22 junho 2013

Onda de Manifestação - À Sombra do Perigo


Antes de mais nada, eu não vejo TV, não vejo a Globo. Assisti dois dias o Jornal da Globo só para me inteirar, apesar que só mostrou imagens. E estou acompanhando mais pela Internet. E um pouco pelas ruas. E tenho aqui, uma solene observação a fazer... não sei se alguem já o fez, mas o faço. Pois duvido a midia estar fazendo, pois só querem Ibope, então vão mostrar apenas o que o povo quer ver. "Imagens", "bonitas cenas de democracia", "cenas de guerra e conflitos", "multidões andando todos juntos e cantando"... mas a reflexão séria sobre o que acontece desde o nível micro ao macro... desde a amplitude do cidadão à da Nação... isso, certamente, pouco faz... se faz.

Infelizmente as manifestações está tomando outro caráter e está desconstruindo muitas coisas e causando implicitamente diversos males... seja um espirito apolítico (olhe na História... isso causou ditaduras quando... alias.. o Nazismo surgiu de algo parecido)...

Está causando a desordem.. o Brasil já tem uma infraestrutura não lá muito boa.. e o protesto em "Prol da Melhoria do Transporte" está causando um caos ainda maior neste.. as pessoas estão ficando a pé e paradas, os custos de transporte estão só subindo!



Quanto maior e mais complexa é uma sociedade mais ordem é necessária. Há quem até removeu a palavra "ordem" da Bandeira Nacional. Isto em outros tempos seria cadeia. E estamos removendo a ordem. Enquanto ainda reina o <> entre os manifestantes, ou seja, que a ordem ainda está sendo mantida, que os alimentos e os recursos ainda estarão nos supermercados e feiras livres... enquanto ainda tem seu emprego e salário garantido... enquanto as coisas ainda podem ser resolvidas no método da "não violência"... tudo bem... mas brinque mais um pouco... e esse <> será quebrado, rompido... E aí sabe o que acontece? É só olhar na História e encontrará milhares de exemplos... E ainda tem quem está manifestando pelo "Fim da Policia"!




Consequências disso:

Sim! A inflação vai subir (já está... este mês certamente levaremos uma 'pimba'). Ou seja, o preço das coisas vão subir, e não adianta culpar a Dilma por isso. A culpa é nossa, e temos que engolir esse peixe. É uma consequência.
Estamos perdendo <>, estão tirando dinheiro daqui... Isso significa que reservas financeiras caem... o Brasil está perdendo recursos para se proteger de crises e problemas econômicos.. a moeda desvaloriza, o dólar sobe... O custo de importação fica mais caros, os royaltys tb. O Brasil TODO, não só o Estado, mas os bancos ficam com menos recursos para financiar, ou seja, com menos crédito, as empresas deixaram de investir de crescer, inclusive os juros tende a subir e ficará mais dificil de você financiar um carro, casa ou uma divida. No longo prazo, o comercio e a industria brasileira junto com toda economia vai esfriando em direção a uma recessão, um efeito bola de neve vai se gerando, e os empregos... vai tudo indo embora.. lembra de 2008?

2 semanas de manifestos... e agora virou modismo... e um tipo de "point" para os finais de tarde e noite em todo lugar.. há muitos jovens encarando como uma esspécie de "Festa" ou "balada"... produzidos, sorridentes, vão lá se mostrar... É no minimo uma ironia, um protesto, uma verdadeira Revolta Civil ser encarada como uma festa como o Reveion (é o que dizem da Paulista)... Só no Brasil!... Já em outros lugares a coisa parece andar mais séria...



O povo se uniu, o povo está gritando, se manifestando... Oh! Parabens! Como é belo ver que as pessoas novamente descobriram as ruas, sair de casas e barzinhos... hoje, sexta a noite, vi bares badalados vazios, e muita gente nas ruas, nas calçadas andando, conversando sentados... isso é importante, é algo que havia se perdido... Andar faz bem!... Nós jovens estamos perdendo outras possibilidades de experiencias, vida, de construir valores e atividades por termos martirizado as 'noites de fim de semana' a apenas balada, barzinho, shoppings... podemos viver outras coisas! Fazer muita coisa!.. Alias, os sedentários estão nas ruas caminhando 15, 20km!!! UAL!! Certamente, já estão conseguindo fazer um grande bem para o Sistema de Saúde... mas ao mesmo tempo estamos pecando numa coisa: Estamos destruindo a Ordem Publica que foi construída (sim, isso tem uma História)... mais do que isso, estamos destruindo o patrimônio... está congelando ainda mais o nosso pais que até então estava meio que "se saindo bem" da Crise Financeira Mundial...

E agora, os 2 Grandes Trunfos para a economia e crescimento brasileiro para esta década (a Copa e as Olimpiadas) estão ameaçadas... Há manifestantes com placas dizendo "não venham para a Copa 2014"! A Rede Hoteleira já deve estar preocupada... Se a essas alturas a Copa e as Olimpiadas são canceladas... SE PREPAREM!!!

- Ah mas temos o pré-sal.

As perspectivas de termos um bom retorno do Pré-Sal vai demorar! Talvez só se concretize na próxima década. E enquanto isso, seja curioso, vai lá no site da Bolsa, e dê uma olhada como andam as ações das nossas Petrolíferas. Sim! Os estrangeiros estão com receio, duvidando, com medo, estão tirando o dinheiro deles. Deixando de investir. Alias, se deixarem de investir. Como que irão construir a infraestrutura para explorar o Pre-Sal? Ah, o Governo, o dinheiro publico... ou seja, nós iremos pagar o pato, talvez endividando nossa nação, e ficando sem recursos para outras coisas.


E isso tudo é nossa culpa... dando um tiro no pé do Governo, mas sem saber, amputando as próprias pernas.

2 semanas... tomará que isso não vire 1 mês.. ou ainda mais... quanto mais rápido essa Crise passar melhor. - E aqui: "Dilma, você está realmente sendo testada! Talvez pela primeira vez em seu governo." - Senão, no final do ano estaremos nas ruas pedindo soluções para os problemas que nós mesmos causamos... e pior, talvez desesperadamente aceitando qualquer solução.

A diferença entre o veneno e o remédio está na dosagem. Essas manifestações, mexer com a Ordem Publica, com as Engrenagens e Motor de Uma Nação é o mesmo que tomar << Tarja Preta >>... e sem pensar, o povo brasileiro, já está brincando na dosagem.


Sem líder, sem uma direção... este movimento pode tomar fins perigosos e finais drásticos, talvez sendo necessário o uso de uma forte intervenção bélica. Pois a frente destes, talvez estejam apenas nossos instintos de raiva e descontentamento para as injustiças. O que já torna perigoso por si.

Quem dera, tomará, esteja errado. Mas que passe logo. Pois diga de passagem, todo fim de uma revolta contra "a ordem" é a busca de uma "nova ordem". E aqui estamos, ateus, céticos, crentes, budistas, cristãos, muçulmanos, maconheiros, policiais, ladrões, empresários, matemáticos, economistas, professores, negros e brancos, homens e mulheres, velhos e crianças... todos se unindo, esquecendo as diferenças... Oh! Viva a Democracia!... Oh! Que Bela Visão... testificamos estarmos a Um Passo do Ecumenismo! Apenas falta um "estopim" que lhe cause... Um Viva a Ditadura que buscamos, e cedo ou tarde vamos tê-la... mas isto, é um assunto muito longo.

Não é crime reclamar e exigir. Mas... não esquecemos de não ultrapassar a linha da prudência. (O que somos péssimos em fazer)

0 comentários: