08 abril 2013

Beleza Unica - Benventude

Geralmente associamos BELEZA a um padrão de cores, ou um padrão de formas, ou um padrão de proporção. Consideramos um pôr-do-sol bonito e uma foto ou pintura dele também.  Ontológico ou não encaramos o pôr-do-sol principalmente na praia ou montanhas como inegavelmente belo.

Pessoas também  Consideramos quanto mais aspectos de saúde, vigor e proporção áurea, como mais formosas. Mas estranhamente o conceito de beleza para pessoas, diferente do pôr-do-sol, que está em si, está na comparação ou equivalência com ícones da sociedade, que a grosso modo são pessoas famosas e ricas. Quase que podemos dizer que beleza é um valor de mercado. E neste infeliz sentido, beleza está associado com poder, ambição e inveja.

Mas nesse fim de semana tive uma reflexão mais clara que me surpreendeu a respeito disso. Eu já havia refletido ao ouvir uma peça para piano de Beethoven na qual ele usa sons e ritmos desagradáveis e inesperados para evocar a mais essência beleza que transcende a forma com qual ouvimos ou vemos, mas que transborda quando olhamos sua essência. Lógico, ninguém gostou e alguns até o consideraram louco. E mesmo eu não conseguindo ver sabia de alguma forma que ali havia algo além que eu não conseguia ver por mais que me esforçasse, me agitava. Queria saber.
Anos mais tarde ouvi a detestável obra "A Sagração da Primavera" eu odiei aquilo que me pareceu ser diabólico, mas que ao mesmo tempo era muito contemplativo como um pôr-do-sol que transcendeu as palavras "agradável" e "desagradável". Mais atônito foi quando vi críticas de pessoas declarando ser aquilo algo de grande beleza. Imaginei: só podia! estão loucos!

Mas eu tive que admitir ao contemplar outra realidade: A BELEZA É UM CONJUNTO QUE AUMENTA. Tudo é belo! Todas as coisas tem uma beleza única.  Compará-las ou descreve-las é poesia. Todas as pessoas, em todas as idades tem uma beleza única. Não há ninguém nem NADA tão belo quanto você, pois seu padrão de beleza é único! Suas cores, suas formas, seu contexto, sua história, até mesmo seu nome - sim seu nome - são únicos.

Você é uma pessoa singular. Não precisa trocar de roupa ou penteado para isso. É uma pena julgarmos nos comparando a outros pois substituímos a verdadeira por uma impostora e ao mesmo tempo sequestramos e roubamos a nossa verdadeira. A cada dia conquistamos uma nova beleza. Mesmo aos 98 anos temos uma beleza única qual poucos se aproximam. Não importa se perdeu um braço - ganhou uma nova beleza. Mesmo a ausência de forma e cor como a escuridão do universo revela o impressionante brilho das estrelas. E assim quanto mais passamos a reconhecer o belo mais veremos um mundo belo que nos rodeia. Estamos rodeados de beleza. Mesmo na mais sombria e escura noite.

Mas há outra palavra ainda mais funda não a conheço. Vou chamá-lá de BENVENTUDE.  Em primeiro lugar voce tem uma beleza única. É único! Por outro,  você pode usar todas as belezas para enriquecer, desenvolver, enobrecem, embelezar a vida sua e dos outros,  como tambem pode usar para empobrecer, atrofiar, destruir, desembelezar a sua vida e a vida dos outros.

Infelizmente, somos muito cegos pois vemos. E com isso acabamos muitas vezes por julgar a benventude dos outros pela beleza única que vemos. E ainda somos burros, pois é comum muito comum sermos atraídos por belezas únicas mas com uma BENVENTUDE miserável. Enquanto se fossemos espertos  nos aproximarmos dos benventosos para acrescentar.

A benventude de uma pessoa pode oscilar. E não devemos nos precipitar em julgar por uma onda negativa ou outra. Mas sim pela tendência. Para onde a maré está levando. Se para águas calmas ou atormentadas. E a esta tendência, vou chamar de CARÁTER. Mudar um caráter é possível assim como é possível mudar o curso da maré, ou sair dele. Mas é preciso muita perna pois nadar contra a maré cansa! Mas só assim é possível alcançar uma onda que te leva para águas tranquilas. Do mesmo modo. O caráter não é obra do acaso ou como nascemos. Mas uma vida de pernadas.

Aquele que é sábio certamente apreciará sua beleza única. Mas além disso,  o que mais lhe importará sera olhar para a benventude do seu coração. Pois assim como olhar para o sol não lhe dá vida, aliás pode cega-lo, mas sim o seu calor que não vemos. Da mesma maneira, não é a beleza de uma pessoa, mas seu coração que apenas nos pode dar vida, ou, infelizmente, tirá-lá. E além disso disso, temos que admitir: Assim como o Sol que não vemos, é o coração, que em sua essência, nos aquece.

0 comentários: