27 maio 2014

Onda de "Justiça" com as próprias mãos

Um surto de "justiceiros" está ressurgindo no Brasil. Se for pesquisar um pouco na Internet e no Youtube, verá uma realidade que a mídia não mostra. A sociedade está se mobilizando de modo a ser menos pacifica em casos de assaltos e reagindo. Pegando os assaltantes e os espancando, torturando, alguns com tal violência e brutalidade, que alguns chegam a morrer. (e isso está tudo disponivel no Youtube).

Por um lado, as pessoas que assistem e filmam o acontecimento, sem nada fazer. Por outro, o ladrão que hora estava disposto a matar a vitima, agora clama por piedade, querendo clamar para que haja um pouco de bondade nas pessoas que o deixem em paz e não o matem ou torture. Por outro, os cidadão que sofreram a tentativa de assalto e o risco a morte, e que, agora, revoltados, e sem mais acreditar na segurança policial, nem tampouco na Justiça e nas Prisões, buscam fazer a justiça com as próprias mãos, se vingando - talvez com uma moeda ainda pior.

Por mais que isso tudo seja tudo questionável, bárbaro, e mostra um grande retroscesso em nossa sociedade. Isto evidencia fatos sobre a humanidade, a realidade, e o que acontece se as pessoas, o povo, perderem a confiança no sistema. Em pouco tempo teremos exatamente isso, justiça com as próprias mãos, e cada vez mais, violência.

Há, todavia, um outro lado da moeda. A impunidade é um dos maiores encorojador para os bandidos. Eles acreditam que não serão pegos. E se o forem, terão um tramento, considerávelmente confortavel. Ou seja, o risco é pequeno para eles. Caso a sociedade realmente soubesse se defender, tivesse capacidade de se defender, se todo mundo ajudasse um ao outro ao ver uma cena de assalto, se todos os bandidos fossem denunciados pelos seus conhecidos, se a mídia divulgasse mais os casos em que os bandidos foram pegos, apanharam e etc, ao invés do contrário... E então, certamente, eles teriam muito mais medo, veriam uma forte punidade ao invés de impunidade. A cada vez que forem assaltar, iriam temer que a pessoa, os vizinhos e os próximos reagissem e o lixassem. E a quantidade de assaltos e bandidos cairiam.

Do mesmo modo, seriam os politicos entre outros corruptos da nossa nação. Se tivessem um povo tão revoltado quanto outrorora houvera na Europa, guilhortinando tais, ou enforcando. E teriam muito mais medo.

Porém, a História está aí para testemunhar de que violência apenas gera mais violência. Uma guerra irá gerar outra. Punição não resolve os problemas. Punição não impede que novas violências e injustiças venham a acontecer, apenas intimida

Espero que a moda não pegue. Caso contrário, logo não teremos mais os pacificadores que entram no meio da briga apanha para segurar o seu amigo e tirá-lo da encrenca, ou separ[a-los, ou evitar que alguem apanhe. No lugar disso, teremos cada vez mais um bando de cinegrafista filmando o espancamento com seus Smartphones divulgando suas próprias covardias no Youtube.

Por falta de piedade, por multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará.
Já dizia as Velhas Escrituras.

0 comentários: