16 junho 2013

Hospital & Música - O Argumento da Bondade

Muitas coisas nos impressionam nesta vida. Todavia, acredito eu que de certa forma, a música é hoje uma das tecnologias de expressão mais poderosas que existem. Música que é usada muitas vezes para promover protestos como muito foi algumas décadas atrás, ou música apenas para levar as pessoas a sacudir o quadril e dançar, ou música para estimular o pudor, ou música com propósitos diversos... Bem, fora de tudo isso, ainda há - SIM HÁ - uma música com um caráter arrebatador que suscita dentro de nós nossos ideias de BEM, de AMOR, de TERNURA, de CALMA, de PAZ; a música que nos arrebata das dificuldades e problemas deste mundo, mesmo que por um instantes nos dando força para superar e lidar com as dificuldades desta vida.

Já tive o prazer de visitar pessoas internadas, inclusive na UTI, poder dizer algo, orar, até mesmo cantar para eles. Não sei quão minhas palavras podem ter agitado o coração delas. Mas eu já estive internado por três vezes, uma cirurgia e uma grave infecção (nos últimos anos), e eu sei, o quão alguem que está internado, PRECISA dessas coisas. Acho que a palavra 'carente' nem é a mais apropriada. Mas de algum modo, quando estamos ali há dias, as vezes, só deitado, precisando da ajuda de outros para fazer suas necessidades, com cateter, aplicando remédios e mais remédios em você, passando por uma situação sofredora muitas vezes, naquele pequeno quarto... você de algum modo perde as vaidades, você se dá conta de como muitas coisas, talvez quase tudo não tem importância nenhuma, e as únicas coisas realmente IMPORTANTES é o que você realmente quer. Você não pensa nas suas roupas no seu guarda-roupa em casa, mas valoriza o pijama que sua mãe lhe trás, você não pensa na comida daquele caríssimo restaurante mas na comidinha da mamãe, você não pensa no seu carro mas sim em conseguir levantar do leito e poder nem que seja caminhar pelo corredor... e sobre todas as coisas, você deseja as pessoas. Tudo o que você mais anceia, pensar e quer são seus ditos amigos, seus familiares, as pessoas que fazem a vida ter importância, significado. Nessas horas difíceis, as vezes com horário curtos de visita, muitas vezes o que só passa pelo seu pensamento é que você foi abandonado e esquecido. Percebe quem são os amigos de verdade. Quem são aqueles que te visita em seu leito. E as vezes, pessoas que moram muito longe, vem te visitar, e, as vezes, pessoas que moram muito perto, dão uma desculpa para não ir.

É um momento muito duro na vida. Mas é talvez um dos momentos mais oportunos para se triunfar o bem e a bondade. Como diz o ditado, "são nas horas mais negras e sombrias que a luz mais se manifesta". Aqui está um dos maiores exemplos para qual vejo eu que a música pode e deveria ser usada. A música que deveria sair dos palcos e cobrar ingressos indo até onde há os corações humanos mais necessitados. Veja algo tão simples quanto este vídeo. Esta pequena garotinha que com simplicidade e inocência faz uma belíssima declaração de esperança e amor ressuscitando a vida, aquecendo os corações, e certamente levando muitos às lágrimas naquele momento de dor na UTI, tanto de funcionários quanto pacientes. Um argumento de bondade e ternura qual, imagino eu, até Nietzsche chorou.



Quem dera houvesse menos música em palcos e igrejas, e, mais músicas em hospitais e lares.

1 comentários:

eguetti disse...

Adorei a imagem da velhinha!!