06 agosto 2013

Muitos ou Poucos Amigos?

Era das Redes Sociais, facilidades móveis. Que jovem hoje não tem em suas mãos uma lista de centenas de amigos, que basta alguns toques para enviar mensagens e se comunicar com ele? Estamos bombardeados de amigos. Alguns, com centenas, até milhares, de amigos no Facebook, se fosse passar 30min. por dia conversando com cada um deles, simplesmente não daria conta e provavelmente depois de meses não conversaria com todos.

Quando crianças, vivemos um dilema diferente em questão a amizade. Temos mais tempo livre disponível no qual convivemos mais com outros amigos com mais tempo disponível. Além disso, passamos horas todos os dias na mesma escola vendo as mesmas pessoas o que colabora para sempre termos um grande circulo ativo de amizades. Todos, porém um dia chegam no final do Ensino Médio, o fim do colégio e pensam: "Como vou viver sem meus amigos?" e, em geral, prometemos a si mesmo que não perderemos esses amigos, mas manteremos tais amizades.

Mas o tempo mostra um grande reviravolta na vida. Com o tempo aprendemos que amigos vem e vão, inclusive os mais íntimos. Eles mudam, as situações mudam, os lugares, contextos mudam. E mais ainda, nós mudamos. Quanto mais chegamos a vida adulta, mais nos adentramos dentro de um leque de atividades e rotinas individuais que nos tomam a maior parte de nossos dias, ficando com pouquissimo tempo 'dito livre' qual temos que dividi-lo com atividades pessoais (fora dessa rotina), hobbys, amigos,  namoro, familia, compras etc.

A grande verdade é que com o tempo há um certo refinamento de nossas relações e amizades com quais dedicamos mais tempo para manter tais amizades mais intimas, e menos tempo para com as demais. Acredito que existem uma função com o tempo sendo um parâmetro no qual os nossos amigos mais íntimos variam de acordo com o quanto tempo dedicamos a tais. E com o tempo, dizemos sem dificuldade que temos muitos amigos e conhecidos, mas os íntimos, mais achegados, os grandes amigos sendo poucos. Alguns, acabam por se reduzir apenas ao circulo familiar, já outros procuram ter 'tantos amigos', conhecer 'tantos novos amigos' que acaba por dedicar pouco tempo para poucos amigos, tendo amizades com laços mais fracos, menos intensos. Outros possuem 'amizades' por mero interesse, como um contato profissional, casa na praia, time de futebol, companheiro para sair, entre outros.

A Bíblia afirma que há amigos mais chegados do que irmãos. Mas a mesma também afirma que "maldito o homem que confia no homem". Por mais que tenhamos um grande amigo super intimo, um dia ele pode falta com a gente, nos atrair, brigar, cometer uma injustiça, difamação entre outros. As vezes, queremos abraçar o mundo, querer ser um amigo de todos, querendo dedicar tanto tempo para todos, que acabamos não dedicando tempo para ninguém.

Jesus, em sua maturidade, já nos 30 anos, escolheu 12 homens para acompanhá-lo em sua rápida jornada. De tantas pessoas com qual tinha um repentino contato, palavras no dia-dia, eram aqueles 12 homens, 12 amigos, que estavam com Ele sempre, todos os dias, com quem Ele dedicava grande parte do Seu tempo, os grandes segredos, grandes conversas, risadas, dividia mais suas histórias e opiniões. Desses 12 homens, desses 12 amigos, ainda haviam 3 dentre eles (Pedro, Tiago e João) que eram mais achegados, mais íntimos, quais tiveram mais contato e participação peculiares e reservadas para com o Mestre.

Um dia, porém, todos esses 12 amigos O Traiu de forma fria e covarde, inclusive os 3 que eram mais íntimos. Mas não foi uma traição qualquer. Foi no momento mais duro e drástico de Sua vida, quando MAIS ELE PRECISAVA dos amigos. Foi uma traição de frente mesmo em meio a uma situação de vida ou morte, Ele foi traído pelos seus melhores amigos, com qual conviveu todos os dias praticamente dia e noite nos últimos anos.

Mas mesmo após a traição. Ele não ficou com ódio, rancor, raiva deles. Sentiu e compreendeu o quão são fracos, o quão são passíveis de cometer erros e traições. E sentiu compaixão deles, ternura. Assim como um pai quando vê seu filho cambaleando e caindo no chão nos seus primeiros passos. Muitos dias depois Jesus voltou para eles, infelizmente 1 se fora (suicidou-se após trair o mestre), para os 12, e com todo carinho, alegria e ternura se reapresentou a eles para desenvolveram uma amizade ainda mais forte e sólida. Pois quanto maior é o perdão, maior se torna o amor, e mais grosso a liga.

Não se preocupe se você não tem 1000 amigos no Facebook. Se tem apenas 12, esteja feliz por isso. Se tem apenas 3 amigos íntimos, esteja feliz por isso. Se eles cometerem falhas com você, perdoe-os, você também é uma pessoa falível e pode cometer falhas com eles. As vezes, somos cegos para os nossos erros, mas aguçados para enxergar o dos outros. O mais importante de tudo é que seja quem for que hoje faz parte do seu circulo de amigos, busque a cada dia crescer e desensolver esse relacionamento com eles. Que a amizades de vocês possam a cada dia crescer em saúde, união, unidade, caráter, obras, perdão e graça.

Que você e suas amizades seja uma grande benção para a humanidade.

Um grande abraço.
De um amigo sempre disponível.
Evans.

0 comentários: