05 abril 2013

O Significado do Casamento

Casamento, um dos maiores marcos e sonhos na vida de todo - pelo menos da maioria - homens e mulheres. Mas que pode vir a ser uma das maiores ruínas e traumas, como uma separação, um divórcio.
Mas para falarmos de CASAMENTO, antes, precisamos nos basear no que é ou no que constitui um casamento. Há várias visões pelo mundo, e não poucos pensa pouco nisso. Acredita que você concorda que está sendo uma tendencia muito forte no Ocidente - está crescendo - a ideia de que casamento é apenas a união decisiva de morar junto com alguém com fim de construir uma família. Mas, se me permite, usarei uma definição mais profunda e incomoda para quem visa não levar muito a sério este, a visão da vontade de Deus.

Casamento no Livro do Amor é símbolo de muita coisa. Demorei anos para sacar, mas compreendi que casamento significa TODO O SUMO da História da Redenção e do Amor de Deus pelo homem. Pois simboliza o supremo casamento que é o de Deus com o Homem. Deus e o homem de forma misteriosa se tornaram uma só carne para toda eternidade na pessoa de Jesus Cristo, qual carregará eternamente as marcas do Homem crucificado em carne e osso assim como eu e você. Ou seja, casamento também é religião (re-ligar o homem com Deus), casamento deve buscar e lutar para o homem se religar com Deus, um ajudando o outro na caminhada espiritual aqui na Terra, se um cair o outro levantar, se um estiver indo para um lado perigoso o outro puxar pelo braço. Na bíblia, muitas vezes, encontramos Deus se tratar como o Noivo e os homens, a Noiva. E que devemos nos preparar para esta festa de casamento "para que onde Eu estiver, estejais vós também."

Além disso casamento é a base da família. A qual também é comparada a Igreja (o povo de Deus, que espera pelo Noivo). O casamento também simboliza a maneira como devemos tratar um ao outro e viver buscando religar as pessoas uma com as outras e com Deus. Ou seja, casamento deve ser um poder com o propósito de que juntos, irão unir forças para buscar ajudar outras pessoas a mudarem para melhor e a ter um encontro com Jesus.

E como máxima disso, Deus criou o homem e a mulher. A mulher, de uma costela do homem. Mostrando que assim como de Si, Deus criou o homem. Do homem, Deus fez a mulher. Declarando desta forma que o homem tem a responsabilidade de a simbolizar Deus na relação e agir de tal modo digno fazendo de tudo pela mulher assim como Ele, sacrificando-se a própria vida, deixando todo o Seu Reino, Sua Onisciência  Sua Onipotência, Sua Onipresença, se humilhando de Deus para a condição de um homem pobre, esnobado, ridicularizado, mal compreendido, que viveu em função de levar vida as pessoas, e que ainda assim, por elas foi traído da pior forma por todos os seus mais próximos, sofrendo uma penosa tortura, e tendo seu coração moído, triturado pelos erros, pelos pecados de todos os homens e mulheres que um dia já viveram e cometeram em suas vidas. Assim como Deus morreu pelo homem, o homem deve morrer pela mulher.

Com esta união ambos deveriam viver juntos, unidos, companheiros, buscando cada vez mais aprofundar nos princípios e atos de amor um para com o outro, cativando e gerando mais sentimentos e boas emoções. Sempre a plenitude! Sempre buscando o mais pleno nesta relação! Tão pleno que Deus criou o mecanismo pelo qual se faria essa plena ligação, a sexualidade. Deus em sua sabedoria criou todo um sistema no ser de ambos para que literalmente se tornem uma só carne físico e espiritual. E além disso, até mesmo a forma como se dá, também representa a relação de Deus com o homem. Da mesma forma como não somos nós que entramos no coração de Deus, mas Ele entra em nós batendo na porta (um convite sempre pacifico e respeitoso, movido pelo amor por se importar com a pessoa querer fazer o maior bem possível na vida do outro, fazê-la feliz, transformá-la, "ceiar com ela", dar-lhe água da vida) . Assim também não é a mulher que entra no homem mas o homem (que representa a Deus) que entra na mulher. E nesta, acredito eu, quem tem o maior prazer é a mulher. Da mesma maneira como Deus dá a vida e bênçãos ao homem, o homem é quem fertiliza e doa a mulher. É o homem quem planta a semente da árvore da vida no ventre da mulher. E a partir deste supremo ato de símbolo máximo, divino, a árvore gera frutos! Gera mais vida! Um bebê! Uma família! E assim criando e dando o maior presente que Deus pode dar a mulher: um filho.

Vou ainda mais. Deus em sua bondade, criou em nosso organismo todo um sistema de nervos, vascularização, hormônios, para que através desse ato, de toda essa representação, tanto o homem quanto a mulher tivessem a suprema sensação física e psíquica de prazer, satisfação. Algo que fornecesse tanta saúde, vigor, energia para os dois os unindo tão intimamente, de modo a sentir ali talvez a melhor experiência da vida, e ao mesmo tempo quase que 'um dos maiores motivos da vida', o prazer de viver, o prazer da vida, o prazer de viver e desfrutar do casamento, do presente de Deus para o homem, e nisto compreender que é exatamente este pleno gozo, felicidade e paz, neste momento de relação que Deus quer para a vida de todo aquele disposto a religar-se com Ele, aceitar os Seus caminhos e a vida que nos oferece.

É uma máxima! SIM! O casamento é uma máxima! No Livro do Amor, o casamento significa uma máxima de todas as máximas. Casamento qual é estabelecido, para Deus, quando ambos se unem numa só carne.  Ou seja, da mesma maneira como Deus, através de Jesus, se entregou pelo homem na cruz e com sangue, religando assim o homem para com Deus. Da mesma maneira o homem e a mulher ao entregarem seus corpos, com sangue selam esta divina união em uma só carne, e, sobretudo para a mulher. Pois em sua primeira relação, Deus criou uma marca física de modo a dizer e estabelecer "este corpo, esta pessoa, agora é unida em uma só carne com este homem", "está pessoa é casada".

Claro estupro é uma outra história infeliz. Um ato de violência que não tem esse significado.
Mas e as pessoas que tem relações com muitas pessoas? No plano de Deus é evidente que era para ser um homem e uma mulher. E mesmo na Cultura já corrompida de milênios atrás, não se tinha o pensamento do "sem compromisso", como fortemente hoje se cresce no Ocidente; o que é considerado uma imoralidade pois é o oposto do que significa a relação de Deus para com o homem, é o oposto do casamento. E no exemplo do mulherengo Salomão que não negou-se nenhum desejo, para ele significou ter muitas mulheres (700 mulheres e 300 concubinas - I Reis 11:3), e teve que assumir um casamento para com a maioria, com toda responsabilidade; mas claro, que essa loucura, provavelmente já a partir da 2ª mulher, se tornou uma bola de neve de destruição para a família de Salomão e para a sua vida, como declara o texto "suas mulheres lhe perverteram o coração e o seu coração não era perfeito para com o Jeová seu Deus, como o coração de Davi, seu pai". De modo que o próprio Salomão declarou "Deus fez as coisas simples, mas o homem complica tudo" (Eclesiastes 7:29).

Houve um dia, em que povos que foram totalmente na contramão da vontade de Deus, dos Seus planos e significados. Apesar da maioria - senão todos - os povos foram preservando ao longo do tempo, mesmo que se degradando com o distanciamento, o significado original de modo que em quase todos os lugares e etnias do mundo hoje ainda vemos uma grande solenidade, festa e significado muito grandioso como um grande marco na vida de um homem e uma mulher.

Mas O Livro do Amor destaca 2 povos - Sodoma e Gomorra - que viviam, na máxima luxúria, libertinagem, depravação sexual. Em outras palavras, total desconsideração para o casamento. Viviam como vemos hoje em muitos lugares onde normalmente jovens se entregam a farra, a paquera livre, ao ficar, ao sexo, a imoralidade total, como nas famosas "Casas de Festa Funk Carioca" - diga-se de passagem, com pessoas que nunca viram na vida. Mas voltemos: Eram povos tão escravizados pelos prazeres sexuais, que não tinham significado, o único era o de satisfazer seus prazeres e desejos. Pasme! Até mesmo as crianças! Faziam sexo um com os outros, pessoas do mesmo sexo ou não, até com animais, faziam em grupo, faziam com familiares,  filhos com pais, pais com filhos, o estupro era comum (e assim não era classificado) ao ponto de ser considerado um direito, se podia fazer sem ser penalizado pela Lei (Como em A República, Sócrates dizia ser o direito de um herói de guerra). A Lei desses povos estava em acordo com as práticas da nação. Violência e uniões totalmente opostas ao plano de Deus! Desta maneira fazendo a máxima oposição a Ele, a religião, ao amor e a todo o significado original dele para com a humanidade e as pessoas que se tornaram escravas do libido. Em outras palavras, com suas atitudes aqueles povos estavam urinando e defecando na cruz e ainda dando rizada loucamente (uuhuuu!) pelo efeito do vinho! De maneira tal, que o Tora descreve que apenas havia Ló e sua família naquela cidade que eram justos, que não participava daquele povo mesmo em meio a ele, não andava nos seus caminhos, tinham ainda um senso de família e da vontade de Deus. Apesar da mulher dele sentir "afeto e desejo" por aquele povo, aquela cidade. Descreve que os 2 anjos mal deram as caras na cidade e logo uma multidão de pessoas estavam a ponto de arrombar a casa de Ló, tomá-los a força, pois queriam fazer sexo com eles, queriam estuprá-los! Que por fim, Deus deu a ordem que iria destruir por completo aquelas duas cidades, de modo a nunca mais florescer vida ali. Foi a sentença, a condenação máxima dada a um povo, uma cidade, pessoas: destruídas pelo fogo. Mas Deus foi além disso! Deu uma clara ordem para que, em sua fuga, nem ao menos olhassem para trás  - tamanha era a indignação, repúdio e condenação daquelas cidades. Como dando uma clara condenação a nós hoje: "Sai delas, não se misture com essa gente!"

A condenação e destruição de Sodoma e Gomorra foi a máxima em toda a História Bíblica. Nem o Dilúvio equipara-se! É o maior chamado de Deus para aquilo que é a máxima condenação. Em outras palavras, Sodoma e Gomorra simbolizam a destruição do casamento, a destruição do significado da relação entre Deus e o Homem é a máxima ofensa a Deus! É a violêncio contra tudo o que é bom e tem algum louvor. Significa a mais pura essência da operação dos satanicos planos do Inimigo.

...........

Vimos o significado, o plano original, a máxima oposição, distorção e a plena repudia e condenação de Deus para tais atitudes anti-casamento. Agora, passemos para o ponto mais chave para os dias de hoje.

Posteriormente, a deturpação e destruição foi tamanha que mesmo o povo hebreu, a Nação de Israel, o povo de Deus deixou de lado muitos aspectos do plano de Deus e começou a haver pessoas querendo "desfazer" seus casamentos. Obstinada a destruírem a relação, através de Moisés Deus deu ao seu povo ainda uma instrução com o fim de MINIMIZAR o problema e as consequências, não deixando ainda de ser uma destruição, um caos. Permitiu o divórcio, fazendo uma carta um documento publicamente para deixar bem claro, para todos que interrogassem, da escolha feita por tais - pois diferente da nossa cidade, eles se importavam com os casamentos e as famílias um dos outros. E em meio a isso Jesus foi interrogado.


"Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova. E perguntaram-lhe:
- "É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo? "
Ele respondeu:
- "Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’ e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’? Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe".
Perguntaram eles:
- "Então, por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora? "
Jesus respondeu:
- "Moisés lhes permitiu divorciar-se de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio. Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério".
Os discípulos lhe disseram:
- "Se esta é a situação entre o homem e sua mulher, é melhor não casar".
Jesus respondeu:
- "Nem todos têm condições de aceitar esta palavra; somente aqueles a quem isso é dado..."

(Mateus 19:3-11)


Este dialogo é bem claro, que apenas em caso de imoralidade sexual (trair sexualmente), digamos assim, a pessoa tem um trauma grande o suficiente, que lhe dá o direito perante a Lei de Deus de de fato divorciar daquela com quem se uniu em uma só carne. Pois isso já manifesta o mesmo rompimento que o homem fez com o Criador ao comer do fruto proibido. Se você pensar um pouco nisso, o quão forte isso é, é quase como dizer: uma vez casado, caso é para sempre, e se você tiver relações com outra, estará adulterando. E por isso, seus discípulos disseram: "Se é assim, então é melhor não casar!" Pois olha que tamanho risco! - o que mais evidência como é algo FORTE para Deus o casamento. - E o próprio Jesus, declara, que muita gente não consegue ouvir estas palavras. Como diz em outro lugar, se Jesus fosse revelar as máximas dos planos de Deus, as pessoas não suportariam! Ele mesmo disse que tinha muitas coisas qual revelar, mas que elas não suportariam. Ele deixava de poder dar mais luz, porque tais não estavam capacitadas e preparadas para suportar! - Que misericórdia!

- Opa! Então se ela trair e tiver relação sexual com outro, então posso pular fora?! Então tem uma saída! Não é tão dificil assim, ainda mais nos dias de hoje em que atração de TV é ver gente pulando cerca.

Espere! Jesus não disse apenas isso. Olha o que também diz:


"Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’. Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração."
Mateus 5:27-28

Em outras palavras: todos já adulteraram. Todos adulteraram para Deus. Talvez várias vezes no mesmo dia. E Agora?!

Voltemos para o que significa casamento. Quando o homem TRAIU Deus. Deus tinha todos os motivos para ceder a acusação do Diabo de abandonar o homem, se divorciar do homem, largá-lo, deixá-lo. Mas Deus fez isso? Não. Deus perdoou. Deus lutou e foi atrás para resgatar, para refazer, reconstruir este casamento. E é isso o que Ele quer que façamos ao invés de divorciar. Claro, não há como obrigar. E todos esses grandes males ocorrem apenas porque somos teimosos, "por causa da dureza dos corações de vocês".



"Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? "
Jesus respondeu: "Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete.
"Por isso, o Reino dos céus é como um rei que desejava acertar contas com seus servos. ..."
(Mateus 18:21-23)


Isto é casamento.


--------------------------------------------------
Nota:

"Como anteriormente disse Isaías: "Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado descendentes, já estaríamos como Sodoma, e semelhantes a Gomorra"."Romanos 9:29

Os últimos dias seria como Sodoma e Gomorra (Lucas 17:29-32).
Estamos quase lá.


Evandrus




0 comentários: