13 abril 2013

Ao Encontro Inesperado da Música

A música sem duvidas é a criação e o conjunto harmônico mais singular e preciso que existe no universo. Não há quem não adote sequer uma nota qual for, como trilha sonora de um momento ou uma canção como conforto em outro. Eu tenho sentido a necessidade e o chamado para uma mudança, algo como que eu pudesse ajudar. Quero fazer algo velho, que seja novo em minha vida. Posso começar ajudando alguém ou fortalecendo a mim mesmo, mas será?

É. Nada mais certo do que a música para isso, ela pode se encaixar perfeitamente no que eu pretendo fazer. Mas disso eu não sabia, só entendo agora. Não lembrava disso antes, mas Alguém olhava pra mim e por mim e Este conhecia a minha intenção, meu coração e assim resolveu me ajudar. Foi quando eu tomei a iniciativa de sair de casa, aqui em Macaé, Rio de Janeiro, por volta das 16:30h, sem um rumo certo. Só com a vontade de ter a oportunidade de encontrar algum lugar onde eu pudesse ajudar alguém naquele dia ou sei lá fazer o quê. Foi quando a música veio ao meu encontro e eu a senti. Passei por ela e não resisti, tive que entrar a fim de saber o que era. No centro da cidade, encontrei uma capela, parecia mais ser do tempo dos escravos, perdida ali no tempo, com janelas enormes azuis e por dentro madeira pura correndo o chão, com um piano no fundo da sala.

Assim que vi a porta aberta resolvi entrar sem pensar muito, e encontrei uma senhora, bem simpática por sinal que logo foi me contando o que acontecia por ali e tudo o que eu perguntava ela me dizia. Ela estava com sua netinha. Descobri que se tratava de uma escola, é, uma escola de música. Meus olhos brilharam. Sempre vivi música desde pequena, mas por algum tempo deixei-a de lado. Ela me convidou para que eu fosse ao encontro dos músicos lá dentro mas fiquei um pouquinho envergonhada na hora e resolvi ficar ali na entrada conversando mais. Aos poucos continuei rondando e adimirando o som que saia ali de dentro, até que surgiu o desejo de conhecer melhor, e então resolvi perguntar:

- Aula de piano? Tem aqui? E aula de canto?

Comecei teclado quando mais nova, mas parei. Não quis desenvolver na época, mas hoje, algo me chama sutilmente, sei disso. Andei escrevendo canções e acho que tenha algo relacionado. A resposta da senhora foi: SIM. Sim, aqui também tem aula de piano, e voz, mas você terá que conversar com a dona Inês. Foi quando eu pude encostar na janela azul, e observar os detalhes do chão corrido por madeira pura, e um piano bonito ao fundo, ainda podia adimirar os cabelos brancos da senhora idosa enquanto uma criança linda tocava um clássico perfeitamente enquanto a senhora lhe dava conselhos. Parecia que eu estava horas por ali, mas na verdade foram frações de minutos. A senhora logo me viu na janela e com um toque bem especial se levantou, mulher fina, logo percebi que era especial. Senti um sentimentozinho diferente, e chorei discretamente enquanto ela vinha ao meu encontro, logo sorriu. Aquilo me comoveu. Em um mundo louco que vivemos, encontramos pessoas que se dizem felizes com o tuntz tuntz nas raves ou o ''ai se eu te pego..'' nas baladas, se divertindo estranhamente e deliberadamente se tornando escravas dessa diversão, porque quando não as tem, se tornam seres vazios e melancólicos  E mesmo em meio a essa realidade me deparo com a cena de um futuro bonito, onde a música toma partida na vida de uma criança que por alguém especial a conduz. Fiquei emocionada meeeesmo!

E assim, não tive outra ideia se não  a de querer isso para mim também e assim espalhar isso adiante. Logo conversamos ali mesmo, e combinamos os horários a fim de começar logo. Acho que hoje tomei uma iniciativa, sim, uma decisão interessante, e espero daqui um tempo poder dizer como tem sido essa experiência, quero ser singular assim como a música, quero ser diferença assim como as canções, quero ser a mais afinada nota e liberar esta com um toque de doçura a todos. Farei o possível a fim de mover o impossível para aprender e dedicar-me a isso.



Se você seguir o que te chama pode encontrar aquilo que precisa hoje para mudar suas atitudes amanhã.

Por Gabriela Carvalho

0 comentários: