12 janeiro 2017

Como Economizar Gasolina ou Álcool (Combustível)

Nas últimas semanas, coloquei em prova um antigo sonho: conseguir o máximo de rendimento km/L no carro. Chegou as férias de fim de ano, o trânsito ficou leve na cidade e fui para a prática. Segue os resultados desta experiência:

Modelo do carro: VW Polo 1.6 Hatch 2008 (Manual)
Rendimento Médio (Cidade e Estrada): 8 Km/L Álcool / 11,2 - 12,6 Km/L Gasolina.


Resultados da Experiência
Teste1
Trajeto: Santo André -- Itanhaem -- Santo André -- São Paulo (com trânsito severo na súbida da serra)
Distância Total: 275 Km
Consumo Total: 30 L (Álcool)
Rendimento: 9,16 Km/L
Ganho: +14,6%

Teste2
Trajeto: Santo André -- São Paulo -- Hortolândia -- São Paulo -- Santo André -- São Paulo (poucos trechos de trânsito severo)
Distância Total: 425 Km
Consumo Total: 42 L (Álcool)
Rendimento: 10,2 Km/L
Ganho: +26,5%

Aumento Médio de Tempo de Deslocamento: 30-40%.

A Técnica
Por já dirigir este carro há anos e ter feito os mesmos trajetos diversas vezes acabei por obter 2 pontos essenciais que precisamos dominar:
  • a relação motor-câmbio-embreagem-giro-aceleração-velocidade-freio;
  • e rotas-relevo-buracos-semáforos-tempo de espera-lombadas.

A ideia diretora é bem simples: "Como fazer o trajeto, no tempo mais rápido possível, acelerando o mínimo possível em baixa rotação e ter que diminuir ou parar o minimo possível." Ou seja, como desenvolver e manter uma inércia o mais otimizado possível. O que desenvolvi principalmente ao pedalar muito (bicicleta). Se o leitor andar bastante de bicicleta, vai sentir naturalmente que com o tempo irá otimizar esta técnica de modo a buscar reduzir cada vez mais o esforço e buscar o sempre 'os melhores caminhos' para tal e, se possível, num menor tempo.

Táticas usadas:
  • câmbio manual;
  • antecipar/planejar mentalmente todos os seus próximos movimentos até a próxima acelerada e 'inércia';
  • reduções na embreagem, ou curtas freadas, para chegar num semáforo quando abrir para o verde, na 2a ou 3a marcha e acima de 15 km/h;
  • não forçar aceleradas;
  • buscar manter pelo menos na 3a marcha nas mínimas;
  • não acelerar/aumentar a velocidade acelerando nas descidas longas;
  • se observar lombada a frente, não acelerar mais, mas deixar a inércia e reduzindo aos poucos até chegar na lombada e retomar sempre de 2a (se não for subida);
  • se parar na subida, sempre segurar e sair no freio de mão;
  • nas "descidas" (principal fator para uma região montanhosa) acelerar bem para já entrar com velocidade na subida a frente para não ter que acelerar ou acelerar o mínimo possível na subida (deixar inércia, mas tentar manter uma rotação baixa se cair muito);
  • em caminhos de descida, deixar a inércia e gravidade comandar; às vezes, até acelerar antes ou início da descida para pegar velocidade e depois deixar indo, controlando na embreagem/câmbio (com pequenas aceleradas para manter velocidade), e deixar indo, até chegar uns 30-40 km/h até voltar a acelerar;
  • fugir dos horários de pico e trânsito a todo custo;
  • nos semáforos longos (que você sabe que demora mais de 30s) e que você pegou ao entrar no vermelho, desligue o carro; [o mesmo vale para filas de trânsito que você percebe que irá demorar para andar.]
  • buscar por caminhos com mínimo de semáforos, lombadas e valas possível;
  • buscar uma rota de subidas rápidas e curtas, mas de trajeto predominante de descida (com este mais longo);
  • em alguns momentos desengate (na banguela), principalmente para ultrapassar cristas de morros, lombadas e valas. Ou, na subida, quando se está chegando numa lombada ou semáforo; [na descida ou trechos retos, o recomendado é sempre estar engatado.];
  • Ter o mantra de que: "Frear significa que você precisou eliminar uma energia em excesso. E energia vem da combustão de combustível ou gravidade. Quanto menos frear, menos combustível está jogando fora."
Ao se fazer estas dicas, você verá como as lombadas e valetas se tornam especialmente irritantes.

'Economia' Entre Aspas
O leitor tem que estar consciente de algumas coisas:
  • Se você trabalhou vários meses seguidos e pegou 2 dias para folgar e irá realizar uma longa viagem de 5 horas para ir e mais 5 horas para voltar. Aumentando em 40% o tempo de deslocamento para economizar; não faz sentido aumentar em quase +4h seu tempo total de viagem (ida+volta), a menos se seu objetivo no fim de semana era 'curtir uma estrada'. Se seu objetivo é render seu tempo com outras atividades e gastos, é melhor otimizar para tentar diminuir o tempo do percurso.
  • Quanto vale sua hora? Se você tem um salário fixo, você pode fazer a simples conta: Salário dividido por horas trabalhas. E você tem o valor da sua hora. Exemplo: Salário de R$ 4.000, Horas Trabalhadas = 200horas --> 4000/200 = 20 Reais/Hora. Ou seja, se a sua economia de combustivel não te lhe render algo que compense 20 Reias/Hora, você perdeu tempo e dinheiro.
  • Outra métrica é calcular a hora do seu dia total. Ou seja, se seu salário é de 4000. Num mês de 30 dias, cada hora sua vale: R$ 5,55/hora. Ou seja, se você dormir 8 horas por dia, você consumiu R$ 1.333,33 dormindo.
  • A métrica que mais gosto é a que mensura suas horas úteis, ou seja, o período médio de 14 horas (se for bem otimizado). Se você ganha 4000, sua hora útil vale R$ 8,33.
Estas métricas são importantes para você ter a seguinte noção: "Quanto tempo tive que trabalhar para poder usufruir deste tempo/horas?"

Como avaliar?
Se você rodar 500 KM num modo mais econômico que te fez economizar 25% de combustível (como a façanha que consegui), mas que te fez gastar 8 horas a mais de tempo no total. Então é simples a conta:
Economia com Combustível em 500km = R$ 24,81
Gasto de Horas Úteis A Mais nos 500km = 8h x R$ 8,33 = 66,64

Saldo = R$ -41,83 (saiu no prejuízo: perdeu tempo e dinheiro).

No mesmo caso, se você ganhar 1000 de salário. Sua hora útil = R$ 2,08


Saldo = R$ +8,14 (conseguiu economizar dinheiro)


Fazendo este tipo de conta, fica mais fácil entender porque grandes empresários e pessoas ricas, 'investem' em avião particular, helicópteros, estadias em hotéis etc. Pois o tempo útil deles vale muito mais do que estes custos extras para aumentar sua economia de tempo.

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