08 dezembro 2012

Notebook Superaquecimento

Tenho um notebook Dell Inspirion 1525, de 2007. Muito bom por sinal. Não são de games, mas para o resto, dá conta do trabalho. Bem, confesso que nunca abri ele para limpar. Mas já há uns 2 ano estava tendo um problema de muito aquecimento, do tipo de queimar as pernas, ou os dedos que ficam no teclado. Mas fui indo. E progressivamente, a coisa foi piorando, inclusive perdendo o desempenho de processamento.

Nos últimos meses a situação ficou mais preta, o desempenho caiu muito. Tentei de tudo, limpeza nos arquivos, registros, desfragmentar, remover arquivos duplicados, limpar cache. E nada resolvia. E bastava ligar o computador para o cooler ficar na velocidade máxima, sempre parecendo estar aquela turbina de avião. E começou a desligar repentinamente (recurso de proteção do computador para não queimar o processador ou componentes).

Bem, resolvi então abrir o notebook para fazer a manutenção. Primeiramente, comprei um conjunto de chaves pequenas, pois não tinha. Gastei 30 reais na Santa Ifigenia (detalhe, sendo que apenas precisava de um número de chave do tipo + (conhecido por 'philipis'), ou seja, poderia ter comprado apenas a chave especifica, e ter gasto uns 2 reais.

Antes, usei o software SpeedFan para verificar a medição dos processadores. E eles estavam, tipo apenas de ligar o computador, sem rodar nada, com wi-fi desligado, estava em 59 - 63ºC. E bastava fazer qualquer coisa, como abrir o navegador, que já disparava para 67-69ºC. Se colocava algum video no youtube, ou abria algum software de edição ou do office, subia para 70 - 80ºC. Mas em geral, depois de um pouco de tempo neste nível, o computador desligava sozinho. E nisto, tambem, o cooler estava no máximo, modo turbina de avião!

Ao abrir o computador, não observei nada demais. Então tive que soltar os parafusos do aparato de refrigeração do processador e do processador da placa mãe, que ficam ligados por uma peça de cobre que vai até o dissipador de calor, no canto, do lado do cooler. Ao removê-lo, observei a primeira coisa surpreendente.


Sim! Havia uma placa, uma verdadeira camada de poeira na saída de ar do cooler para o dissipador de calor.


Ao remover, mais surpresa ainda! Era um verdadeiro estofado de poeira! Tinha aproximadamente 1cm de largura.


Ao remover o aparato, ele está ligado diretamente ao núcleo do processador. E também já notei outra coisa: A pasta térmica estava totamente irregular, estava dura, ressecada. E a parte superior do processador, muito estranha, como se estivesse trincado, muito estranho, e meio escura, pensei que havia queimado até. Infelizmente, não tinha uma outra pasta térmica e coloquei assim mesmo.

Liguei o computador novamente, e agora sim. Estava silencioso! Silencioso como há anos não ouvia. Era como um novo. Não ouvia nada! O cooler parecia nem estar funcionando. Mas logo que entrei no Windows e executei o SpeedFan, ele apontou que a temperatura do processador estava ainda pior, já estava em torno de 68 - 75 graus. E poucos segundos depois, o computador desligou sozinho. E eu imediatamente pensei que havia queimado o processador. Esperei um pouco e liguei, e começou a fazer o boot do Windows, então desliguei o computador, já tranquilo que não havia queimado, mas logo conclui que o problema era a pasta térmica.

No dia seguinte adquiri uma pasta térmica de prata (R$ 28), coloquei no processador. E então, tive um espanto! A velocidade do computador melhorou muito! Ele nem mais ficava tipo "pensando" como se diz, tanto no boot do windows. Melhorou muito o desempenho! Como havia esquecido que ele era capaz. Abri o SpeedFan e então para a minha surpresa a temperatura agura fica entre 45-50 ºC, de vez em quando, chegou a dar um pico de 55ºC. Mas com vários navegadores, páginas abertas, com um programa de música (Sibelius) aberto, ouvindo música no youtube, com wi-fi, o que anteriormente, estaria na casa dos 65º, agora está totalmente estável nos 47ºC, com um processamento muito bom, rápido, sem travações. E o computador não desligou mais. E tudo isso, com o cooler silencioso de tudo.

Uma boa lição para fazermos a limpeza periódica em nossos computadores.


Para saber, como abrir seu notebook e fazer tal limpeza, procure no youtube, há vários vídeos, encontrei vários vídeos para o modelo do meu, certamente haverá um vídeo para o modelo do seu. nada contra, as empresas de manutenção, mas é um absurdo o preço que eles cobram, para algum tão simples que podemos fazer em casa, apenas tomando cuidado com as peças, aterramento e saber colocar uma pasta térmica num processador. A limpeza toda, após descobrir como que abria o note, e que peça tinha que mexer, não levou nem 20 minutos, isso que ainda lavei e sequei com secador os dissipador de ar.

0 comentários: