Recomendo a todos que assistam o extraordinário vídeo abaixo, A Educação Proibida. Tem em torno de 2 horas e um pouco. É super didático, mas um pouco redundante mas muito rico.
Pessoal, é o seguinte, recomendo muito este vídeo. Sim! Recomendadíssimo! Ele, em grande parte, consegue extrair algumas coisas que mexem em minha alma: Eu considero uma violência contra a criança, tal ser confinada numa escola nos moldes comuns (sentada por horas, dentro de paredes de concreto)! Me recordo vividamente das inesgotáveis horas de tédio na escola, de não suportar ficar sentado (E quando doía o bumbum e cansava de ficar sentado? Não podia levantar e andar pela sala.) entre quatro paredes, ouvindo vozes que me irritavam - por diversas vezes. Me soava como uma sentença de morte, me sentia na prisão do seriado Oz, quando imaginava que ainda levaria 4 anos ou mais para finalmente me ver LIVRE da escola.
Bem. Este vídeo tem o propósito de provocar a todos, sobretudo os professores, pedagogos, diretores escolares e pais. Todos aqueles que lidam com o Ensino e com Crianças.
Porém, por outro lado, é imprescindível que eu conte também sobre O OUTRO LADO DA MOEDA. (O que esse vídeo, infelizmente, não fala.). Neste sentido, este vídeo é totalmente extremista, parcial, e deixa a desejar neste ponto, de apontar e mostrar outros autores, outros pensadores que avaliam e pensam de outra forma sobre o ensino. Ou mesmo, de mostrar os benefícios da escola tradicional, e de crianças/alunos que gostaram dela. Eles se basearam numa ideia extrematizada de Jean Piaget em que a Educação se deve dar em caráter quase que meramente espontâneo, Além disso, desvirtua qualquer tipo de 'submissão' ou 'autoridade'. Dentre tantos outros.
1. Este tipo de educação pode formar uma pessoa "mimada" para encarar o mundo real (não ideal).
No clássico livro "A Arte da Guerra", há um dito de Sun Tzu, que diz que o General que não treina os seus homens para enfrentar a batalha, abandonou-os.
Na vida teremos batalhas. Teremos que enfrentar pessoas que "não respeitam nossas emoções, tampouco o nosso tempo." Muito além disso, em geral, no mundo, teremos que lidar com diversas situações em que isso predomina de mal a pior. E, se importar com um aluno, com uma criança, com uma pessoa, é também PREPARÁ-LA para encarar isso, inclusive dando-lhe "resistência", "resiliência" e capacidades para conseguir enfrentar e sobreviver neste mundo.
2, A COMPETIÇÃO não é necessariamente ruim
De início, o vídeo ataca a ideia de COMPETIÇÃO, que o ensino é feito em prol da competição, e a competição gera Guerras. Porém é contraditório, essa colocação do vídeo com sua próprio argumentação que se baseia em usar o TODO, inclusive dando exemplos da Natureza, do crescimento das arvores, da biodiversidade dentre outros. Porém, na própria Natureza, ela não funciona apenas por mutualismo e cooperação, no geral, mais evidente no Reino Animal, é uma constante competição. Tanto que assim apelidaram a Lei da Natureza de A Lei do Mais Forte.
Bem, mas fora essa contradição do vídeo. É necessário destacar que Competição não necessariamente gera/causa guerra. Caso contrário, praticamente todos os jogos esportivos deveriam ser abolidos! A competição ajuda a perceber diversas coisas, inclusive a ter uma "malícia saudável" de diversas possibilidades, inclusive o de reconhecer quando alguém está sendo um "aproveitador". Ajuda inclusive a desenvolver e otimizar as próprias habilidades e capacidades. Competir simplesmente não é ruim, ha competições que são saudáveis. Ponto!
Todavia uma sociedade baseada na Competição e não no Amor ao Próximo é o que temos. Como cristão, a Bíblia já deixa bem claro essa infeliz realidade. Nos convoca a não seguir a essa "maré" e "multidão". Mas nos deixa bem claro do sofrimento e dos possíveis problemas que iremos enfrentar. Mais do que isso, de que isso não vai mudar, antes piorar. Se esse Ensino não levar em conta isso, mas sim, querer que o aluno apenas cresça num fantasioso "Mundo Perfeito Virtual", o estará abandonando, para quando este tiver que enfrentar o mundo "fora da bolha".Imagine uma criança formada numa escola como essa, de repente, tendo que ir para um Campo de Refugiados na Africa!
3. Há INÚMEROS BENEFÍCIOS na Educação Tradicional
Logo de inicio, fala, com certo desdem sobre a Educação Espartana. Bem, hoje, nós estamos aqui. Temos a Liberdade. Temos a Democracia, dentre tantos outros... graças a Educação Espartana. Como? Pense na História. Foi graças a essa Educação 'tão cruel' que permitiu que houvesse com que fortes e inabaláveis soldados tenham sido "produzidos" - o que permitiu que a Grécia não fosse derrotada pelos Medo-Persas. O próprio Platão, em A República, defende que há uma tremenda importância na formação e educação do Guarda! Que seu papel é imprescindível. E que para que este seja um bom soldado, precisa ter uma educação bem restrita.
Do mesmo modo, a Educação Tradicional permitiu com que hoje houvesse idealizadores dessas escolas modelos; tais pessoas tiveram a liberdade de estudar em Universidades, inclusive de fazer esse vídeo, porque houve pessoas que passaram por uma RIGOROSA EDUCAÇÃO MILITAR, serviram serviços que iam contra suas emoções para vencer o Nazismo na II Guerra Mundial e, hoje mesmo, fornecer segurança ao território nacional, preservando suas fronteiras, impedindo, assim, que não fossem invadidos ou afetados por coisa pior que impediriam todo esse trabalho e reflexão. Sim! Em muitos aspectos (não apenas estes) devemos agradecer muito a Educação Formal.
4. Educação não deve se basear apenas no UTILITARISMO
Esse vídeo, infelizmente, usa o infeliz argumento infantil da pergunta "Onde que vou usar isso na vida?" Coloca até mesmo que a Matemática não tem a menor importância na formação de uma pessoa. Logarítmicos então... Bem, diferente de tudo isso, já diziam os gregos atenienses (que foram citados de maneira elogiosa). Tais, entre suas diversas investigações e discussões, as principais eram em torno da Matemática da Geometria, dentre outros. No recinto onde os senadores decidiam Leis, havia a inscrição "Não entre aqui homem que não saiba Geometria".
Estaríamos retrocendendo muitos passos no desenvolvimento da sociedade e intelectual se removessemos todos os conteudos que são taxados de "inúteis" ou que "não se vê aplicação". Ao invés de serem, estes, tratados como um ganho, um desenvolvimento, como novas razões, novos saberes, aumento da capacidade de liberdade, de abstrair, de sintetizar, de analisar, de avaliar, de comparar, de fazer novas analogias e assim, novas descobertas, que podem ser úteis ou não, ou meramente abstratas.
5. Desenvolvimento do Autocontrole, Perseverança, Sacrifício Próprio, Esforço
Há grandes virtudes não vêem de maneira "natural" em modos "bonitinhos". Podemos ver na Educação dos Monges Shaollins, nos atletas, nos lutadores de artes marciais, dentre outros. Se deixarmos as crianças a mercê de apenas seus próprios instintos ou emoções, pouco provavelmente desenvolveram grandes virtudes que são exclusivos da capacidade dela conseguir controlar suas próprias emoções; mesmo quando ela não o quer. Ela aprende a agir contra a própria vontade. E isso não é ruim. Antes uma grande virtude: o Autocontrole. A disciplina. dentre outros nomes.
Porém aqui, vale lembrar que existe um choque de ideologias antagônicas. Uma, mais associado a Moral platonista ou mesmo cristã. E outra, mais associada ao Niilismo. No Niilismo, tais coisas não são virtudes, mas sim, uma violência contra a essência do próprio individuo. Ou seja, por fim, chegamos num embate filosófico em que, no seu campo mais basal é uma ESCOLHA IDEOLOGICA.
6. Por Último, Um Novo Tipo de Condicionamento
Como foi dito no inicio, na Alegoria da Caverna de Platão. Podem haver muitas cavernas, uma dentro da outra. Bem, do mesmo modo, essa proposta - aparentemente LIBERTADORA - no fim das contas, é também MODELADORA, ela condiciona o aluno. Pois, a priori, o que se mudou, foi apenas "a função" e o Domínio em que esta irá trabalhar; o que resulta numa nova Imagem. Mas ainda assim, é uma nova função.
Consciente ou não, o professor tem que ter consciência disso. Pois se por um lado a escola tradicional permite o aluno abstrair e fazer mais contas de cabeça ou no papel, sem sair do lugar. Essa nova escola vai minimizar que tal consiga ter tamanha capacidade com tamanha "experiencia prática" (que só seria possível através de delongadas horas de ESFORÇO sentado/parado num lugar). Ou seja, nessa nova escola, teríamos alunos, provavelmente mais defasados em Matemática comparado a outros. (e não me refiro apenas a Matemática). Por outro lado, provavelmente poderia ser um artista mais criativo do que um aluno de uma escola tradicional. Mas veja que isso é um "novo condicionamento", onde estou desfavorecendo condições que caminhem para o desenvolvimento lógico-matemático, e favorecendo condições que caminham para o criativo, o desenvolvimento individual, autônomo, artistico, dentre outros.
Toda ação é proposital! Mesmo que deixassemos a criança desde bebe largada no mata para crescer Naturalmente (como alguns propõe), isso seria uma escolha nossa, sobre condições que tal criança teria que favoreceriam um certo caminho e possibilidades e outros não. Logo é também um condicionamento.
O problema é que nós adultos temos sim uma responsabilidade. É iminente que decidamos como vamos influenciar, condicionar e educar as crianças. Mas antes isso é uma RESPONSABILIDADE que cabe a nós. E se querermos apenas jogar toda essa responsabilidade para tais crianças. Não apenas não estaremos cumprindo nossa parte, como estaremos sendo responsáveis por diversas escolhas decisões, acidentes, equívocos que elas cometerão por nossa "omissão".
Infelizmente, o vídeo não aborda o importante questionamento que existe de que uma padronização escolar unica e universal não é o ideal. De que é saudável coexistir numa sociedade vários modelos de ensino, de escola (matematicamente, vários Domínios, funções e Imagens); claro que não de qualquer tipo, mas pensadas com algum bom critério. E, neste aspecto, creio que o video deve instigar a fazer os educadores a pensar em como aperfeicoar o que hoje chamamos de Educação e propor outros métodos melhores; isto é, não nos acomodarmos, mas sempre buscar melhorar e aperfeiçoar.
Infelizmente, o vídeo não aborda o importante questionamento que existe de que uma padronização escolar unica e universal não é o ideal. De que é saudável coexistir numa sociedade vários modelos de ensino, de escola (matematicamente, vários Domínios, funções e Imagens); claro que não de qualquer tipo, mas pensadas com algum bom critério. E, neste aspecto, creio que o video deve instigar a fazer os educadores a pensar em como aperfeicoar o que hoje chamamos de Educação e propor outros métodos melhores; isto é, não nos acomodarmos, mas sempre buscar melhorar e aperfeiçoar.
Bem... esse assunto é por demais, e infinitamente delongado.
O Vídeo é ótimo e vale a pena assistir!
Mas, por favor, sem ingenuidade.
Esse video deve te provocar, revirar seus olhos para enxergar coisas e possibilidades que pode não estar vendo e assim pensar nelas. Mas não! Não se deixe ser condicionado por este vídeo. Seja mais critico quanto ao seu conteúdo ao invés de engolir suas palavras como um banguela.
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