08 agosto 2013

A Música das Árvores

Barbarvore, eis o lider dos Eants, figuras mitológicas criadas por Tolkien em o Senhor dos Anéis para representar sobre os mais anciões em dias e conhecimento sobre o que se passa no mundo, e mais do que isso, é na figura deste ser em que Tolkien expressa diversas idéias sobre linguagem e palavras.

Em uma das conversas com os hobbits, Barbarvore fica abismado em os hobbits chamar 'aquilo' de "monte", segundo Barbarvore era um nome muito pequeno para contar tanta história. Pois certamente aquele monte estava ali há séculos, já passou por muita coisa, muita coisa já aconteceu ali, muitos seres já passaram por ali, muitas luas já avistou, muitos deslizamentos de terras, muitos ventos tomou, entre outros; sem contar de como foi sua formação. Quanta coisa que se entrar no detalhe, uma longa e longa história. E assim era o idioma dos eants, nele, as palavras, os nomes deveriam representar e contar toda a sua história. Logo, dizer alguma coisa em eantenes era algo muito demorado, e eles apenas se atreviam a conversar nesse idioma se fosse algo muito importante.

No mundo hoje em que vivemos é certo que fomos educados (condicionados) por uma sociedade que não dá nenhum valor para as arvores. Certamente você não chorou quando arrancaram a arvore centenária do parque da sua cidade, ou quanto cortaram ou podaram 'só o toco' da árvore na sua calçada. Certamente, os primeiros ancestrais que tombaram as primeiras arvores foram os que sentiram mais peso e dor no coração, e ao mesmo tempo, mais sentiram culpa, por condicionar as gerações futuras a abominarem tal classe de seres vivos.

Bartholomäus Traubeck, um alemão, fez um inusitado e inovador projeto chamado Years (Anos). Neste projeto ele criou um tocador especial de discos que através de uma câmera consegue ler certas linhas/riscos e um programa de computador faz uma conversão desse no som de um piano. Até ai, nenhuma novidade. Porém, o detalhe é que ao invés de tocar discos de vinil, Traubeck usa discos de madeira. Mais especificos finos discos do tronco da árvore. Sendo que esse disco de um corte transversal do tronco de uma arvore contem vários circulos, e, em geral, a idade de uma árvore é medida a partir destes circulos, daí o nome Years, do projeto.

O mais surpreende é que ele criou uma linguagem com isso, uma forma da qual a árvore conta a sua história para nós, numa linguagem musical; que de algum modo nos faz muito mais sentido. E o resultado disso é uma surpreendente musica, a qual nenhuma já feita se compara. É misteriosa, dramática, tem seu teor de beleza, e apesar de enigmática, nos envolve com uma certa emoção. Nos dá uma impressão como se arvore nos falasse.

É fato que damos maios importância e valores para os animais e coisas que fazem barulho do que os calados. Valorizamos mais as ondas do mar do que o lago. O cachorro, os pássaros do que as formigas e tartarugas. E é certo, que ao ouvir a musica de uma arvore, damos-lhe uma importância um tanto maior, que certamente nos faz nos questionar sobre a forma como pensávamos sobre tais precisa ser revista.

Veja e ouça o vídeo abaixo, a Música de uma Arvore.

0 comentários: