"Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquele se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração. O coração dos sábios está na casa do luto, mas o dos insensatos, na casa da alegria."
Eclesiastes 7:2, 4
Quase todos - acredito eu - um dia param para pensar no significado de suas vidas, tão breves. Muitos dos grandes pensadores tentaram uma frustrado tentativa de criar uma ideia ridiculamente sem estrutura de que o propósito da vida é "Evoluir", ou isso, ou aquilo. No livro de Eclesiastes - um dos mais formidáveis na Bíblia, no meu ver - é um livro com declarações inquestionáveis que por fim deixam bem claro a realidade:
1. A ausência de significado na vida sem Deus; (C. S. Lewis desenvolveu melhor este pensamento, concluindo ainda além, de que a exclusão total de Tao leva ao homem a sua própria abolição. Ver "Aboliçaõ do Homem")
2. O que dá significado a vida? Comer, beber e diverti-se com o fruto do seu trabalho é o melhor que o homem pode fazer. Mas isso não faz sentido, não tem significado, é passageiro, é vaidade.
3. Nossas lutas, sonhos, trabalhos, realizações, relacionamentos e ambições são apenas exercícios de futilidade.
4. Com a morte, tudo perde o significado.
5. É tudo uma questão de tempo. (e a vida dura pouco)
Gostamos de diversão, alegria, risos, banquetes, carnaval, drogas, bebidas, baladas, muito sexo, filmes, teatros, danças, esportes porque essas coisas nos ajudam a escapar da realidade. Salomão de certa forma escarnece o homem que fica a perder tempo nessas futilidades. Pois essas coisas nos desviam, não nos faz pensar, nos anestesia para verdade nua e a crua.A verdade de que vaidade de vaidade tudo é vaidade. E que assim como a erva no campo, nasce, cresce, virá palha e passa, assim é o homem. Um dia você vai ser provado, e verás que não é melhor do que os animais. Um dia você irá morrer e virar pó, seja gordo, seja magro, seja rico, seja pobre, seja PHD, seja um ignorante, seja esportista, seja sedentário, seja de muitos amigos, seja apenas a si, assim como os animais, assim como a barata e a formiga. Você e eu passaremos.
Viver sem Deus, não tem significado, preenchimento algum. Talvez para alguns apenas demore mais para se deparar com essa realidade. E se entorpecer com essas 'distrações' apenas o evitará de tomar consciência disso.
Por outro lado, Salomão exorta a casa de funeral, ir aonde há luto. Por que? Porque simplesmente ali somos obrigados a pensar. Ali somos obrigados a nos deparar com essa realidade, o que de outra forma não faríamos. Nas palavras de Amin Rodor: "Isso não significa ser pessimista ou eliminar a alegria da vida, mas descobrir onde a verdadeira alegria e felicidade são encontradas em base permanente". E então, por fim, nos últimos versos de seu livro, Salomão declara: Temer a Deus e guardar os Seus Mandamentos, eis o dever de todo o homem. Aí está a única coisa que pode preencher, trazer razão, significado a vida do homem. A verdadeira satisfação não é encontrada "debaixo do sol", onde tudo passa; é experimentada apenas nAquele que está acima do sol.