07 maio 2014

Uma passadinha com as mudanças da vida

Alguns talvez tenham percebido uma certa ausência de novos conteúdos no Blog. Sendo  o último publicado em 19/mar/14.  O que ocorre é que nunca trabalhei tanto na vida, em média de 10 – 12 horas/dia, mais a maioria dos domingos, e fora isso, a faculdade [último ano + estágio obrigatório numa escola na Vila Madalena toda sexta as 7h da manhã]. Além de, prazerosamente, passar alguns fins de semana e feriados cuidando da minha sobrinha lindafofa, Lorena. Além da minha namorada, Mylle. Tais estão constantemente a esmagar minhas energias e tempo para escrever. Por outro lado, tenho reservado algumas horas nos meus fins de semana de modo a dedicar-me a escrita. Mas ao invés de e-mails, cartas, posts... dedico-me, desde meados do ano passado, a escrever livros. Sim, finalmente - creio que já cresci a ponto de dar forma aos meus pensamentos.

O meu primeiro livro, já registrado na Biblioteca Nacional tem por título “A Revolta dos Injustiçados – Eustáquio & Tratado Sobre Envolvimento Cristão na Politica”. O assunto é um conjunto de ensaios abordando questões sobre justiça, desigualdade social, problemas públicos em geral e em como, uma pessoa que  se sente injustiçada, deve reagir diante disso. A ideia do livro é quebrar tabus e provocar o leitor a ter uma postura que talvez seja intragável, ao perceber, de forma logica, que suas revoltas são inúteis, que são injustas e também produzem outras injustiças. Mas, mais do que isso, o livro nos provoca a ideia mais solene de Justiça e que o principio básico a não ser violado é a Lei Aurea; e, baseado nela, enxergamos claramente todas as ações. É um Livro que nos provoca como cidadãos, professores, empresários, funcionários, políticos, cristãos, não-cristãos, pessoas, que querem lutar por um mundo melhor, a não dar um ‘tiro no pé’, isto é, apenas criando um outro mundo injusto. Ao mesmo tempo, fazendo uma defesa ao Estado Laico e uma critica aos cristãos que pretendem se envolver na politica em nome do cristianismo/igreja/bíblia.

A este Livro dei a forma de uma mistura de um Conto/Romance com capítulos reflexivos sobre os temas abordados no drama. A história narra a vida do pobre, infeliz, injustiçado e “gente boa” Eustáquio, que após um dia muito estressante, sofre com todas injustiças sociais da nação (governada pela mentirosa e corrupta de Dona Fultina). Com a ajuda de um policial, Delegado Justino, e um ancora do O Grande Noticiário, Jonas Locutor, Eustáquio faz uma denuncia pública em Rede Nacional que mobiliza todo o povo numa série de manifestações (inspirada “Na Revolta dos 10 Centavos – 2013”) que por fim, derruba o governo de Dona Fultina e leva Eustáquio a presidência.  [Clique Aqui para uma amostra do 1º Episódio de Eustáquio]

O Livro está, agora, passando por um pente fino numa minuciosa revisão que minha amiga, Anelise, está 
me ajudando; qual devo terminar em 1 ou 2 meses. Já estou pegando alguns contatos e entrando em contato com algumas editoras, mas creio que isso apenas será mais efetivo após o termino da revisão. E depois de fechado o contrato será feito a editoração, para finalmente chegar a publicação, que espero que ocorra até o final do ano.

Paralelamente, iniciei outro livro, sem título ainda, é uma obra que aborda um novo tema, uma nova palavra, umanova ideia, qual chamei de “Mandos”. A ideia original era passar para o papel o que a música significa para mim, mas ao ver isso, me esbarro nas tradições, crenças, ideias populares e concepções que cada um já tem sobre a palavra música. Por isso me vi necessário criar outra palavra, qual busco dar forma no transcorrer do livro. De modo a mostrar que música é apenas uma manifestação ou subconjunto de mandos. E que mandos simplesmente envolve tudo. Da Filosofia à Matemática, da Criação à Liberdade de Pensar, à Linguagem, à Origem das Palavras, à Comunicação e Expressão, à Pronúncia/Fonemas/Vogais/Consoantes, Idiomas, à forma como os homens se relacionam, à forma como a Natureza se relaciona, à Saúde Física-Mental-Espiritual. E assim, com uma série de provocações, ensaios, questionamentos e analises, construo uma nova identidade sobre a música e de como interpretá-la, através da concepção de mandos. De modo, levar o leitor a digerir as palavras ousadas de Beethoven: “A música é uma revelação maior do que toda sabedoria e filosofia.” Este, já conta com 9 longos e profundos capítulos mas ainda sem prazo – gostaria de publicá-lo ainda final de 2015. 


Mas, em especial, o motivo mais celebre é que quando estou com a minha sobrinha, simplesmente não penso em mais nada a não ser brincar, descobrir, aprender, ensinar e ficar bobo com essa garotinha mais linda do mundo, e o que tem de beleza tem de doçura e fofura, sobretudo, quando canta, ao chamar meu novo nome: "Tii-tiiu!"


Aqueles que quiserem ter um acompanhamento mais presente de algumas coisas interessantes que encontro na Internet, ou notificações de última hora, podem acessar o Blog do Evandro no Facebook, basta clicar aqui.

0 comentários: