08 agosto 2013

Boa Forma - A Verdade Por Trás das Transformações de Gordos em Fisioculturistas

Hoje me deparei com a seguinte publicação no site Hypeness: A verdade por trás das fotos de transformação no estilo "antes e depois".

A industria sempre fazem propagandas totalmente abusivas e longe da realidade. Me recordo de muitas propagandas que antigamente tinha de produtos para abdominais que passavam nos comerciais da POLISHOP, como o ABShaper entre outros, eram tantas promessas. Mas o mais curioso eram os comerciais. Mostravam sempre pessoas em ótima forma estética, pessoas que ou eram atletas, ou professores de academia, ou se exercitavam há muito e muito tempo e tinham acabado de malhar (para estarem tão tonificados). O que em si já é uma propaganda enganosa, pois não importa o quão tonificado e exercitado seus músculos sejam, se você ficar 3 ou 4 dias totalmente relaxado, eles vão relaxar tudo e será inevitável a impressão de estarem moles e caídos. Mas a propaganda dá a ideia implícita que você estará sempre daquele jeito, não importa há quantas horas fez o exercício.

Todavia, o mais abusivo eram as fotos do "Antes" e "Depois", a grande maioria de tais, poderia simplesmente se reparar com a primeira foto a pessoa com a postura bem relaxada e folgada. Já na foto do "Depois" ela estava com o tronco bem ereto, os ombros para trás e firmes, os braços contraídos e tonificados e sobretudo, a barriga puxada para dentro, forçando o abdômen para dentro e levantando o peito. O que por si, instantaneamente pode fazer uma diferença incrível na aparência. Faça um teste, tire uma foto na frente do espelho todo caidão relaxado na hora que você acorda. E depois de algumas horas tira uma foto caprichando na postura, contraindo toda a musculatura do seu corpo, puxando o abdômen para frente e elevando o peito e tire. E veja por si mesmo.

A industria tenta nos enganar com produtos milagrosos. Achando que tomando-os vamos ficar 'assim'. E não é assim. O Maior problema de todos ao meu ver, além de trazer tóxicos (aminoácidos sintéticos e corantes) e desequilíbrio para a saúde, é o foco na aparência e estética. Pois sendo assim, o principio motivador para a pessoa se exercitar é a "aparência" e sendo assim, quando ela se exercitar, fazer dieta e etc, e chegar num ponto que para ela "está bom a aparência" vai relaxar, vai parar de fazer exercícios, voltar a comer tudo o que quer, quanto quer. E assim, logo vai engordar e ficar com o corpo aparentemente flácido em pouco tempo, e depois novamente uma nova rotina. Algumas dessas pessoas apenas quando está próximo de um feriado vão para as academias e investem suor em exercícios anaeróbicos, como musculação que contraem e tonificam a musculatura rapidamente no curto prazo. E assim é criado uma visão não-saudável sobre estilo de vida e atividade física e cuidado do corpo e da saúde, que no longo prazo talvez traga mais males do que benefícios.

O mais importante não é ter o corpo de capa de revista, o qual ninguém tem, pois tal é revestido por maquiagem e ainda tratado com efeitos especiais cinematográficos do Photoshop, CorelDraw etc. O importante caro leitor, é focar primeiramente em fazer os exercícios como parte da sua rotina, assim como é o beber água, o dormir, para se ter um equilíbrio físico e mental, mais disposição e energia, um melhor funcionamento de todo organismo, e entrar em boa forma. E isso vai muito além da aparência estética, pois muitas pessoas estão em excelente boa forma mas podem ter uma aparência muito magra e outras até mesmo flascidas com barriga. O importante é que fazendo essa rotina de exercícios, naturalmente com o tempo você vai entrando em boa forma. E a "boa forma" não deve ser medida pela balança e MUITO MENOS pelo espelho, mas pela sua disposição e bem-estar fisico-mental-emocional.

Por isso, ao invés de gastar fortunas com suplementos, drogas, energéticos, e tantas coisas que prometem milagres. Invista no que é certo. Adere ao hábito de se alimentar corretamente, não precisa se sacrificar em super dietas; basta comer menos, mastigar mais, menos gorduras e mais coisas integrais e saudáveis, beber muita água; respirar ar puro, andar no sol, abrir as janelas, folgar as roupas, dormir bastante, parar de ingerir substancias que agridem sua saude, fazer exercicios diariamente nem que seja 30 minutos. E os resultados virão com o tempo. Faça exercicios aeróbicos (caminhadas, corrida, bicicleta, patins, natação...) pois o impacto irá calcificar seus ossos fortalecendo-os, evitando uma futura osteoporose, além disso, irá hiperventilar seu corpo, seu cérebro, aumentar sua capacidade cardio-respiratória, aumentar seu folego, fortalecer seu coração, desobstruir veias, artérias, fortalecer as paredes de suas veias, melhorar sua mobilidade, equilíbrio, resistência físico, melhor qualidade de sono, equilíbrio hormonal entre outros. E faça também exercícios de força que trabalhem o fortalecimento, desenvolvimento dos músculos o que evitará que atrofiem, fiquem fracos e sem sustentação para uma boa postura. E não esqueça dos alongamentos, force suas articulações e músculos, isso lhe dará maior flexibilidade, mobilidade, resistência muscular, evitará e aliviará tensões musculares entre tantos outros.

A Industria querem ganhar dinheiro com a sua saúde, mas você pode muito bem tê-la apenas caminhando pelo seu bairro.

Fauja Singh (101 anos)
Se você acha que é muito velho e está tarde demais para começar, veja a história de Fauja Singh, o "Tornado de Turbantes", ele começou a correr aos 89 anos após a morte de sua mulher e filha, e com 101 anos estava ainda completando maratonas, até que decidiu se aposentar, e agora apenas faz um treino de 16 km de corrida por dia.

Assista o vídeo abaixo.

0 comentários: