03 julho 2014

Causa Primária = Houve Criação

Stephen Hawking, uma das mais geniais, intelectuais e fantásticas mentes da atualidade tem certamente um currículo e contribuições cientificas, que o faz merecer um tremendo respeito. Ainda mais quando inflacionado por ser um vencedor de sua paralisia física - intrigante é o fato que ele se tornou um dos maiores físicos. Porém, ele deu um "tiro no pé" ao tentar propor uma EXPLICAÇÃO para a não necessidade da chamada "Causa Primária", ou seja, "A Criação" da existência, das Leis Físicas, do Universo e tudo mais. Coisas que implicaria na existência de um Deus Criador. Para isso, recorre a Teoria dos Multiversos (qual está recebendo grande atenção no momento).

Vejamos o que Hawking e Leonard  Modinow disseram no novo livro O Grande Projeto (The Grand Design):

 “[Assim], como Darwin e Wallace explicaram como o projeto aparentemente milagroso de formas de vida poderiam aparecer sem a intervenção de um ser supremo, o conceito do multiverso pode explicar o ajuste fino das leis físicas, sem a necessidade de um Criador benevolente que fez o Universo para o nosso beneficio. Como existe a lei da gravidade, o Universo pode e vai criar a si mesmo do nada. A criação espontânea é a razão pela qual existe algo em vez de nada, por que o Universo existe, por que nós existimos.”

“De acordo com a teoria-M, o nosso não é o único Universo. Em vez disso, a teoria-M prevê que muitos universos foram criados do nada. A sua criação não requer a intervenção de algum ser ou deus sobrenatural. Antes, esses múltiplos universos surgem naturalmente pelas leis físicas.”

Vamos dividir o argumento deles:
1. "o conceito do multiverso pode explicar o ajuste fino das leis físicas, sem a necessidade de um Criador benevolente que fez o Universo para o nosso beneficio." Ou seja, o conceito de Multiverso, segundo eles, pode ser uma forma - quase como um, FINALMENTE, para os ateus que não conseguem avançar neste aspecto em termos lógicos e filosóficos - de por um basta a necessidade de uma Criação, ou Causa Primária, que implica em Deus.

Por que o Multiverso explicaria?
2. "Como existe a lei da gravidade, o Universo pode e vai criar a si mesmo do nada."; "universos surgem naturalmente pelas leis físicas"
3. "A criação espontânea é a razão pela qual existe algo em vez de nada, por que o Universo existe"


Bem. Repare bem no que estão afirmando. Eles AFIRMAM CLARAMENTE a "NECESSIDADE DE CRIAÇÃO". É como se, finalmente, os ateístas jogassem a toalha e dissessem: "Ok! O Universo precisa, precisou de uma Criação, de uma Causa Primária, para existir. Não vou mais negar isso." Mas não dar o braço a torcer. Não aceitando uma "Criação Intencional" (ou seja, se houve intenção, houve quem tivesse tal intenção, e isso implicaria em Deus). Eles inventam o termo "Criação Espontânea", sem ao menos dar ao trabalho de dar um mergulho filosófico sobre o uso da palavra "espontânea" (repare, que o uso dessa palavra, vai contrário a todo método cientifico); ao mesmo tempo, que seu uso é mera retórica, aplicando uma palavra que não explica. Ou seja, em suma eles estão querendo apenas afirmar de forma plenamente metafísica: "Houve uma Criação, mas sem um Criador, sem Deus! Por que? Ora, porque houve Criação Sem-Criador!"

Ao mesmo tempo, dizem que a existência do Universo e dos Multiversos, ocorrem, surgem, existem, por causa das LEIS FÍSICAS. Ou seja, veja, que estão afirmando, que "o que foi criado" exigiu e apenas ocorre devido as Leis Físicas. Ou seja, as Leis Físicas. Já deveriam existir antes do Universo! Se formos, avaliar bem. O que eles chamaram de "Criação Espontânea Sem-Criador", na verdade é "Criação Causada por um Conjunto de Leis Físicas", ou seja, teve um Criador, e houve causa, ao invés de ser espontâneo (do nada, sem nada). 

"o conceito do multiverso pode explicar o ajuste fino das leis físicas" Simplesmente, está se afirma, que a existência das Leis Físicas quais conhecemos, quais são tão perfeitamente ajustadas, existem, ocorrem, devido a existência da teoria dos Multiversos. Ou seja, cada Universo Paralelo teria seu conjunto de Leis Físicas com seu arranjo, de modo, que no nosso caso, que deve ser 1 universo em 900 tribimilhões (ou o número que eles inventarem), tiveram a coincidencia de ter esse "ajuste fino" que permitiu nosso Universo ser como é, e produzir a vida, eu e você, a ponto de sermos tão curiosos e inteligentes de estarmos percebendo isso, estudando isso, debatendo sobre isso, só por diversão, enquanto estivermos vivos, pois logos deixaremos de existir. Bem, mas veja, que deixa claro, que as Leis Físicas, tais como elas são, aqui ou em outros Universos, são uma consequência de suas existências.

Bem, partindo para a lógica argumentativa:
A) Criação Espontânea --> (implica) --> Existência do Universo (e Multiversos)
B) Leis Físicas --> (causa) --> Criação Espontânea
C) Existência do Universo (e Multiversos) --> (implica) --> Leis Físicas

Sim. É isso, mesmo, o argumento deles é redundante.
Criação Espontânea --> Existência do Universo (e Multiversos) --> Leis Físicas --> Criação Espontânea --> Existência do Universo (e Multiversos) --> Leis Físicas --> Criação Espontânea --> Existência do Universo (e Multiversos) --> Leis Físicas --> Criação Espontânea --> Existência do Universo (e Multiversos) --> Leis Físicas --> add finitum


= Que tiro no pé! Na tentativa de querer propor uma Teoria para tentar destruir a INABALÁVEL Causa Primária que implica num Criador (Deus). Por fim, não só mostraram que sua Teoria é uma furada, não explica, e tem uma argumentação redundante; como acabou por - sem querer querendo - afirmando, dando finalmente o braço a torcer, que o Universo de fato necessitou de (i) Uma Criação e (ii) de Um Ajuste Fino das Leis Físicas. 

É muito triste, no meu ver, o quão frágil muitos tremendos intelectuais em exatas são em filosofia e lógica metafísica (que inclusive são bases/origens das exatas). Este item, por mim, já foi mais do que dissecado na História. E, ainda, não há quem consegue destruir o argumento de Sêneca, filósofo estoico romano, conselheiro de Nero, no Séc. 1 d.C (ou seja, 2mil anos atrás). O qual deixou muito claro a lógica da Causa Primária e dela implicar um Criador. E, ao mesmo tempo, Sêneca já chamava atenção para as pessoas não levarem a sério quem se opunha com filosofias e ideais contrários (sim, o ateísmo, a ideia da não necessidade de um Criador, não é uma teoria atual, pós Iluminista, pós Naturalismo e Método Científico, e racionalismo moderno, já existia há 2 mil anos).
Veja o que Sêneca disse em: Filosofia & Lógica = Deus Existe - Parte 2

Baseado no post original de Shameless Popery.


0 comentários: