28 dezembro 2013

Tenha um Feliz 2014 com Pensamentos Produtivos

"Diz o preguiçoso: Um leão está no caminho; um leão está nas ruas."
Provérbios 26:13

Pessoas que não passaram por grandes dificuldades na vida, ou muito mimadas, em geral, lidam de maneira muito frustrante com dificuldades, problemas e desconfortos. Outra grande parte das pessoas, exercitaram pouco ou mesmo nada o músculo da razão em lidar com problemas.

Matematicamente, podemos praticamente traduzir todos os problemas num sistema de equações. E todo sistema de equação tem 3 possibilidades:
- Sistema com uma solução possível e exata (precisa, perfeita);
- Sistema com muitas soluções possíveis e exatas (precisas e perfeitas);
- Sistema com solução impossível;

Porém, mesmo um Sistema com Solução Impossível, pode ter uma solução "aproximada".

O que quero dizer com isso? Todos os problemas que existem são contornáveis. A grande questão é encontrar uma solução (perfeita ou aproximada).

Porém, infelizmente, conhecemos muitas pessoas (por diversas vezes, nós mesmos), que tomamos uma postura totalmente negativa e empacada diante de um problema. E nessas situações, costumamos tomar uma postura de "autodefesa" de nos "justificar" - e fazemos isso inconscientemente.

Veja um exemplo:

- Capitão! E agora? Você nos trouxe para o meio de uma armadilha. Estamos cercados! O Exercito Russo está cercando o outro lado do rio. Outro grande exercito está vindo até nós pelo oeste, norte e sul! O Rio Berezina está com correnteza forte, águas congelantes! A temperatura está -20ºC. Estamos congelando. Com fome. Cansados. Doentes. Com pouca munição. A Artilharia não consegue se deslocar em meio a neve. É impossível atravessar o rio.

O que você faria numa situação dessas? Onde todos os fatores estão contra você. Onde tudo indica que você será uma presa fácil. E que provavelmente os inimigos irão te destruir, te matar, ou te levar como prisioneiro de forma torturante?

Essa História é verdadeira e realmente aconteceu na Rússia, em 1812, na Campanha de Napoleão de invadir a Russia, mas que foram pegos pelo forte inverno, e então tiveram uma extraordinária campanha para conseguir voltar a França, ainda vivos (pelo menos alguns milhares, entre os tantos que foram). A travessia do rio Berezina, foi considerada talvez a maior façanha da História militar. E apesar da derrota ao invadir a Rússia. Napoleão foi um extraordinário vitorioso em conseguir se tirar, fugir da Rússia, enquanto esta o perseguia com todas as forças. Napoleão se encontrava na situação mais dificil de todas.

Ele poderia fazer um anuncio de derrota. Reclamar dos fracassos e erros de seus comandantes, tropas. Das ordens não obedecidas. Da falta de planejamento. Da falta de treino. Fazer um discurso de derrota. Colocar a culpa em alguem. Ou ficar dialogando e apenas falando do erro, de como estão numa situação dificil, e de que não tem solução, e que não dá para atravessar o rio e que isso e aquilo. Como costumamos fazer com nossos problemas no dia-dia, perdendo grande tempo, se focando em ficar falando 'sobre o problema'.

Ao invés disso, Napoleão ordenou suas tropas que, em silencio, construíssem 2 pontes, próximas, em total silencio. Sem ascender fogueiras a noite (apenas o minimo necessário). Tomarem todos os cuidados possíveis para que os inimigos não os percebessem. Ao mesmo tempo, envio uma pequena tropa de cavalaria, em direção ao Sul, de modo a enganar o exercito que os aguardava do outro lado do rio, que eles se deslocariam para o Sul, e tentariam atravessar numa outra cidade. (e eles morderam a isca). Enviou uma pequena tropa de cavalaria a atravessar imediatamente o rio, e exterminar o pequeno grupo de soldados que observavam e guardavam o rio. De modo que em menos de 2 dias conseguiram terminar as pontes de forma bem improvisadas. E então, avançaram de forma ordenada, enviando algumas tropas a frente, pois a travessia de toda multidão, levaria muitas horas, e eles precisava proteger a outra margem, a ponte e a travessia.

Ao exercito que mordeu a isca, percebeu que foram enganados, voltaram com furia total, de modo a conter a travessia. Porém, Napoleão fortificou com centenas de canhões, cobrindo as duas margens do rio, do ponto de travessia. E enviou uma forte tropa, com a missão de conter a todo o custo o ataque do exercito que vinha do Sul. Enquanto a outro, de conter o ataque que vinha do Oeste, de modo a dar tempo do maior numero possível de pessoas atravessarem as pontes, antes deles a queimarem.

Os Exércitos de forma heroica e gloriosa conseguiram conter os ataques, não regredindo um passo sequer na linha de defesa. E uma grande parte do Exercito conseguiu atravessar seguradamente a ponte. Porém, já nas últimas horas da travessia, foi um total caos, e dezenas de milhares jaziam ali, numa das cenas mais horrorizantes descritas na História das Guerras.

A travessia do Rio Berezina foi considerado um dos maiores feitos da genialidade estratégica de Napoleão em guerras. O Exército Napoleônico era terrível e implacável! E os próprios russos adquiriram enorme admiração por esse grande feito. Pois a volta para casa, foi a grande vitória do exército derrotado.


Voltando a questão, caro leitor. Percebe que Napoleão tinha um problema X, com diversos parâmetros monstruosos? Esse problema tinha uma solução perfeita? Talvez, quem sabe? Mas aparentemente não, pois parecia impossível. Então Napoleão sem perder tempo (pois não tinha 1 segundo sequer para ficar reclamando da má sorte), se focou em desenvolver e executar uma estratégia para resolver o problema de maneira aproximada. Ou seja, dezenas de milhares morreram. Perdeu muitas tropas. Muitos dos seus melhores homens. Centenas, talvez milhares de artilharia. E por muito pouco quase foram pegos. Porém, conseguiu ainda que com uma perca X, uma enorme vitória.


2014 está chegando, ou já chegou. E certamente, vamos lidar com um monte de situações e problemas em nossas vidas. Se querermos ter um Feliz Ano Novo, Prosperidade, Grandes Conquistas e Vitórias neste próximo ano, devemos seguir está grande característica de todo grande líder e homem. Quando se deparar com um problema. Para de reclamar do problema, ou de ficar dialogando o quão difícil ele é, ficar chorando pelo leite derramado, ao choramingar pela má sorte, ou ficar apontando para os outros que a culpa é deles. Você vai ter um problema em mãos, em nenhuma atitude dessas irá resolvê-lo. Apenas irá agravar conforme mais tempo se perde. Ao invés disso, pense, trabalhe, tende em procurar resolvê-lo, se não há uma solução perfeita, qual então a melhor, mais próxima a se fazer. Que atitudes assertivas a se tomar.

E certamente irá se surpreender com resultados impressionantes. E com grandes conquistas neste ano.
Além disso, perceberá o quão tempo perdeu com demagogias, palavras inúteis, que não levaram a lugar algum.

Wilson era um cara que chegou aos 50 anos de vida com a saúde muito debilitada. Um homem sedentário que bebeu e fumou a vida inteira, se via agora com uma grave complicação na sua saúde, e com o pé necrosado. Os médicos condenavam sua morte que poderia vir em pouco tempo. Porém Wilson, não ficou choramingando sobre seu estado de saúde, seus problemas, seu pé, o caos que provocou nesta saúde em todos seus 50 anos de vida, maus hábitos... Se agarrou ao objetivo de viver, sobreviver, e adiar o mais possível a morte. Foi assertivo. Perguntou ao médico o que poderia ser feito para tentar salvá-lo. O médico disse que teria que amputar até o joelho uma das pernas. Fazer um longo tratamento para a infecção. Teria que parar de beber e fumar. E adotar um novo estilo de vida. Wilson topou a ideia, parecia ser a solução mais 'aproximada', e com melhores chances de sucesso. Amputou a perna. Mas longo encomendou uma prótese. Quase morreu num doloroso tratamento com fortes remédios. Mas meses depois, já havia parado de beber e fumar. Adotou uma alimentação saudável. Mudou para o campo. Passou a ter uma tranquila rotina com muitos trabalhos manuais e atividade física. E para a surpresa de todos. 10 anos depois estava escalando as maiores montanhas do mundo, com um porte físico que nunca teve em sua vida.

Procure falar e pensar menos dos problemas. Eles não merecem nenhuma fama.
Procure falar, pensar e agir mais em como solucioná-los.

0 comentários: