar esse tal livro que chama de Sagrada Escritura, e, para mostrar fé no fabuloso absurdo desse livro, afirma que devemos acreditar que o conhecimento humano aumentará a tal ponto que seremos capazes de viajar a 80 km por hora. Isso é ridículo!" - Voltaire (Quem foi o ridículo, o crente ou o ateu?)

"O Universo, por si só, exige a existência de um ser superior que foi capaz de fazer dele uma realidade. Se não há um Deus Criador, então, fica difícil, senão impossível, explicar a existência da vida." - Guttfried Wilhelm Leibnitz

"Senhores, se não existe Deus, então, quem fez esses maravilhosos astros que estão lá em cima? O Universo é obra de um Criador." - Napoleão Bonaparte

"Quando algo nos tira o sono, ou quando somos agitados pelos pequenos cuidados dessa vida, basta dar uma olhada para as estrelas e nos será mostrada a pequenez de nossos próprios interesses." - Maria Mitchell

"O mundo do conhecimento é muito vasto e a mente humana tão limitada em poder! Nós atingimos o além e reforçamos cada nervo. Porém, o que conquistamos foi apenas a minuscula parte de uma vasta cortina que separa o infinito de nós." - Maria Mitchell

"Cada fórmula que expressa a lei da natureza é um hino de louvor a Deus." - Maria Mitchell

"Nunca se envolvam numa teoria científica que vocês não possam provas pela experimentação." - Louis Pasteur (tremam evolucionistas)

"Há muito de Deus para se conhecer, e as pesquisas que fazemos são apenas uma gota de um imenso oceano ainda inexplorado." - George Washington Carter

"Deus me deu de graça, como posso vendê-los a alguém?" - George Washington Carter

"Dominar o vôo espacial é uma tremenda realização. Porém, o que está aberto para a humanidade é apenas uma pequenina porta para a contemplação do espaço sideral. Apenas uma olhada através desses mistérios do Universo já nos confirma a crença de que certamente isso é obra do Criador. Oque eu não consigo entender é como alguns cientistas não crêem a clara presença de uma razão superior por detrás da existência do Universo. Isso é tão sérioquanto ver um teólogo que nega os acanços da Ciência." - Wernher von Braum

"Quanto mais acredito na Ciência, mais acredito em Deus" - Albert Einstein

"Deus se manifesta neste Universo incompreensível" - Albert Einstein

"O Universo é inexplicável sem Deus." - Albert Einstein

Veja também está apresentação em PowerPoint, de um discurso incrivel de Einstein.
(clique aqui)

É isto ai, se deliciem com essas maravilhosas dos maiores cientistas da História, que mais contribuiram para o avanço da Ciência. Há certamente outros, e os principais, também eram cristãos.

10 outubro 2006

O Fugere Urben do Século XXI

0 comentários
Vivemos próximo do auge do capitalismo, o mundo moderno. Trocamos o campo, aquele meio onde tinhamos montanhas, arvores, animais e mosquitos ao redor, por cidades, prédios, concreto, asfalto, carros e poluição, onde alguns centimetros de parede e alguns covados nos separam o nosso lar do mundo moderno. Trocamos nossas pernas, o suor, por carros, motos e desodorantes. Meios que fornecem a melhor relação de velocidade com o minimo de esforço possível ao homem. Trocamos o trabalho braçal, cortar árvores, contruir uma casa, cavar um poço, fazer plantações; por escritórios, cadeiras, computadores. Quanto a alimentação, o quer dizer? Trocamos as verdeiruas frescas e livres de toxinas, frutas diretas do pé, produtos integrais, tudo isto trocamos por: arroz refinado, pacotes de bolachas onde basta puxar o lacinho vermelho e comer, miojos, microondas, leite de antibioótico.

Do campo tiravamos nossa vida e nosso sustento. Ali colhiamos o trigo que consumiriamos, e trocávamos o resto por outras mercadorias. Nossos filhos nos ajudavam no trabalho no campo e a manter a familia. A familia funcionova como uma sociedade, todos trabalhavam em função da familia, cuidando da casa, da cozinha ou de algo.

Nossos filhos brincavam perto do riacho pegando pedrinhas e peixinhos, seguindo pegadas de esquilos, descobrindo ninhos de pássaros, ajudando o pai a cortar lenha
, aprendendo e desenvolvendo junto a natureza. E o dia era cheio, denso, enriquecido, e a noite um verdadeiro deleite, um momento onde se apreciava as luzes que iluminavam o céu, ao som de grilos e outros animais noturnos, todos se reunião na mesa, comiam seu alimento que a familia toda trabalhou para que tal estivesse na mesa. Comiam, faziam um culto familiar, e todos iam para cama - ou ia o filho junto ao pai numa fogueira debaixo de estrelas ouvindo histórias do velho sábio. E logo que se repousava a cabeça na cama, não se via a hora do galo cantar.

Esta vida trocamos pela vida moderna. Acorda-se cedo ao som do despertador. Todos levantão, é uma briga para quem consegui ir primeiro no banheiro. Pegam sua embalagem de pão de forma, a manteiga na cozinha, o leite com café no fogão; e em poucos minutos mudos, estão alimentados, vestidos. os pais correndo para o trabalho alguns quilometros dali, e a mãe o mesmo, já os filhos, se apressam para ir a escola. Andam até o carro, e após cansativos minutos de transito, farol e businas, chegam no lugar; onde são trancados por quatro paredes e um teto, ambos de concreto. Ao sair dali, andam quando não por calsadas de concreto, por ruas de asfalto, sempre com os sons dos pneus em atrito com o chão. Ao chegar em casa, pegam o miojo, fervem a água, e desfrutam de uma bela refeição diante da TV assindo Chaves, ou noticiário, ou sobre algum artista rico e desocupado. E depois de exaustivos minutos diante da TV, são obrigados a fazer a lição. Os pais chegam, jantam aquela refeição digna de um morador de cidade grande, assistem o Jornal Nacional, a novela da Globo, o jogo de futebol, e o filme do Mel Gibson. E todos vão para a cama depois de um dia exaustivo, repousar ao som dos animais noturnos da av. paulista.


Certamente, este TODO, foi o plano mais aldas de Satanás com a familia. Do parasidiaco Éden, das árvores, da natureza, do Céu estrelado, da alimentação verde e natural, da familia unida. Levou ao oposto. Tudo ao oposto. Para que não contemplacem as obras criadas por Deus.

Incrivelmente, Ellen White fala sobre isto, no livro Eventos Finais cap. 8
A sucessão de prazeres e divertimentos centraliza-se nas cidades. Muitos pais que escolhem um lar na cidade para os filhos, pensando dar-lhes maiores vantagens, são desapontados, mas demasiado tarde se arrependem de seu terrível erro. As cidades de nosso tempo tornam-se depressa como Sodoma e Gomorra. Os muitos feriados animam à ociosidade. Os divertimentos - o teatro, corridas de cavalo, jogos, as bebidas alcoólicas, banquetes e orgias - estimulam ao extremo todas as paixões. A juventude é arrastada pela corrente popular. Parábolas de Jesus, pág. 54.

Foi-me revelado que as cidades se encherão de confusão, violência e crime, e que estas coisas aumentarão até ao fim da história da Terra. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 115.

Em todo o mundo as cidades se estão tornando viveiros de vícios. Por toda parte se vê e ouve o que é mau, e encontram-se estimulantes à sensualidade e ao desregramento. A Ciência do Bom Viver, pág. 363.

Meu amigo, leitor, o que a sua cidade significa para você? Você está satisfeito com este tipo de vida? Acredita que é este o modelo de vida ideal para o homem, o plano de Deus? Não. Felizmente não é. Deus tem um plano maravilhoso para todos nós. este plano se chama "redenção".

Ele enviou Seu Filho para morrer por todos nós, para que assim, cada ser humano, que tomasse a decisão inteligente e corajosa de entregar a sua vida para Ele, aceitando o sangue do Cordeiro, o qual o purifica de todos os pecados, tal privilegiado terá um presente, uma herança maravilhosa; A Vida Eterna.

Primeiro, este mundo passará ainda por diversas catastrofes, as coisas ainda piorarão ainda muito mais do que são hoje. Chegará um ponto onde todas as religiões do mundo irão se reunir, e junto ao governo dos EUA, decretarão que todos devem guardar o domingo. Mas aqueles que entregaram as suas vidas a Jesus, continuarão a guardar o sábado biblico.

Então, um momento único na História acontecerá. Todas as noticias, a mídia voltará sua atenção quase que total para este assunto. Haverá julgamentos. Aqueles que não guardarem o domingo serão condenados, privados de seus empregos e direitos. Virá um ponto, que até Satanás, ira fingir sendo Jesus voltando, aparecerá em alguns lugares do mundo, fará muitos milagres e sinais, e dirá que mudou pessoalmente o dia da guarda do sábado para o domingo.
Enquanto isso, todos aqueles que derão suas vidas para Jesus, trabalharam sem medir esforços para anunciar a verdade a todos. De com tamanho poder, que todo o mundo, terá plena convicção da verdade, a ponto de simplesmente decidir se irá guardar o sábado ou o domingo.

Mas então, a porta da graça se fecha. A oportunidade que nos foi dada, desde a promeça de Deus a Adão do plano da redenção, chega ao seu prazo final. Jesus para de intercessar por nós no santuário celeste, então, toma rumo à Terra, isso, aqui mesmo, para buscar-nos.

Neste momento, o mundo torna-se totalmente louco, de pernas para o ar. Os homens perdem o total concenso de amor ao próximo. E intigados por Satanás irão machar contra os fanáticos que guardam o sábado. Com ordem de matá-los. Muitos se refugiaram nas montanhas, florestas, onde Deus, cuidará maravilhosamente deles. A tal ponto, que Moisés volta ao conhecimento. Recordaram de quando Deus impos uma coluna de fogo, impedindo que o exército do Faraó chegasse até o povo hebreu a margem do mar Vermelho, lembraram do mar se abrindo. E Deus fará muito mais por seu povo, nestes últimos momentos. De tal modo, que o mundo verá o cuidado especial de Deus para com os seus.

Então, de repente, a Terra começa a tremer, fenomenos anormais ocorrem na Natureza, cidades são destruidas, as montanhas são deformadas. E o céu se desdobra como um pergaminho. Um pequeno ponto diferenciado no céu aparece lá no distante, e aos poucos ele vai aumentando, e conforme se aproxima da Terra, mais ela se abala. A atenção de todos, todo o mundo volta-se para o céu, ninguém retirar seus olhos dali. O povo de Deus, aqueles que venceram no sangue do Cordeiro, começam a se rejubilar, a exaltar louvor, alegria, pois observam sua redenção se aproximando. De repente, como uma espécie de ilustração, os 10 Mandamentos de Deus aparecem no céu, e o dedo de Deus apontando para o quarto mandamento, que se refere a guarda do sábado. E uma voz, como um trovão estronda sobre toda a Terra.

Então, um som ressoante de trombetas, tocadas por uma incontável multidão de anjos, ressoam por toda a Terra. E o Jesus, o Filho de Deus, vem sobre as nuvens, numa base flamejante de fogo, em volta por uma incontável multidão de milhões e milhões de anjos. Não há quem não reconheça que é o Filho de Deus que está ali. E aqueles que rejeitaram-No, correm para as cavernas, e rogam as pedras que caiam sobre a sua cabeça para que não vejam a face do Santo.

Num piscar e abrir de olhos, todos aqueles que foram fiéis a Jesus, tem seus corpos transformados. Tornam-se perfeitos. Vestidos de uma luz branca gloriosa. Rejubilando a total saúde. Anjos descem a Terra, e conduzem todos os salvos para junto de Jesus.

(...)

Então entraremos no Reino de Deus, nas Manções Celestiais. Um lugar onde não há noite, nem cansaço. Nossas mentes estarão na sua plenitude, e a desenvolveremos, e aprenderemos cada vez mais por toda a eternidade. E por mil anos viveremos ali, em total felicidade. Num lugar onde olho algum já viu. E aqueles poucos que tiveram vislumbres, não souberam descrever, pois não haviam palavras para isso.
(...)
Após mil anos, voltariamos para a Terra, descendo na Nova Jerusalem. Todos aqueles que foram impios ressuscitarão, e liderados por Satanás ousarão atacar a cidade santa, para conquistá-la. Mas, ao contemplarem a glória de Cristo, irão parar. E como que em um filme, passará por suas visões, as cenas da morte de Jesus na Cruz. Em momentos, tomarão consciencia de todos os seus pecados, todas as oportunidades que tiveram de aceitar Jesus, ajuelharão, e tomarão consciência que Ele é justo, e que tais merecem ser destruidos. Então fogo cai dos céus, e a Terra é queimada por muitos anos. Menos a Cidade Eternal.

Então, após a Terra ser purificada. A Terra novamente será recriada, muito mais formosa que fora o Éden, e novamente, viveremos aqui, conforme o plano original ao homem.
Sem mais morte, sem mais o capitalismo. Sem mais as barbaries dessa modernidade. Em plena saúde, felicidade. E o longo dos séculos, não será suficiente para desfrutar de todo esse presente de Deus. Além disso, iremos viajar pelo Universo, pelas gálaxias, planetas, estrelas, nebulosas, constelações, conhecer outros seres criados por Deus. Nossa mente, desenvolverá a tal ponto, que resolver os mais intrigantes problemas da matemática hoje, será mais fácil de que piscar os olhos, e ainda assim, haverá muito mais novidades, mais intrigantes para ser descobertas por toda a eternidade.


Você deseja, como eu, desfrutar desse presente? Então, entregue hoje mesmo a sua vida a Jesus.

...

Cuidado com os enganos da mídia, toda essa coisa de espiritismo e de et's, filmes de terror etc. Que nos fazem ter medo e repudia dos outros seres extraterrestres. E saiba, que esses "OVNI's" etc. não são extraterrestres, mas sim, demonios, que são os anjos que vieram com Satanás para este mundo, os quais podem tomar tais formas, e fazer grandes sinais, entre outros. Como formas humanas, dai vem os mortos que aparecem do espiritismo. Tudo isso para enganar você; para que quando Jesus vier, você não esteja preparado.
...

É isso é o que a Bíblia nos apresenta. - A História da Redenção. E um convite que cabe a cada um de nós aceitar ou não.

Anexo:
"Quem dera que o povo de Deus tivesse uma idéia da impendente destruição de milhares de cidades, agora quase dominadas pela idolatria!" Evangelismo, pág. 29.

==================
-> Para ler o conteúdo do livro Eventos Finais, acesse o site: http://www.ellenwhitebooks.com/
==================

07 outubro 2006

Concerte o seu telefone para ouvir a voz de Deus

1 comentários
Você alguma vez já sentiu necessidade e aquela carência de buscar a Deus? De senti-Lo? De ouvir a Sua voz? Já ajoelhou-se e virou madrugadas inteiras buscando-O, mas sentiu ser vão? Sente que Deus não tem falando com você facilmente, ou nunca?

Acredite, a Bíblia apresenta os motivos pelo qual essa coisa horrível acontece. Mas não para ai, ela também mostra claramente como resolver o problema, de como conseguir que esta ligação com Deus seja concertada.

No inicio, no plano original de Deus com o homem, ambos tinham uma ligação mui intima. Diáriamente Adão e Eva tinham seu encontro especial com Deus no jardim do Eden, conversavam face a face. Mas Satanás, bolou um trama para romper essa comunicação, quis separar o homem de Deus, e levou Eva a pecar, e assim o telefone caiu no chão e quebrou-se. E da mesma forma, vem agindo com todas as suas forças, com grande ira, para que todos, percam essa ligação com Deus, para que não ouçam Sua voz.

Mas não hoje. Hoje não iremos deixá-lo vencer com suas astúcias. Mas sim, vamos pegar as ferramentas. Vamos enfrentar este problema de comunicação, com o melhor tecnico em comunicação do mundo: as Escrituras Sagradas.



"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." Heb. 11:6

Esse pode ser o problema. É preciso ter fé para chegar a Deus. Veja a história dos heróis da fé em Hebreus 11. Muitas vezes Jesus dizia aos que eram curados: "A sua fé te salvou." Meu amigo, você precisa de fé. De nada adianta ficar 2 anos ajoelhados orando a Deus, fazendo jejum, boas obras etc. se não tiver fé.

Mas como ter fé?
"Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longaminidade, benignidade, bondade, , mansidão, temperança." Gal. 5:22

A fé é um presente de Deus, Ele te dá naturalmente. Mas você não deve rejeitá-la. Acredite nEle, acredite que Ele pode te salvar, te perdoar, te mudar. Entregue a sua vida em Suas mãos sem reservas. Com humildade estude a Palavra de Deus. E certamente, ao entregar o seu coração a Ele, tal será destruído; destruirá este coração de pedra e dar-lhe-á um de carne. E consequentemente, muita fé. E mesmo que esta fé seja tão pequena, tão quão um grão de mostarda, coisas incriveis e inacreditáveis irão acontecer na sua vida.


Ser um Servo de Deus
"Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces, sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre rocha." Luc. 6:47 e 48

Não basta ir somente até Jesus. É preciso ouvir a sua voz e agir conforme Ele te diz. Caso contrário, os frutos não serão produzidos, a fé irá cair. E mais, pode acontecer o que diz no verso 49 de lucas 6; ruína.

Certa vez um jovem rico foi até Jesus, com fé, crendo que Ele poderia dá-lo a vida eterna perguntou a Jesus:
"Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna?"
Jesus então perguntou-lhe se guardava os mandamentos (ver exodo 20), e o jovem respondeu:
"Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade."
Então Jesus disse:
"Falta-te uma coisa:"
(para ver o resto da história abra sua Biblia em Marcos 10:17-31)

Não adianta ir só até Jesus, acreditar nEle. Pois como diz Thiago: "Tu crês que há um só Deus; fazes bem: também os demônios o crê-em, e estremecem." (Tia. 2:19). Tem que seguir Suas orientações, conselhos, pois Ele sabe exatamente "o que falta para você ser salvo". Siga Jesus, faça a Sua vontade e jamais se arrependerá dessa escolha, mas antes, se rejubilará por toda eternidade.


Seja o Sal da Terra
"E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios: de graça recebeste, de graça dei." Mat. 10:7 e 8

Jesus nos confiou uma missão. Jesus nos deu dons gratuitos, e nos adverter que não devemos enterrá-los, guardá-los conosco; mas usá-los, ajudar as pessoas é o básico; mostrar a caridade e o amor.
Talvez, no fim, este seja o ponto mais crucial para o problema que tentamos solucionar. Pois a Bíblia faz declarações incríveis sobre isto:

"Porventura não é este o jejum que escolhi? que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo? e que deixes livres os quebrantados e despedaces todo o jugo?

Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desterrados? e, vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?" Isaias 58:6 e 7

- Preste atenção agora, olha só o que acontecerá.

"Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante da tua face, e a glória do Senhor será a tua retaguarda.
Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui; se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar vaidade;
E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita: então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia." Isaias 58:8-10


Tenha fé, busque a Jesus, faça a vontade dEle; e da mesma forma como receberá muitas bençãos, transmita-as ao teu próximo.


Que Deus possa te abençoar nesta semana. Amem!

01 outubro 2006

Evolução, como?

0 comentários
Esses dias eu fui informado de um assunto interessante: "Os meninos lobos".

Não se trata daquelas aberrações feitas pela indústria cinematográfica americana, mas da realidade. Onde, todos - espero - sabemos que na China, apenas pode-se ter um filho, então os pais tem preferência pelos homens, pois eles ajudam no trabalho, levantando fundos para a falia (algo bem distinto do que ocorre com as mulheres ocidentais). E em virtude disso, os pais jogam muitos filhos bebes na lata de lixo.
Aconteceu, por volta dos anos 80, terem encontrado um menino (entre outros casos), com aproximadamente 10 anos numa alcatéia (coletivo de lobos). E tal garoto foi criado pelos lobos, vivia como um lobo. Ele não andava em pé como um homem, mas de quatro como os lobos, e com a mesma agilidade, tinha os mesmos modos, e apenas ruivava e latia como tais. Então os pesquisadores pegaram aquele garoto e levaram para a Universidade a fim de estudá-lo.
A estrutura fisica dele, estava boa, sem nenhum osso quebrado, musculo faltando etc. Porém, ele não se comunicava como um homem, apenas ruivava, latia, não ficava em pé...
Os cientistas se propuseram a ensiná-lo a falar e andar. Porém, após 1 ano e meio tentando-o ensinar a pronunciar uma única palavra, desistiram. E o mesmo foi para ensiná-lo a ficar em pé e andar.
.......
Fora isto estudos, na verdadeira metodologia cientifica, atualmente, comprovam que uma criança ela aprende com a familia (aqueles que o criam quando bebe), é através de tais que ele "aprende a falar" e a "andar". Enfim, uma criança, bebe... NÃO APRENDE a andar nem mesmo a falar, se ele, em sua infância, não ter uma pessoa (que saiba andar e falar) para ensiná-la. E após uma certa idade, como a do menino lobo, não tem mais volta.
.......
Não sei se você já raciocinio direito, qual é o relacionamento disto com o evolucionismo. Na verdade é bem simples, e mais uma grande prova que é um FATO que se pode provar a qualquer dia, por qualquer pessoa de que a evolução é uma fraude.
Um bebe aprende a andar OBSERVANDO, CONTEMPLANDO aquele que ANDA. Ou seja, é PRIMORDIAL que ha uma pessoa que saiba andar. Quanto mais a falar. (a Bíblia afirma isto quando diz "o contemplar transforma")
Agora vamos ligar isso com a mentira da evolução.
Vamos supor que temos em nossa mão o elo-perdido, aquele que é metade homem e metade macaco. Então, ele é metade homem (algo que é meio estranho de se dizer, o que eles definem como sendo "metade"?). Fica as perguntas vagas, ausentes de respostas:
- "Quem sabia andar, para ensinar esses primeiros humanos a andar?"
- "Quem sabia comunicar, com um idiota humano, para que tais primeiros humanos apreendessem a se comunicar diferentemente dos animais?"
RESPOSTA: NINGUÉM. É um absurdo! Pois, para isto acontecer, é essencial que antes mesmo do elo-perdido já houvesse um homem que sabia andar e falar. Porém, de onde veio esse homem? Por um processo evolutivo, não é possível, como vimos agora. O único método plausível é que tal surgiu do nada.
Caso contrário, nós, estaríamos até hoje, andando como macacos, pulando de galhos em galhos em arvores - como tarzans. E falando algum idioma macaquianês. Parece brincadeira, mas não é, é um absurdo mesmo. E ainda mais, e continuariamos assim, porque nunca veriamos a quem contemplar que sabe andar e falar um idioma humano.
...........
Enfim, a Bíblia apresenta a resposta mais plausível diante desse FATO CIENTIFICO, que foi comprovado pelo método cientifico (algo que nenhuma teoria evolucionista, nem do Big-Bang pode).
"E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida: e o homem foi feito alma vivente." Gen. 2:7
"E criou Deus o homem à sua imagem; a imagem de Deus o criou; macho e femea os criou."Gen. 1:27
E perceba, que a Biblia mostra, que eles tiveram a QUEM CONTEMPLAR, que já existia, que sabia falar e andar.
QUEM JÁ FALAVA?
"E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra..." Gen. 1:28
OUTRO CONTRATES entre EVOLUÇÃO E CRIAÇÃO:
"E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dá semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto de árvore que dá semente, ser-vos-á para mantimento."Gen 1:29
Ou seja, se o homem viesse originado dos macacos. Que espécie de alimento tais comeriam? Apesar que alguns macacos comem frutas. Porém, a maioria, são carnivoros também. E como o menino lobo, ele comia a comida dos lobos.
QUEM JÁ ANDAVA?
"E a terra era sem forma e vazia: e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas." Gen. 1:2 (apesar que o método de locomoção pode ser diverso)
"E hove batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhava o dragão e os seus anjos." Apoc. 12:7 (houveram batalhas, o que exige ação, movimentação)
"E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia;"
Tudo indica que Deus sabe andar. Aliás, Ele sendo onisciente, isto fica óbvio. E que assim, os dois primeiros seres humanos criados, tiveram alguem já vivo que sabia falar e andar.
O que se contraria com a evolução. E também para aqueles creem que houve "parte evolução e criação", e "que Deus criou a evolução". Nem precisa estudar muito a Bíblia para perceber como isto é como ferro e barro, não se misturam.