22 maio 2014

Maior Fóssio de Dinossauro Encontrado no Mundo

Hoje me deparei com essa importante e extraordinária noticia qual, infelizmente, não é dada o devido valor:

Resumindo, se trata da descoberta de um dinossauro que estimam medir 20m de altura (isso mesmo, maior que um prédio de 5 andares, a extensão da sua cabeça à calda de 40m, além de seus poucos 80 toneladas de peso (pense em reunir 14 elefantes).

Porem há 2 fatos importantes nisso e que são poucos focados. Um deles é a respeito do "tamanho" desses animais pré-historicos. Olhe bem, não são apenas dinossauros, há registros de serpentes gigantes, crocodilos gigantes, aves gigantes, entre tantos outros GIGANTES. No reino aquatico inclusive. E este dinossauro gigante, em destaque, era por cima herbivoro! Ou seja, imagine quais eram as condições naturais da época. De modo que nos retoma duas possibilidades muito fortes, ou ambas sao verdadeiras, mas o fato é que uma delas, no minimo, deve ser: (a) havia uma vida natural extraordinária, muito mais vasta, de proporções muito maiores, do que hoje encontramos na Amazonia; (b) os Sistemas dos animais eram muito desenvolvidos e otimizados no consumo de energia inclusive na absorção de energia, o que tambem tem que estar relaciona que "os alimentos" da epoca deveriam oferecer grande capacidade de nutrição.

Esse primeiro fato, nos leva vermos claramente de um passado no qual o bioma era extraordinariamente favoravel a vida, e havia condições muito mais favoraveis para a sobrevivência de animais tao gigantes. Como na propria materia admite: "Outros fósseis do sítio arqueológico indicam que quando este dinossauro gigante viveu a paisagem local era muito verde, cheia de flores e árvores."

O outro fato, está na quase comica declaração no final da materia: "Os titanossauros provavelmente acabaram se reunindo perto de uma fonte de água e podem ter morrido depois de terem ficado presos na lama."
Esta declaração - no minimo questionavel, mas para mim, quase risível - nos faz pensar numa possibilidade quase absurda. No qual temos que imaginar um ser vivo que viveu muitos anos e enfrentou muitos obstáculos pelo caminho até desenvolver uma altura de 20m e uma possivel envergadura de 40m, de repente, cometer um equivoco de se "aprisionar" na lama de modo fatal. Quais as chances disso acontecer? (bem, e dai, já temos aquelas medidas probabilisticas de 1/p). Depois, há outro fato ainda mais forte. PAra um ser como esse de 20m de altura, ter ficado preso na lama, ele teve o super asar de ter encontrado um posso de lama simplesmente gigante! Conheço algumas represas em São Paulo, e nenhuma delas, provavelmente seria suficiente para prender a criatura, ele poderia atravessar essas represas. Ele teve que se deparar com um grande poço de lama, de muitos metros de profundidade, e com uma sucção tao forte e instantanea que seria extremamente dificil para ele voltar atras (lembre, que ele poderia usar um pescoço gigantesco para se acorar a algo, como se faz um trator com sua garra) (probabilidade de 1/q). E outra coisa incrivel, a cabeça desse dinossauro tambem caiu ou se enfiou nessa lama, ao invés de ter ficado para cima tentando respirar, talvez ele tentou enfiar a cara na lama para se impulsionar e essa lama era tao incrivel q ele nao teve forca nem mesmo para tirar seu pescoço. (probabilidade de 1/w).

Logo, a probabilidade disso acontecer é a de 1/p x 1/q x 1/w. Se você for pensar nesses numeros p, q e w vai pensar simplesmente que: Esse dinossauro ganhou na loteria. E nós, ganhamos 2 loterias a mais de encontrá-lo.

O fato - e isso foi pouco abordado, repare que na materia apenas se tem a ultima pequena frase e mensão sobre isso - é que para tal fossio ter sido preservado, foi necessario que ele fosse submerso por uma quantidade EXTRAORDINARIA de lama/barro! E quando digo extraordinaria, digo que é muito maior do que a quantidade que voce já ouviu falar sobre deslisamento de terra em montanha e serras nos dias de hoje. Mesmo uma tsunami não teria sido suficiente, para faze-lo atolar e afundar tantos metros na lama, no maximo o teria ferido com o impacto e os objetos. E, certamente, para ele ter se atolado assim, deve ter sido pego de surpresa, foi algo mais repentino.

Se você ajuntar os fatos 1 e 2 verás que tais colaboram para o modelo biblico de um diluvio. Uma inundação extraordinaria, que moveu quantidades continentais de terra e lama. Foi algo repentino. Acabou com esses gigantes animais. E ao mesmo tempo, o mundo descrito ser antes do diluvio, havia condições sistemicos favoraveis a uma vida longa e de grande porte. Dado que na descrição biblia, é visto que antes do diluvio a expectativa de vida era de séculos para os seres humanos.

Pena que isso é pouco discutido.
Como estastico de risco, sei que, em termos de probabilidade, existem infinitos cenários. Porém, sei tambem, que nem todos eles sao plausiveis. E alguns, a rigor, são impossiveis de ocorrer. A ideia é filtrar os cenários possíveis. Porém, a linha de pesquisa com posicao filosofica naturalista, não pensa assim, e admite possibilidades quase sem significado e absurdos, alem de apostar em probabilidades ocasiosas em grandesas de numeros astronomicos.

O Grande Problema é a discussão do que poderia ter sido um diluvio, como ocorreu, e quais foram as causas (veja que a questao da causa primaria, sendo como uma manifestacao divina - modelo biblico - é o ultimo dos itens). Porem, os Naturalistas, rejeitam o todo, rejeitam essa possibilidade muito interessante e plausivel, devido a este "ponto intragavel". Mas um fato ocorre, e já houve diversas publicações, estudos, e evidencias sobre isso: Um cenário de uma grande e extraordinária inundação no mundo, explicaria MUITA COISA que o passado nos preservou.

0 comentários: